• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

alimentação para treinos curtos média 2h/3h ??

VANSEL

New Member
Sempre estás a queimar gorduras. A questão está em que gorduras queimas. Depois de 30min, o corpo vai buscar as gorduras ás reservas, mas antes ja estava a queima-las. Mas nao aconselho um treino muy demorado porque embota estejas a queimar principalmente gorduras, tambem estás a queimar hidratos de carbono que essenciais para o funcionamiento dos orgoes vitais.
 

Scorpio

Banned
Sim VANSEL, é verdade que o corpo está sempre a queimar gorduras até mesmo quando dormimos (metabolismo basal). O que eu queria dizer é que para quem quer perder peso o treino em jejum só começa a ter efeitos visíveis a partir dos 30 minutos.
 
eheh, bom topic....
era bom que isso de queimar gorduras a baixas intensidades ( mas como é que sabemos realmente a que intensidade estamos andar?Acreditam realmente no 220-etade?...isso é treta por escriver livros,é muito mais complexo definir por cada um de nós os varios limiares aerobicos/anaerob. e zonas de treino sobretudo porqué sao limiares dinamicos que variam no tempo) podia funcionar por todos!!Nao é assim,pelo menos a ler os scientistas expertos no sector.
Nao posu copiar e escriver a papelada toda porqué está em idioma estrangero....mas isso funciona assim:
Tem a ver com o QR que é o coeficiente respiratorio entre a produçao de Co2 e o consumo de Oxigeno e tambem o Vo2max ( digamos que é o nosso "binario").
Em pratica atletas bem treinados gastam a um 50% do Vo2max ,cerca de um 65% da propria Fcmax, uma mistura de 47% de gorduras, um 5-10% de proteinas e o restante glicogeno até um tempo de 2 horas ..até chegar a gastar na major parte gorduras só quando chegarem a 6 horas de treino, sao maquinas queima-gorduras....
MAS estamos a falar de individuos que tem perfeccionado os mecanismos de transporte de oxigeno aos musculos depois anos de treinos assim como todo o patrimonio enzimatico que actua nos mecanismos lipoliticos...por isso o dito que se queima gordura depois 30 minutos ou 20 é muito relativa em quanto mais treinados somos e minor será a divida de oxigeno e major capacidade de utilizar as gorduras como combustivel!!.Bottom line:a major parte de novos biker ainda nao tem desenvolvidos estese mecanismos.
Parece um paradoxo mas o major consumo de gordura há nas actividades de todos os dias..normais actividades de trabalho em casa ou fora porqué temos um QR de .70 que é o valor do major metabolismo lipidico junto a um 20% de Vo2max que corresponde a um 40-50% da fcmax em uma mistura de combustivel onde o 87% é feito por gorduras.!!!Folks se querem emagrecer e queimar gorduras começan a passeiar!!!!A bike é por queimar o nosso dinheiro:)))....em todos casos acho que neste sector nao devemos considerar nada como absoluto,acho que há ainda muito para perceber, o importante é acompahar uma saudavel activitade fisica uma saudavel alimentaçao e educaçao alimentar porqué existe um "antes" um "durante" mas sobretudo um "depois"...aiiii que dolor hoje parai numa pastelaria.....os doces portugueses sao uma loucura!!!:cool:.....uma vez por semana nao é uma desgraça verdade?..ou nao!!?





abraço

Fabrizio
 

Scorpio

Banned
Fabrizio todos temos noção que esses cálculos 220-idade= FC máxima são cálculos aproximados e os quais podem variar até com a temperatura ambiente, basta estar frio para que o coração seja obrigado a bombear maior quantidade de sangue para a superficie da pele para a regulação da temperatura corporal.

"O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de um certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente (homeostasia térmica).
Temperatura de equilíbrio: 37ºC (98.6ºF1) [Limites normais: 36.1º - 37.2ºC (97º - 99ºF)

A variação térmica circadiana é um fenómeno natural e geralmente não ultrapassa os 0.6ºC (1ºF). A temperatura corporal é menor pela manhã, aumenta ao longo do dia e é máxima pelo início da noite.

