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Clássicas das Ardenas 2016 [Amstel Gold/Flèche Wallonne/Liège-Bastogne-Liège]

undernardo

Active Member
Não morro de amores pelo Paulo Martins mas o homem hoje, citando palavras do Tiago Machado, diz algo do género: até podes estar no melhor momento de forma da tua carreira mas se não puseres as perninhas a funcionar nestas condições nada feito.

Essencialmente foi isto que eu vi na subida do "pavê". Acredito que houvessem ciclistas em melhor momento de forma do que os primeiros quatro classificados mas hoje houve muita gente em dificuldades para conseguir meter o motor a carburar. Os principais candidatos pouco se viram e eu acho que não foi por falta de forma mas sim devido às condições da corrida. O Valverde na Fleche ia na maior das descontracções e hoje, numa subida com metade da inclinação, não consegue fazer a mesma diferença; Rodriguez idem, tanto que o Zakarin tem liberdade para perseguir a frente; Alaphilippe e, sobretudo, Dan Martin também; o Nibali tanto alarido, também fraquejou e nem foi no climax da corrida.

Não acho que seja justo dizer que a corrida teve pouco de corrida. Nos últimos 30 km, a maior parte das subidas foi atacada mas teres uma mega equipa como a Movistar a perseguir atrás não ajuda muito. Opá... também gosto de ver os líderes a atacar de longe a la Boonen mas actualmente o ciclismo está cada vez mais equilibrado e pragmático. As segundas linhas e linhas de trabalho são de enorme qualidade e não é fácil partir-se uma corrida a menos que se seja um sobredotado.

Das três corridas das Ardenas esta foi a que me deu mais gosto ver e que mais emoção me transmitiu.

Quanto ao resultado do Rui. Não me surpreende. Acho que todos sabemos que ele tem potencial para fazer este tipo de resultados neste tipo de provas. Se por vezes não o faz é porque não tenta. Hoje viu-se ambição nele e viu-se que esta corrida era, de facto, um objectivo. Podia muito bem ter ganho mas não calhou num grupo propriamente lento. A minha aposta até era o Albasini...
 

Carolina

Well-Known Member
claro que não espero ver ninguém a atacar a 100 kms de distância, mas numa prova de ~250 kms esperava ter alguma acção dentro dos últimos 40-50 kms e não nos últimos 4 ou 5. os únicos "ataques" que existiram nem sequer eram ataques a sério. foram as equipas a lançar ciclistas para a frente só para desgastar os outros.

basta ires ler a entrevista que o bardet deu ontem onde disse que não atacava antes da penúltima subida. já estou a ficar como o qwer: o pelotão está cada vez a correr de forma mais conservadora e isso é triste e diminui o espectáculo.

são 3 ou 4 horas de emissão televisiva onde só acontece alguma coisa nos últimos 20 minutos. assim não vão conseguir atrair publico.
 

qwerAC

Well-Known Member
Isto pode parecer estranho porque sou um amante de ciclismo mas ainda bem que não vi nenhum direto de nenhuma clássica das ardenas, e acreditem que quando fui ver a repetiçao, andava sempre a mexer no comando para andar mais para a frente. Uma vergonha estas clássicas, depois do que foram as do pavé, isto foi uma palhaçada, não alterem o percurso, não diminuam as equipas que não é preciso. O valverde mostrou ser igual ao froome, quando está mau tempo, o motor não rende metade. Infelizmente estava à espera de mais do rui naquele sprint final, apesar de ter feito uma corrida interessante mas ser batido pelo poels foi algo surpreendente, achava que só o albasini era mais rápido que o rui. O nibali que não se ponha a pau que leva uma tareia no giro que nunca mais se endireita no resto da época... o betancur está a voltar aos velhos tempos, aquele menino com outra cabecinha, era um caso sério no ciclismo. E por favor, porque é que não existe um contador em todas as provas de ciclismo (exceto nas do pavé)? Ai ai... cada vez sinto mais que o ciclismo está condenado a se tornar um desporto "muito nacional" e "pouco global".
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Diminuam o número de corredores por equipa e convidem mais equipas, que a corrida de certeza ficará mais mexida e difícil de controlar. Ontem a Movistar, esteve no comando do pelotão mais de 150 Kms a controlar, o mesmo aconteceu na Flèche Wallone.
 

i_nasc

New Member
Eu sei que é quase sacrilégio mas encurtar estas clássicas também poderia trazer mais espetacularidade, à semelhança do que se tem verificado ultimamente na Vuelta.
 

