• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As voltas do Fogueteiro

duchene

Well-Known Member
Sempre a tocar a fasquia para cima! Depois do Altino agora és tu que andas a brincar aos 4000 de acumulado é? :D

Mais uma excelente entrada para o teu livro das memórias, que certamente irás ter tempo de escrever, entre uma regadela ao cebolo e um amanhar das sementeiras. ;)

Quanto à frescura física, corrobora a minha teoria de que o corpo destes aspirantes a randonneurs turísticos se alimenta da paisagem, da envolvente e da auto-superação a cada rampa de 15%... Muito mais do que o gel feito em laboratórios aeroespaciais e os cirúrgicos treinos de séries durante a semana. :D

O Minho tem tanto de fantástico verdejante como de aborrecido, com as movimentadas estradas das zonas mais povoadas. Mas assim que se cruza a twilight zone tudo se esquece e estamos só nós, a bicicleta, a estrada e o que nos rodeia.

Prevejo que as engrenagens já estejam em movimento para a próxima loucura, mas aproveita para saborear esta, já que é bem merecida.

Depois do Cadel Evans, a brigada do reumático continua em alta! ;)

Abraço!

PS: O link do BRT não ficou bem
 

mr.al

New Member
Great!! parabéns!
Parece que acima de 200 é que é bom!
Os dados do teu garmin estão a dar erro ;)

*André qual é o topic que irá merecer o teu post 1000?!
 

jnap

New Member
Terrível, 260kms, e ao fim ainda a queimar com uma velocidade acima dos 30kms... :)

E olhando para os valores do teu "Garmin", uma média de 22,30 juntando a um acumulado de 4407 isso é muita fruta...

Pena foi a queda, mas pelos vistos só foi a queda nada de grave se passou, devia ser pior se aquele bicho te apanha-se uma perna... ;)

Parabéns e muito obrigado por mais um excelente relato.
 

Josant

New Member
Parabéns Fogateiro. Dá gosto ler as tuas aventuras (voltas) e a de outros colegas teus. Dá vontade de pegar na bike e ir...

Abraço
 

Ricardu

New Member
Parabéns Fogueteiro!

Mais uma grande volta.

Ás vezes ponho-me a pensar quando terei o atrevimento e capacidade para fazer uma estirada destas... um dia... um dia...
 

NiKES

New Member
Uma volta a Fogueteiro !! Parabéns :D Tb te invejo, e muito !!

Pena não poder ter ido ctg, antes das 18h é que nao chegava mesmo, mas deu para dar uma volta engraçada (fafe-albufeira ermal).

Um grande abraço para ti e continua a dar lhe forte :D
 

fogueteiro

Active Member
O link para verem os dados do meu Garmin, penso que está corrigido. Não liguem aquele traço final em linha recta. Quase me irritei com BRT, por não me dar o que queria, e para não me chatear mais deixei-o levar a taça. Os kms estão igualmente diferentes dos do meu conta-KM, mas penso que serão mesmo os 260. Esta parte também foi interessante, porque cheguei ao carro com 260,03 kms.

Obrigado, pessoal pelos incentivos. Esta mais que provado que só não fazemos se não quisermos. Haja vontade e tempo.

Atenção, que a velocidade na casa dos 30, 35 e mesmo 40 kms/h nos últimos 60 kms, não foi só conseguido por mim. O terreno plano e a descer ajudou muito. Houveram umas quantas subidas, mas nada de especial.

Quanto à frescura final, essa sim foi que me impressionou. É certo que tive muito cuidado com a hidratação, e com a alimentação, e penso que foi isso o factor mais importante. Também temos que ver que já estamos a meio da "época" e os músculos já estão bem oleados. Mas o nosso corpo é mesmo uma máquina incrível. Aguenta, aguenta...e aguenta. Até, aos 70 kms (+-) sentia algum desconforto. Até aos 150 kms as dores foram desaparecendo, e depois entrei em modo automático, e já nem sentia muito cansado

Por isso pessoal, que tem receio, experimentem. Vão ver que há algo mais na vossa resistência do que porventura conhecem, e certamente irão ficar de boca aberta.

Quanto à cadela... Era da raça Castro Laboreiro, e tirou-me do sério, no bom sentido. Ela estava ali a cumprir as suas obrigações, e só arredou pé quando comecei a andar. Adoro cães, sobretudo meigos e esta era uma delas. Só tive pena de não poder trazer um cachorro, por não ter condições fisicas, mas mal possa terei um... isso é certo.
 
Caro amigo Fogueteiro, parabéns pela jornada....É uma zona minha conhecida em todos os apectos. Não concordo contigo com a decepção da subida até á portela, é tão fixe!! É sempre á sombra e com apenas algumas rampas mais acentuadas. Isso era do cansaço hehe!!
Tenho uma duvida, mas é um off topic, se tiveres esse percurso para gps eu gostava de o meter no meu programa para ver o acumulado que isso dá! Digo isto porque porque nas voltas de btt tenho um amigo que tem um garmin e as voltas que a mim dão 1000metros de acumulado, no dele dá 1250metros por exemplo. Atenção que estou a dizer isto porque queria tirar duvidas e é bom conseguir apartir de casa medir o esforço que vamos fazer e estas comparações de numeros ajudam imenso!!

