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Bianchi B4P Mono Q - história da evolução

ALNM

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As duas peças que permitem regular a inclinação do selim (foto 1) têm superfícies estriadas para permitir uma regulação fina e, ao mesmo tempo, evitar que escorreguem. Estas estrias têm um passo de 0,5 mm (fotos 2 e 3). O aviso que viram escrito no espigão e que está também na cabeça (foto 4) é para ter o cuidado de usar peças com estriados compatíveis. Isto porque, até 2004, o estriado na superfície do berço era de 1 mm. Ao adquirir cabeças novas há que ter o cuidado de verificar se são compatíveis.

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O aperto no quadro faço-o com chave dinanométrica. Mas o aperto no selim faço a olho poque o limite é muito elevado.
 
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rjcm78

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Desculpem o off-topic mas:

Também adquiri um espigão Ritchey WCS Carbon e falando de números para o pessoal ter noção...

Apertei o espigão no quadro com 6 Nm e o selim apertei com 13 Nm, o limite estava escrito no topo do espigão e era de 16 Nm...mas é um aperto exagerado, fortissimo...
 

ALNM

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No espigão de carbono, a Campagnolo recomenda 10Nm para o aperto no quadro (eu aperto com 5Nm...) e 18-22Nm no selim. Neste eu não uso chave dinanométrica porque, em principio, não vou conseguir ultrapassar o limite máximo :) O problema poderá ser o selim não ficar bem apertado :rolleyes:
 

ALNM

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Aí estão as Shamal Ultra Clincher :D:D !!
As rodas são fornecidas com sacos. O saco da roda da frente vem com um magnete para ser usado com o velocimetro; o saco da roda de trás vem com uma chave para as cabeças dos raios, uma chave para não permitir a rotação dos raios quando são apertados e uma ferramenta para ajudar a introduzir as cabeças dos raios.

shamal11e.jpg
dsc00981u.jpg


Os cubos têm o corpo em carbono e flanges de alumínio. Creio que os rolamentos com esferas cerâmicas (USB - Ultra Smooth Bearings), tal como os do pedaleiro Record, são uma novidade nesta versão de 2010.
Os raios de alumínio são achatados e de dimensão variável ao longo do comprimento. Mantém-se o sistema de enraiamento G3 na roda de trás, como é tradicional na maior parte das rodas Campagnolo, pelo menos nas que não são de carbono. O aro, em alumínio, é extrudido por um novo processo (?) com o qual a Campagnolo reclama conseguir optimizar a quantidade de material e, consequentemente, o peso mas sem diminuir a resistência.
A altura do aro não é uniforme: é maior nas zonas onde estão colocados os raios. As cabeças dos raios são exteriores

shamal9.jpg
dsc00983j.jpg

shamal5.jpg
shamal1.jpg


O peso anunciado é de 1440 gramas, mais 45 gramas do que as anteriores. Tendo em conta que a Campagnolo reclama que o peso das de 2010 é mais baixo, devo concluir que estão a ser mais honestos?... Infelizmente, não tive oportunidade de confirmar.
Os fechos não são leves mas a Campagnolo não prima por pesos pluma neste tipo de acessórios.
Os pneus são os Michelin Pro 3 Race.

Ontem não resisti à tréguas da chuva e ao fim do dia fui fazer um contra-relógio com o pôr do sol. Adorei ... excepto a parte em que os automobilistas não paravam de bracejar - e de praguejar - talvez pela falta de visibilidade...
A roda livre é muito silenciosa – pelo menos para quem está habituado às Tune e às antigas Zipp :)eek: essas parecem um relógio de parede dos antigos).
Mas os 30 km feitos deram para evidenciar a rigidez do conjunto, quer a curvar em descidas fortes, quer a subir em pé. É sobretudo nestas circunstâncias que se nota a eficiência da máquina. Respondem bem às mudanças de ritmo mas, no que respeita à aerodinâmica, não consigo avaliar.

Agora é esperar que o tempo no fim-de-semana esteja de feição ...
 

