• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Dúvida] Tipo de roupa de inverno para ciclista

Daniel

Member
O problema é que se torna demasiado desconfortavel e "ajuda" a arrefecer o corpo nas mudanças de velocidade ou nas paragens...

Ideal são impermeaveis com membrana Gore-Tex, mas esses custam um dinheirão.
 

pratoni

Well-Known Member
Ou então basta impermeáveis que tenham zonas de rede, tipo nos socavos ou em certas zonas das costas, para permitir libertar a transpiração...

Mas sinceramente, para mim, impermeável só mesmo quando está a chover!!!... E quando está a chover não saio de casa... :)


Tenho um blusão destes adquiridos no ano passado em promoção:
gd-asset_34007025.jpg

http://www.decathlon.pt/PT/blusao-7-membrana-preto-cinza-199908345/

e com a técnica de vestir por camadas (ou seja, blusa de interior da decathlon que já falaram por aí + jersey/blusão fino de manga comprida + este blusão como camada exterior) não tenho grandes problemas com o frio.

Para dias que não sejam assim tão frios, ou tiro a camada do meio ou troco este blusão por um que tenho da cofides que é mais fino que este e está-se bem... :

O pior é mesmo os pés, que ainda não arranjei umas capas para os sapatos/pés... :(
 

otreblig

Member
Malta, qual é o problema (se o é), de a transpiração não sair para fora do corta vento?
Abraço

Experimenta ter um furo num dia em que as temperaturas estejam entre -5º e 5º e depois vais ver qual é o problema de um impermeável não deixar sair a transpiração...
 

quick silver

New Member
Boas, em relação ao frio e chuva o melhor é ter várias soluções. Isto porque há dias com chuva e frio, outros com chuva sem frio, outros muito frios sem chuva mas com humidade, etc.
Eu transpiro muito e desde cedo percebi que um impermeável não era solução, pois não há impermeável que não faça transpirar mais. A solução que eu adoptei para dias frios e com chuva é camisola interior anti transpiração, casaco térmico com membrana impermeável, e por cima colete impermeável ( da Berg com rede interior para respirar melhor). Assim consigo ficar com o tronco relativamente arejado, sem ficar gelado. Se não usar o colete impermeável fico gelado uma vez que o casaco é justo e a humidade da transpiração em contacto com o frio do exterior vai "gelando". Se não estiver muito frio e a humidade não for muita dispenso o colete impermeável. Para dias menos frios tenho um casaco da berg com membrana impermeável que uso por cima de uma camisola interior térmica.
Como podem ver, pelo menos no meu caso, há que ter várias opções e optar por aquilo que é mais confortável para nós.

Cumprimentos
 
Bom dia!

Se me puderem ajudar, tenho duas dúvidas.

1ª.:
Ao utilizarem as camisolas interiores térmicas com tempo frio, gama "baixa" ou "elevada", estas ficam ensopadas em transpiração ou não? Há diferenças significativas?

2ª.:
Com o tempo frio, costumam utilizar calção+pernitos de inverno? Aconselham? Opiniões?

Obrigado.
 

pratoni

Well-Known Member
rui,

Quanto à 1ª duvida, depende.

Depende principalmente das camadas acima, ou seja, mesmo que a camisola de interior permita que a transpiração se afaste do corpo, se a camada acima não o fizer também, a transpiração acabará por ficar na roupa na mesma e ensopará mais cedo ou mais tarde...
 

napster

Member
Bom dia!

Se me puderem ajudar, tenho duas dúvidas.

1ª.:
Ao utilizarem as camisolas interiores térmicas com tempo frio, gama "baixa" ou "elevada", estas ficam ensopadas em transpiração ou não? Há diferenças significativas?

2ª.:
Com o tempo frio, costumam utilizar calção+pernitos de inverno? Aconselham? Opiniões?

Obrigado.

