• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dores causadas por selim

Freds2

New Member
Boas a todos os que tomaram a iniciativa de ler este tópico e os que com a experiencia que possuem me possam ajudar.
Sendo um iniciado com vontade e entusiasmo para fazer kms na estrada tenho verificado ao longo dos treinos um aumento da minha performance. Isto parece ideal não fosse um difícil obstáculo que não me deixa ultrapassar com facilidade a marca dos 50/60kms ou mais de 2/3h aos comandos da minha montada.
Ao princípio era fácil de perceber que faltava rodagem e o tempo encarregar-se ia de fazer a moldagem do selim. Mas até agora melhorias muito poucas ou nenhumas e já lá vão quase 4 meses de sofrimento.
Uso gel anti atrito (decathlon) que coloco religiosamente junto às virilhas e ao abono de família e ainda coloco dois pares de calções com almofada de gel. Sei que comprei a bicicleta um pouco maior que do que o recomendado (1.74 para 56cms) mas para além de ter ajustado selim na posição máxima para a frente sinto-me bem a rolar e especialmente a subir. Não queria de todo vender ou trocar esta bicicleta no imediato, que não sendo um avião, (Allez Triple) já me conquistou para a prática do cicloturismo. O que devo fazer? Trocar de selim? Usar chamois com um reforço extra de acolchoamento e gel? Este caso poderia assemelhar-se a muitos outros não fosse a zona do meu queixume a sínfise púbica, precisamente a parte mais delgada do selim e onde a rolar sinto maior pressão e desconforto. :(
 

Mendezpt

Member
Boas, da minha experiência:

1º Deves afinar o selim em altura e em posição para frente trás aproximadamente de acordo com link:

https://www.youtube.com/watch?v=1VYhyppWTDc


https://www.youtube.com/watch?v=oE3XyTXUIxU

2º Usar 2 calções irá piorar a situação porque iras criar mais pressão nas áreas de contacto, aumentado a dor.

3º comprar calções com uma carneira de gama media alta..tipo gama 700 da decatlhon..

4º Caso começaste a andar de bike à pouca mais de 4mes ..1x por semana a dor ira existir sempre visto que ainda não tens a zona musculada para aguentar com o peso do corp.. Solução.. mais treino..

caso os pontos a cima estejam todos ok e ainda tens dores..o ideal será comprar um selim com gel.. que de certeza te irá retirar essas dores indesejadas..
 

grouk

Active Member
ho selins, o eterno problema, quer me parecer que estas a sofrer de pressão no perineo, deves ter o selim a apontar para as estrelas, a correcta afinação é selim de nível e baixar a ponta 2 graus ou seja um cagagesimo
 

OMINIS

Active Member
Cuidado ao puxares o selim todo para a frente, porque este deve estar recuado alguns centímetros em relação ao centro pedaleiro.
Outra questão importante é a largura do selim que deves ter a medida certa para o teu tamanho.
 

elpibe

New Member
Boas,
Eu também sofro um pouco do teu mal.
A falta de "calo" por vezes é o principal problema, no entanto o Mendezpt já te deu boas dicas. Sim dois calções, acho que é pior a emenda que o soneto. Eu tb tenho a bicicleta um pouco acima do tamanho recomendado. Para além do selim, tenho daquelas protecções extras em gel que se colocam nos selins. No meu caso, ajuda. Eu também faço mais cicloturismo, pelo que a performance não é tudo.
Outro conselho, é fazeres uma pesquisa na net. Os blogues e foruns brasileiros podem-te ajudar muito. Se googlares tb vais encontrar muita informação sobre tamanhos e formas mais adequadas do selim.
Este link pode dar-te uma ajuda: http://audaxsp.wordpress.com/dica-2-pontos-de-contato-traseiro-x-selim/

Espero ter ajudado e que consigas resolver o teu problema.
 

