Viva pessoal!
Bem, quando falei em relação à assistência técnica estava a referir-me mais a questões de atendimento, disponibilidade para resolver os problemas do cliente, seriedade/profissionalismo no trabalho.
Todas as lojas torcem o nariz à retoma, como é óbvio. Mas a razão que me levou a falar disto tem a ver com o facto de não ter sido por isso que me torceram o nariz. Se fosse, estava eu bem! O que praticamente todos os vendedores me referiram era que estavam um pouco "queimados" (passo a expressão), com a assistência dada pelo importador da Bianchi. Conhecendo eu a forma como esse sr trabalha, tal não me parece de todo uma surpresa. Daí ter lançado o alerta.
Só para terem uma ideia:
Eu encomendei a minha C2C. Falei telefonicamente com o importador que, depois de eu lhe ter dado as minhas medidas, me aconselhou um 53. Ora eu tenho 1.65m e 75cm entre pernas. Ele foi tão seguro no que disse (e questionei-o várias vezes sobre isso!) que fiz então a encomenda. Ainda por cima, tinha testado um 52 da Specialized e pareceu-me até pequeno, o que ajudou a que tivesse achado normal o conselho do indivíduo.
Bem, quando a encomenda chegou, qual não é o meu espanto quando me deparo com um quadro cuja cor não era a que tinha escolhido! Tinha pedido o quadro preto com as marcas em vermelho/branco e apareceu-me o quadro preto com as marcas em branco/cinza. Bem, pensei eu, até gosto, por isso não me importo...entretanto, trouxe a bike para casa e começo a olhar bem para ela...parecia-me grande! Como ainda não tinham chegado os pedais, não pude logo testá-la. 2 ou 3 dias depois lá os montei e deu logo para ver que o quadro era grande para mim.
Bem, nova ida à loja!! Falei por telefone novamente com o importador e esse sr começa com evasivas, que não podia trocar a bike porque era a indicada para mim e etc e tal e mais não sei quantos, ou seja, basicamente: despachou-me o quadro que queria, sabendo que o tamanho não era o adequado e depois recusou-se a trocar-mo!
Ora, um gajo inexperiente, não muito conhecedor dos seus direitos de consumidor na altura, deixei-me enrolar! Fiquei com a bike...cometi muitos erros, eu sei, mas é só para terem uma noção da seriedade desta pessoa.
O mais engraçado foi o que aconteceu agora há 1 mês quando fui directamente à loja para tentar trocar o quadro...como vos disse já tinha andado a passear por outras lojas, sempre com a mesma resposta: "Eh pah, Bianchi...a assistência é péssima...mas vá lá que o vendedor oficial é que lhe vai valorizar mais o quadro" (lógico não??).
O valor máximo que me deram pelo meu quadro foi de 800/850€.
Quando fui ao importador, sabem qual foi o valor que ele me ofereceu pelo meu quadro?? Nem mais nem menos que 800€...o mesmo que me tinham oferecido em todas as outras lojas de outras marcas...RIDÍCULO!! Relembrei-lhe a situação que tinha levado à compra da minha bike e a postura dele durante todo o processo, e as respostas do sr eram sempre do género: "Mas se consegue melhor preço noutra loja, vá lá comprar! Desenrasque-se assim! Eles andam com a corda no pescoço e por isso é que aceitam tudo...nós como não estamos apertados, é o valor que lhe posso oferecer...Só comprou o 53 porque quis!". A primeira coisa que esse sr me disse quando me viu com a bike ao lado foi: "Pois, eh pah, isso realmente está grande"...No fim da conversa a postura já era outra: "Mas olhando agora para si, se calhar o tamanho até está bom...". VERGONHOSO! Se calhar cresci durante a conversa...
Bem, resumindo e concluindo, fui anjinho e tudo mais, mas a postura deste sr deixa muito a desejar. Estamos em Portugal e está tudo dito!
No fim, depois de eu lhe ter dito tudo e mais alguma coisa, lá me apresentou uma proposta de 1000€ peli quadro (ou seja, dava o meu + 600€ por um Infinito). Este valor está dentro do meu orçamento, mas tendo em conta o historial, a atitude e comportamento deste sr, uma coisa vos digo, por uma questão de princípio, nem que ele me apresentasse uma proposta de 300€ eu tinha continuado com Bianchi. Pagar para ser mal servido? Não obrigado!
Bem, foi tendo em conta este triste episódio que decidi deixar o alerta.
Peço desculpa pela extensão do post, mas acho que estas experiências devem ser relatadas para que possamos fazer uma opção de forma consciente, na posse do máximo de dados. Estas bikes não custam propriamente 2 tostões e o dinheiro custa a ganhar!
Cumprimentos e mais uma vez peço desculpa pelo sermão.
Over&Out