• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Crank´s 172,5 mm / 175 mm.

JMA

Member
Já me assustaram!!! :(
Já liguei para a loja a alterar a medida e manter os 172,5 mm que vinha de origem na bicicleta.
Tenho 1.83 e tenho 83 de pernas, e pela listagem o 172,5 mm que tenho actualmente é o ideal para mim.
 

JMA

Member
É precisamente para este tipo de duvidas e muitas outras é que o Fórum existe.
Assim se faz um Fórum construtivo...
 

Josant

New Member
Expliquem-me lá...se aumentarmos o tamanho dos cranques à partida o selim nnão tem de levantar? A posição dos pés não sobe? :confused:

Estarei maluco? :)
 

zanzas

New Member
terá de ser alterado . . . vais passar a rolar com as pernas mais acima . . . e a "circunferência" que farás com os pés também aumenta . . .
 

tranquilo

Active Member
Josant estás equivocado. Se o cranques são maiores, a distância do selim ao pedal (quando este está em baixo) é maior. Pelo menos menos é assim que normalmente se faz para regular a altura do selim. Agora se medires a distância do pedal ao selim quando o pedal está em cima, de facto o pedal está mais perto do selim :D
 

Override

Member
Boas,
segundo a formula o crank ideal pra mim é um 170, no entanto na minha bike sempre tive um 172.5 e subo bem as paredes e em cadencia tendo atualmente um pedaleiro 53/39 e k7 12/25,
Estou à espera de uma bike nova que traz um pedaleiro (ultegra) 52/36 e uma k7 11/25 com medida de crank 170 mas eu quero trocar esse pedaleiro por um durace igualmente 52/36 mas nos sites onde tenho visto geralmente so existe 172.5 ou quando existe 170 é mais caro... a pergunta é, haverá problema em passar de um 53/39 c/ 172.5 para um 52/36 c/ 172.5 ou procuro melhor para encontrar um 52/36 c/ 170?
 

undernardo

Active Member
Se sempre pedalaste com 172,5 mm não há razão para mudares. Aliás, já li bastante sobre medidas do crank e não há propriamente um consenso. Há umas tabelas que relacionam tamanho da perna com tamanho do crank mas depois vais ver as bicicletas dos prós e ninguém se rege por nenhuma regra. Por exemplo o Cavendish (175cm) usa crank de 170mm; o Contador (176cm) usa crank de 172.5mm; o Cancellara (186cm) usa 177.5mm; o Gesink (189cm) usa 175mm...

Eu continuava com 172.5 mm e esquecia a formula do crank ideal.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas
partilho a minha experiência ... na transmissão de abril 2015 ... mudei muita coisa. Tinha um 3x8 52-40-28 para 12-25 e passei a 2x8 50-34 para 11-30.
Não satisfeito mudei os cranks de 170 para 175 ... nos primeiros tempos era cada sova ... mas agora 7000km depois está tudo bem ... ainda não consigo ir claramente ao 50-11 mas já me desenraco muito melhor.

Ganha pernas que isso não custa nada ;)

Fiz quase 3000km e depois ajustei a altura de selim :eek:

Abraço
JPLopes
PS: foi uma adaptação que decorreu da anterior na de BTT ...
 

pedro_rof

Member
Eu partilho aqui a minha experiência sendo que tenho 89cm de entre pernas:

Em BTT tenho cranks com 172,5...
Na Fina tenho cranks com 175...

Acho que vai do hábito porque não me faz diferença nenhuma... Haja pernas tanto para uma como para outra!!! :D
Mas curiosamente senti a necessidade de aumentar um pouco (muito pouco) a altura do Selim na de BTT e vou perfeito! :eek:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

temendo que venham aí os experts de bikefit ... partilho um video GCN que levanta a dúvida sobre a escolha do comprimento dos crancks

Eu mesmo fiquei de boca aberta quando o vi. Tenho usado os 175mm e tenho-me sentido bem ... sem lesões ... e sem desconforto.

terei mais tarde mexido na altura do selim que terá melhorado o movimento da perna ... mas ainda assim pelo video deveria usar cranks com 165mm :p

[video=youtube;vUygkHlcVMQ]https://www.youtube.com/watch?v=vUygkHlcVMQ[/video]

tal como diz o autor ... não há regra que que se aplique ... nem mesmo no pelotão intrenational ...
 

emsfc

Well-Known Member
Na bike de BTT tenho 175 e na de estrada 172.5 (tenho 1.62m de altura).
No BikeFit que fiz na de estrada foi-me recomendada a utilização de cranks de 170, embora não sendo muito grave a utilização de 172.5.
Na bike de BTT é que me disseram que deveria mesmo utilizar 170.
A ter em conta numa próxima troca de pedaleira.
 
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