Granfondos / Provas amadoras em Portugal - Ranking

Voltando a desenterrar a este tópico.

Tenho uma questão que sempre me atormentou. Porque é que em portugal não há corridas de "critério" (crits) como há nos EUA?

Será que é uma questão "legislativa" por parte da federação? Acham que é falta de dinheiro para organizar as provas? Falta de sítios onde realizar as provas? Falta de interesse por parte dos ciclistas portugueses?

Certamente não seria muito difícil criar um sistema de "pontos" semelhante ao que se pratica nos outros países do mundo e reunir as condições necessárias para a realização dessas provas.
 

Duke

Well-Known Member
Voltando a desenterrar a este tópico.

Tenho uma questão que sempre me atormentou. Porque é que em portugal não há corridas de "critério" (crits) como há nos EUA?

Será que é uma questão "legislativa" por parte da federação? Acham que é falta de dinheiro para organizar as provas? Falta de sítios onde realizar as provas? Falta de interesse por parte dos ciclistas portugueses?

Certamente não seria muito difícil criar um sistema de "pontos" semelhante ao que se pratica nos outros países do mundo e reunir as condições necessárias para a realização dessas provas.
penso que há algumas provas em circuito/criterio por cá, mas não sei muito bem onde nem como funcionam
 

bogas

Well-Known Member
Voltando a desenterrar a este tópico.

Tenho uma questão que sempre me atormentou. Porque é que em portugal não há corridas de "critério" (crits) como há nos EUA?

Será que é uma questão "legislativa" por parte da federação? Acham que é falta de dinheiro para organizar as provas? Falta de sítios onde realizar as provas? Falta de interesse por parte dos ciclistas portugueses?

Certamente não seria muito difícil criar um sistema de "pontos" semelhante ao que se pratica nos outros países do mundo e reunir as condições necessárias para a realização dessas provas.
Falta de quem organize.
 

RTC

Moderador
Staff member
Em termos de organização de provas abertas (não federadas) não me parece haver assim muitos eventos. É mesmo falta de quem organize.
Mas acho que quem puder e tiver o minimo capacidade organizativa (clube ou associação desportiva por ex) pode muito bem explorar essa carência pois parece-me que a procura é muita.
 

Duke

Well-Known Member
Provavelmente seria uma forma mais em conta de organizar uma prova visto nao ser necessário motos de batedores e policias/organização ao longo de por exemplo 100km.
Basta arranjar um circuito e pedir a câmara para fechar as estradas diria eu.
Também me parece que os abastecimentos podem ser excluídos.
Estes circuitos costumam ter quantos km? 3 ou 4km não?
 

jlr

Well-Known Member
Tens alguns circuitos no pós-Volta a Portugal, em que desde que sejas federado (e não é CPT, é mesmo federado para competição) podes participar. O problema é que aparecem lá as equipas continentais e o ritmo aumenta :D
 
Tens alguns circuitos no pós-Volta a Portugal, em que desde que sejas federado (e não é CPT, é mesmo federado para competição) podes participar. O problema é que aparecem lá as equipas continentais e o ritmo aumenta :D
O problema é que isso é demasiado "profissional" para um amador poder ser competitivo. Na minha opinião, esse tipo de corridas só seriam viáveis se houve um sistema de escalões para equilibrar as corridas. Assim sendo, não se impede a competicão de corredores profissionais mas também não se mete na mesma categoria ciclistas que estão a começar com ciclistas que andam em equipas continentais.
 
mas eu pelo menos não conheço muitas propriedades privadas com 3 a 4km de alcatrao onde dê para fazer um circuito
"A typical crit course is usually the length of a half mile to a mile long, so unlike a road race, spectators will see the riders whiz by repeatedly, sometimes as fast as 30 mph, so the atmosphere provides plenty of chances for you to see your favorite rider." by usacrits.com

1milha são 1,6km... Pelo menos aqui no norte sei de pelo menos um sítio privado onde tem isso ou até mais de alcatrão...
 

Bruso

Well-Known Member
Cá em Inglaterra é a principal fonte de pontos para os ciclistas das categorias mais baixas.

Para participar tens de ter licença de competição da British Cycling. Existem alguns que são por categorias e existem outros que é tudo junto (depende do número de inscritos).

Usam muito as estradas dos parques. Nem é preciso polícia...

Mas em compensação, o número de grandfondos é muito menor que em Portugal.
 

Duke

Well-Known Member
"A typical crit course is usually the length of a half mile to a mile long, so unlike a road race, spectators will see the riders whiz by repeatedly, sometimes as fast as 30 mph, so the atmosphere provides plenty of chances for you to see your favorite rider." by usacrits.com

1milha são 1,6km... Pelo menos aqui no norte sei de pelo menos um sítio privado onde tem isso ou até mais de alcatrão...

realmente um circuito de até 1600m não é assim tão longo.


Cá em Inglaterra é a principal fonte de pontos para os ciclistas das categorias mais baixas.

Para participar tens de ter licença de competição da British Cycling. Existem alguns que são por categorias e existem outros que é tudo junto (depende do número de inscritos).

Usam muito as estradas dos parques. Nem é preciso polícia...

Mas em compensação, o número de grandfondos é muito menor que em Portugal.

esses circuitos ai são maioritariamente planos sem subidas ou também podem ter subidas?
 
Cá em Inglaterra é a principal fonte de pontos para os ciclistas das categorias mais baixas.

Para participar tens de ter licença de competição da British Cycling. Existem alguns que são por categorias e existem outros que é tudo junto (depende do número de inscritos).

Usam muito as estradas dos parques. Nem é preciso polícia...

Mas em compensação, o número de grandfondos é muito menor que em Portugal.

olhe que não olhe que não ; )

https://www.ukcyclingevents.co.uk/events/#disc=road


Abraço!
 

Duke

Well-Known Member
E seguros? E licenças? Ou é tudo ao molho e fé em Deus até alguma coisa correr mal e depois?
penso que seguros é relativamente facil de tratar, pelo menos pela quantidade de provas de btt que há ou ja ouve em tempos.

o que se esta aqui a discutir é que em provas de estrada o mais dispendioso costuma ser a policia e sendo a prova em circuito, não seria preciso polica