• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Camapagnolo vs shimano

Burning Dogma

New Member
CAMAPAGNOLO?!?!?!?!? Já parece os gajos que escrevem Alfa RomeU:D

Agora a sério, são ambas boas, ambas produzem bons componentes. A principal diferença são as manetes, tanto em estética, como em funcionamento. Shimano é tudo muito suave, Campagnolo tem um feeling mais positivo. Pessoalmente detesto o suave da Shimano, gosto das mudanças na Campagnolo, tem uns cliks rijos, mas isso é gosto pessoal.

Se me pagassem para correr, eu corria com qualquer coisa. Sendo eu a pagar, só compro Campagnolo, são hyper-mega-fã:D
 

silvioferraz

New Member
Concordo, Campy é tradição e qualidade.

Também eu, não troco Campagnolo por nada. Só facto dos cabos ficarem mais escondidos, já deixa uma bike com um look bem melhor.

Mas atenção que a Sram, também está a dar cartas. Se à bem pouco tempo, só se via Campagnolo nas mãos dos prós, hoje em dia, já aparece muito Sram também, sendo que o que menos se vê a esse nível, é mesmo Shimano.

Como diz o Burning Dogma, se me pagassem usaria qualquer um dos três, pois todos terão os seus trunfos, como sou eu que pago, só quero campy.

Abraço
 

osicran

New Member
Numa das minhas bicicletas tenho Campagnolo Veloce. Mesmo não sendo material de top, todo o grupo tem sido de uma robustez notável. Basta dizer que em cerca de 7 anos e aproximadamente 42.000 Km as avarias se resumiram a um desviador dianteiro partido e quanto a desgaste, calços de travões e uma corrente...Excelente, portanto. A cassete ainda é a original e irá ser brevemente substituída, bem como a pedaleira do meio ( 52X42X30) e a caixa da direcção por só agora apresentarem desgaste e folga a justificar essa substituição. Na minha bicicleta mais recente tenho Shimano 105 e atendendo a que a tenho há poucos dias e ainda só fiz cerca de 500 Km, não tenho autoridade para dizer muito, mas ainda assim e salvaguardando que quando o material é novo e está afinadinho tudo é mais fácil, para além de ser mais silenciosa, parece-me mais precisa e mais suave na entrada das mudanças. Quanto à durabilidade do material, vamos a ver. Ainda assim, atrevo-me a mandar o palpite: Campagnolo, material muito resistente, estilo mais "racing". Shimano, maior suavidade, design mais cuidado. De notar que estou a fazer uma apreciação baseada no meu próprio material, material que julgo podermos considerar intermédio das duas marcas, mas que tem 7 anos de diferença entre si e portanto, sabendo-se como tem sido a evolução técnica dos grupos nos últimos anos, a minha apreciação é naturalmente bastante limitada e algo subjectiva. Direi que é apenas um mero indicador.
 

Burning Dogma

New Member
Foi preciso aparecer a Sram na estrada a usar cabos por dentro como a Campagnolo para a Shimano decidir fazer o mesmo. Parece é que não tem muita habilidade para isso, a julgar pela barraca que o novo Dura Ace está a ser.
 

felizardo

New Member
Como foi dito anteriormente são ambos bons. Há dois factores determinantes na escolha de um ou outro:

1. Orçamento.
Em termos de relação qualidade/preço penso que a Shimano tem uma pequena vantagem sobre a Campagnolo que, por ser uma marca mais prestigiada, possuir maior historial e se dedicar exclusivamente às bicicletas acaba por criar em torno de si uma certa aura de "marca de eleição", e isso também se paga. Mas como a dita aura não ajuda a trocar as mudanças com mais precisão ou a ter uma transmissão mais eficiente ainda há quem use Shimano (há muito mais bicicletas equipadas com Shimano do que com campy + sram juntas).

2. O sistema de mudanças com que a pessoa se sente melhor.
Já foi dito que a Shimano é mais suave e que a Campagnolo tem um feedback mais intenso. Os cabos afastados do guiador mais cedo ou mais tarde vão desaparecer dos grupos da Shimano mas por agora ainda existem do ultegra para baixo, inclusive. Há quem os ache inestéticos e há quem veja neles utilidade uma vez que permitem que o ciclista possa adoptar uma postura extra, mais aerodinâmica, com os braços sobre o guiador e mãos a agarrar as saídas dos cabos das manetes (para quem nunca ouvi falar disto: não experimentem :) ).
Uma coisa que eu sinto falta na Shimano é a habilidade de descer a corrente mais de duas posições com uma única acção, o que é especialmente atractivo para os sprinters e para aqueles que só estão bem a dar "esticões" (claro que, com o barulho que esta acção cria, toda a gente no grupo vai antecipar o sprint com pelo menos 3 segundos de antecedência, mas isso já é outra história). No entanto, não gosto precisamente do aspecto da patilha que se usa para meter as mudanças mais pesadas e acho o STI da Shimano mais elegante.
 

