• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Caimbras o que fazer para evitar ?

Figueiredo

Active Member
O nome do tópico acho que diz tudo... gostava de saber se o resto do pessoal aqui do fórum de vez em quando também é assaltado pelo pesadelo das "Caimbras":mad:, e em caso afirmativo o que faz para minimizar o problema ?

Eu tento ter cuidado com a alimentação no dia anterior a uma volta, procuro alimentar-me e hidratar-me durante a mesma, mas sempre que o esforço vai um pouco mais além do que é habitual quer seja em distância ou intensidade num ou noutro periodo sinto caimbras...
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Toma ampôlas de magnésio
okk.gif

Podes tomar até 3 por dia, mas no papelinho que traz dentro da caixa diz como tomar
okk.gif
 

Figueiredo

Active Member
Obrigado pelo conselho, mas isso já eu faço (comer banana) :(, atenção que só aparecem mesmo quando o esforço vai para lá do que é normal por explo. a subida á Torre ou então uma volta ou outra a um ritmo + puxadote...

Na noite anterior procuro comer sempre massa, e ao pequeno almoço 2 torradas com mel, 1 banana, 1 copo de leite, 1 café, durante as voltas dependendo da distância barra de cereiais, cubos de marmelada e água, apenas bebo isostar quando sei que a volta vai ser maior...

Se alguém souber de alguma receita milagrosa, aceitam-se conselhos.

Obrigado
 

plx

New Member
Então não sei :p
Eu há uns tempos atrás tinha caimbras mas era de noite, ao domir, nunca tive a andar de bicicleta
 

Figueiredo

Active Member
Toma ampôlas de magnésio

Hummm obrigado pela dica já me tinham dito também, mas tenho uma "pancada" que sou completamente adverso a tudo o que seja medicamentos ou quimicos a não ser o extritamente necessário não tomo nada para teres uma ideia quando estou doente com febre não tomo mais nada para além de 1/2 Ben-u-ron (pelo menos não corro o risco de acusar alguma coisa...:)), existe alguma coisa + natural que me aconselhem ? mudar a alimentação, fazer alongamentos...
 

silvioferraz

New Member
Tudo o que disseste anteriormente e para te veres livre desse problema de vez, é juntar treinos com maior intensidade e kilometragem. No meu caso foi tiro e queda. O problema é que já não tenho disponibilidade (tempo), para me dedicar tanto a esse tipo de treinos e já sinto a diferença. Num ou noutro passeio mais puxadote, lá vêm as malditas...
Abraço
 

ALNM

Member
Manter uma boa flexibilidade, estar bem hidratado e, como disse o plx eu também me dou bem com bananas durante o exercicio. Mas não é quando se tem caimbras, é antes!
De qualquer forma, não é a alimentação ou os cuidaods que tens no dia anterior à volta que ajudam, é o que fazes diáriamente.
:cool:
 

Figueiredo

Active Member
Obrigado pelas dicas, mas acho que isto é mesmo talvez falta de treino na estrada, eu tenho todos esses cuidados diáriamente não fumo, não bebo, frequento ginásio procuro ter uma alimentação o mais saudável possível...

Um dos velhotes do meu grupo costuma andar com uns figos secos e de vez em quando mete um para dentro, ainda hei-de experimentar!
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Hummm obrigado pela dica já me tinham dito também, mas tenho uma "pancada" que sou completamente adverso a tudo o que seja medicamentos ou quimicos a não ser o extritamente necessário não tomo nada para teres uma ideia quando estou doente com febre não tomo mais nada para além de 1/2 Ben-u-ron (pelo menos não corro o risco de acusar alguma coisa...:)), existe alguma coisa + natural que me aconselhem ? mudar a alimentação, fazer alongamentos...

Se não queres tomar nada e esperas receitas milagrosas, há aqui qualquer coisa que me está a escapar
dfb73492vk.gif

E ampôlas de magnésio não é nada que não se possa tomar, já vi numa prova oficial de ciclismo profissional, um ciclista parado em cima da bike na conversa com um colega e puxa de uma ampôla cortou o bico com os dentes e vá de a chupar, até o colega disse para ele não fazer aquilo porque as pessoas podiam pensar que estaria a tomar "doping"
okk.gif

O magnésio faz bem a tudo o que é músculo, incluindo o coração que é o mais precioso e funciona também como calmante
velhote.gif

As bananas são ricas em potássio e altamente calóricas, os músculos precisam de calorias e magnésio, por isso para evitar câibras tomar uma ampôla antes do treino faz muito melhor do que as bananas
okk.gif
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Se não queres tomar nada e esperas receitas milagrosas

Eu sei que não existem receitas milagrosas nem tão pouco estou a dizer que as ampolas são doping, nada disso apenas não as quero tomar, tal como não tomo proteina, creatina, magnesona e afins, mas também não critico quem o faça cada um sabe de si... se calhar é mesmo a unica solução, mas tentar saber a opinião dos mais entendidos não custa nada! Obrigado pela dica.
 

duchene

Well-Known Member
Figueiredo: Naturalmente não precisas de alterar a tua filosofia, que alias partilho na totalidade. Tu próprio respondeste ao teu problema ao afirmares quer o problema se manifesta quando ultrapassas a balizagem que delimita a tua rotina. Se isso acontece com um jogador de futebol quando joga um prolongamento num jogo intenso, porque não haveria de acontecer com um amador? Perfeitamente normal!

