• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

bike de estrada com travao de disco

Bruso

Well-Known Member
Obrigado pelo esclarecimento. Já percebi e faz todo o sentido.

Tens aí nesse artigo muitas opções. As shimano de aluminio (RX31 ) seriam a melhor escolha €€
 

pratoni

Well-Known Member
Os travões de disco em bicicletas de estrada vão ser o argumento derradeiro para a adopção de aros clincher em carbono...

Todos os defeitos que este tipo de aros possui prende-se com a travagem e seus efeitos. Dado que a travagem passa para longe do aro, estes não sofrerão tanto e podem reduzir o peso.

Ou seja o peso extra passa para uma zona mais perto do cubo, afectando menos o peso rotativo do conjunto...
 

valerajo

Member
josepemota

Eu tirei 1,2 Kg a minha bicicleta que tambem é um misto de touring trocando as rodas, discos e chavetas.
20130707_155006.jpg


http://www.forumciclismo.net/showthread.php?8089-A-Minha-Olympia-ficou-mais-fininha-%28Hibrida%29

Eu tenho umas rodas ZTR Crest para roda 29 com pneus 700 X 23 C.
No site as 2 rodas pesam 1700 g (sem disco, chavetas , pneus e cassete).

Jorge
 

valerajo

Member
As rodas são tubelss mas só as uso como tubeless com pneus 29'' para BTT.

http://www.notubes.com/ZTR-Crest-29er-Stock-Wheelset-P452.aspx

Quanto aos Michelin Lithion eles entrão mais ou menos bem....

A 1ª vez para trocar um pneu foi um martirio, mas depois foi se ganhando pratica. Antes de tirar o pneu tenho que o descolar da tira do tubless e assim ele fica todo no meio do aro onde o diametro é menor e é mais facil tirar ou colocar o pneu.
 

edununo

Well-Known Member
valerajo isso sao umas rodas 29 de btt com pneus 700 23 de estrada ou seja roda 28?! entra bem o pneu?

As rodas 28 de estrada e as 29 de BTT partilham o mesmo diâmetro de aro. Ambas 700. A diferença principal é a largura do aro. As de BTT são mais largas para puderem usar pneus mais largos.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

então, a malta que deixou as bikes com travões tradicionais, para travões de disco, o que nos tem a dizer (curiosidade). ;)
 

lgass

Well-Known Member
Boas,

então, a malta que deixou as bikes com travões tradicionais, para travões de disco, o que nos tem a dizer (curiosidade). ;)

alguém vai procurar bike nova... vou ficar atento às respostas porque agora até já as tarmac podem ter disco
 

MigC77

Well-Known Member
Boas,

então, a malta que deixou as bikes com travões tradicionais, para travões de disco, o que nos tem a dizer (curiosidade). ;)

Tenho uma bike de CX/Gravel com travões de disco hidráulicos e uma de "Endurance" com travões de discos mecânicos. Especificamente o que é que pretendes saber?
 

Medroso#78

Active Member
Não, da minha parte não! :p
Comprei a primeira "fininha" há precisamente um ano atrás (tem ultegra tradicionais). Não quis com travão de disco, por inúmeros motivos (não vi vantagens).

Questionei, só para saber a opinião de quem tinha tradicionais, e passou para bike com travões de disco (vantagens/desvantagens que encontrou).

Uma vantagem, que vejo hoje, é, por exemplo, para quem quer usar rodas de carbono. Pode pedalar com estas sem qualquer problema, no que diz respeito às pistas de travagem, ser tubulares ou clincher, incluindo pedaladas em dias de chuva (nesta última, a mim não faz diferença, pois com chuva não pedalo). ;)

Abraços
 

MigC77

Well-Known Member
Não, da minha parte não! :p
Comprei a primeira "fininha" há precisamente um ano atrás (tem ultegra tradicionais). Não quis com travão de disco, por inúmeros motivos (não vi vantagens).

Questionei, só para saber a opinião de quem tinha tradicionais, e passou para bike com travões de disco (vantagens/desvantagens que encontrou).

Uma vantagem, que vejo hoje, é, por exemplo, para quem quer usar rodas de carbono. Pode pedalar com estas sem qualquer problema, no que diz respeito às pistas de travagem, ser tubulares ou clincher, incluindo pedaladas em dias de chuva (nesta última, a mim não faz diferença, pois com chuva não pedalo). ;)

Abraços

Deixando de lado as considerações dos travões de discos nas bikes de Gravel/CX, vou expor a minha visão acerca dos discos nas bicicletas de estrada “mais tradicionais” de forma muito resumida e simplista.

Vantagens: Consistência na travagem independentemente das condições.

Desvantagens: Rodas tipicamente mais pesadas. Se bem que neste caso o peso está mais no centro da roda devido a necessidade de ter hubs com maior rigidez e aos discos. No entanto fico com a impressão que os aros das rodas são mais leves uma vez que não precisam de ter a pista de travagem. Outra desvantagem é a questão de não haver padrões bem estabelecidos em termos das fixações dos discos (Centerlock e 6 bolts), assim como dos apertos.

Se me arrependo de ter comprado uma bike de endurance com travões de disco? Não.

Se recomendo (tendo em conta que para o mesmo modelo o versão de disco tipicamente é mais cara) para uma pessoa que tenha apenas 1 bike? Depende do uso que pretende dar à bicicleta… Se o comprador quiser aventurar-se com alguma frequência por caminhos fora de estrada e/ou for alguém que saia de casa para andar independentemente das condições climatéricas (neve, granizo, chuva,…), eu diria que vale a pena comprar uma bicicleta de travões de disco.

Apesar de ter uma gravel bike, faço da Synapse “gato sapato” tendo em conta os pisos por onde ela anda com alguma frequência… De certeza que se alguns vissem ficavam de cabelos em pé ;)

Abraço
 
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