• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

balança imc

grouk

Active Member
Precisamente isso. Além de ficar com um registo do peso e da bf dia a dia. A ideia é comparar variações de massa entre os diferentes treinos . Eu sou um maluquinho por dados e este era mais um
 

Carolina

Well-Known Member
mas a variação de massa tem um erro brutal, é isso que me está a fazer confusão. como é que é possível obteres informação útil com dados que têm margens de erro enormes?
 

plx

New Member
Precisamente isso. Além de ficar com um registo do peso e da bf dia a dia. A ideia é comparar variações de massa entre os diferentes treinos . Eu sou um maluquinho por dados e este era mais um

Muito a frente isso hehe
Depois também dava para fazer umas experiências interessantes. Ao andares a uma potencia fixa podes testar o efeito que algumas substancias têm na queima de gordura. Por exemplo o café tem muito fama de acelerar essa queima de gordura. Fazias uma volta em jejum sem cafe a 200w por exemplo e outra em jejum com cafe a 200w ficavas logo a saber o impacto que o cafe realmente no teu corpo. E também dai poderias encontrar a tua dose ideal, porque não reagimos todos da mesma maneira às mesmas quantidades.
 

Morg

Well-Known Member
Há uns tempos atrás andei com vontade de uma balança deste tipo mas depois de muitas leituras na net cheguei à conclusão que tal como a Carolina diz, o erro é tão grande que não se justifica a utilização.
 

jppina

Well-Known Member
De facto a Carolina tem razão, em parte. Esta balança é muito precisa, desde que as medições sejam efetuadas de acordo com as instruções. E tal como diz a Carolina, não faz sentido nenhum fazer uma medição antes e depois de um treino, alías o próprio manual é claro nesse aspeto, nunca se deve fazer uma medição LOGO APÓS TER FEITO EXERCÍCIO FÍSICO. Há muitas outras condicionantes que peremtoriamente desaconselham medições: após um banho, após ter feito sauna, após ter bebido muito álcool ou água, depois duma refeição... Ao serem feitas medições nessas condições o erro seria tão grande que de nada serviriam

No manual, que é muito completo, explica os melhores momentos para as medições.

A melhor altura é ser feito logo de manhã ao acordar, sem roupa e depois de ter ido à casa de banho ;-)

Portanto registar diariamente a BF logo ao acordar, sim, podes fazer de forma precisa. Antes e depois do treino nem vale a pena perder tempo com isso...
 

grouk

Active Member
pois como disse no inicio do tópico não percebia muito da coisa, pensei que fossem mais exactas e ai sim manter um registo diário de valores de bf de acordo com o tipo de treino. mas se o erro é assim tão grande não vai dar dados muito fidedignos logo a piada da coisa perde se
 

jppina

Well-Known Member
Atenção que esta balança é precisa. Agora nas condições que queres fazer as medições é que não, nem esta nem nenhuma ;-)

Agora podes fazer o que queres mas não logo após o treino, tens de esperar sempre 2h para fazer medições, tal como é preciso esperar 2h para fazer medições sempre que se faz uma refeição...
 

Carolina

Well-Known Member
é que o maior problema nem é o da balança.

o teu peso varia naturalmente ao longo do dia. se te pesares logo de manhã e depois te pesares ao fim do dia, vais obter 2 valores diferentes. isto não significa que o teu peso se alterou, simplesmente durante o dia comeste etc. só depois de um jejum (noite de sono) e ida ao WC, é que o peso volta ao normal. com a bf vai ser o mesmo. a única altura em que qualquer aparelho te mostra a bf "real" é de manhã e depois do WC. qualquer valor depois disso é irrealista.

a isto ainda tens de acrescentar os erros da própria balança, mas aqui ainda dá para disfarçar porque usas sempre o mesmo aparelho/método de medição. como o erro é sempre o mesmo as variações que conseguires até nem estarão muito erradas.
 

plx

New Member
O peso varia por varias factores, hidratação, niveis de glicogenio etc mas não me quer parecer que a gordura e num curto espaço de tempo como intervalo de um treino sofra com tanto factor externo. Se tiver enganado então digam-me quais pois nao estou a ver.
 

