O COMPRIMENTO DOS CRANKS está relacionado com duas ou três características do ciclista. A primeira é, necessariamente, a altura de entre-pernas; no caso de ciclistas de ' tronco proporcional ' a relação pode também ser estabelecida com a altura do ciclista. Comprimentos inadequados dos cranks, em especial quando excessivamente longos, podem provocar lesões nas articulações dos joelhos, em consequência dos esforços repetidos com as pernas dobradas (momentos iniciais da fase activa da pedalada). Outras características a tomar em atenção são a força aplicada sobre os pedais e a cadência de pedalada preferida pelo ciclista. Cranks 2,5mm ou 5mm mais longos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em força ', enquanto que cranks 2,5 ou 5 mm mais curtos do que o comprimento padrão recomendado são adequados para ciclistas que pedalam ' em rotação '. Por outro lado, e tendo em atenção as variações de declives em pequenas distâncias, mais acentuadas nos percursos de BTT - cross-country comparativamente com os de estrada, é normal que um mesmo ciclista opte por diferentes comprimentos de cranks para as suas duas bicicletas. Na bicicleta de BTT - cross-country os cranks são, frequentemente, 5mm mais compridos do que na bicicleta de estrada.
Recomenda-se...
Ciclistas com entre-pernas até 74cm-----------165 ou 167,5mm o comprimento dos cranks.
" de 74cm até 80cm------------170mm "
" de 80cm até 85cm------------172,5 "
" maior que 85cm-----------175mm
Para os mais exigentes, e que nem um milímetro lhes escape
cc=((entre pernas X 1.5)+ nº Pé)X0.279486+125.9586
cc = comprimento dos cranks