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bike de estrada com travao de disco

ivan

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numa duvida que tinha (porque as bikes de cicloX näo utilizam disco) encontrei esta maravilha da tecnologia asiatica. näo esta dentro das normas da velhinha UCI (mas para nos comum utilizador nem aquece nem arrefece), se ninguem se propose-se a inovacao ainda andava-mos hoje com quadros de aco de 3V.
http://www.volagi.com/bikes
alem disto encontrei um enorme numero de fanaticos que construiram verdadeiros exemplares unicos de bikes de estrada com travöes de disco, que muitos tem um jogo de rodas cicloX para quando querem ir para os trilhos.
http://forums.roadbikereview.com/showthread.php?t=240856
talves um dia mais tarde a UCI venha a permitir a utilizacäo de travöes de disco em cicloX e estrada e aparecam componentes muito mais interessantes mas ate la contentemo-nos com a auto-motivacäo e imaginacäo de quem quer inovar e ser diferente
 

tranquilo

Active Member
Li algures que a UCI já autorizou o uso de travões de disco para Ciclocross para a época que vem. Daí a autorizarem para a competição de estrada é um saltinho com certeza.

Abraço
 

felizardo

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ugh... horrível. E não me estou a ver a habitual à ideia nas próximas décadas.
Além de preferir mil vezes o aspecto limpo de uma de estrada "normal" parece-me que as travagens mais bruscas, especialmente as que bloqueiem a roda, não devem dar saúde nenhuma ao garfo, que é já por si só um componente sensível.
 

ivan

New Member
pode ser que depois aparecam hidraulicos para estrada com os discos em carbono, pode ser que assim se acabem os aros mais pesados por causa do reforco da area de travagem. ontem cometi a linda ideia de sair com -3 e neve nas bermas, subi um alto cerca de +300 mts do que vivo, parei a bike na berma para titar fotos ehh quando foi descer que susto tinha gelo nas pistas de travagem os travoes nao reagiram ate aquecer o aro, penso que com discos nao teria este susto.
nao sabia que ja tinham autorizado para o ciclocross pode ser que comecem aparecer prototipos na competicao e a UCI mude as leis a respeito.
ja alguem tentou parar a bike num feio dia de chuva, tenho colegas que ja foram contra o mato das bermas por causa disso.
 

rafael

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estou mesmo a imaginar uma pessoa a rolar a 40/50 km/h fazer um travagem brusca (travão ao máximo) e darmos uma cambalhota para a frente devido à força do travão loool :p e depois disso é adeus ao pneu :p :p
 

Scorpio

Banned
Bem... que assunto maravilhoso! :D

Apenas vos tenho a dizer o seguinte:

1º - nenhuma forqueta de "estrada" suporta a torção/flexão existente numa travagem de disco, pois o ponto de esforço é na extremidade enquanto a actual ferradura efectua o esforço de travagem num ponto muito mais rígido, vulgo testa do quadro

2º - com disco deixa de ser possível modular a travagem e assim sendo veríamos em descidas com chuva imensas quedas por bloqueios de roda inesperados

3º - experimentem fazer uma descida em estrada com mais de 6% de pendente media e com mais de 1.5/2kms e digam-me onde se agarram quando as pastilhas literalmente ficarem liquidas com o aquecimento

Resumindo, não me parece... :D
 

J.P.

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A solução talvez seja não travares a fundo qd fores a 40/50 km/h...até chega a ser preocupante é pensares nisso. Às tantas não devias andar de Bike com discos...ou sem eles...

Tenho quase 50 anos e já vi muito disto (leia-se resistência injustificada à mudança) noutras áreas, querem exemplos ? turbos...bombas de injecção...intercoolers...vidros eléctricos...sensores de parqueamento...electrónica em geral...isto só no ramo automóvel, porque noutros ramos estava aqui um dia a teclar, tudo coisas que na altura revolucionaram várias áreas mas que tiveram grande contestação e desconfiança por parte da malta mais conservadora. Se repararem são tudo coisas que hoje não dão problemas e que nem mesmo os cépticos de serviço dispensão ou desconfiam.
Para a maioria de vocês teclar num computador é algo natural. O 1º computador em que mexi era um ZX Spectrum que trabalhava com um leitor de cassetes para armazenar dados (claro que vocês devem estar a pensar "este gajo passa-se um ZX quê ?!"). Ah é verdade já andava na tropa nessa altura.

Voltando ao tópico:
Já conhecia
É muito à frente...
Vai ser o futuro, não tenho dúvidas.
Vai ser bom por 2 motivos:
1º grande avanço tecnológico com todas as mais valias que daí ocorrem
2º Vai ser uma alegria para "os velhos do Restelo" que vão ter uma boa oportunidade de falar, reclamar e deitar abaixo.