RoKKy

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Caro ALNM, tens uma máquina espectacular, fenomenal!
Muitos parabéns pela obra-prima!! :D

Através das fotos pude constatar que a bike estava a dizer: "quero km's, quero km's", por isso toca a dar km's a essa menina! eheh ;)

Cumps.
 

ALNM

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Eu devo ir para as primas Zonda, bastante mais baratinhas, mas igualmente lindas:D
As Zonda são um bom compromisso e as novas talvez não fiquem muito atrás das Shamal. A diferença de peso será pouco mais de 100 gramas mas não está toda nos aros. O mais significativo talvez esteja no rolamento dos cubos. Parecem-me uma boa opção, mesmo relativamente às Eurus. E, obviamente, mesmo no campo da estética.

Obrigado a todos pelos comentários simpáticos e sinceros ;) … Estou cada vez mais de acordo convosco e, hoje, olhando para a bicicleta gostei mesmo muito do que vi (e eu não era fã das Bianchi :cool: !...). Eis, então, uma fotografia da bicicleta no seu estado actual.

b4precshamal7.jpg


O projecto está próximo do objectivo final: uma Bianchi B4P Mono Q com 6,800 quilos e verdadeiramente italiana. Porquê a B4P? Porque a HOC tem uma geometria demasiado agressiva, enquanto que a C2C é demasiado relaxante. A B4P tem um quadro com uma geometria intermédia entre o confortável e o racing, que era o que eu procurava. Para além do tradicional azul celeste da Bianchi.

Quanto às rodas, ficam muito bem no conjunto. Os vermelhos do lettering, bastante mais vistoso do que o das Scirocco, introduzem uma variação cromática que, não sendo exagerada, dão um toque especial mas discreto ao conjunto. O mesmo acontece com o dourado no eixo dos pedais. Despercebido mas que agora fica bem no meio do negro predominante da pedaleira.

b4precshamal11a.jpg


Do ponto de vista estético, há apenas alguns pormenores que ainda podem ser corrigidos, como o alumínio brilhante nos desviadores, sobretudo no traseiro. Teria ficado melhor o anodizado preto do Super Record. Talvez também experimentar um selim preto.

Tecnicamente, não creio que haja muito a apontar mas aceito todas as críticas que me ajudem a melhorá-la. Muito embora isto seja uma carolice de quem gosta de bicicletas e de andar nelas como, aliás, penso que é para a maior parte dos que participam neste fórum.
 
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Tremoço

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Bem a bicicleta esta muito bonita e com material a combinar....
As rodas ficaram muito bem ai no conjunto (nao sabia que essas rodas este ano havia em preto, pode ser que assim la para o meio do próximo ano eu perca a cabeça).
Nao sei se alterava o selim para preto visto que como esta combina com o guiador, e realmente se o desviador traseiro tivesse a cor dos pratos do pedaleiro ficava ainda melhor...
 

nogueira.nuno

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Tá fixe a Bike!!
Acho que o Selim branco tem que ficar aí devido á Cor do conjunto avanço/guiador senão... não sei se... estragas!!

Mas com que peso é que a Bike está neste momento??
Para desceres agora só com os pormenores em que se gasta a Nota!!
Tens a braçadeira Braze-On, a corrente, os apertos das rodas que de certo são pesados, uns parafusinhos aqui e ali e só mesmo vendo á a bike ao vivo!!! :D:D

Eu fazia cá uma modificação a esse espigão de Selim....
Ficava na mesma com as letras no tubo e não perdia os 3, ou a raça Italiana mas perdia era mesmo era peso!!
 

ALNM

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O peso está agora nos 6,860 quilos, ou seja falta emagrecer 60 gramas para chegar ao objectivo. Já podia estar muito, muito próximo do objectivo final, não tivesse sido o engano de montar o grupo Record em vez do Super Record.

b4pbalana1.jpg


Ainda falta substituir a grade de bidon Bontrager para os componentes serem todos italianos. O que é uma pena porque pesa 18 gramas e só muito dificilmente vou encontrar uma italiana com um peso (e, sobretudo, preço) melhor. A que vinha de origem é italiana (Elite) mas pesa 39 gramas :eek: !! Bem, os pedais também não são italianos e não sei de nenhuns que sejam. Mas utilizo uns sapatos SIDI Dragon 2 para os esconder :rolleyes: ...

