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Bianchi B4P Mono Q - história da evolução

vascoex9

New Member
ANLM, por acaso não andavas hoje por volta das 11:45 para os lados de Alcoitão???

Passou por mim (eu ia de carro) uma "corajoso" com uma Bianchi que me pareceu a tua.
 

ALNM

Member
Ontem chegou de França um dos componentes do novo cockpit: o avanço RoadStem OC da Extralite (made in Italy) com 90mm de comprimento. Era para ser um FSA k-Force mas, como está demorado, começo por experimentar este. Trata-se de um avanço em alumínio feito em CNC, com parafusos de titânio e grafismo feito a laser. Pesa 81 gramas, exactamente o que é anunciado pela marca ;)

stemextralite1.jpg


Tem um aspecto muito perfeito, com uma cor negra mate muito bonita, a condizer com os cinzentos das letras no quadro da Bianchi. Quando se pega nele impressiona pelo peso - ou pela falta dele - pela espessura das abraçadeiras (sobretudo a do guiador) e, sobretudo, pelos parafusos minúsculos. O aperto indicado é de apenas 2.5Nm na zona do guiador e de 3.5Nm na coluna de direcção :eek:
Das análises que li uma refere que o guiador roda no avanço, outras que os parafusos não aguentam apertos e desapertos sucessivos mas a maioria diz que, depois de respeitados os torques de aperto, é de grande fiabilidade. Contudo, não espero a rigidez do guiador integrado da Cinelli. Sobretudo com os clip-on montados. Se não me der bem com ele, mudo para o FSA.

Esta tarde chegaram de Inglaterra o guiador e os clip-on que encomendei na semana passada pela internet. Trata-se de material igual ao que eu tinha encomendado numa loja em Lisboa no dia 1 de Fevereiro :mad: ... quando este chegar ficarei com ele para um atleta do triatlo.

O guiador é um FSA K-Force de geometria compacta com 40cm com um peso de 200 gramas. Gostei muito da geometria deste guiador. Tal como também tinha gostado da do guiador 3T Ergonova e do New Ultimate. Mas gosto mais do acabamento do FSA. Pelo menos nas fotografias.

handlefsa1.jpg


Finalmente os Clip-on são os Mini Clip-On da Vision. Têm bom aspecto mas são bastante mais pesados do que o anunciado.

visioclip4.jpg

visioclip2.jpg


Para já vou montá-lo e ver como me dou, mas vou seguir o conselho de um amigo do fórum - o Nuno Nogueira – e procurar o Schmolke que é muito mais leve. O problema, para além do preço, é ter de os cortar e unir as extremidades para os tornar compatíveis com as regras da ITU.

Com um pouco de sorte terei tudo montado amanhã. Não vou conseguir colocar a fita azul celeste da Bianchi que eu queria mas, pelo menos poderei experimentar a ergonomia. Apesar de o tempo não estar de feição para andar de bicicleta…
:rolleyes:
 
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pedrofeijo

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Caro ALNM
como tenciono comprar uma pedaleira Campagnolo ,e visto ter conhecimento de causa ,pretendia ,caso possa ,me desse uma opinião relativamente aquela com a qual sua bicicleta vinha originalmente ,a Centaur.Valerá a pena a diferença preço/peso/rigidez comparativamente a uma pedaleira em carbono Chorus/Record.

Obrigado
Pedro
 

ALNM

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Aí está a montagem, que resultou num peso total de 6100 gramas sem os clip-on:

stemextralite2.jpg

handlefsa5.jpg

cockpit6b.jpg

peso06mar2010.jpg


cockpit5.jpg

cockpit1u.jpg

cockpit5.jpg

cockpit2.jpg



Em termos de ergonomia tirei 1cm na distância horizontal do bico do selim ao guiador e 2 cm na distância até às manetes. No peso ganhei mais do que esperava porque eu não sabia o peso exacto do Cinelli Ram com o checkpoint. Apesar das 6100 gramas - peso que eu já considero baixo - o único componente mais duvidoso em termos de fiabilidade é o avanço (mas é italiano :D).
Hoje foi dia de rolos por causa da ameaça de mau tempo. Por isso a análise fica para depois.
:cool:
 

Burning Dogma

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A alteração de medidas foi logo o que notei. O que me leva a perguntar, o quadro não será o tamanho acima? Isto porque o avanço é curto e o selim está chegado à frente.

Gostava de experimentar uns extensores como esses, não sei é se as minhas costas iam gostar:D
 

ALNM

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O avanço voltou ao comprimento do original que era de 90mm, asim como o guiador voltou a ter as mesmas dimensões. O Cinelli Ram é que tinha estragado tudo, apesar de, na minha opinião, ser lindissiomo. Além de que a curvatura do Cinelli colocava o topo das manetes um pouco mais afastadas ainda.

