• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desvio do septo nasal - SER OU NÃO OPERADO?

celiomoreira

New Member
Caros amigos ciclistas,
Bom dia.
Dentro de 3 semanas irei ser operado a um desvio do septo nasal que me acompanha desde criança. Agora que tenho levado esta coisa do ciclismo a serio, penso que me faz diferença, sobretudo nas subidas quando preciso de todo o oxigenio disponível. No entanto, todas as pessoas (sem excepção) com quem falei e que tambem foram operadas à mesma coisa desaconselharam-me a fazer a dita cuja, pois as melhorias (quando existem) não são o maravilhoso mundo novo que todos pensam. Inclusive, alguns ficaram pior, outros perderem o sentido do olfacto, etc... Há aqui alguem que tenha passado pelo mesmo? Podem me dar conselhos? Qual foi o periodo de recuperação? A melhoria na qualidade de vida vale as dores e o sofrimento?
 

Rapido

Well-Known Member
Viva celiomoreira!

Eu fui operado a um desvio no septo nasal em Setembro de 2014. Posso dizer que não respirava, de todo, pelo lado esquerdo do nariz. Hoje, posso dizer que não tendo ficado a 100% a narina esquerda está a funcionar e noto diferença, principalmente a dormir, onde já não acordo de noite a respirar pela boca, algo que me acontecia TODOS os dias após a quinta hora de sono. Digamos que fiquei a 60/70%, o que para aquilo que tinha é optimo.

Quanto à operação em si e à recuperação, não me custou nada....não tive dores, a cara pouco inchou, sem negros no rosto. O único problema são mesmo os primeiros 15 dias a 1 mês em que só saem coagulos do nariz e parece que ficámos pior do que antes da operação mas é temporário.

Qualquer coisa que queiras saber mais, dispõe ;)
 

gfrmartins

Well-Known Member
Eu também fui operado a um desvio no septo nasal.

Mal respirava da narina esquerda e da direita com bastante dificuldade, à noite respirava quase só pela boca e estava a ter dores horríveis quase sempre que viajava de avião (olhos e ouvidos devido à obstrução e diferenças nas pressões)

A operação não custou nada (anestesia geral) a recuperação é que custou um pouco pois foi uma semana com tubos no nariz e constantemente a sangrar do nariz e sempre a respirar pela boca.

Mas a mim foi o melhor que poderia ter acontecido, notei muitas diferenças, já respiro pelas duas narinas, e nunca mais tive dores devido à pressão.
 

celiomoreira

New Member
Caros amigos.
Não é que interesse ao menino Jesus, mas a operação correu bem, já sinto melhorias significativas e ainda a recuperação vai a 80%.
No entanto, e isto sim interessa, gostava de saber quanto tempo estiveram "offline", porque já passaram 3 semanas e ainda não me sinto totalmente capacitado para pegar na fininha. Ainda há alguns sangramentos de longe a longe, mas qualquer esforço mais "puxado" ainda me sinto meio trémulo! E o diabinho está aqi no meu ombro a dizer para eu ir... Como foi convosco?
 

Rapido

Well-Known Member
Celiomoreira, ainda bem que correu tudo bem.

No meu caso, o medico liberou—me para fazer desportos sem impactos (inclui otbviamente desportos com bola ou artes marciais) ao fim de um mês. Os restantes apenas ao fim de 3 meses e mesmo assim com moderação.
 

figo1234

Member
Boas,
Eu também já fiz a mesma operação. Só posso falar bem. Só tenho pena de a ter feito tão tarde. Pois, pura e simplesmente quase não respirava, pois ao desvio do septo juntavam-se as alergias, a sinusite crónica e a asma. Não respiro igualmente das duas narinas, mas pelo meu médico todos temos uma narina por onde respiramos mais. Não sei se isto é totalmente verdade ou não, mas tal como estou é 1000x melhor do que antes. Não é só desporto, mas no dia-a-dia. Como já fiz a operação há uns anitos não me recordo bem se voltei logo a fazer desporto ou não, mas creio que sim. Pelo menos não me lembro do médico ter dito para evitar esforços. Não me lembro, poderá ter dito para ter cuidado durante uma semana ou isso. Mas certamente que não 3 semanas. A mim a única coisa que custou desse processo foi a última noite. Não dormi nada, pois os líquidos, sobretudo sangue, acumulam-se no interior da narina e deram-me umas dores horríveis, mais os dentes que por não respirares pelo nariz, ficas com o ar frio todo na boca. Depois da enfermeira retirar o "meio metro" de esponja ensanguentada do nariz foi um espectáculo. De resto, foi como rapido escreveu, vão-te saindo alguns coágulos de sangue e talvez um bocado de linha da "cozedura".
Vais ver que foi do melhor que te podia ter acontecido e boa sorte com isso.
 
Top