Carolina

Well-Known Member
encurtar é pior. o problema é que as equipas são demasiado fortes, se as provas forem curtas as equipas chegam ainda mais inteiras até ao fim. então aí é que ninguém consegue mesmo atacar.

não faz sentido comparar uma prova de 1 dia com uma prova de 3 semanas...
 

i_nasc

New Member
A Vuelta efetivamente não serve de termo de comparação até porque para muitos acaba por ser a última tábua de salvação da época mas é um indicador...

De qualquer forma, equipas como a Etixx e Movistar estavam tão fortes que no momento da verdade falharam... Particularmente na LBL já que a Etixx tinha (e tem) uma equipa fortíssima que controlou as corridas quase todas até "desaparecerem" no momento da verdade. Com ataques mais a sério pareciam peças de dominó.
Eu, por exemplo, era um grande apreciador da Fléche e atualmente aquilo limita-se aos últimos 20kms e esperar um ataque dos homens da Lotto para animar aquilo...

Continuo a achar que com provas mais curtas e menos 1 corredor/equipa seriam disparados tiros mais a sério e com maiores variações de ritmo as equipas não chegam mais inteiras ao fim, o desgaste acaba por ser maior e taticamente terão de tomar mais decisões. A comunicação via rádio e a análise dos dados do potenciómetro completamente enraizados também acaba por cortar as pernas a muitos... Mas claro, posso estar errado e dificilmente vão alterar alguma coisa, a não ser o nº de corredores por outros int€r€ss€s.
 

Carolina

Well-Known Member
as etapas da vuelta não servem como comparação porque as clássicas não têm, nem devem ter, alta montanha. não tem nada a ver com ser a última "tábua de salvação". nem sequer estamos a falar dos mesmo ciclistas, (só o nibali é que leva as provas de 1 dia a sério e os GTs).

provas mais curtas só vão fazer com que as equipas que querem deixar tudo para o fim tenham ainda mais força para evitar ataques, porque sabem que ganham ao sprint.

eles têm andado a acrescentar subidas mais difíceis no fim e isso faz com que ninguém ataque antes. é preferível tornarem o meio da prova mais duro e o final com subidas mais fáceis. a redução do número de ciclistas por equipa é algo que só irá funcionar se passarem de 9 para 5 ciclistas, mas isso dificilmente irá acontecer. é muito mais fácil alterar os percursos.
 

i_nasc

New Member
as etapas da vuelta não servem como comparação porque as clássicas não têm, nem devem ter, alta montanha.
Ninguém falou de alta montanha. A etapa que o N. Oliveira venceu, por exemplo, foi espetacular.

(só o nibali é que leva as provas de 1 dia a sério e os GTs).
O Valverde diz olá.

provas mais curtas só vão fazer com que as equipas que querem deixar tudo para o fim tenham ainda mais força para evitar ataques, porque sabem que ganham ao sprint.
Certo, mas se essas equipas têm mais força, o resto do pelotão também por isso o encurtamento não é assim tão descabido.

Quanto ao último parágrafo concordo plenamente.
 

Carolina

Well-Known Member
a etapa ganha pelo nélson não é exemplo de nada, teve 0 discussão pela geral. só não acabou ao sprint porque não havia sprinters em prova. a única equipa com interesse era a giant (degenkolb) e estavam mais preocupados com o dumoulin. mete essa etapa a meio do tour de france e no final tens uma discussão entre kittel, greipel, cavendish, etc.

esqueci-me do valverde, mas isso não muda o que disse, são 2 ciclistas em ~200. e mesmo assim é difícil para o valverde ganhar um GT e difícil para o nibali ganhar uma clássica que não seja a lombardia.
 

