• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Foto Rescaldo do Troia Sagres 2015

João Lopes

Active Member
Bom dia,

Não participei no troia sagres por ter ficado sem transporte à ultima da hora. Assisti à passagem pela zona de V. N. Milfontes, São Teotónio, Odeceixe, e ao fim de pouco tempo fiquei agradecido por não ter transporte. Sempre soube que iria muita gente, como habitual, e que numa estrada pública e aberta ao trânsito poderia originar confusão, mas nunca tive ideia que seria este estado caótico.

A pergunta que faço a quem participou é, este ano houve algum confusão adicional ou é sempre assim?
 

Wawando

Well-Known Member
Eu fui, saimos tarde e passamos muita, muita gente, confusao, claro, principalmente por causa dos carros que acompanham (deviam ser proibidos) mas nao achei que fosse mais caotico do que estava a espera :)
É uma questao de gestao de expectativas hehehe
Fantastico dia de bike e de convivio!
 

Jocas22

Member
é incrivel a quantidade de gente que transforma aquelas estradas naquele dia numa festa especial. Foi a 1ª vez que fui. Gosto especialmente do espirito de "desorganizacao", se fosse algo com regras ou organizacao nao iria ter metade da piada
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Aqui vai o meu relato do Troia&Sagres 2015

Muitos amigos da zona de Portimão foram fazer este ano o Troia&Sagres cada um à sua maneira uns com 3 paragens, outros com 2 paragens, outros com 1 paragem, e outros com apoio personalizado, carro de apoio sempre por perto, e outros não stop, para todos estes amigos Portimonenses correu muito bem, tirando um furo do amigo Emanuel.
Saímos às 08:00 integramos logo num grande grupo que seguia em boa velocidade até Sines onde paramos para reabastecer, voltamos á estrada e ai andamos alguns kms bons sozinhos, e ai entramos novamente num bom grupo que vinha com um bom andamento, mas antes de chegar a SaoTeotónio o grupo começou a perder unidades devido já aos muitos kms feitos eu e os meus colegas lá nos fomos mantendo, o grupo apos os topos de SaoTeotónio ficou reduzido a cerca de 20 ciclistas fomos juntos até a inicio da subida do Odeceixe o ( azar calhou-me a corrente saltou e tive que parar ) fiz a subida a dar o máximo mas os meu colegas baixaram o ritmo e outros esperam por mim no fim da subida muito obrigado a eles, mais uma vez paramos no MUSEU DA BATATA DOCE para reabastecer, onde encontrei um colega da Travessia da N2. voltamos a estrada, mas aí houve uma autentica desorganização eu segui sozinho até Sagres sempre com a faca nos dentes grande crono até sagres.
Correu bem é o quem interessa.

Tempos médias corridas acho que não são para aqui chamados ( por se querem competir só há uma formula de o fazer é tirarem a licença desportiva e entrarem em provas oficias )

O meu Grupo


gif hosting

Travessia da N2 Jose Serrano


screenshot tool

No final estávamos estes


free photo hosting
 

Armando

New Member



O meu segundo Troia Sagres.

Acordei ás 2.30 horas e só regressei a casa ás 00.45 horas.

No entretanto muita coisa se passou ao longo do dia, desde peripécias, reencontros com vários amigos, massacre do esqueleto e o sentimento de dever cumprido ao chegar a Sagres.

Saímos para a estrada um pouco mais tarde do que estávamos a pensar.

Encontramos logo no começo os amigos René, Ricardo Figueiredo e Jorge Valente, que iam fazer o percurso até Sagres em bike de ciclocrosse, alternando o alcatrão com vários troços de estradões.

Sabíamos que um grande pelotão tinha saído à nossa frente, composto por varias atletas de grande nomeada e só a muito custo conseguimos chegar até eles para o integrar.
Vários amigos integravam este pelotão, que era nem mais nem menos do que um (TGV) composto por varias equipas (Viveiros Vitor Lourenço, Pássaros de Tires, Duros do Pedal, Roda 28 e muitos outros de grande valor.

