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Cancellara "O Segredo desvendado" e o "Camelbag" do Schleck

Figueiredo

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1) O segredo bem guardado de Cancellara

2) Camelbak da polémica no peito de Frank Schleck

Os segredos no mundo do ciclismo duram pouco. Que o diga Fabian Cancellara cujas elevadas performances estão sob suspeita de associação a um mecanismo inventado por um engenheiro italiano, Giovanni Checchini e que há cerca de trinta anos trabalha num projecto que, basicamente, tem como ponto principal a diminuição dos atritos nos movimentos centrais da bicicleta e das rodas. Este invento segundo dados confirmados pela Gazzetta Dello Sport, permitiu a Fabian Cancellara ganhos da ordem dos 2,5 segundos por km.
Mas, não foi Cancellara o único a utilizar este sistema revolucionário, já que toda a equipa da CSC o utilizou, no ano do triunfo de Carlos Sastre, no Tour de 2008, tendo-o utilizado no contra-relógio final da Volta a França de 53 quilómetros, onde este alcançou o 12º lugar. E também Andy Schleck estava equipado, nas etapas de montanha do Tour de 2010 com este sistema.
Segundo Checchini, Cancellara começou a utilizar o sistema Gold Race a partir de 2006, quando estava na equipa CSC, acompanhado nas principais provas internacionais pelo engenheiro italiano, que se deslocava para os locais de alojamento na véspera das competições. O trabalho na bicicleta era efectuado nos quartos de hotel, longe dos olhares indiscretos, no maior secretismo, conforme era exigido por Cancellara. A ultima corrida em que Checchini esteve presente foram os Jogos Olímpicos de Pequim, tendo a partir daí as adaptações sido efectuadas pelo mecânico da equipa.
O sistema Gold Race, patenteado pelo seu autor, permite que as fricções sejam diminuídas em 95% e testes realizados em laboratório confirmam que o ganho pode ir até os 3 segundos por km, a uma potência aplicada de 340 watts. A eficácia desta invenção tem vindo a ser melhorada ano após ano, pois em 2005 o ganho por km era de apenas 1,75 segundos. Outra vantagem implicitamente ligada a esta invenção prende-se com a diminuição da concentração de ácido láctico no sangue numa percentagem estimada entre 27 a 35%.
O principio Gold Race apoia-se num rolamento de esferas, compostas parcialmente por grafite e por um óleo complexo, numa mistura de duas substâncias, cuja composição é secreta. Esta mistura é muito particular, devendo mesmo ser adaptada conforme as condições climáticas, pois em razão do grau de humidade e a temperatura ambiente obriga à alteração das doses das duas substancias que interagem entre si, daí o acompanhamento de Checcini nas provas mais importantes, de forma a que tudo corresse da melhor maneira.
Há cerca de um ano este sistema começou a ser comercializado, perante a autorização da UCI, que permitiu a legalização deste sistema, pelos vistos também dentro do maior secretismo.

Camelbak de Frank Schleck sob suspeita
As artimanhas utilizadas pelos ciclistas para ganharem alguns segundos, que se tornam preciosos nas provas contra-relógio levou o vencedor do ultimo Critério Internacional, o mano mais velho dos Schlecks a utilizar um camelbak que, para além de proporcionar uma rápida absorção de liquids se transformou num importante meio aerodinâmico, contestado, em especial pelos críticos italianos.
No ciclismo estão proibidos todo o tipo de apoios aerodinâmicos – à excepção dos já permitidos -, destinados a proporcionar uma melhor penetração do homem e da bicicleta, contra a resistência oferecida pela atmosfera, daí as constantes inovações tecnológicas serem alvo de aprovação prévia por parte da UCI.
De feitos em feitos, as maiores inovações tecnológicas começaram com o dinamarquês Ole Ritter que bateu o recorde do mundo da hora na cidade do México depois de uma adaptação à altitude de cerca de um mês. Para além deste factor decisivo, Ritter utilizou sapatos de verniz e introduziu a licra no seu fato de peça única (calção e camisola) hoje vulgarizados.
O italiano Francesco Moser foi o primeiro a introduzir as rodas lenticulares com diâmetro diferente, com a roda traseira com um diâmetro muito superior à dianteira, posteriormente proibidas pela UCI.
O irlandês Obree também bateu o record da hora numa bicicleta original, dizem que feita com alguns utensílios aproveitados de uma máquina de lavar, que obrigou a UCI a regulamentar as medidas da bicicleta, nomeadamente no que concerne ao recuo do selim.
Mas revolucionário terá sido a extensão de guiador utilizado por Greg Lemond, no contra-relógio final da Volta a França de 1989, derrotando por escassos oito segundos o francês Laurent Fignon. Do triatlo para a estrada, o guiador de Lemond foi o precursor das grandes “cabras”, utilizadas hoje em dia e sem duvida o segredo que proporcionou ao americano o triunfo no Tour.
A pequena vantagem deixou margem para que os especialistas em ciclismo atribuíssem o êxito do americano não a seu esforço individual, mas à utilização de um novo apoio, destinado a aumentar a aerodinâmica de sua bicicleta. A uma velocidade de 40 km/h, LeMond ganhou ao seu adversário francês dois segundos por quilómetro numa das mais célebres derrotas da história do ciclismo.

Fonte: Jornal Ciclismo
 

Figueiredo

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So vão a radiografia salvo erro desde o ano passado precisamente quando se levantou a suspeita do "doping mecânico" supostamente utilizado pelo Cancellara nas suas bicicletas...
Eu sei que e coincidência e tratou-se de ma gestão de corrida, mas não deixa de ser engraçado se virmos que a única prova que o Cancellara não trocou de bicicleta foi no Tour de Flandres e vejam o que aconteceu...
 