O equilíbrio térmico é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor.

Seguidamente serão abordados os mecanismos físicos e fisiológicos que contribuem para este equilíbrio.

CONCEITO DE TERMOGÉNESE

A termogénese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é directamente proporcional à taxa de metabolismo corporal (40-60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina – ATP, é perdido sob a forma de calor).

A taxa de metabolismo corporal depende dos seguintes factores:

1. Taxa de metabolismo basal2 de todas as células corporais (para cada aumento da temperatura no valor de 1ºF ou 0.6ºC, esta taxa aumenta aproximadamente 10%);
2. Taxa de metabolismo adicional decorrente da actividade muscular;
3. Taxa de metabolismo adicional secundário ao efeito da Tiroxina (e em menor grau por outras hormonas como a hormona de crescimento ou a testosterona) a nível celular;
4. Taxa de metabolismo adicional causada pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e pela estimulação simpática a nível celular;
5. Taxa de metabolismo adicional por um aumento intrínseco da actividade química nas próprias
células.

A contribuição de cada um destes factores para a taxa de metabolismo corporal varia ao longo do tempo. Por exemplo se compararmos uma situação de repouso com uma situação de exercício físico, verificamos que na primeira situação a termogénese é decorrente essencialmente do metabolismo basal enquanto que na segunda deriva principalmente da actividade muscular."

Fonte da informação: http://www.unirio.br/farmacologia/aulas fisiologia/4. metabolismo/Termorreg.pdf


Existem assim inumeros factores que irão contribuir para que o metabolismo e a FC conduzam a uma queima de gordura correcta e facilmente calculável.

Sendo assim quem não tem capacidade de fazer testes fisicos especificos (VO2max) tem de se sujeitar aos calculos mais vulgares e utilizados no dia-a-dia.

Boas pedaladas
 

Tiago Torres

New Member
Scorpio pelo que li de tudo o que escreveste, tens várias ideias erradas.

1º treinas em jejum... pior erro que alguém pode cometer. O teu organismo está a gastar além das reservas de glicogénio, as reservas de gordura, estas ainda por cima a acelerar a degradação das gorduras através da cafeina... podias rentabilizar muito mais a tua performance com um pequeno almoço rico em cálcio e HC complexos de combustão lenta.

2º estar 3 horas iniciais sem comer... Comer durante o treino não é dar parte fraca, é pelo contrário ser inteligente pois retarda o desgaste do músculo.

3º só queimas gorudura a partir dos 30 minutos é mais uma ideia errada. Tudo depende de limiar aeróbio (sim disse bem aeróbio e não anaeróbio) de cada pessoa. Uma pessoa com um limiar aerobio muito alto praticamente queima gordura durante quase o treino todo. Além disso tens o IMB que também aumenta quanto mais aumenta a tua condição física, pois aumenta o consumo de calorias, por sua vez, gorduras.

Nada contra os teus métodos mas isso são métodos arcaicos que em nada te ajudam a ter mais rendimento.
 

Scorpio

Banned
Olá Tiago,

Dou-te 200% de razão quando dizes que com os métodos que estou a usar actualmente nao consigo ganhar forma. A verdade é que neste momento não estou em busca de forma, mas sim de perda de peso.

Quando atingir o peso desejado então aí começarei a fazer uma alimentação mais adequada à actividade física a desenvolver.

Como ves tenho a perfeita noção de que este método de perder peso não é "politicamente correcto", mas é sem dúvida alguma o que traz resultados mais rápidos.

Como bem sabes a perda de peso é influenciada na sua maior percentagem pelo racio de calorias ingeridas e desgastadas por dia ou por determinado período de tempo.

Abraço
 

Tiago Torres

New Member
Sim, mas tu é que sabes... nestas coisas eu gosto sempre de por a saude em primeiro lugar ;) Não gosto de saber que as pessoas estão a usar métodos que as estão a prejudicar. Quer sejam ou nao minha conhecidas ou adversárias ou seja o que for.

Abraço e ganha mais juízo ;)
 
Top