Ontem chegou de França um dos componentes do novo cockpit: o avanço RoadStem OC da Extralite (made in Italy) com 90mm de comprimento. Era para ser um FSA k-Force mas, como está demorado, começo por experimentar este. Trata-se de um avanço em alumínio feito em CNC, com parafusos de titânio e grafismo feito a laser. Pesa 81 gramas, exactamente o que é anunciado pela marca
Tem um aspecto muito perfeito, com uma cor negra mate muito bonita, a condizer com os cinzentos das letras no quadro da Bianchi. Quando se pega nele impressiona pelo peso - ou pela falta dele - pela espessura das abraçadeiras (sobretudo a do guiador) e, sobretudo, pelos parafusos minúsculos. O aperto indicado é de apenas 2.5Nm na zona do guiador e de 3.5Nm na coluna de direcção
Das análises que li uma refere que o guiador roda no avanço, outras que os parafusos não aguentam apertos e desapertos sucessivos mas a maioria diz que, depois de respeitados os torques de aperto, é de grande fiabilidade. Contudo, não espero a rigidez do guiador integrado da Cinelli. Sobretudo com os clip-on montados. Se não me der bem com ele, mudo para o FSA.
Esta tarde chegaram de Inglaterra o guiador e os clip-on que encomendei na semana passada pela internet. Trata-se de material igual ao que eu tinha encomendado numa loja em Lisboa no dia 1 de Fevereiro
... quando este chegar ficarei com ele para um atleta do triatlo.
O guiador é um FSA K-Force de geometria compacta com 40cm com um peso de 200 gramas. Gostei muito da geometria deste guiador. Tal como também tinha gostado da do guiador 3T Ergonova e do New Ultimate. Mas gosto mais do acabamento do FSA. Pelo menos nas fotografias.
Finalmente os Clip-on são os Mini Clip-On da Vision. Têm bom aspecto mas são bastante mais pesados do que o anunciado.
Para já vou montá-lo e ver como me dou, mas vou seguir o conselho de um amigo do fórum - o Nuno Nogueira – e procurar o Schmolke que é muito mais leve. O problema, para além do preço, é ter de os cortar e unir as extremidades para os tornar compatíveis com as regras da ITU.
Com um pouco de sorte terei tudo montado amanhã. Não vou conseguir colocar a fita azul celeste da Bianchi que eu queria mas, pelo menos poderei experimentar a ergonomia. Apesar de o tempo não estar de feição para andar de bicicleta…