Janas

New Member
voces sao muito bons a criticar......tem passado muito pouco tempo em cima da bicicleta a sofrer....

sim...porque passear é facil....agora andar la.....

Mais de metade dos que aqui comenta nem saia num dia como o da LBL

Quantos de voces sabe o que é isso?!?!?!?!?!?

Os homens sao humanos....eles nao sao maquinas.
 

Carolina

Well-Known Member
sim, já sabemos, só podemos criticar se fizermos parte do WT. mais alguma coisa?

eu nem sequer estava a criticar só a liége, estava a criticar as 3 provas das ardenas. além disso a falta de acção nas ardenas não é uma coisa que só aconteceu este ano, infelizmente tem sido nos últimos anos sempre assim.
 

i_nasc

New Member
a etapa ganha pelo nélson não é exemplo de nada, teve 0 discussão pela geral.
Agora também estás a misturar coisas, eu refiro-me à etapa em si, não à GC ;)

Trouxe o exemplo da Vuelta só pelo espetáculo das etapas, repito, etapas. Claro que no Tour a probabilidade de haver sprints é muito maior porque as etapas são mais longas e de uma forma geral as equipas mais especializadas. As equipas do kittel, greipel, cavendish, por exemplo, não têm de se preocupar com fugas de elementos das equipas do Froome, Contador e Quintana porque em terreno plano isso nunca vai acontecer e isso naturalmente faz com que potenciais corredores que possam entrar em fugas sejam descartados.

De qualquer forma estamos de acordo quanto ao essencial: a semana das Ardenas foi aborrecida e isso sem dúvida que favorece corredores como o Rui que têm uma leitura de corrida muito acima da média e são bastante calculistas.
Soluções: alterar o percurso (seja em distância e altimetria) e nº de equipas/corredores. Ou então colocar uns prize-moneys em alguns pontos do percurso ou abastecimento de cerveja durante uma época :cool:
 

Janas

New Member
nao...apenas acho que voces sao demasiado exigentes, esperam que se façam 100 KM a atacar uns aos outros, e nao ha ninguem que tenha pernas para isso, o tempo da velha senhora ja passou, as provas agora vão ser sempre assim..... so nao percebo que nao aceitem isso e continuem a bater no ceguinho.
 

Carolina

Well-Known Member
mas a etapa só aconteceu assim porque não havia interesse em apanhar a fuga. isso nunca iria acontecer numa prova de um dia, a não ser que haja alguma desgraça no pelotão que não permita às equipas trabalhar. além disso as equipas não têm interesse em ganhar todas as etapas, nas clássicas todos querem ganhar.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
voces sao muito bons a criticar......tem passado muito pouco tempo em cima da bicicleta a sofrer....

sim...porque passear é facil....agora andar la.....

Mais de metade dos que aqui comenta nem saia num dia como o da LBL

Quantos de voces sabe o que é isso?!?!?!?!?!?

Os homens sao humanos....eles nao sao maquinas.

Sendo assim, não se pode opinar sobre nada neste mundo, só os especialistas.
Até já defendi estas provas aqui, que o diga a Carolina, mas depois deste ano, fica complicado, foram muito chatas e sem grande interesse.
 

Carolina

Well-Known Member
nao...apenas acho que voces sao demasiado exigentes, esperam que se façam 100 KM a atacar uns aos outros, e nao ha ninguem que tenha pernas para isso, o tempo da velha senhora ja passou, as provas agora vão ser sempre assim..... so nao percebo que nao aceitem isso e continuem a bater no ceguinho.

o tempo da velha passou à pouco tempo, ainda à poucas semanas o paris-roubaix teve mais de 100 kms de acção.
 

undernardo

Active Member
(ya, eu sei que é longo haha)

A redução de numero de ciclistas por equipa por si só seria suficiente para tornar as coisas ligeiramente mais interessantes. É que levar 8 ciclistas numa equipa até faz sentido se estivermos a falar de provas de 1 a 3 semanas mas 8 ciclistas para uma clássica... Foram só 200 à partida!