Carolina

Well-Known Member
a balança mede através de um impulso eléctrico, o simples facto de estares mais ou menos hidratado vai alterar bastante a leitura. depois de um treino é normal estares menos hidratado do que antes.

além disso a alteração de bf antes e depois do treino vai ser minúscula, dificilmente a variação será de 0,01%. o mais provável é ser menor, porque a altura em que o corpo queima mais gordura é durante o sono.

uma pessoa que siga uma dieta à risca para perder peso/bf, consegue normalmente perder 1% de bf num espaço de um mês. conseguir detectar variações antes e depois de um treino parece-me pouco realista.
 

plx

New Member
Ok, desconhecia o mecanismo dessas maquinetas.
Quanto ao segundo ponto sim a variação é pequena mas como diz o ditado grao a grao enche a galinha o papo. Andar a uma intensidade moderada baixa, perto da intensidade igual queima-se 0.5g/min de gordura, valor que aumenta com a duração da volta mas n muito. 2 horas disto da 60g convertendo numa pessoa de 70% corresponde a 0.04%... :p
Quando se fazem voltas mais hardcore, tipo 7h ou 8h ou mais a pedalar a queima de gordura pode chegar a 1g/min.
Essa de o corpo queimar mais gordura a dormir é que não entra mesmo, onde viste isso? o_O

Possivelmente a tecnologia ainda não esta evoluída o suficiente para por isto do papel para a pratica, mas que isto é uma área interessante e com potencial não haja duvidas. E como diz o ditado a necessidade aguça o engenho, mais tarde ou mais cedo inventam algo que ultrapasse essas limitações.
 

Carolina

Well-Known Member
estava a ver um video de um seminário sobre os vários tipos de corpos e o médico que estava a falar explicou isso. a explicação que consegui encontrar:

A 2009 study conducted in Sao Paulo, Brazil, found that while sleeping you burn three times more fat then when lying in bed awake. In another study, participants on identical diets that slept 5.5 hours lost lean muscle, as opposed to those sleeping 7+ hours who lost fat. And it all has to do with our stages of sleep, specifically REM sleep.

During REM sleep your brain is more active than any other stage. In fact in some cases it is more active than when you are awake. This activity requires fuel for thought called glucose -- the basic building block of most foods.
 

grouk

Active Member
pois eu também não concordo muito com essa de queimar mais a dormir. devem conhecer a lei de lavoisier. nada se cria nada se perde tudo se transforma. duvido que a dormir se queime mais que a treinar, se sim transforma se em que?
 

Carolina

Well-Known Member
o corpo precisa de energia durante a noite para continuar a funcionar e fazer "reparações" necessárias. durante a fase de REM o cérebro está extremamente activo e nessa altura o corpo queima mais gordura do que quando estamos acordados.

é uma coisa deste género.
 

plx

New Member
Sim mas o estudo compara a diferença entre estar na cama a dormir com estar na cama acordado...
Durante o exercício também precisas de gerar energia e ela advém da gordura e hidratos de carbono, proteínas também por vezes. Praticamente metade do nosso corpo são músculos e eles estão todos a bombar a sugar os recursos acima para manter a produção de energia necessário.
Sim durante a noite o cerebro precisa de mais glucose e o corpo de energia para fazer as reparações mas isso comparado com o que acontece durante a actividade fisica é quase uma brincadeira.
 

Carolina

Well-Known Member
sim, também é verdade, apesar de durante o exercício termos mais carbs disponíveis do que durante a noite (não dá para "reabastecer").

por acaso não me lembro se ele comparou com o exercício durante a palestra, ele falou um bocado por alto no assunto.

bf - body fat
 

pratoni

Well-Known Member
Tem que se olhar para a precisão destas balanças como se olha para a precisão dos medidores de potência.

É mais importante que o valor dado seja coerente ao longo das várias amostras do que propriamente preciso.

Resumindo, nos medidores de potência não interessa tanto se o output produzido real é 200w ou 220w mas sim mais se, ao fazer a mesma força, o valor retornado pelo medidor ao longo do tempo seja sempre o mesmo, porque o que mais interessa a longo prazo é medir a evolução do ciclista.

Assim para estas balanças devemos olhar da mesma forma.

Não interessa se os 10% de bf são mesmo um valor preciso, mas sim que a evolução daquele nº seja coerente com a realidade, ou seja, que desça quando se perde massa gorda e que suba quando se ganha.

Tendo em conta as limitações da tecnologia que estas balanças usam, deve-se tentar replicar/repetir ao máximo as condições da amostra para diminuir as variáveis que afetam o valor final produzido pelas mesmas.

Daí se dizer que a melhor forma é ao acordar, em jejum, sem roupa e após ir ao wc...
 
Top