• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BTT versus Estrada

fjsilva

Active Member
Boas,

O que eu gostaria que dissessem neste tópico é se fazem só estrada, se também fazem btt, quais as diferenças e qual gostam mais.

Se há 10 anos, quando comecei a fazer com regularidade BTT, me dissessem que um dia iria fazer estrada, diria que seria impossível, apesar de desde sempre ser um fã das grandes voltas em ciclismo.
De há dois anos para cá, começou a surgir a vontade de experimentar o ciclismo, uma vontade que se concretizou este ano, por diversas razões.

Ainda faço BTT, mas muito mais esporadicamente. Considero que o BTT dá-nos o contacto com a natureza e o gosto pelo radical, e exige mais técnica; enquanto a estrada dá-nos a velocidade com os KM a passar rapidamente, a simplicidade(depois de uma saída a bike está pronta para outra...), exige-nos mais a nível físico com andamentos mais pesados principalmente a nível da subidas...
 

sneijder

New Member
Ola amigo fjsilva... Eu também comecei no btt e ainda o faço, no entanto, era daqueles que dizia que estrada não era para mim pois não tinha "pachorra" para devorar kms sem a adrenalina e as paisagens brutais que o btt nos proporciona.
Entretanto, adquiri um "charuto" de estrada em 2ª mão para complementar com o btt e não é que fiquei viciado? Vou agora evoluir para uma de carbono de gama baixa e com isto tudo o btt está a ficar para 2º plano. Posso dizer que, neste momento, sinto mais prazer a andar na estrada mas a qualquer altura isso pode mudar. É tão bom ter o melhor dos dois mundos!!! :D
Enfim, o que gosto mesmo é de pedalar com os amigos, esquecer os problemas da vida e as dores de cabeça do trabalho. Seja na estrada ou no monte, o mais importante é levantar o rabo do sofá e pedalar, pedalar, pedalar...
Cumprimentos.
 

klaser

Well-Known Member
Isso de ter bikes de BTT e de estrada é como ter duas mulheres...farta-se de uma vai-se para outra...o importante é gostar da fruta...
 

Armando

New Member
Eu comecei na estrada com o "bichinho" das corridas, a velocidade, o andar no meio de um pelotão, os ataques e os treinos de longa duração, quilómetros e quilómetros. Depois veio o BTT como forma de pré-época para o ciclismo, com uma bike emprestada pelo meu "Mano". Após a insistência do meu "Mano", resolvi participar em algumas maratonas de btt e isso veio despertar em mim uma nova realidade. Paisagens deslumbrantes, desafios de grande técnica, uma camaradagem diferente e uma entreajuda entre todos os participantes. Mas o trabalho que o btt dá, limpeza, despesas de material, bastantes arranhões no cromado e equipamentos desfeitos, têm feito com que me dedique mais à estrada, tentando colocar em pratica no meu grupo, todo espírito de camaradagem/solidariedade adquirido no btt.
 

fonsecarlos

New Member
Os custos de fazer BTT são bastante superiores aos da estrada.
Para se estar em forma de verdade só com uma estradista.

Quando faço umas voltas por caminhos fico gratificado pelas paisagens, pela descoberta.Mas chateia-me o trabalho posterior de limpeza.

Manter as duas é possivel, depende de quais são as tendências do momento.
Para já só de pasteleira, porque até fico envergonhado comigo mesmo quando dou uma volta na estradista tal é a falta de forma.
 

markituh

New Member
Eu também tenho uma de btt mas para completar os treinos adquiri uma de estrada, bem verdade seja dita, desde que comprei a fininha a outra ficou encostada em casa.

Mas mesmo estando encostada, é a vertente do ciclismo que vou dar prioridade por isso assim que vier +- o bom tempo e alguns trilhos estejam desimpedidos irei pelo menos 1x por semana pegar na de btt
 

iMiguel

Active Member
Eu sou ao contrario, faço BTT, mas estou com vontade de comprar uma bike de estrada.