Poderão muito bem dizer que há 10-15 anos atrás também se levavam esse numero de corredores a Roubaix, Gent ou Liège mas o ciclismo de há 10-15 anos atrás é completamente diferente do ciclismo de hoje em dia, começando no mediatismo que ganhou e que leva todos os anos ao aparecimento de muitos jovens talentos, como também ao investimento que sofreu. Um gajo olha para as equipas da Liège de 2006 e compara as segundas linhas de então com as de actualmente e não tem nada a ver. Há segundas linhas nas equipas actuais que enfrentavam de igual para igual os top contenders de há uma quinzena de anos atrás.

A Movistar levou só Visconti, Moreno, Ion Izaguirre, Ruben Fernandez, Erviti e o rejuvenescido Betancur. É quase impossível de descarregar. E não estou a falar nos momentos da verdade porque nesses momentos quem tem de assumir é o líder. Estou sim a falar do controlo que existe durante a maior parte da corrida onde quaisquer ataques são facilmente anulados devido à força de trabalho que existe. Cinco a seis ciclistas era o ideal. Iria quebrar muito a hegemonia das grandes equipas.

Uma medida ao estilo salary cap também era bem-vinda. Imaginem, por exemplo, que isto não acontecia na NBA e se criavam verdadeiras equipas de All-Stars. Será que a Liga era interessante? Hmm... O mesmo acontece actualmente no ciclismo. As grandes equipas são cada vez maiores equipas porque podem investir sem limites ainda que limitadas, se é que me faço entender. Isso reflecte-se depois nas corridas tácticas, no pragmatismo, no controlo do rumo da corrida, etc.. É preciso criar alguma competitividade dentro do pelotão e mudar um pouco as regras para tornar as coisas menos previsíveis. O caso da Vuelta, com o devido distanciamento de uma clássica, foi um caso de sucesso. É preciso é haver vontade de mudar as coisas. ;)
 

i_nasc

New Member
Mais de metade dos que aqui comenta nem saia num dia como o da LBL
Eu diria antes 99%.

Eu penso que as críticas são maiores porque a semana do pavé aguçou e de que maneira o apetite. Mas também quero acreditar que eles estão de facto a tornar-se mais humanos e menos máquinas, daí que as forças estejam mais equiparadas e pensem mais antes de atacar.

EDIT:
undernando, bom ponta de vista. Se bem que eu olho para uma equipa como a Etixx onde a qualidade é de tal forma tanta que até as 4ªs linhas podiam muito bem ser top contenders/outsiders... Mas depois chegam aos momentos decisivos e parece que a vontade de trabalhar para o líder não é a mesma, parece que falta sempre qualquer coisa...
 

Janas

New Member
antes de mais eu nao quero que achem que sou o dono da razão, e que sou WT, mas.....

o primeiro erro é comparar uma prova de pave com uma de estrada, porque? Porque os seus intervenientes sao diferentes. Acho que foi o Lemond inclusive que disse que entre a camisola de campeao do mundo e o Roubaix tinha as suas duvidas de qual escolhia. AS ardenas sao provas de estrada, que vao ser uma seca nas proximas temporadas.....

reduzir elementos e aumentar equipas é mau, porque nao ha dinheiro, e se tirarem o previlegio de os senhores excentricos fazerem as aquisições que querem ainda mais dinheiro vai fugir. A economia que continua a financiar é aquela onde a paixão move, tipo a belgica, e recentemente a Inglaterra.

O mundo do ciclismo tem de tornar o ciclismo uma festa, onde independentemente de se ganhar tem de se divertir, é isso que o ciclismo precisa e ira trazer mais ciclistas e mais fans,o trour é famoso desde sempre por causa da caravana tambem..... e o ciclismo precisa de pessoas como o SAGAN...

"Se o destino for ganhar ganho...se nao....nao ganho....

"O que mudou com a minha vitoria.......mais entrevistas"
 
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