Bem mas continua aí a dar-lhe forte porque o que não falta é estrada por aí e ja sabes que é sempre a descobrir novos guetos!!! Temos que marcar uma voltinha!
 

fogueteiro

Active Member
Danielkezia,

eu não tenho GPS. Aquela calinada do Garmin foi só para a brincadeira;);) Aliás se vires pelo BRT existe uma diferença no acumulado. Honestamente não te sei dizer o que está certo, mas estou mais virado para os dados do meu conta-kms. Se me disserem como eu posso disponibilizar para GPS, sem problema algum.

Quanto à subida, eu só não gostei dela, simplesmente porque não estava a contar. Passou-me completamente, e depois de ir mentalizado que só teria as Cerdeirinhas, para ultrapassar, esta não veio mesmo nada a calhar. Nem sequer discuto o ambiente, porque não se encontra melhor, para fazer uma subida. Disso não tenho dúvidas.
 
Fogueteiro, apenas queria comparar com o meu esforço no mesmo programa percebes! tipo, o PIF no meu programa dá 2600 metros de acumulado e é anunciado 3050m acho eu.
Adiante!

Se me dissesses que a subida das aguas quentes até á portela do homem é dura, eu acredito(eu sei que disseste), mas a nivel paisagistico não é grande coisa!!
Estas voltas a solo são do melhor, nada paga o prazer de fazer o que queremos! Tipo, já não basta ás vezes termos de convencer as nossas pernas a ir por aqui ou ali, e ainda ter de dizer a mais alguem se é capaz e bla bla bla....hummm, não me parece!! De novo, parabéns pela tua conquista!!
 

Ricardu

New Member
Danielkezia,

Se entrares no link que o Fogueteiro disponibilizou e fores à opção "Summary" tens a possibilidade de descarregar o ficheiro em alguns formatos, nomeadamente (.gpx) "formato" Garmin.

Espero ter ajudado.
 
Ricardu, obrigaduuu hehe!! Já consegui ver isso!! No meu programa este percurso oferece cerca de 3900m de acumulado. Adiante. Estas coisas não são fiaveis e andamos aqui á procura do melhor!! Bem o que aqui importa é salientar a volta e quem tirou partido dela, portanto há que dár os parabéns ao Fogueteiro e o resto fica pra outro topico!!
 
Mais um belo registo do Fogueteiro!
Um feito à altura de poucos cicloturistas...
São voltas destas feitas por malucos como tu que me dão "pica" para testar cada vez mais a minha resistência (e a minha loucura também).
Grande abraço e espero que continues com estas maluquices ;)
 

pedro silva

New Member
parabéns pelo tópico e todos estes relatos e experiências.

sem duvida mais uma valiosa forma de incentivo a pratica do ciclismo.

parabéns
 

fogueteiro

Active Member
Ontem fui matar o vício. A convite dum amigo, fomos para os lados de Arouca, novamente.

A intenção dele era subir para a serra da Freita, mas por Moldes. Como ele depois ficava em Vale de Cambra, estava cheio de pica. Para vos ser franco, apetecia-me fazer um misto de plano e subidas, por isso tinha pensado numa salada que tivesse Arouca e a zona da vaidade, porque tendo em vista um futuro algo diferente, funcionaria como um 'até já'.

Pois a hora marcada era para mim já um pouco tardia, para tal feito, mas como também não quis ser antipático, lá me resignei.

Foi um passeio por estradas já sobejamente conhecidas, mas com uma alteração que serviu para explorar uma ruinha muito castiça que liga a ponte do rio Arda (final da descida da Abelheira) à N224, evitando assim a variante. Foi uma opção muito engraçada, com uma tranquilidade soberba. Já na rotunda da N224 (para o Mingus: Onde paramos para comer) chegou o momento da despedida. Ele iria para a serra e eu começaria a voltar para casa. A hora já ia avançada e simplesmente não estava com disposição de subir daquela maneira, para a serra. Ele ficou um pouco desconsoldao, mas tentei mostrar-lhe que não estava para ali virado, e porque ainda me faltavam 50kms e com vento forte de frente.

Então ele decidiu acompanhar-me e subir a serra por Chão d'Ave. Feitas as despedidas, lá fui eu, impondo o meu ritmo. Sentia-me bem, por isso carreguei no pedal o mais que pude, até para ganhar terreno, para compensar quando desse o peito ao vento...e que vento.

Foi um retorno a casa sem grande história. A N1 não dá para fazer grande história, tirando a do vento que teimava não me deixar impor um ritmo mais vigoroso.

Assim volta mais homogénea concerteza que será difícil encontrar (vejam os dados do meu VDO Z1;);))

Percurso: AQUI

Kms percorridos: 105
Média: 24,10
Tempo: 4:21

Acumulado positivo: 1667
Acumulado negativo: 1666
Inclin. Média Positiva: 3%
Inclin. Média Negativa: 3%
Inclin. Máxima Positiva: 9%
Inclin. Máxima negativa: 12%
Kms percorridos a subir: 44,31
kms percorridos a descer: 44,73

:D:D:D
 
Top