Ainda só experimentei os clip-on rua acima-rua abaixo, mas deu para ver que permite uma posição bastante aerodinâmica porque os braços ficam muito juntos. Contudo, estes não são os indicados para distâncias longas.
 

ALNM

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Até agora sem problemas, sem desafinações e sempre com as mudanças a entrarem à primeira sem qualquer esforço.
Apenas sinto que os travões estão menos eficazes quando uso as rodas Shamal, o que pode ser atribuído, não só à normal utilização dos calços, como à superfície de travagem dos aros.
Os calços são pouco práticos de mudar quando se pretende mudar de rodas. Encomendei dois pares de caixas em carbono da tune para facilitar, mas estão esgotadas...
Mas é possivel que em breve haja uma alteração nos travões :rolleyes:
 

RoKKy

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Agora, alterar por alterar, só mesmo um quadro pinarello prince ou dogma! :p

A tua bike está uma loucura ! ;)
 

super.byke

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A máquina está excelente, se bem me lembro já está para aí 800g mais leve que o objectivo inicial não é verdade?

Agora concordo com o Gonçalo, como tens um avanço de 9 cm e o selim puchado à frente provavelmente um quadro com um nº abaixo seria preferível... deves sofrer do mesmo problema que eu, ou seja, para além de ser baixo, tenho pouca altura entre pernas, de resto o conjunto está espetacular ;)
 

ALNM

Member
Ambos têm razão. Ontem não deu tempo para ajustar a posição do selim mas, de facto, essa tinha sido uma das razões pelas quais quiz trocar o avanço por um de 90 mm e o guiador por um compacto.
Hoje não estava planeado nenhum treino (e o dia que esteve espectacular :confused:); acabei por me dedicar á ergonomia e às modificações. O selim lá chegou á frente 1 cm como esperado.

É verdade que o peso está bastante inferior ao que eu esperava inicialmente. Muito por culpa das rodas que não estavam planeadas.
Hoje montei um selim mais apropriado para provas longas (Fizik Arione Tri2) e, já com um sistema de hidratação da Profile e os clip-on incluídos, o peso ficou nas 6820 gramas. É muito bom. Apesar de estes clip-on não serem os melhores para essas condições - anda pela garagem um velhinho Sintace C2 em alumínio que, apesar de poder ser adaptado para guiador de 31.8 mm, pesa que é um disparate :eek:

dsc01484.jpg

dsc01487d.jpg


Não andei muito mas deu para perceber que este selim é bastante confortável. Sobretudo quando chegado à frente e apoiado nos clip-on. Uma questão ainda a necessitar de revisão é a posição dos bidons que ficam demasiado atrás comparado com o que eu estava habituado na Cannondale.

A ideia é ter dois conjuntos espigão-selim que troco, consoante o mais apropriado.
Estes são os pormenores que falta ainda resolver. Para além de alguns, poucos, upgrades de que estou á espera ;)
 
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Burning Dogma

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Como é andar no extensores e não ter mudanças na ponta dos mesmo? É prático desviar o braço para chegar à manete? Eu se andar de braços apoiados no guiador como se tivesse extensores e tiver que mudar de carreto, é um bocado estranho, talvez seja do hábito. Acredito que o pessoal do triatlo esteja mais habituado.

Esse selim é lindo:D
 

super.byke

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Tens mesmo necessidade de ter 3 bidons????
Não era preferível teres 2 e usares o tubo vertical do quadro?
Penso que em termos de dificuldade de "ir buscar" o bidon ao selim te obriga a levantar o tronco e a perder velocidade, enquanto que ir ao tubo vertical é o mesmo que ir ao local onde tens a grade neste momento.
Por exemplo se usasses 2 bidosn de 1L talvez com 2 já conseguisses resolver o problema... é só uma opinião ;)
 

ALNM

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Como é andar no extensores e não ter mudanças na ponta dos mesmo? É prático desviar o braço para chegar à manete? Eu se andar de braços apoiados no guiador como se tivesse extensores e tiver que mudar de carreto, é um bocado estranho, talvez seja do hábito. Acredito que o pessoal do triatlo esteja mais habituado.

