• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

GoPro 3 e concorrentes

Pessoal,

Que configuração de vídeo costumam utilizar? Naturalmente irei testar todas mas nada como saber as opiniões de quem já usa há mais tempo! :)

Time lapse, alguém costuma brincar com isso? Mais uma vez, que configuração utilizam?

Para edição, usam o programa da Gopro? Serve bem?

Obrigado, desde já.
 

Bruso

Well-Known Member
A minha action cam não é gopro mas tenho usado o software deles e tenho me dado bastante bem. É simples e intuitivo. Mas é limitado.

Quanto às configurações depende do que pretendes fazer. Se na edição pretenderes brincar com a velocidade (camara lenta) convem gravar com o máximo de fps. Quanto à definição, e se tiveres um SD grande quanto mais melhor!!
 

Lyp

Active Member
Que GoPro compraste?

As configurações vão depender sempre do que pretendes. A 720p já ficas com uma qualidade muito boa. Se for para veres na TV da sala e esta for grande, 1080p ficará melhor... Dependerá sempre do teu grau de exigência.

Video= a edição. Se queres fazer algo decente prepara-te para perderes horas à volta disso. Edição= a máquina (PC) potente, para conseguir mexer em ficheiros pesados. 720p trabalha-se melhor que 1080p. Não sei que camera compraste nem que pc tens, mas por exemplo, 1080p a 60fps + Sony Vegas... É violento para o pc. Prepara-te para isso, caso optes por estas resoluções.

Eu ando a iniciar-me no Vegas. Ao princípio é desmotivador, o programa é muito completo, mas exige que se saiba mexer nele. muitos tutoriais já vi...

Mas há coisas mais "user friendly", e mais leves. O Vegas já exige uma maquina que se mexa bem graficamente. O software da GoPro para começares não me parece má ideia... Ou porque não o Movie Maker? Fiz umas coisitas neste programa que toda a gente desdenha... Não é o supra sumo da edição, mas para se ganhar o gosto é bem porreiro.


Time Lapse: Mais uma vez, vai depender do resultado que pretendes. Referes-te a tempos entre disparos, certo? Terás que ter sempre na ideia que, o intervalo de tempo quanto menor for, mais suave deixará a time lapse. Depois depende do que estás a fotografar.

Se estiveres a fotografar de 2 em 2 segundos uma flor a crescer, ou algo que tenha movimento muito lento, terás uma catrafada de fotos em que a coisa parece estar no mesmo sítio... Ao contrário, imagina que queres fazer uma time lapse a um teleférico... Se meteres 10segundos de intervalo, tiraste 5 fotografias e o gajo já se pirou.

Ambos os exemplos são exagerados, mas foi para se perceber a ideia.

No fundo, cada situação exige o que queremos dela... Não há settings padrão :)
 
Obrigado, malta!

Já tenho lido precisamente que para brincar com "slow motion" convém que seja com o máximo de FPS's possível e também que 720p já é qualidade mais que aceitável!

Comprei a 3+ Silver Edition e um SD de 32Gb.

Tenho noção que vou ter de passar algum tempo em frente ao PC para fazer as edições. As minhas experiências anteriores limitaram-se ao Movie Maker e ao Cyberlink Power Director. São básico e para o que pretendia servia bem. Agora vou testar o da Gopro e ver como me dou. Tenho lido maravilhas tanto do Vegas como do Final Cut, mas como referes, Lyp, o "puxar" pela máquina pode ser um problema pois o meu PC já não é super recente.

Quanto ao time lapse, entendi perfeitamente o que explanaste! :)

Agora é testar e testar e testar!

Obrigado mais uma vez aos dois!
 

Lyp

Active Member
Isso, começas é a testar! Vais ficar surpreendido com a qualidade da bichinha.

A 3+ Silver já faz 1080p@60fps... Este formato pesa mais no Vegas que 720p a 120fps. Se o pc não é do poder, terás que ter a preview com uma qualidade fraca para estar minimamente fluida (isto falando do vegas). Mas vais indo e vais vendo, nada como testar.

Essas baterias que compraste da china é que não sei se foi boa ideia... Não vi muito boas impressões delas.

Ei comprei 2 Wasabi, com carregador de parede e isqueiro. Supostamente são de qualidade equivalente às de origem. Para já estão de facto ao mesmo nível. ... Vamos ver com o tempo.

Depis dá feedback das chinoca
s :)
 
Só comprei uma bateria chinoca, também com carregador de parede e de isqueiro. Li sobre essas da Wasabi mas eram mais caras e como o combo câmara+microSD+acessórios já ficou carote, deixei essa eventual compra para mais tarde! :)

Já fiz uma micro filmagem aqui por casa e realmente é impressionante a qualidade que uma coisa tão pequena tem. Nunca tinha visto vídeos directamente da máquina, foi sempre no Youtube e Vimeo, que retiram bastante qualidade ao resultado final!

