Como transportam as vossas Bicicletas?

pratoni

Well-Known Member
#23
Isto cá em Portugal infelizmente é ilegal.

1º Tapa a matricula, logo tinhas de ter outra matrícula;
2º A carga (bicicletas) não podem passar da lateral do carro. Pode ser problemático ou não, consoante a largura do carro;
3º Não pode passar mais de 45 cm da traseira. Esta é a parte mais difícil e que esse exemplo não cumpre nunca na vida... Se estivermos a falar de bicicletas de estrada, talvez se consiga um suporte que leva só uma, agora, se estivermos a falar em bicicletas de btt, aí é quase impossível, a não ser que rodes o guiador, mantendo a roda da frente direita, o que não é nada prático...
 
#25
Boas,

esse sistema (suporte fixo por ventosas) será verdadeiramente seguro?! Eu não teria coragem. :D

Ate hoje, quase 10 anos, fiz apenas duas viagens com a bike em cima do tejadilho (com barras, sistema "tradicional"). Bem, foram ambas horríveis, super loooongas (que medo). :D

Normalmente transporto-as na mala de um comercial.
 
#26
Isto cá em Portugal infelizmente é ilegal.

1º Tapa a matricula, logo tinhas de ter outra matrícula;
2º A carga (bicicletas) não podem passar da lateral do carro. Pode ser problemático ou não, consoante a largura do carro;
3º Não pode passar mais de 45 cm da traseira. Esta é a parte mais difícil e que esse exemplo não cumpre nunca na vida... Se estivermos a falar de bicicletas de estrada, talvez se consiga um suporte que leva só uma, agora, se estivermos a falar em bicicletas de btt, aí é quase impossível, a não ser que rodes o guiador, mantendo a roda da frente direita, o que não é nada prático...
Não é ilegal desde que seja cumprido o estipulado pela al.) g, do n.º 3 do artª 56º do código da estrada que tem a redacção que se transcreve:

g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros, aquela não prejudique a correta identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e da chapa de matrícula e não ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvo em condições excecionais fixadas em regulamento;

A thule tem um dispositivo próprio que permite a correcta identificação da viatura.

Depois há ainda a possibilidade de se pedir uma autorização especial de acordo com o que estipula o art.º 58º

Artigo 58.º
Autorização especial
1 - Nas condições fixadas em regulamento, pode ser permitido pela entidade competente o trânsito de veículos de peso ou dimensões superiores aos legalmente fixados ou que transportem objetos indivisíveis que excedam os limites da respetiva caixa.

2 - Do regulamento referido no número anterior devem constar as situações em que o trânsito daqueles veículos depende de autorização especial.

3 - Considera-se objeto indivisível aquele que não pode ser cindido sem perda do seu valor económico ou da sua função.

4 - Pode ser exigida aos proprietários dos veículos a prestação de caução ou seguro destinados a garantir a efetivação da responsabilidade civil pelos danos que lhes sejam imputáveis, assim como outras garantias necessárias ou convenientes à segurança do trânsito, ou relativas à manutenção das condições técnicas e de segurança
do veículo.

5 - Quem, no ato da fiscalização, não exibir autorização, quando exigível, é sancionado com coima de € 600 a € 3000, salvo se proceder à sua apresentação no prazo de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima é de € 60 a € 300.

6 - O não cumprimento dos limites de peso e dimensões ou do percurso fixados no regulamento a que se refere o n.º 1 ou constantes da autorização concedida nos termos do n.º 2 é sancionado com 30 CÓDIGO DA ESTRADA coima de € 600 a € 3000.

7 - O não cumprimento de outras condições impostas pelo mesmo regulamento ou constantes
da autorização é sancionado com coima de € 120 a € 600.

8 - Nos casos previstos nos n.os 6 e 7 pode ser determinada a imobilização do veículo ou a sua deslocação para local apropriado até que a situação se encontre regularizada.
 

Morg

Well-Known Member
#27
Boas,

esse sistema (suporte fixo por ventosas) será verdadeiramente seguro?! Eu não teria coragem. :D

Ate hoje, quase 10 anos, fiz apenas duas viagens com a bike em cima do tejadilho (com barras, sistema "tradicional"). Bem, foram ambas horríveis, super loooongas (que medo). :D

Normalmente transporto-as na mala de um comercial.
Humm... estou a ver a relação com o nick :)
A minha bicicleta tem mais kms em cima do carro do que na estrada. Raramente faz menos de 1000km por mês.
Uso um thule 591, não é aconselhável para o tubo vertical da bike.
 
#28
Eheheheh,

bem, como vou tendo alternativa e tal e coiso. Senão bem que já me teria habituado. Por vezes oiço cada episódio (por ex, malta a entrar nas garagens com as bikes em cima). :p
 
#30
Suportes para mim só mesmo Thule, tenho 2 Proride 591 e um Freeride 532, mas quando pretendo andar mais depressa, faço 2 coisas:

Passo uma fita/precinta no tubo diagonal do quadro presa ao braço do suporte e outra fita na roda que vai também prender ao braço do suporte, assim consigo chegar facilmente aos 140km/h sem receios.
 

pratoni

Well-Known Member
#31
Não é ilegal desde que seja cumprido o estipulado pela al.) g, do n.º 3 do artª 56º do código da estrada que tem a redacção que se transcreve:

g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros, aquela não prejudique a correta identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e da chapa de matrícula e não ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvo em condições excecionais fixadas em regulamento;

A thule tem um dispositivo próprio que permite a correcta identificação da viatura.

Depois há ainda a possibilidade de se pedir uma autorização especial de acordo com o que estipula o art.º 58º

Artigo 58.º
Autorização especial
1 - Nas condições fixadas em regulamento, pode ser permitido pela entidade competente o trânsito de veículos de peso ou dimensões superiores aos legalmente fixados ou que transportem objetos indivisíveis que excedam os limites da respetiva caixa.

2 - Do regulamento referido no número anterior devem constar as situações em que o trânsito daqueles veículos depende de autorização especial.

3 - Considera-se objeto indivisível aquele que não pode ser cindido sem perda do seu valor económico ou da sua função.

4 - Pode ser exigida aos proprietários dos veículos a prestação de caução ou seguro destinados a garantir a efetivação da responsabilidade civil pelos danos que lhes sejam imputáveis, assim como outras garantias necessárias ou convenientes à segurança do trânsito, ou relativas à manutenção das condições técnicas e de segurança
do veículo.

5 - Quem, no ato da fiscalização, não exibir autorização, quando exigível, é sancionado com coima de € 600 a € 3000, salvo se proceder à sua apresentação no prazo de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima é de € 60 a € 300.

6 - O não cumprimento dos limites de peso e dimensões ou do percurso fixados no regulamento a que se refere o n.º 1 ou constantes da autorização concedida nos termos do n.º 2 é sancionado com 30 CÓDIGO DA ESTRADA coima de € 600 a € 3000.

7 - O não cumprimento de outras condições impostas pelo mesmo regulamento ou constantes
da autorização é sancionado com coima de € 120 a € 600.

8 - Nos casos previstos nos n.os 6 e 7 pode ser determinada a imobilização do veículo ou a sua deslocação para local apropriado até que a situação se encontre regularizada.
Não te sei dizer qual o artigo mas se o mesmo passar 45 cm para lá da traseira do veículo sim, é ilegal.

A não ser que tenha um eixo adicional, ou seja, um reboque...