Boas pedaladas (aos novos e aos velhinhos;))
 
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Scorpio

Banned
Bem, se no BTT fico sem travões com discos de 180mm em descidas "curtas" penso no que será descer a Serra da Estrela com discos de 100 e 120mm... mas isto sou eu a pensar alto. :D
 
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ivan

New Member
nao sou nenhum especialista, mas li em varios artigos que os corredores fujiam das primeiras forquetas de carbono como o diabo foje da cruz e no entanto hoje em dia temos bikes totalmente em carbono com n de componentes em carbono. outra a quem fuja dos pedaleiros compactos mas eles cada vez estao mais entranhados no mercado.
ninguem fala em colocar travoes de disco num quadro estrada standard, mas sim em algo preparado de origem uma pergunta a quem usa disco em mbt??? por acaso aquilo so tem 2 posicöes tudo ou nada ou da para dosear como os de pastilhas, é que a minha scooter tem discos e posso dosear
esta aqui um prototipo da 3T para disco reforcado para o efeito
http://www.bikerumor.com/2011/01/25...uteus-full-carbon-disc-brake-cyclocross-fork/
 

ivan

New Member
se assim correr para mim vai ser uma maravilha, poder colocar pneu 32/700 C rebitados para poder treinar na neve lol
 

cokenim

Active Member
Numa btt dá para dosear e bem!Mas trata-se de discos de 160mm frente e 140mm atrás no mínimo.
Porque eu na minha tenho 203mm frente e 180mm atrás.
No ciclocross acredito que vingue,agora em estrada não estou a ver uma bike com ABS.Porque só assim evitariam acidentes graves.
Não tenho nenhuma topo de gama e não sinto necessidade destes exageros mesmo fazendo boas descidas.
Para nem falar do peso de um brinquedo destes e no problema do sobreaquecimento dos travões.
 

biza

Member
Mas com os travões de disco qual é a mais valia que temos em relação aos v-breaks normais?
Com os travões de disco não temos mais peso na bike?
 

Burning Dogma

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Não se esqueçam que uns travões de disco para estrada teriam que te certas diferenças de uns de BTT, nomeadamente na composição das pastilhas porque o tipo de travagens são diferentes. Ainda assim, não acredito que seja daquelas mudanças mesmo necessárias visto que os travões actuais são muito mas muito bons a todos os níveis. Mas já sabem como são as marcas, tentam sempre coisas novas para ir sobrevivendo.
 

motard

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Então e as rodinhas de 18 ou 20 raio na frente com enrraiação a direito que bonitas que ficam, não estou a velas com discos, e uma quantidade imensa de raios cruzados, sim têm que ser cruzados porque se for a direito quando se trava (com disco) a roda simplesmente se desintegra Hi Hi Hi !!!!
 

ivan

New Member
isso das rodas tambem eu ja tinha lido em algum lado.
parece que no cicloX sempre vai ser possivel a utilizacäo, o conceito da bike chinoca esta interessante e temos que nos lembrar que novos componentes surgem de tipos assim que nao se contentam com o que existe.
inicialmente travava-se sobre o pneu, mais tarde alguem mudou para o aro, ja tivemos n de modelos de travöes para a estrada cada um a tentar inovar.
no btt utiliza-se disco tambem V-Brake é certo, as forquetas aguentam as rodas aguentam, a travar no aro rompe o aro ja vi uma roda aberta näo é nada bonito.
näo sei o que o futuro reserva mas ter uma bike em casa que me permita fazer bem estrada e no fim de semana seguinte colocar umas rodas para cicloX e fazer uns estradöes de terra batida.
se aparecer algo para estrada de certeza que sera algo leve e feito a pensar na utilizacäo e desempenho da estrada.
em questäo de peso nos dias de hoje existe equipas a colocar chumbo nos movimentos pedaleiros para estar dentro das normas por isso existe margem para algo mais
 

Fevereiro

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Que comédia. LOL
Disco para quê? Para dar cabo da estética da bike? Para fazer Peso? Já com os travões "normais" se me descuido às vezes a roda de trás lá bloqueia. Imagino com discos.
Eu não sei o que vocês acham, mas eu acho que as minhas ferraduras travam muito bem.
 
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a coisa mais fácil do mundo é dosear a travagem com discos e pastilhas. os aros e consequentemente as rodas vão ser mais leves e mais baratas. outra coisa mais fácil do mundo é redefinir a zona de reforço do garfo...resumindo, a evolução está à porta. e continuará a haver travões tradicionais durante uns bons anos
 

ivan

New Member
parece que dei uma informacäo errada (peco desculpa) vi na video um asiatico a falar da bike logo a partida pensei que fosse asiatica, mas afinal é uma marca e conceito desenvolvidos por 2 ex-enjenheiros da conhecida Specialized. leiam o artigo
http://bliggityblog.wordpress.com/2011/01/25/interbike-2010-road-bike-disc-progress/
tambem concordo com o amigo pre_historico vamos ter rodas mais leves pois os aros näo necessitam do reforco na area de travagem.
 
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