Burning Dogma

New Member
Isso dos braços no guiador, tipo crono, também eu faço e uso Campagnolo que tem os cabos por dentro. Quanto ao baixar mais que uma é de facto um dos maiores trunfos da Campagnolo, que permite baixar até 5 carretos de seguida. Para lançar um ataque, é do melhor.
 

Burning Dogma

New Member
LOL, também só faço isso em plano, não faço curvas assim, porque não tenho onde agarrar. Mas acabo por fazer isso poucas vezes, prefiro levar as mãos nos drops, a nível aerodinâmico é quase a mesma coisa e consegue controlar melhor a bicicleta:)
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu sou Shimanista!!! mas se tivesse que mudar de marca iria para a Sram.. tenho a pedaleira (Sram Red) e estou muito satisfeito com o material..
 

tunes

New Member
So tive campagnolo ate a data. Ja experimentei, pontualmente a shimano. Nao desgosto do design da manete, mas nao gosto dos fios por fora.
Agora a campagnolo, para mim e excelente. Bonito, fiavel etc etc.

Curiosamente, acho que a sram esta a entrar muito bem no mercado.
Se tivesse que optar entre um dos tres, escolheria 1º campy, 2º sram e 3º shimano.
abraço
 

moina

New Member
Já tive campagnolo e experimentei shimano, mas agora tenho tudo em sram red e na minha opinião é bombastico não tem nada a ver com o resto.
Para terem uma comparação o sram red é o Ferrari das bikes em tudo, funcionamento, peso, aerodinamica,ect.:cool:



Boas pedaladas.
 

Burning Dogma

New Member
Aerodinâmica?:D

Gostos são gostos, mas em estética, ainda está para nascer o grupo da Sram mais bonito que qualquer um da Campagnolo, na minha humilde opinião. Até a Shimano tem grupos mais bonitos. A Sram tem um ar tão monótono e industrial:eek:
 

genioux

New Member
A eficiência do doble-tap e a leveza do conjunto compensam a estética :D....Tenho dos dois cá em casa, e apesar de agora estar bem habituado ao campy, se mudasse iria mesmo para sram...ou só se fosse para o super record:D...
Mas bianchi não combina com sram...se bem que a gios também não combina, mas até nem fica mal:rolleyes:...

Cumprimentos
 

Arpeggio

New Member
Eu tinha o grupo completo Campagnolo Nuovo Record, dos anos 70, se não me engano, e aquilo ainda está como novo, com muitíssimos milhares de quilómetros em cima, feitos a ritmo rijo. Campagnolo será sempre Campagnolo. :D
 

Burning Dogma

New Member
Infelizmente, devido aos moldes do mundo actual, até uma marca como a Campagnolo vai perdendo a tradição de ter grupos para durar décadas e adere mais ao usar e deitar fora.

Um grupo dessa altura era para durar imensos anos e havia peças de substituição à venda, agora mal se conseguem encontrar essas peças e na maioria das vezes fica mais barato comprar o componente novo.
 

Arpeggio

New Member
Há pouco estive a ver o desviador traseiro que está montado na antiga bicicleta do meu pai, um Shimano Dura-Ace, muito antigo. Afinei-o, mas mesmo assim não tem muito a ver com o Campagnolo, este último é mais rijo, mais preciso, mais exacto e rápido, apesar de, assim de cabeça, comparando pesos, o Dura-Ace ser um pouco mais leve.
 

Bruno Malheiro

New Member
Iniciei o ciclismo com mudanças shimano,de facto que eram um grupo baixo na altura,mas o certo é que as mudanças estavam sempre a desafinar.
Já uso campagnolo a cerca de 3 anos,desde o mirage que andei 2 anos sem qualquer tipo de problemas a meu actual grupo centaur que é uma maravilha é limpar lubrificar e esquecer,o unico defeito que vejo é nas molas dos desviadores que podiam ser mais suaves.
 
Top