Skyforger

Active Member
Numa bicicleta, o selim é o componente mais pessoal e subjectivo. O que para mim pode ser um excelente selim ao nível do conforto, para ti pode ser péssimo. Há que experimentar até acertar. Deves começar por fazer experiências ao nível das afinações. Há muita informação sobre o assunto, quer ao nível da altura do selim, quer do avanço e recuo, quer do nivelamento. É algo muito pessoal. Já vi quem use o selim com a ponta a apontar para o céu (o que supostamente é errado) e diz sentir-se muito confortável, da mesma forma que já vi quem o tenha a apontar para baixo e se sinta confortável. Pessoalmente uso o meu praticamente nivelado, a apontar muito ligeiramente para baixo, mas fiz várias experiências até chegar a uma posição com a qual me sentisse confortável. Por vezes até uma mudança de avanço ou o elevar ligeiramente a frente da bicicleta pode fazer a diferença e o problema nem ser do selim. Se após todas as afinações continuares a sentir desconforto, então pondera trocar de selim. Eu experimentei 6 ou 7 selins até acertar no que uso actualmente que, não sendo um prodígio de conforto, é aquele no qual encaixei melhor até hoje. E aqui nem vale a pena ir atrás do que dizem os manuais. Sou alto e pesado e supostamente devia escolher determinado tipo de selim, que cheguei a experimentar e simplesmente não gostei. O que tenho actualmente será mais indicado para pessoas com outra fisionomia, mas adaptei-me muito bem. Portanto, nada como experimentar e ter paciência. E depois, tal como já aqui referiram, acho que estás a cometer um grande erro ao usares dois calções. Nesta coisa dos selins, como em tantas outras coisas na vida, "less is more". Das vezes que sofri mais em cima de um selim foi quando numa volta longa levei roupa interior. Aquela coisa enrolou-se toda debaixo dos calções e quando cheguei a casa tinha as costuras dos boxers marcadas na pele! :) Dois pares de calções só vai criar volume e aumentar a pressão quando em contacto com o selim. Experimenta levar apenas uns bons calções, sem mais nada. Depois também entra o próprio enchimento do selim. Há quem se dê lindamente com selins mais cheios e moles, há quem se dê melhor com selins mais minimalistas e duros (o meu caso). Mais uma vez, nada como experimentar. A mesmo coisa aplica-se a selins com ou sem a abertura prostática. Já agora, qual o selim que usas?
 

petrix

Well-Known Member
A experiência que eu tenho, também me diz que quanto mais duros melhores. Os selins mais moles, são bons nos primeiros minutos, mas depois com o andar da volta começam a massacrar, enquanto os mais duros, quando te sentas pensas, "epá isto é muito duro", mas depois vais ver que se torna muito mais confortável.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Se és um iniciado no ciclismo, como referes, o mais certo é isso ser mesmo falta de "calo", como já foi dito. Eu também sofri do mesmo problema nos primeiros meses, mas neste momento, 6 meses depois de ter começado a pedalar, já aguento voltas de 3 horas e tal sem problemas (e se calhar até aguento mais tempo). E isto com o mesmo selim que nos primeiros meses, ao fim de 1 hora e pouco, já me provocava muitas dores e sofrimento. Lá está, não era do selim mas do "calo" no traseiro. A que aguentar e sofrer, que daqui as uns tempos isso melhora... :)
 

elpibe

New Member
Boas,
Concordo com o que disse o skyforger, cada um adapta-se a um determinado tipo de selim. O que é bom para mim, pode ser uma péssima ideia para ti. No entanto essa história de posições muito estranhas do selim acho que ñ deve resultar se o pessoal passar muitas horas em cima da bicla. É como ter má postura qd estamos sentados, por exemplo. Por pouco tempo, não notamos, ao fim de umas horas lá aparece a dor.
Eu por exemplo tenho que levar por baixo dos calções roupa interior. já experimentei só com os calções e dei-me mal. Vai de cada um.
Boa sorte com isso.
 
Eu já vi e li muita coisa sobre bike fit, mas na sequência deste tópico e dos videos sugeridos (já tinha visto ambos), encontrei um video de uma palestra sobre bike fit.

É bastante extenso (quase 1 hora) e cobre muito mais temas subjacentes à modificação, e ao porque da mesma, resultantes de um bike fit.

Eu gostei bastante e este não conhecia.

O "fitter" que apresenta a palestra na universidade da California, utiliza o sistema da RETUL, que em portugal tanto quanto sei só existe na Velofit System.

Link para o video: https://www.youtube.com/watch?v=oxNznrlRXGU
 

Freds2

New Member
Ao princípio comecei por utilizar apenas calções de gel e as dores não facilitaram. Apenas depois de usar os acolchoados as dores suavizaram. Costumo treinar pelo menos 2x semana(25/60kms). A regulação do selim tal como a dos cleats teve diversos ajustes até à posição atual. Efetuava alterações diárias após o treino, tanto no avançar como na inclinação e esta é de longe a que maior conforto resultou. Os benefícios deste ajustamento alteraram inclusive a própria postura na bike. A pedalada tornou-se mais eficiente e algumas das picadas nos joelhos que experienciava deixaram de se sentir. O selim é o Riva da Specialized e parece-me ser mediano no aspecto de dureza. Concordo que o sofrimento faça parte de uma etapa de adaptação necessária ao equipamento. Já fiz btt por lazer e as dores iam sendo ultrapassadas com o passar dos kms. O mais estranho em tudo isso é que ao subir sentado o mesmo selim que me atormenta continuamente se transforma em "nuvem". Deixo literalmente de sentir dores! :confused:
Com tudo o que aqui foi dito sinto-me tentado a trocar por um curto do tipo Adamo, pois como o grouk corretamente referiu o períneo é a única zona que me causa real desconforto. Também penso que colocar um avanço mais curto no guiador poderia aligeirar a sensação de me sentir com os braços demasiado esticados ao rolar e aliviar algum peso nessa zona.
 
Top