Tremoço

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Pelo que percebi do texto não existe ali o tão afamado motor, mas sim um genero de rolamentos bastante evoluidos para os normais, nao encontro o problema de tal situação para nao ser legal....
 

Figueiredo

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Ninguém disse que era ilegal, apenas as bicicletas utilizadas pelo Cancellara segundo esta noticia sao mais evoluídas o que teoricamente lhe permite ganhar 3 segundos por Km, agora será que mesmo que os outros usem a mesma tecnologia conseguem acompanhar o Spartacus duvido...
 

Tremoço

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Exacto, mas da forma que lançam a noticia parece que estão como que a especular que é ilegal... Se os outros irião acompanhar isso ja não se sabe, têm de fazer uns testes ;)
 

Miro

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Ya. Esse pit stop matou-me a rir...E aquela descolagem de toda a gente no Paris-Roubaix em 2010? Todos nós temos a nossa opinião...Para mim existe ali coisa...

Fica aqui o vídeo para quem não viu.

http://www.youtube.com/watch?v=j7xjsPqHg3o

Acho que o gesto do B. Leukmans ao minuto 7 do vídeo diz tudo...

Agora vou fugir antes que me batam :p
 

Samuel.R

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Sim, pelo que já tinha lido o Andy Schleck tambem usa este sistema GoldRace nas etapas de montanha e penso que o preço ronda os 1100euros.
Não sei se vou dizer algum disparate, mas quando li a notícia, cheguei a pensar que este eixo pedaleiro poderia ter alguma coisa a ver com aquele problema que o Andy teve no tour do ano passado, em que lhe saltou a corrente, numa passagem de mudança, numa altura em que o luxemburgês lançou o ataque. Uma vez que a pedaleira com este sistema roda com uma maior facilidade e ele só a usa em montanha, poderia até ter alguma coisa a ver.
Não sei se disse algum disparate...
 

biza

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Acho que o ciclismo é a intelegência, visão e força nas pernas ou resistencia é uma união maquina/Homem, a maquina é um simples complemento á perfomance do atleta(Homem)...tudo que venha alem disso reprovo...com motores???!!, motores vejo a formula um ou o rali ou as motas!!!
 

dekeriel

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Mas sabem a rotação que um motor tão estreito tinha de atingir para ser efectivo? e o barulho dessa rotação? Nos videos dessa teoria em que mostram o suposto motor a bicicleta faz um barulho parecido com o de um berbequim perfeitamente audível a quem estiver perto.

Quanto ao "segredo" não vejo nenhum problema, se os rolamentos dos outros são menos eficientes o problema é deles, fizessem o trabalho de casa. É a mesma coisa que castigar o contador por usar no Tour de France um grupo melhor que o do Schleck porque não salta.... e se a do outro saltou não é justo... Inclusive disseram que o Contador devia ter pedido desculpas por não ter esperado.... paneleirices....

Acho que para além do doping este falso Fairplay não beneficia em nada o ciclismo.
 

AndreSchleck

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Caros amigos,

para quem não saiba, o Fabian Cancellara "papa" contra-relógios e algumas das clássicas desde que era júnior. O ano passado começaram a fazer raios x às bikes desde o tour, e, mesmo assim adivinhem quem ganhou os contra-relógios do tour e do campeonato do mundo...

Mesmo não tendo ganho o Tour de Flandres deste ano, deu espectáculo e ainda assim terminou em 3º, já o adversário do ano passado - T. Boonen - neste ano nem vê-lo, se calhar o motor do ano passado devia ser falado noutro ciclista...
 

dekeriel

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Para terem ideia do barulho que faria o motor
[video=youtube;I1GwFKqtLD0]http://www.youtube.com/watch?v=I1GwFKqtLD0&NR=1[/video]
 

Samuel.R

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Amigos! o que está em questão não é um motor, mas sim um eixo pedaleiro que o Cancellara utiliza já há alguns anos. Há videos no site do fabricante a explicar como funciona. --> Link
Os rolamentos deste sistema têm uma menor fricção que os sistemas normais (roda mais facilmente).

Não quer dizer que seja este o seu segredo, é claro que a bicicleta não anda sozinha, as pernas é que fazem a diferença.
Então no caso do Cancellara cada perna dele faz duas de uma pessoa normal...
Agora a verdade é que muito poucos atletas usam este sistema, logo poderá dar-lhe uma pequena ajuda.
Logicamente se este eixo fosse igual aos outros, ele não o utilizaria tantos anos.
 

ivan

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como este produto outros estarao a disposicao no mercado cada um que aproveite aquele que achar melhor agora dizer que so um utiliza lol tenho aqui numa revista fotos das bikes de varios corredores cada uma com diferentes modificacoes por isso nao é so um.
a do Obree utilizar pecas de uma maquina de lavar roupa é verdade donde acham que apareceu a ideia de rolamentos exteriores e maiores pois é quem quiser saber um pouco sobre este homem que veja o filme o Escoces voador, alem da bike ele fazia treino de cadencia sem bike deitado de costas no chao era so tacticas fora de serie
 

Samuel.R

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:) :) :) A verdade sobre a bike de Cancellara: [video=youtube;Ljy_FgMM3G4]http://www.youtube.com/watch?v=Ljy_FgMM3G4&feature=related[/video]
 

pgmnv

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Esse vídeo é giro, só se esquecem de um pequeno pormenor... a prova (Paris-Roubaix), é feita em "pavé", e se nunca andar em tal, não conseguem imaginar o barulho e vibração provocado por tal piso (muito maior do que no nosso empedrado). Ouvir tal barulho seria quase impossível, pois o barulho das pancadas e sua ressonância no quadro seria bastante mais elevado! ;)
 
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