A minha opinião é igual à tua, no BTT temos a liberdade de andar no mato, sentir os cheiros, estamos em contacto com a natureza. Em estrada, a envolvência com o que está ao nosso redor se calhar não é tão evidente como no BTT, os km's acumulam-se muito mais rapidamente e requer, talvez, um nivel fisico mais elevado com os andamentos mais pesados.

Atenção isto é a minha opinião de quem está fora do mundo das bikes de roda fina :)
 

pcpm

Member
Atualmente faço ao sábado BTT, mas como sabe a pouco :) , ao domingo não dispenso a minha voltinha de estrada!!!! Em termos de preferência traduzida em percentagem diria estrada 80% e BTT 20% .
 

Sarrafo

New Member
Como muitos, comecei no BTT e continua a ser a vertente de eleição até ao momento,apesar.....
Comprei uma bike de estrada gama baixa depois de alguns colegas terem comprado. Á uns anos atrás dizia que não,não fazia o meu estilo (apesar de gostar ver as voltas), mas hoje em dia começo a ficar rendido....
Se,como todos disseram, o BTT tem uma vertente mais de contacto com a natureza e obtenção de desafios diferentes(com a parte chata das limpezas posteriores), o Ciclismo veio preencher o vazio da velocidade e "papa-kilometros" que sentia falta (pois vinha das motos TT) e dá mais preparação física para depois as Maratonas de BTT.No entanto, na estrada ainda me faz muita confusão a falta de respeito por quem nela circula,apesar de circular maioritariamente em estradas "com pouco movimento".
Assim hoje em dia, acabo por estar a utilizar mais a bike de ciclismo do que a de BTT (por pensar um pouco na preparação física e nos € gastos no desgaste), ficando a de BTT para as voltas de Domingo com o pessoal (maior nº que de cicismo).


Ah,quanto á questão da camaradagem, confesso que no BTT nota-se uma maior preocupação em ajudar o próximo em caso de avaria ou simplesmente cumprimentar quem pratica o mesmo desporto que nós(noto isso quando ando em Leiria), mas no entanto existe excelentes grupos para se andar, como é o caso do Amigo Armando que já me "acolheu" várias vezes nas suas voltas.
 

biza

Member
Boas pessoal, eu dantes só fazia BTT, e dizia que a bike de Btt fazia as duas coisas...era só meter umas rodas finas ir para a estrada e toca a andar...mas quando exprementei uma bike de estrada fiquei vidrado e agora não troco a estrada pelo BTT... por razões muito simples, paisagens lindas tb se vê na estrada(embora que no Btt se veja muito mais), manutenção nem se fala,é muito mais barata, a bike de estrada anda sempre limpinha(a não ser quando a estrada está molhada) e em questões de tempo acho que o BTT requer mais tempo,enquanto a de estrada basta uma horita(por vezes é o tempo que tenho)e já está...mas continuo a dizer que gosto do BTT, mas adoro a estrada...

P.S- andar em pelotão com 30 a 100 ciclistas é fantastico...
 

Wawando

Well-Known Member
Eu faço BTT que estou a complementar com a estrada por uma questão de treino. Gosto muito de andar na estrada, de andar a abrir a descer ou a subir. Adorei a experiência de andar em pelotão que tive no Troia-Sagres que para o ano será feito em bicicleta de estrada que para compensar a "batota" do equipamento será um Lisboa-Sagres.
Do ponto de vista físico, acho que são dois desportos diferentes, complementares.
Quem só faz btt chega à estrada e não aguenta o ritmo e vice-versa a não ser que seja "btt de planície" ou em trajectos de estradões.
Em relação à manutenção e desgaste, btt é mais exigente, o desgaste é incomparávelmente maior.
Espero manter as duas actividades, e, principalmente, sempre a curtir com boa camaradagem!
 

jofari

New Member
Pois eu só "faço" estrada, pelo principal motivo que já aqui foi apontado, dos custos e manutenção do BTT.
Considero no entanto que a adrenalina do BTT espectacular, pois as paisagens e cuidados técnicos, deve ser algo de deslumbrante.
Não as considero "concorrentes" apenas complementos, principalmente para quem ande em competição.
O espírito de camaradagem que é encontrado na "estrada" é fruto na minha opinião, das diferenças de andamento, que provoca que uns fiquem para trás e que os outros não esperem, mas conforme já opinei aqui no forum, é algo que detesto é deixar alguém para trás, da mesma forma que detesto que se "esqueçam" de mim.
Todos temos direito a um dia mau!
Temos o dever seja na estrada ou no BTT de ajudar quem agora chegou ao "pedal", e a melhor forma de conquistar novos praticantes (BTT ou estrada) é ajudando a superar as dificuldades do percurso.
O mias importante... pedalar e sair do sofá!
 