Também eu não sei o que é andar com manípulos nos extensores. Estes são curtos para cumprirem com as regras da ITU. De acordo com estas regras os extensores não podem ter manípulos nas extremidades, as quais também devem estar unidas e não podem ultrapassar a linha mais avançada do guiador, incluindo as manetes. Nestas provas pode-se andar na roda e a posição de contra-relógio não é adoptada durante toda a prova. Andar apoiado nos extensores e passar para o guiador é um hábito, embora a dificuldade possa depender da geometria dos extensores. Eu nunca tinha usado estes Mini clip-on da Vision e achei-os muito fechados. Bons, portanto, do ponto de vista aerodinâmico, mas a requerem mais destreza enquanto não me habituo a eles. Sobretudo com rodas de alto perfil e com ventos laterais.

Mas nos triatlos longos as regras são diferentes. Não se pode andar na roda e o ciclismo é feito em contra-relógio. Neste caso a geometria da bicicleta e a ergonomia podem ser diferentes. E, pelo menos no caso dos pros, são mesmo. Mas obriga a ter duas bicicletas diferentes... além de que eu sou de outro “campeonato” e nunca fui capaz de fazer 180 km em posição de contra-relógio (fazê-los era o objectivo). Mas os extensores compridos dão-me imenso geito, sobretudo para variar de posição e descansar; desde que tenha o selim adequado para sentar, ora mais atrás, ora mais à frente.

Esse selim é lindo:D

Também eu gostei da estética do selim, muito embora goste mais de ver um selim fino nesta bicicleta. Mas há ocasiões em que o conforto é determinante e espero que este selim cumpra o objectivo para que foi desenhado.


Tens mesmo necessidade de ter 3 bidons????
Não era preferível teres 2 e usares o tubo vertical do quadro?
Penso que em termos de dificuldade de "ir buscar" o bidon ao selim te obriga a levantar o tronco e a perder velocidade, enquanto que ir ao tubo vertical é o mesmo que ir ao local onde tens a grade neste momento.
Por exemplo se usasses 2 bidosn de 1L talvez com 2 já conseguisses resolver o problema... é só uma opinião

Tens toda a razão! Eu não penso usar 3 bidons, apenas me esqueci de tirar a grade do quadro aquando da fotografia.
De qualquer maneira a tua questão é pertinente:
Na Cannondale não me cabiam dois bidons de 0,75 l no quadro e, por isso, recorria a este sistema ou a um bidon grande aerodinâmico colocado nos extensores da Sintace. Mas gostava mais dos dois bidons porque permitiam levar duas bebidas diferentes. Em suma: não era uma opção aerodinâmica mas funcional. Tinha um senão: quando os bidons estavam cheios fazia alguma confusão pedalar em pé em subidas fortes :eek:...

Mas ainda não verifiquei se consigo colocar bidons grandes neste quadro. E concordo contigo, se for possivel eu também prefiro.
;)
 
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ALNM

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Mas ainda não verifiquei se consigo colocar bidons grandes neste quadro...
;)
Acabo de verificar: não só não cabe um bidão no tubo vertical, como não consigo colocar um grande no diagonal. Pelo menos com esta grade.
 

ALNM

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Caro ALNM
como tenciono comprar uma pedaleira Campagnolo ,e visto ter conhecimento de causa ,pretendia ,caso possa ,me desse uma opinião relativamente aquela com a qual sua bicicleta vinha originalmente ,a Centaur.Valerá a pena a diferença preço/peso/rigidez comparativamente a uma pedaleira em carbono Chorus/Record.

Obrigado
Pedro

Neste filme encontras uma descrição dos grupos Chorus, Record e Super Record http://www.youtube.com/watch?v=OdBxCmS5pXU&feature=channel.
Fica a faltar a comparação com o Centaur mas a resposta à pergunta "valerá a pena" só cada um pode dar: depende se podes gastar, se gostas o suficiente para pagar a diferença e, também, se a bicicleta merece. Isto porque cada um dos modelos tem o seu lugar.
:rolleyes:

No essencial, o grupo Centaur é de 10 velocidades, enquanto que o Chorus e o Record já só deves encontrar de 11 vel.
Na pedaleira completa tens uma diferença de peso de 151 gramas da Centaur para a Chorus, mas a diferença chega a 191 gramas se considerares a Record.
A Centaur não me deixou ficar mal enquanto a usei, isto é, cumpriu a sua missão se é só isso que pretendes. Ao mudar para a Record, passei da noite para o dia. Se bem que eu não consiga medir as diferenças ao nível da rigidez, no rolamento, elas foram muito evidentes. Muito à custa do sistema USB do pedaleiro Record.
Vale a pena?... :rolleyes:
 
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pedrofeijo

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Muito obrigado,penso que vou optar pela Chorus .Certamente deverá haver uma grande diferença a nível de rigidez,rolamento e peso para a Centaur.Penso que valerá a pena.
 
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