• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Compacto,duplo,triplo

Burning Dogma

New Member
O facto de se poder aguentar o 50 na maior parte das situações é a maior vantagem que vejo no compacto, pois evita tantas passagens na frente. Também tem a desvantagem de quando se precisa de mudar para o 34, tem que se baixar pelo menos mais uma atrás. Para quem tem Campagnolo que pode baixar várias na manete não há problema, mas para quem tem Shimano que baixa uma de cada vez, pode requerer algum hábito.
 

ivan

New Member
o pedaleiro compacto com uma cassete 25-11 permite subir com relativa facilidade e no que respeita a velocidade não se fica a perder pois o 50x11 e razoavelmente identico ao 53x12
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu tenho o 50/12 e so perco pedais aos 65km +/-, com o 50/11 imagino que podera chegar aos 70km.. sinceramente para puxar estas desmultiplicações ou se é Cancellara ou então não encontro grande diferença com a pedaleira 53... bem a uma tem-se mais rotação..
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal

Como já vos disse atrás, eu já experimentei as duas opções. Vou dar-vos o meu testemunho. Costumo fazer (para quem conhece), Gaia, Vale de Cambra, Arouca, Serra da Abelheira, Corga de Lobão, Gaia. É uma volta com dificuldade média/alta e com cerca de 95kms. Ora com os andamentos 50/34 à frente e 23/12 atrás faço em menos 20 minutos que com a anterior bicicleta que tinha 53/39 e 23/11. Outro percurso que por vezes faço até S. Jacinto que é totalmente plano, consigo sem dificuldade acompanhar as "gurus". Digo-vos por experiencia própria que não quero outro sistema. Mas como é óbvio tudo depende de muitos factores.
 

NiKES

New Member
A tua condição física é que aumentou Fogueteiro ;);)

Cada um sabe, ou tenta saber, quais as desmultiplicações que pretende.

Ja vi um corredor, Samuel Dumoulin, a ganhar uma etapa da volta frança, etapa plana, com um pedaleiro compact....

Eu até acho piada ao pessoal que diz que com o 50 não aguentam o resto do pessoal nas descidas :eek::eek::eek:
 

fuel100

New Member
(Atenção; tenho 50 anos mas gosto de dar forte e feio no btt (24 horas a solo, Georaids e ultramaratonas) e costumo treinar estes exageros na estrada para conseguir estar em forma nas datas certas.)

Pelo que li, o 50/34 com um 11/25 ou 26, deve permitir subir quase tudo, porque também não gosto de subir ao estilo btt, senão metia uma tripla, que pessoalmente, acho horrível numa bicicleta de estrada.

Acho que posso optar por uma compacta para facilitar um pouco e compensar com a cassete (passo de 12 para 11), para não perder velocidade de ponta.

Já agora e que é que acham da compacta 50/36. Desconhecia esta combinação, mas já li neste tópico, que existia.
 

ALNM

Member
Como disse o Nikes, o prato de 50 com o carreto de 11 dá para andar bem depressa. Tanto mais que, se o teu objectivo é melhorar o desempenho em btt, deves ter cadência.

Mas, nos dias em que queres fazer um treino mais plano e/ou em força, podes sempre montar 52/38 - desde que os pratos tenham 110 bcd (110mm de bolt circle diameter) :rolleyes: ...
 

fuel100

New Member
ALNM: Obrigado pelos esclarecimentos.
Mas reparei que na tua Bianchi (maravilha de menina, os meus parabéns).
tens montada uma 50/34 com 12/25.
Como é que te orientas em plano?
Terás que rolar com muita rotação, será?
 

ALNM

Member
Podes utilizar a seguinte expressão para calcular a velocidade de deslocamento em função da cadência, do número de dentes que estás a usar na pedaleira e na cassete. Só precisas saber o perímetro da roda em mm (o que introduziste no ciclómetro)

picture1co.png


Eu uso 12/25 porque vivo numa zona com muitas subidas. No princípio pensei montar uma cassete de 11 mas desisti. Por duas razões:
1 - Para um perímetro de roda de 2136 mm e usando o prato de 50 com 12 na cassete, pode-se rolar a cerca de 45 km/h com uma cadência de pedalada à volta de 85 pm. Com 11 na cassete rola-se a 49,5 km/h. Se levar a cadência a 100 rpm, as velocidades aumentam na razão directa. Isto já é bom para mim.
2 - Receava que a cassete 11-25 tivesse saltos demasiado bruscos. Com 12-25 as transições são muito suaves. Ainda para mais porque eu tenho uma cassete de 11 velocidades.

A tabela abaixo resume os resultados obtidos com a equação acima para um perímetro de roda de 2136 mm (não sei de cor se este valor está correcto) quando se utiliza o carreto mais pequeno da cassete, tanto no prato de 50 como no de 34:
picture2kh.png


Espero ter ajudado
;)

P.S.: É verdade, estou a gostar mesmo muito da Bianchi. Obrigado.
 

Gualdinof

New Member
Boas

Estou a pensar trocar de bike, e duvidas já tenho muitas em relação a bike, mas como está penso que se enquadra aqui cá vai e aproveito para aprender 1 pouco mais, já li muito do que aqui foi escrito, mas uma opinião directa sobre a minha questão é sempre mais pratica.

Neste momento tenho um grupo Durace antigo de 9 velocidades com 39/53 e 11/23 (que ja tive de trocar para 12/26) hoje quando pesquiso bicicletas vejo que todas têm o "compacto" 34/50 e 11/25 ou 27 na maioria das vezes.

há já quase 2 anos que puxo os 39/53 e tenho subido de tudo (umas vezes melhor e outras pior) já sofri bem mais que aquilo que sofro agora.

Existe alguma vantagem neste momento trocar para a compacta? ou tendo ja feito quase 14.000Km com os 39/53 será má ideia colocar a compacta?

Cumpts. GAF
 

felizardo

New Member
Também subi muita coisa com 39/23 e quando troquei de bike fui para uma com pedaleira compacta, 52-36 com 25-12 e até agora não me arrependi. Ganhei margem de manobra nas mudanças leves e perdi muito pouca nas mais pesadas.

Com que frequência usas o 53x11?
 

Burning Dogma

New Member
Não, tens apenas que afinar os limites do desviador dianteiro. Foi o que fiz e funciona. Mas há um pormenor: na Campagnolo, as manetes dão para dupla ou tripla, na Shimano são diferentes. Eu uso Campagnolo, por isso não houve problema, mas se tiveres Shimano já não sei se a solução será só o ajuste dos limites do desviador.
 

duchene

Well-Known Member
Na shimano é igual, basicamente o limite do desviador impede que a manete tente meter a tripla.

Convém depois de uns quilómetros ajustar a tensão do cabo já que, com o acamar inicial e mesmo com os limites bem afinados a manete eventualmente ainda consegue meter a tripla com muito esforço o que esforça o sistema desnecessariamente.

No entanto, pela falta da "princesinha" vais andar mais vezes em dupla e em carretos grandes da cassete o que vai cruzar a corrente mais vezes, uma vez que os pratos maiores de uma pedaleira tripla ficam mais afastados do eixo pedaleiro do que numa dupla ou compacta.
 
Top