Fui trocando algumas palavras de amizade com alguns amigos (Vaqueirinho, Vitor Lourenço, Vitor Faria, Carlitos Gomes, Ricardo Ribeiro, Janota, o comentador Paulo Martins, Varanda, Paulo Carneiro, o DD da Efapel Americo Silva, Luis Janeiro, Emanuel Duarte e muitos ouros).

Os primeiros 70 Kms passaram num ápice, mas o esforço desenvolvido para integrar este TGV, também fez moça no meu "motorzito" . Foi sensivelmte aqui que o TGV resolveu parar para reabastecer.

Eu resolvi continuar, pois tínhamos combinado com o nosso carro de apoio que ele iria parar de vinte em vinte Kms.

Em Vila Nova de Mil Fontes e quando eu comandava um grupo, uma queda na retaguarda do mesmo e da qual eu não dei conta, condicionou um dos meus companheiros que para não chocar com o acidentado, ao travar, rebentou um boiaux.

Nesta altura eu seguia o Sub23 Emanuel Duarte, que impunha um ritmo que se viria a notar bastante forte para mim, fazendo-me descolar. Fiquei então na companhia do Victor Marques.

O acidente veio condicionar em muito a minha prestação, pois o carro de apoio parou para dar auxilio e eu, o Victor e o Mendes, fizemos imensos Kms sem líquidos.

Seguia eu mais o Victor, quando fomos apanhados por um grupo onde vinha o nosso colega Mendes. Fizemos alguns Kms juntos, mas desidratado, tive que acalmar o ritmo e acabei por os perder, caminhando mais lento até encontrar umas bombas e comprar uma garrafa de agua.

Voltei à estrada e fui andando até Rogil, local que tínhamos destinado como paragem para reabastecimento e reagrupamento.

Alguns elementos do grupo vinham em estado bastante deficitário e logo após o arranque, voltaram a perder o contacto.

Na descida que antecede a Carrapateira, começam a dar-me cãibras e ao começar a subida desta localidade, disse aos meus companheiros para seguirem o caminho que eu ficava por conta e risco.

O Marco Vieira e o Mendes, seguiram o seu caminho, ficando eu na companhia do Galitos e do Victor Marques (Cãocellara).

Fomos subindo a Carrapateira e mesmo eu em defice, íamos ultrapassando muito amigo do pedal.
Na parte final da subida e até Sagres, o Galitos e o Cãocellara, fizeram um trabalho de autênticos gregários, levando-me nas suas rodas, lutando contra o vento forte que se fazia sentir, imprimindo um ritmo de tal forma alto, que ninguém nos conseguiu ultrapassar .

Jantamos um bom repasto em Grandola, onde tivemos o prazer de encontrar a malta amiga da Airbike.

Gostei especialmente neste Troia Sagres do convívio entre todos os participantes, da harmonia entre ciclistas e automobilistas e da bastante numerosa participação feminina (foram mesmo muitas meninas com que me fui deparando ao logo do percurso).

Quero agradecer em meu nome pessoal à nossa "Motorista" Inês.

Fez um trabalho meritório perante as circunstâncias que se lhe foram deparando, sendo igualmente uma agradável companhia, contribuindo também para o salutar convivio e enorme quantidade de risadas.

Inté para o ano.

Todas as fotos https://goo.gl/photos/zrLSPX94PvjrFw2b6
 

pedro_rof

Member
Foi a minha primeira vez... :eek:

Adorei o espírito de entreajuda, e adorei chegar ao fim com aquele misto de esforço e de superação... acabei até por acabar no Cabo de S. Vicente.
Foi por ter acabado assim, por me ter conseguido superar, que percebi a mística por trás do Tróia-Sagres.

