• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Geis

Knox

Active Member
6d2749cfb1a0f8a8660707984d60219c.gif
 

Martins

Well-Known Member
Amigo Martins,

Domingo se for um senhor connosco quando ele vir uma subida mais inclinada só o vais ouvir dizer. "Era um bitoque!!!"

xiiiiii cuidado com isso.... não me façam sofrer....

Não pode ser sempre a descer e esquecemos as subidas??? Só tenho 36x28 para subir depois queixem-se que não conseguem acompanhar

Vá lá!!! Vamos sempre a descer

abraço
 
Nas voltas de 2 horas só uso água. E tomo um recuperador quando chego a casa, porque no dia seguinte é preciso ir trabalhar que a bike não foi de borla!
Mais do que isso, levo uma banana, uma barra de cereais e outra proteínas que vou comendo bem lentamente e sempre acompanhada com água para ajudar na digestão; Isotónico (estou a experimentar um com BCAA's e acho muito bom) e um gel para o caso de me dar na cabeça fazer um treino muito acima dos 100km's e começar a sentir que estou a ficar vazio, mas chega a andar no bolso durante umas valentes semanas. Em alternativa, já experimentei levar mel e gostei.

PS: e 10 euros para o táxi ;)

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Já que se iniciou, esta discussão dos geis/alimentação, quando usar, etc… vou dar a minha opinião…

Não especificamente em relação aquilo que cada um ingere durante as voltas, treinos ou provas. Mesmo porque isso é algo que cada um deve explorar por si e ir aprendendo com o tempo aquilo que o seu organismo tolera melhor ou pior, que combinações funcionam e quais são desastrosas. Isso meus amigos, para mim, faz parte do tal processo de conhecimento que cada um adquire sobre si mesmo durante o treino.

E deixem-me que vos diga que o saber adaptar/ajustar a alimentação correcta ao esforço não é trivial… tanto penaliza de menos como de mais… E isto leva o seu tempo a afinar. E mesmo quando está “afinado” por vezes há surpresas…

É precisamente para evitar surpresas que eu não concordo que se usem determinados “alimentos” apenas nos dias de prova. Concordo que não devem ser usados de forma indiscriminada mas devem ser usados, sempre tendo em conta o esforço requerido, durante a preparação duma prova para evitar as tais surpresas no dia D. Para testar os efeitos. Como já referi noutras ocasiões se se quer competir com seriedade, quanto menor seja a margem de improviso numa prova maiores serão as probabilidades de um bom desempenho!
 

otnemeM

Member
Eu prefiro opiniões pessoais baseadas em experiência pessoal ("gosto de usar X", "dou-me bem com Y", "na situação A, uso Z") do que broscience tirada do cu ou baseada no que diz quem tem como primeira preocupação vender.

Quanto ao uso de suplementos pós-treino, pensem se realmente notam diferença quando tomam ou se só "acham" que notam. Claro que quem faz os suplementos não vos põe a pensar, mas como a mim não me aquece nem me arrefece...
 

Carolina

Well-Known Member
claro que vão notar diferença. regra geral, um pessoa que faça desporto e que não controle o intake diário de proteína vai consumir menos do que precisa. nos dias em que toma o batido pós-treino vai consumir mais ~25g de proteína do que nos dias em que não treina. por outras palavras, só nos dias em que treina é que se aproxima do intake ideal e portanto sente que recupera melhor.

se em vez de tomar o batido a seguir ao treino tomar o batido noutra altura qualquer do dia vai sentir o mesmo, porque apesar de existir diferença, é tão pequena mas tão pequena, que nem se nota.

(isto para nós, comuns mortais, que naõ andamos a treinar 2 vezes pro dia nem a fazer provas por etapas e esse tipo de coisas.)
 

cutkiller

Well-Known Member
Eu raramente uso geis... As excepções é numa outra prova de BTT que faça (e geralmente é um gelzito que levo) ou num ou outro dia em estrada quando são 3/4hrs a andar com um acumulado maior..

De resto em voltas de 1h/2h/2h30 chega bem a barrita/banana, um bidon com água e outro com isotónico (>2h). O importante nesta voltas aqui é o que se come antes. O durante é só para ir mantendo o corpo.
Mas isto sou eu, que me tenho dado bem assim.
 

Figueiredo

Active Member
Os géis são fáceis de ingerir em andamento comparativamente ás barras e outro tipo de alimentação mais tradicional, são uma óptima opção para esforços intensos onde é preciso fazer chegar rápido combustível por exemplo numa prova.
 

Wawando

Well-Known Member
No meu caso, abandonei os geis definitivamente. O meu estomago n se dá nada bem com eles. Levo um no bolso para o que der e vier mas é mais psicologico...
No entanto é uma solução prática: geis e água é mais simples do que dissolver maltodextrina na água...
 

cutkiller

Well-Known Member
Os géis são fáceis de ingerir em andamento comparativamente ás barras e outro tipo de alimentação mais tradicional, são uma óptima opção para esforços intensos onde é preciso fazer chegar rápido combustível por exemplo numa prova.

Sim a maior parte da malta por aqui não faz provas... E não faz mal nenhum parar 5 minutos, apreciar a paisagem e comer uma coisa melhor :D :D

Até porque muitos estomagos não se dão bem com os géis, e isso quer dizer alguma coisa
 

Gandartista

Well-Known Member
não percebo da coisa, mas parece-me que a malta "amadora" anda a consumir muito gel/recuperador/proteinas/bcca/etudoomais sem necessidade nenhuma.
 
São amadores por enquanto mas ainda um dia vão ser profissionais e assim já vão acostumados :)
É para andarem mais que os amigos ao domingo hehehehehehe
 

lgass

Well-Known Member
as coisas certas usadas nos momentos certos não fazem mal nenhum na minha perspectiva. se nos dermos mal com os produtos é uma coisa...

não vejo porque devem ser esses produtos limitados aos "pros"... mas com essa filosofia, calculo que os vossos equipamentos para andar sejam calças de fato de treino sem carneira e uma t-shirt... não é preciso mais e equipamentos aero é para os "pros" certo?

estende-se às bikes e afins...
 

Gandartista

Well-Known Member
nada disso..a carneira é aconselhável :p , falei apenas porque pelo que vejo, a malta pra fazer meia dúzia de km´s não necessita de nada disso..apenas a alimentação normal do dia a dia.
 
E se for voltas de 100km ja podem tomar.lol
É que existem muitos amadores a meter muitos kms nas pernas caso n saibas e o pior e que depois tem de acordar cedo para ir trabalhar no dia seguinte, enquanto os pros ficam a recuperar. Eu diria mesmo que os amadores precisam mais que os pros.
 
Top