Os componentes não são própriamente leves. Também a ideia não era construir uma peso-pluma, tipo Scott do Nuno Nogueira ... Mas, mesmo mantendo o pedigree italiano ainda é possivel reduzir o peso substituindo, por exemplo, o guiador integrado por um conjunto avanço-guiador, a cassete Record por uma Super Record com 6 carretos em titânio, os pneus por uns mais leves (cuidado com as quedas no inverno...). E, como diz o Nuno, uns parafusos de titânio aqui e ali - como é essa de emagrecer o espigão sem alterar a origem? e a corrente? a Super Record de 11 é mais fina - Mas não conseguirei muito menos, excepto se ... trocar o quadro por um HOC ...
 
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Burning Dogma

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Não sei quanto pesa esse guiador Cinelli, mas com um avanço Deda Zero 100 e um guiador Deda Newton, quase que aposto que tiravas umas gramas:D Mas vai também depender da preferência em relação ao formato do guiador.

Pneus italianos tens Vittoria e Veloflex, por exemplo, mas voltamos à velha história de serem um desastre na chuva. Talvez uma câmaras de ar mais leves? Atenção aos furos!:D

Pedais italianos, só Campagnolo, mas além de já serem antigos, são muito mais pesados, portanto não servem.

Podes sempre fazer como alguns e raspar a tinta to quadro:D:D:D:D Mas isso seria um crime hediondo, evidentemente:D
 

nogueira.nuno

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Pois o Nuno Nogueira como nao tem muita coisa que fazer quando esta fora mete-se nas compras e a apaneleirar a bike aqui e ali com coisas novas e o peso como e logico com alguns componentes acaba por ser um extra e nao para bater records ou ser obrigatoriamente super pluma senao... uii, mas tambem ja tens um bom exemplo na tua garagem!!
A tua ja tem um peso super pluma e tambem nao pensaste nisso no inicio, pois foi?? :D:D
Mas OK, so nao quero que pensem que sou mais ou melhor que os outros, sou mas e mais doido e nao me contenho, gosto de alterar, melhorar e ter bom para poder experimentar e espero ajudar o pessoal com isso ou com o que sei!!
OFFTOPIC FINISHED

Pois 60gr a menos, deixa ver... devem ser mais de €100 talvez!!! Hehehehe
A grade de Bidon podemos fazer uma serigrafia ou faco-te um autocolante a dizer "Made in Italy" se quizeres!! Pois mas a Elite tem uma tambem em carbono, a Patao e sao 23gr!! ja nao perdes tudo!! Alem de €55, claro!!

Pedais Italianos?? Os primeiros pedais foram os Cinelli em1970, a Campanolo como o Burning disse houve uns em 1987, Adidas em 1988, uns Primax em 1990, Diadora em 1992, e actualmente só tens os Miche MT4 mas com 350gr :(

Corrente tens ja a KMC X11SL que foi feita de proposito para o pessoal Campy que ja anda a venda por cerca dos €45!!
Pois mexer nos Pneus... tambem nao gosto de extremos nem arriscar o corpo, o que vier de extra em peso em material bom vem senao...

Os tais parafusos como falei e a do espigao posso-te dizer que so ficavas com o tubo original, o resto saia tudo e ficava mais leve e bonito na minha opiniao!! Ja o fiz num espigao de Btt uma vez e funciona na perfeicao ate aos dias de hoje!!
 