Embora tivesse algum receio por ser tanta gente principalmente pelo meu comportamentos e dos colegas no meio dos vários grupos tenho a dizer que até acabou por correr bem melhor do que eu pensava. Haja respeito e espírito de ajuda... e uns gritos de "mas querem chegar a Sagres" que as coisas iam ao sítio.
 

afonsobtt

Well-Known Member
Afinal cá pelo burgo também existem Nibalis...:)

VPbxFGQ.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia,

Não participei no troia sagres por ter ficado sem transporte à ultima da hora. Assisti à passagem pela zona de V. N. Milfontes, São Teotónio, Odeceixe, e ao fim de pouco tempo fiquei agradecido por não ter transporte. Sempre soube que iria muita gente, como habitual, e que numa estrada pública e aberta ao trânsito poderia originar confusão, mas nunca tive ideia que seria este estado caótico.

A pergunta que faço a quem participou é, este ano houve algum confusão adicional ou é sempre assim?

Boas,

em resposta utilizando o suporte do meu homonimo tenho a dizer que participei por teimosia na 25ª Troia_Sagres e que só por isso não é necessário dizer mais nada. Foi uma etapa notavel da minha evolução ciclistica e só por si recebi importantes ensinamentos que importa reter. Sem descurar nos comportamentos individuais dos participantes é sempre condicionante a presença massificada de tão grande numero de interessados e ainda por cima em tão extenso percurso. Obvio que isso já toma o sentido de romaria ... mas com o passar do tempo ... a inclusão de caravanas das equipas em apoio ... já se sabe dos riscos que se correm.

Percebo agora que voltarei a fazer a Troia_Sagres mas fora do calendário talvez associado com grupo de amigos ou de pessoal que esteja para aí virado. Na proxima vez estarei motivado a fazer Troia_sagres_Aljezur ... e mais não digo :cool:

Para quem nunca tinha ido ... os meus parabéns pela prova fisica/psiquica superada. A quem repetiu para melhoria de tempo "Chapeau" e a quem organiza este tipo de eventos publicos sem limites definidos que tome as devidas precauções porque isto está a tomar dimensões dificeis de conter!

Armando
conhecendo-te como conheço e olhando para o percurso ... para quê ir-se a esfolar para fazer em 6 horas ou menos ???

Nintendo ... mas um dia explicas ... e eu pago uma nata ;)

:cool: LIVE AND LET DIE ...
 
Fiz pela 1ª x's o Troia-Sagres e acho que quem gosta de andar de bike deve fazer este evento uma vez. Nem que seja pelo convivio, pelo espirito e por tudo o que rodeia o Troia-Sagres. Custa? Um pouco. Vale a pena? Claramente!
 

Armando

New Member
Armando
conhecendo-te como conheço e olhando para o percurso ... para quê ir-se a esfolar para fazer em 6 horas ou menos ???


Ja pensaste perguntar a um alcoólico, porque bebe?... a um fumador, porque fuma?... ou a um toxicodependente, porque se droga????
 

Wawando

Well-Known Member
Ja pensaste perguntar a um alcoólico, porque bebe?... a um fumador, porque fuma?... ou a um toxicodependente, porque se droga????
E acrescento: se te divertes a fazer em menos de 6h para quê ir a sofrer e a desgastar a peidola a fazer em mais tempo?
Isto do esforço é tudo relativo :)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Ja pensaste perguntar a um alcoólico, porque bebe?... a um fumador, porque fuma?... ou a um toxicodependente, porque se droga????

Ok. Desculpas aceites ... mas lembra-te que neste tipo de coisas em que anda muito gente que nem na roda sabe ir acontecem coisas chatas e aos mais improvaveis ... e depois ... já se sabe ...
Nem quero referir episodio bem proximo ...

Eu gosto de beber ... quando posso ... pedalar ... quando posso ... não vou já nestas ondas de gente quase possuída com mais carros de apoio que uma verdadeira caravana de volta ...

Mas tudo bem ... quando tem de acontecer ... vai acontecer! Lembra-te em 26 oportunidades foste 2. :eek: ... eu fui uma vez ...
 
Top