FilipeNasa

Active Member
Boas...
Como muitos colegas aqui já referiram, eu também era dos que que dizia: "Estrada? Nunca!". Aliás, eu abominava a estética da bicicleta de estrada.
Com o passar do tempo, influenciado pelas transmissões televisivas, fui aprendendo a gostar da modalidade de estrada. Isso, aliado ao facto de eu ser limitado tecnicamente naquilo que o BTT tem de melhor (as descidas) e de ter aptência por cadências elevadas, fez-me começar a pensar em adquirir uma "fininha"...que chegou no passado Sábado :)
Ainda só fiz um test drive muito ligeiro, mas confirmou todas as minhas expectativas. Para já sou um leigo (como diz no avatar, nem sei o que é uma bicicleta), mas tenho a certeza que vou gostar cada vez mais!
No entanto, a de BTT fica também na garagem. Uma coisa não substitui a outra, certamente. Posso não a usar tão cedo, mas está disponível, para os dias em que me apeteça lama.
Cumps.
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu faço BTT e estrada..
BTT como pré temporada complementando com maratonas.. e ciclismo o ano todo.
O BTT é muito exigente, tanto físico como tecnicamente falando, dá uma excelente base no inverno porque permite andar com o tempo mais frio, com chuva, vento.. mas em contrapartida é muito dispendioso (material) e tecnicamente exige muito.
Não fiquei adepto do BTT, mas a verdade é que neste momento consigo praticar 3 modalidades diferentes (atletismo,BTT e ciclismo) permitindo me andar moderadamente em forma para os objetivos que traço todos os anos.
 

Skyforger

Active Member
Permitam-me desenterrar este tópico, mas ainda há dias falava com um colega meu sobre esta questão e ambos concordámos numa questão: ao contrário do que um dos grandes argumentos do BTT defente, o sentido épico das voltas e o sentimento de conquista está muito mais presente na estrada do que na versão fora dela. Pelo menos esta é a nossa percepção e acreditamos que, quem já experimentou ou pratica as duas vertentes, poderá sentir o mesmo. Falando no meu caso, as memórias que guardo mais intensamente daqueles momentos de superação e de conquista estão todos relacionados com a estrada, embora já tenha feito coisas engraçadas em BTT. Ok, o BTT permite-nos chegar a locais onde não chegamos com uma bicicleta de estrada, permite-nos um maior envolvimento na natureza, no meio que nos rodeia bla bla bla, bla bla bla.... e na teoria isso é tudo muito bonito. Mas na prática, e falando da minha experiência pessoal, o que retiro a maior parte das vezes do BTT é uma grande frustração de andar perdido e a desmontar constantemente no meio de nenhures, de chegar ao fim com a sensação de que estive mais atento ao chão para não cair do que à paisagem que me rodeava e com a certeza de que tenho pelo menos uma hora de trabalho para limpar a bicicleta e, com alguma probabilidade, componentes para reparar ou trocar! Na estrada sinto que consigo absorver muito melhor o que me rodeia, que consigo saborear muito melhor uma subida, uma serra, a conquista de um objectivo e, no final, sei que é passar um pano na bicicleta, arrumar e aproveitar as outras coisas boas da vida enquanto o próximo desafio não chega. E ainda vou mais longe, sinto que o contacto com a natureza, a comunhão com o meio envolvente e o chegar a locais inóspitos está igualmente presente na estrada e de uma forma tão ou mais reforçada que no BTT, ou, pelo menos, de uma forma diferente. E para isso é fácil...saiam das estradas nacionais, explorem a infinidade de opções que o território coloca à nossa disposição e, parafraseando o nosso amigo André "duchene", esforcem-se por descobrir "estradas desertas e fascinantes", vão ver que irão surpreender-se...