Se manténs bons níveis de consumo de magnésio por via natural o que precisas mesmo é de ir esticando o treino para alem dos limites normais actuais. Vais empenar, vais sofrer com caimbras e vais dizer mal da tua vida. Mas daqui a uns meses expandiste o teu raio de acção e já não terás esse problema. O nosso corpo é uma máquina fantástica e tem uma capacidade de adaptação que substimamos. Há 2 anos tinha caimbras ao fim de 20km de BTT. Actualmente faço longas tiradas de Btt e ainda maiores em estrada sem qualquer ameaça de caimbras. E não foi preciso um único comprimido, ampola, farinha ou aditivo mágico. O que é preciso já todos nós temos dentro de nós!

Fico perplexo com a leviandade que cada vez mais se recomenda ou solicita os tais extras quando não se procura ir buscar a virtude a nós mesmos, especialmente ao nível amador a que estamos a falar.

Por isso, sai para a estrada e ultrapassa os teus limites actuais, em busca de outros mais além. Com ou sem cãimbras...
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
As proteínas podes tomá-las comendo aveia que deve ser dos cereais mais ricos em proteínas e podes misturar a aveia com o leite do pequeno almoço.
A creatina ataca o fígado.
A magnesona são as ampôlas que te falei.
smokingpimp.gif
 

fogueteiro

Active Member
Figueiredo,

eu partilho a tua opinião em relação aos "quimicos", e procuro os naturais, do qual sou um acérrimo defensor. A questão está no antes. Estes medicamentos são preventivos e não curativos, como sabes, daí termos que cultivar hábitos saudáveis.

Pessoalmente nunca tive uma caimbra, nem sei como são, mas pelos vistos são bem dolorosas. Certa vez numa volta à França um dos ciclistas teve uma, e o comentador teve a seguinte expressão: Este não se hidratou bem.

Eu fiquei a pensar nisso, documentei-me e cheguei à mesma conclusão: Esse mal é sobretudo ocasionado pela má hidratação. Como andamos de bicicleta o vento seca o suor e nem nos apercebemos da quantidade enorme de liquidos que deitamos fora. Se soubessemos teríamos outra atitude neste aspecto.

De qualquer maneira, ontem em casa, fui consultar os meus livros sobre o assunto e passo a transcrever o que lá vem:
" São contracções involuntárias, dolorosas e que acontecem sobretudo à noite na cama.
Causas:
- Má hidratação
- Grande perda de minerais (transpiração)
- Exercício intenso
Soluções:
- àgua
- Magnésio (Sementes de abóbora, girassol, e sésamo. Frutos secos oleaginosas e leguminosas, já que evitas os "quimicos")
- Potássio (Frutas e hortaliças - Bananas - Já foi dito)
- Vitaminas B2 e B6 (Germen de trigo e levedura de cerveja)
- Bebidas isotónicas

Fonte: Dr. Pamplona Roger em "A saúde pelos alimentos" Volume 2 pág. 318 da Publicadora Servir

UFFFA, espero que ao menos ajude alguém:D:D:D

Boas pedaladas sem caimbras
 

Figueiredo

Active Member
Grande ajuda fogueteiro!!! Vou tentar incluir na minha alimentação alguns dos elementos que mencionas-te e apesar de achar que me hidrato convenientemente vou fazer um esforço para beber mais água durante as voltas...

Abraço
 

freitas

Member
Eu pensava que aveia era uma fonte de hidratos de carbono e não de protaínas...
Uma boa alimentação e boa hidratação ajuda bastante a combater as caimbras, os cereais são muito importantes pois a maioria são ricos em magnesio.
 

Morg

Well-Known Member
Antigamente tinha cãibras quando fazia voltas para as quais não estava preparado. Tentei o magnésio mas acho que o problema estava na falta de treino.
Mesmo sem andar durante a semana e a sentir-me cansado saía para fazer 100km com pessoal que treinava diariamente, é claro que no final as pernas já não tinham nada para dar porque a maior parte do tempo andava acima do limiar anaeróbico. Agora quando estou nessa situação peço para reduzirem ou então prefiro andar sozinho ao meu ritmo.

Para fazer 3/4 horas ao domingo não é preciso fazer treinos de igual tempo durante a semana mas sim mais elaborados.
Para mim a solução é treinar mais e melhor.
 

Figueiredo

Active Member
Obrigado Morg

Acho que é um bocado isso que se passará comigo se andar sozinho posso fazer 60 70 ou 80Km... que não tenho caimbras, mas se for dar uma volta em grupo e o andamento for superior ao que estou habituado sei que quase de certeza vou pagar a factura no final por os tentar acompanhar...
 
Last edited:

fmm

Member
Tenho acompanhado este tópico com algum interesse até porque por vezes também sofro de cãibras.
Eis algumas coisas que já me aconteceram em resumo :
Quando dei a 1ª volta mais a sério foi tiro e queda. Como vinha do btt e a relação de mudanças era bem diferente, acho que ao fim de 40 kms apareceram as desgraçadas. :p
Com o passar do tempo ja fiz voltas de quase 150 kms e nem sinais delas.
Já me aconteceu andar com malta mais rápida e por voltas dos 80 a 90 kms pumba elas novamente.
Portanto chego à conclusão que fazendo o mesmo tipo de alimentação e hidratação, no meu caso elas aparecem por excesso de esforço. Como tal é este o ponto a rever, controlar andamentos e ir aumentando de ritmo aos poucos.:D
Espero ter ajudado.

Abraço

Filipe
 
Top