Por acaso também ando a pensar em comprar apenas os pernitos, andei indeciso entre os pernitos e as calças, mas visto ter em casa alguns calções acho que não se justifica comprar as calças, assim os calções servem para o verão, e no inverno acrescento-lhe os pernitos.
Nunca andei com pernitos, tambem gostaria de saber a opiniao dos membros.
O que tenho usado, é umas leggins dos chineses, que ficam justas a perna, pelo menos para o frio são bem quentes, mas quando apanhar chuva não sei como irá ser.
 
pratoni
Bem visto!

napster
Tenho algumas dúvidas se a conjugação de calção+pernitos não deixe parte do quadrícipe e cintura, meio a descoberto do vento/frio... daí que gostasse de ouvir opiniões de quem usa este conjunto.
 

pratoni

Well-Known Member
É umas das dúvidas que eu também tenho, o material dos calções não me parece oferecer grande protecção ao frio/chuva.

Actualmente tenho umas calças tipo knickers (ou seja 3/4, ou pirata) de inverno e protege-me bem do frio mas ando a pensar comprar uma completas...
 

otreblig

Member
Boas

Calções + pernitos são bons para os meses de outubro, novembro, março e abril, pois são aqueles em que podemos apanhar frio e temperaturas moderadas.
Para dezembro, janeiro e fevereiro, acho que a coisa não vai lá a não ser com umas boas calças térmicas que sejam WindStopper.
No entanto tudo isto é subjetivo, pois depende das zonas e horas a que costumamos andar, eu em Guimarães chego a ter temperaturas de -5º (6:00 da manhã) e mesmo com calças térmicas e WindStopper, quando chego a casa tenho alguma dificuldade em encontrar determinadas zonas do meu corpo de tão encolhidinhas que estão.
 

ruialex

New Member
Eu uso sempre meias de compressão, no Inverno uso pernitos por cima e nunca tive frio.

Se estiver mesmo muito frio uso joelheiras de neoprene, iguais a pernitos mas mais curtas, para proteger os joelhos.

Os pernitos que estou a usar são caros, são Rapha mas já usei uns que comprei na Decathlon e eram bons.
 

Luis Abreu

New Member
Eu da parte de baixo, com tempo frio uso uma de várias combinações:
1-Calções de +12º
2-Calças simples da cofides, se frio moderado (6-12º)
3-Calções + calças da berg sem esponja se solução 2 nao disponivel (por exemplo, está para lavar)
4-Calças cofides + ceroilas (ou leginns se preferirem chamar assim), se fio consistente (0-6ºC)
5-Calças cofides + calças berg se temperatura muito agreste (negativas!)

Eu este ano usei a bike no inverno para ir trabalhar, por isso apanhei todas estas combinações! Já tive dias muito frios em que o problema era nao conseguir arrefecer! Atenção para nao deixar nenhuma zona desprotegida do frio, pk nao adianta o melhor casaco do mundo, se as maos estiverem frias vai custar!
Agora, assim que poder vou comprar uns pernitos...
 

joaolucio

New Member
Outra coisa importante são as luvas. Se estiver frio e não usarmos nada, ou usarmos luvas sem dedos, rapidamente ficamos com as mãos geladas o que dificulta o uso das mudanças ou travões. Nunca comprei luvas completas para ciclismo, mas safo-me com umas que tenho para corrida e que comprei na Decathlon (até 0º, dizem eles) e que uso por baixo de umas luvas sem dedos. Funciona lindamente.
 

zemanel

New Member
Encontrei uma data de vídeos no youtube, que entre outras tantas dicas muito úteis, pude ver este.
Se perderem um tempinho vão descobrir mais vídeos interessantes!
 

pratoni

Well-Known Member
Isso no Reino Unido é muito usado e as marcas premium usam muito disso, não sei se por cá será tão útil devido ao tempo.

Se bem que também há dias bem frios por cá, também... ;)
 

patrick pires

Well-Known Member
Isto depende muito da zona onde se reside..
Na zona Sul é evidente que nunca as temperaturas chegam a negativas, assim sendo usar calças e casacos termicos penso que dificilmente se utiliza.. umas perneiras, casaco de entretempo e colete chega..
Aqui no Norte, por exemplo ontem as 17h00 já estavam 3ºc.. e não estava frio ainda!!
Por isso é relativo, tem se ajustar a roupa com a temperatura..
 
Top