Bem, fica o devaneio do momento...:)
 

petrix

Well-Known Member
Grande comentário, concordo 100%. Eu tb deixei o BTT para fazer estrada.
Agora fazer BTT, só mesmo em alturas especiais, com os amigos e de preferência sem lama.
 

jpacheco

Well-Known Member
gostei do comentário skyforger... da-nos uma ideia bem clara de quem já praticou as duas / ou pratica e sabe do que fala. Para quem estiver indeciso entre estrada e BTT serão bons argumentos a ter em conta. Neste caso partilho da tua opinião. e gostei da imagem que retratas-te das duas vertente.
 

grouk

Active Member
Entao agora eu

Eu não tenho nenhuma visão poética sobre andar de bike, para mim andar de bike é apenas mais rápido mais longe e a melhor paisagem que uma volta me pode dar são pingas de suor a cair no quadro. Claro que gosto de ver montes e vales mas não sou de parar para fotografar, estraga me a media:cool:
Não há ninguém neste fórum que goste mais de andar de bike do que eu, o mesmo talvez mais não e com isto não quero dizer que sou um champion das bikes, esforço me é diariamente com treinos duros noite dentro a chuva e ao frio para melhorar, ou seja a melhor sensação que uma bike me pode dar é aquela fantástica sensação de cansaço e de que demos o máximo.
sei que isto não tem muito a ver com o que esta a ser debatido no tópico mas é algo que me anda entalado ha uns tempos porque tenho reparado que tanto neste fórum como por outros sítios esta se a criar uma corrente em que andar de bicicleta significa belas paisagens e fotos romantismo e tal e tal, poderá ser um , mas e apenas mais um e não o único. agora voltando ao tópico nao faço btt de bike, faço muito poucas vezes mas de mota e como ja foi dito ai atras quando chego a casa tenho sempre a sensação que passei mais tempo a desatascar a mota ou a virar para trás porque não da para passar ou a passar devagar porque o trilho é mau, ou seja odeio mato, mas numa coisa tenho que concordar com a maioria dos bttistas que não tem a tal visão poetica sobre as bikes e apenas andam para suar.
escrevi isto porque é o que sinto e sei que ha mais pessoal a pensar o mesmo
 

elpibe

New Member
Boas,
O BTT, é mais, a meu ver, para quem gosta mais de adrenalina. As maiores descargas de adrenalina que já senti foi em cima da minha "outra". Se sinto saudades, não. Tudo tem o seu tempo e o seu lugar. Adoro andar de bicicleta, seja de estrada ou no mato, o que interessa é rolar. Actualmente só rolo de casa para o trabalho e vice-versa e algumas vezes ao fim de semana, umas estiradas maiores. É o que a vida deixa.
Cump a todos.
 