Dentro de dias ira ser testada a sério na neve e depois será nas bikes! :) Agora é mesmo mexer e mexer e mexer! :)
 

Lyp

Active Member
E dentro de casa tem pouca luz...

Normalmente o programa de edição já lhe tira qualidade, e depois o youtube ainda mais. O Vimeo tira menos que o YouTube.
Os ficheiros da maquina têm realmente uma qualidade brutal.

As baterias wasabi são reconhecidamente boas alternativas às baterias de origem, não só da GoPro como de outros aparelhos. Mas não se arranjam na Europa, eu pelo menos não arranjei na altura. Mandei vir dos estates.

Siga para as filmagens, material já não te falta :)
 

Bruso

Well-Known Member
Não sabia isso do Vimeo. Vou ter isso em atenção apartir de agora.

A desvantagem é não dar para ver em smartphones.
 

Lyp

Active Member
Tens uma app do Vimeo ;)

O vimeo tem outra desvantagem que é só dar para alojar 500mb por semana, acho eu.
 
Já tinha lido que o Vimeo não retira tanta qualidade aos vídeos, realmente.

Ainda só fiz uns testes dentro de casa, mas dá para perceber que de 720 para 960 nota-se uma boa diferença! 1080 ainda não testei. Surpreendido pela positiva também com a qualidade das fotos.

Mais uma questão, relativamente ao formato PAL vs NTSC. Vem predefinido este último, isto vale a pena mudar? Só me lembro, de quando tinha a PS2 e jogava jogos piratas que estes tinham de ser em PAL porque era o que as TV's de cá reproduziam. Não sei se o mesmo se aplica.
 

Lyp

Active Member
960p penso que ficas com um formato 4:3 ou algo do género. Atenção a isso.

Cá é Pal. Mas podes gravar em ntsc, ficas com mais uns fps extra.
Pal- 25,50,100
NTSC- 30,60,120

Segundo o que vou lendo, a televisão cá transmite a 25fps, e nós estamos habituados a ver tv assim, com o motion blur (tipo um arrastamento entre frames) criado por este frame rate. No cimema normalmente é 24fps.

Há quem defenda que é desnecessário filmar com mais de 25fps por causa do que referi atrás (salvo em casos que se queira fazer slow motion), e há opiniões que gravando com mais fps, deixa a imagem mais fluida mesmo em velocidade normal.

É ires fazendo testes e veres como resulta melhor para ti.
 
Lyp, em boa hora "me deixei" convencer pelos teus argumentos de que valia a pena investir num modelo acima do Hero. É um facto que podemos viver sem o Wifi mas que dá um jeitão, isso dá! :)

Mais uma vez, obrigado pelas ajudas! :)
 

Lyp

Active Member
Ui, no que te vais meter... Prepara-te, se for um software pesado, exigem mesmo uma maquina potente.

Com que software estás a sentir que a coisa é pesada?
 
O meu portátil já tem 6 anos. Estou a usar ora o Gopro Studio ora o Cyberlink Power Director. Nem vale a pena ir para outros mais completos/pesados.

Consigo trabalhar relativamente bem com os 2 acima, mas de vez em quando "borra-se" na parte da conversão. O que vale é que aquilo faz sempre auto-save e é só voltar a iniciar a conversão... também é verdade que enquanto aquilo converte eu continuo a fazer cenas no PC! :)

De qualquer modo, isso já é outra conversa e entra em offtopic :)

Acho o Gopro Studio suficiente para o que faço. Os Templates são uma boa ajuda.
 
boas...
ainda está a decorrer.

recebi a máquina da garantia com a nota de reparação a dizer que a máquina não tinha nada e que tinha de usar um cartão class10, que eu já tinha no entanto não enviei com a máquina.
bom, acreditei que a actualização de firmwares e a utilização de um cartão recomendado por eles, Lexar 633x, cartão caríssimo resolvesse o assunto. mas...

nos primeiros dias nada de especial, funcionava. depois fui para a moldavia e quando precisei de facto dela começou a fazer o mesmo.
passei-me completamente e fiquei furibundo :)
"prontes", cheguei há pouco tempo e a 1ª coisa que fiz foi levá-la de novo à fnac, já com o cartão que eles recomendam, mostrei ao gajo o problema, ele confirmou e escreveu isso na descrição dea avaria, escreveu mesmo que ele tinha confirmado o problema...
vamos ver...
mas podes imaginar que estou completamente fdd... desde junho de 2014 que ainda não consegui usar a maquina como deve ser.
 
Top