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ALNM

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Fico estimulado com as críticas. E é como diz o Nuno: quando há menos que fazer ou nos queremos abstrair do muito que temos para fazer, a impossibilidade de andar de bicicleta excita-nos a criatividade :)

Depois de mais uma volta, fiquei a gostar ainda um pouco mais da máquina. A precisão, quer na direcção, quer na resposta às variações de andamento, é o que mais gosto. Ontem estava muito vento e, apesar do seu perfil médio, as Shamal mostraram não serem mais sensíveis do que as Scirocco aos ventos laterais. Só não lhes encontrei nenhuma vantagem quando circulava contra o vento… Aí, uma “roda” ajuda muito mais, sobretudo quando o ciclista é melhor do que eu :rolleyes:

A roda livre é totalmente silenciosa, mesmo comparando com as Scirocco. Frequentemente tinha que olhar para baixo a confirmar que continuava lá … As 11 velocidades 12-25 na cassete, juntamente com o pedaleiro compacto 50/34, permitem obter uma variação quase contínua na transmissão e muito ajustada a circuitos com muito relevo.

O conjunto está muito equilibrado. O espigão permite chegar a uma posição longitudinal correcta para o selim. Muito embora eu agora gostasse de experimentar recuar tudo (selim e guiador) cerca de 1 cm. Isto porque me sinto demasiado em cima da roda da frente, o que me causa alguma insegurança em circuitos muito técnicos com curvas muito sinuosas. O problema está no guiador integrado … aqui está algo a rever no futuro…
 

tunes

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Ola

Ja aqui disse, mas nao me canso de repetir as vezes que forem precisas:
Esta maquina e excelente. LINDA!!!
Muitos, muitos parabens.
Abraço
 

rjcm78

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Uma sugestão que tem o seu preço... e não sei se vai tirar muitas gramas:

Os cabos Nokon.

Muitos parabéns...tens uma máquina de sonho, para mim a Nº 1 do Forúm
 

ALNM

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Bianchi B4P CBN MonoQ 928, Record 11 compact w/ Shamal

Hoje mais um contra-relógio com o Sol. Desta vez ganhei sem dificuldade :D
Estou cada vez mais satisfeito com o resultado. Começo a gostar mais da posição em cima da bicicleta; parece, pois, que acertei com a altura e a posição do selim. Os manípulos Campagnolo são, de facto, bastante ergonómicos e permitem diferentes posições sem cansar. O guiador integrado absorve muito bem as vibrações, ao mesmo tempo que é suficientemente rígido para dar confiança quando se faz força a pedalar em pé; a parte plana é super confortável.
Hoje não fazia vento, o que permitiu concentrar mais a atenção nas rodas. Com estes pneus formam um conjunto bastante seguro e preciso, rígido e de aceleração rápida (assim haja pernas), apesar de não serem umas peso-pluma.

E assim o projecto está muito próximo do objectivo proposto, que era levar uma Bianchi de quadro monocoque aos 6800 gramas com todos os acessórios incluídos. A 60 gramas de distância, posso agora chamar-lhe Bianchi B4P CBN MonoQ 928, Record 11 compact w/ Shamal.

A partir daqui a motivação já não é encontrar uma bicicleta de estrada para substituir a Cannondale Caad Aero 650c de triatlo. Em vez disso, é optimizar o desempenho desta Bianchi B4P tentando, ao mesmo tempo, reduzir ainda mais o peso (será possível atingir as 6500 gramas?). Mas mantendo sempre a fiabilidade e, sempre que possível, a origem ;)
 
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Burning Dogma

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Na minha modesta opinião, não ia muito pelo caminho de ir tirando mais gramas. Chegar aos 6.8kg é óptimo, quanto mais não seja por ser o limite da UCI. Mas andar a mexer e remexer numa bicicleta que tem material do melhor que existe no mundo só para poupar gramas é deitar dinheiro fora. Sinceramente, a única maneira que considero "válida" para aí tirar algumas gramas é algo como umas Bora Ultra com uns Veloflex tubular, mas pode já não ser o indicado para o que queres fazer.
 

nogueira.nuno

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Mas se o ALNM quer tirar peso pode na mesma manter as mesmas marcas que dizes e como eu digo o peso vem como extra e se ja se tinha bom continua-se a ter ainda melhor e nao e preciso inventar muito!!
So se tiverem medo de andar com algo mais leve que uma bike normal porque nao deve ser falta de fiablidade de certo!!
O Investimento, sim e sempre muito, mas o prazer de se usar o melhor sabe tao diferenteeee!! Hehehe
 
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