Boa Sky otima ideia desenterrar este topic assim vou meditar e filosofar neste assunto:)).....
Se há um desporto que é individualista é o ciclismo!!!...e isso é evidenciado nas respostas a este topic..mas é justo e cada um de nós viva a propria bike/bikes a sua manera!!..ainda bem que esta liberdade ainda é nossa....
Eu são dos tempos antigos Sky, ahimé, e nem lembro quando começai a pedalar mas sei que foi na estrada simplemente porqué as btt ainda não tinham chegado, foi com uma bianchi de estrada cumprada usada e a primeira vitima foi a subida de uma montanha atras da minha casa ( tive a sorte de viver perto a altas montanhas e mar..todo perto com estradas incriveis).
Depois foi a Moser mas bem sedo percebí que ir nas estradas italianas não é como ir naquelas portuguesas ( passai o mes de Novembre a pedalar na Italia..uma loucura nem lembravo que era assim)..o risco é muito alto naquelas bandas devido ao transito e neste aspecto o ciclismo de estrada tem o major aspecto negativo, ví muita gente morrer nas minhas voltas...destrui uma bike contra um carro, cai varias vezes a causa do gelo ( ainda me lembro a dor uiiii) , sempre gostei subir montanhas mas no inverno havia sempre o lenço invisivel a espera de me;-).....finalmente no '86 cumprai a primeira btt e descubrí a outra cara do ciclismo..abriu-se um oceano de possibilitades!!. A partir deste ano sempre tive as duas bikes na garajem...difficil e se calhar um bocado presuntuoso definir assiomas oggettivos nas duas vertentes simplemente porqué cada um de nós interpreta a btt e a estrada em forma diferente...importante e tirar o melhor das duas e sobretudo curtir nos momentos de libertade que temos. Pela minhas esperiencias devo dizer contrariamente ao SKy que as melhores memorias pertencem a btt e isso realmente nunca irei esquecer....dias passados em trilhos alpinos onde a beleza da paisajem se mistura a grande fatiga e suor mas tambem a alegria de chegar a um determinado objetivo......sim a btt é fatiga, muita fatiga se falamos de btt a serio pessoal. Eu lembro que quando voltavo a ir na estrada parecia voar com a fininha!!!. Contrariamente quando voltavo a btt era um trauma:). O btt é completo...é o ciclismo onde tambem a mente e o corpo estão integrados, é imensa liberdade de percorrer qualquer estrada...no limit no verdadeiro sentido da palavra.
Com a fininha devo sempre olhar para atras a ver se há qualquer atrasado mental com o telmvl a conduzir....estou limitado no percursos...devo ter cuidado com buracos, lama..:))...certo posu correr veloz!! Isso sim e por isso que gostavo ir na estrada, só para fazer velocidade e comer kms em breve tempo a moda do Pantani:))...nos primeiros tempos as minha voltas eram treino é verdade, depois com os anos ficaron a ser "voltas".....grande diferencia que merecia especular um bocado.
A btt é otima para potenciar a muscolatura, para treinar fora da propria frequencia cardiaca ao max, abituar o corpo a violentas mutações de andamento...suar a subir, arreferecer rapidamente a descer em brevissimo tempo, isso na estrada não acontece...mas depois há uma parte que só na btt pode ser desenvolvida...a tecnica!! A btt é potencia mas sobretudo tecnica a subir em trials estreitos e insidiosos....descer em trilhos difficeis...manter o equilibrio em pontos difficeis...e isso ganha-se com os anos, não é com duas saidas que vamos a ser bom em senso completo na btt. Na estrada é só pedalar e já está:).....mas a fininha é otima para fazer endurance (Fondo ) e demagrecer e abituar o corpo a percursos de varias horas.... as duas vertentes são mesmo complementares. A btt ama-se ou odeia-se é verdade porqué precisa uma forma fisica bem major e skill....não podemos decidir de não suar com a btt..na fininha há dias que vamos a gasolio descansados e dia que podemos acelerar...na btt ou subimos ou ficamos parados!!:).
A proposito de estradas fascinantes, SKy, eu já tenho feito quase todas a estradas aquí nestas bandas e digo-te que nem os tugas locais fizeron estes percursos:)) ( andam todos na N109..eheh )..mas o problema e que com a fininha ficai a esgotar todas as possibilitades bem sedo!!!:))...ainda bem que tive a btt para inventar alguns percursos "esoticos":))....no ultimo ano pedalai (as vezes treinos..as vezes voltas descansadas sem stress dependendo do momento ) muito em estrada com a btt ( pneus slick de 1.5") e isso para confirmar que este é um meio de trasporte-treino/voltas "total"...não há comparação com a fininha estremamente mais confinada nos seus limites ditados simplemente da sua construção....simple as that!!. Com a btt pode fazer voltas bem grandes na estrada mas não pode fazer o contrario:)....gostu as duas mas a btt é o meu berço a minha favorecida....proximas bikes?? As duas como sempre;-)..espero de voltar em breve a pedalar ahimé estou farto de correr!!.

boas pedaladas que seja de pesada o de fininha.

Fabry
 
Top