• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda Garmin Edge 500

grouk

Active Member
ja esta resolvido obrigado. é preciso instalar um plugin no firefox assim quando entras no garmin conect ele ja detecta
 

nunovascolopes

New Member
Boas tardes,
uma opiniao vossa pff, ao criarem percursos via p.e. bikemap ou gpsies, vao fazendo sempre o traçado da linha do percurso pelo vosso lado direito da estrada ou fazem pelo centro da estrada?

obrigado pela ajuda
 

iMiguel

Active Member
Eu no gpsies, tento ir o mais ao meio da estrada, isto porque, ja me aconteceu) eu desenhar pelo lado direito e dp na navegação, o traçado estar a "rolar" a berma da estrada... Por isso, decidi fazer mais ao meio da estrada, assim tenho a certeza que não sai fora da estrada e ta "sempre" certo.
 

grouk

Active Member
já usei o garmin 3 meses sem problemas mas hoje queria experimentar carregar um percurso e assim fiz quando comecei a andar no mapa nunca avançou
depois quando cheguei a casa a carregar no strava aparecem os dados todos menos o percurso no mapa
o que fiz mal?
 

grouk

Active Member
acho que sim, quer dizer nao sei explica me uma coisa, quando arrancas e carregas no start ele começa a gravar o percurso quando chegas carregas no stop epronto é so isso, ou fazes de maneira diferente?
 

johny32

Member
Eu quando arranco pressiono o start...se me apetecer carrego antes o percurso ou não, é indiferente.
No fim da volta carrego em stop. Se quiser fazer apartir de certo ponto uma nova volta, depois de carregar em stop, pressiono a tecla do reset e ele volta ao 0. Pressiono start e volto a fazer uma nova volta.
 

Galitos

New Member
Quanto a mim, e a problemas, tive ontem um, mas de origem diferente das descritas no tópico... Ao tirar o Edge do suporte, uma das "orelhas" do encaixe do Edge, ficou no suporte do avanço...


Nada de maus tratos, foi tirado cuidadosamente como faço habitualmente... Fiquei patareco. Já tinha lido algures no fórum BTT que tinha acontecido a alguém também... Não sei se é muito comum ou não, mas fiquei frustrado... Se o tratasse ao pontapé até podia aceitar, mas é o contrário que acontece.

Mail enviado para a Garmin com foto, a ver o que dizem... Mas não vai ser animador, pois pelo que li na altura (já foi há algum tempo), eles não substituem a parte de trás... Mandam um novo em troca do nosso, e ainda se deve pagar bem para uma situação destas... Vamos ver. Nestas alturas é que tenho saudades do tratamento pós venda da Sigma... Realmente impressionante.


Estive a testar no suporte só com uma das orelhas, e aparentemente ele não salta fora... Mas nunca mais vou andar descansado. Neste momento colei a pequena "orelha" com super cola 3, e depois pus um fio de Araldit. Como ficou um pouco mais espesso com o Araldit, não sei se vai atrapalhar a colocação no suporte, mas tinha pelo menos que tentar fazer algo...

Quando houver novidades comunico.

Boas amigo Lyp,
Isso infelizmente ja me aconteceu e provavelmente o post que viste no forumbtt foi o meu, na altura a solução que a Garmin me deu não foi muito tentadora e decidi mandar de volta como ele está.
O problema na verdade é que a garmin USA nos foruns americanos diz que é um defeito de fabrico do plástico e o tipo de plástico utilizado não é o correcto.
o meu partiu-se a fazer btt e saltou fora do suporte com as 2 "presilhas" presas no suporte e ao enviar ( dentro da garantia tinha cerca de 2 meses ) a garmin diz que trocava por um novo por um valor que não me recordo seria entre 100 a 130€ sinceramente não me recordo.
eles não trocam a parte de trás porque diz que o saco onde vem o gps blá blá blá blá tem um gás qualquer blá blá blá, a verdade é que é um dispositivo para andar à chuva e lama xD.
A solução que arranjei foi cola super 3 colada a um dos 2 suportes onde o gps vêm, cada vez que queres carregar ou descarregar as actividades tens que tirar os elásticos.
isto não é um caso de má utilização Lyp porque muitos amigos meus têm e nunca tiveram problemas com os deles como tenho uns 5/6 amigos que tiveram que arranjar solução para isso, desde fita-colas, a abraçadeiras plásticas é a moda do português xD

Espero que tenhas a situação já resolvida e pelo melhor como é obvio.

p.s no meu post no forumbtt coloquei uma foto bastante engraçada de uma bicicleta de TT da equipa da garmin com uma abraçadeira plástica à volta do gps , estranho ! xD
 

Lyp

Active Member
@Galitos,

obrigado pelo teu feedback!

Depois da troca de mails com a Garmin, de lhes dizer que o pós venda deles deixa muito a desejar, quer pelas respostas quase automáticas que nos dão, quer por não assumirem um problema que não é má utilização mesmo dentro da garantia (não é o caso do meu, que tem já mais de 3 anos), e ainda lhes ter descrito a experiência que tive com a Sigma há uns tempos atrás (ok, se calhar exagerei, mas tinha que desabafar... E não tinha nada a perder!), informaram-me que tinha que enviar o Edge para lá, (por transportadora, porque se for por CTT eles não aceitam), mas que o orçamento provisório seriam 84€. Não me conseguiram responder se seria reparado, ou se me enviavam um recondicionado ou novo, mesmo depois de lhes perguntar 2 vezes.

Confesso que estava\estou um pouco ressabiado com isto tudo, mas não gostei da postura dos gajos.

Para já, colei a orelha e tenho andado assim. Não ando descansado, como é óbvio... Caso o perca, um Edge novo (sem sensores) ainda custa o dobro do que eles querem, mas custa-me desembolsar 84 paus para um treta destas, que me parece que não devia acontecer num equipamento deste preço... É que se caí-se, ou se eu fosse bruto no trato, ok, só tinha que me aguentar... Mas trato o gajo com todo o cuidado.

Vamos indo e vamos vendo.
 

iMiguel

Active Member
Lyp, ja viste no ebay e erivados se ha algum edge500 avariado que possas adquirir para retirar a parte de tras? Se calhar compensa mais... digo eu...
 

Lyp

Active Member
@imiguel, só se fosse muito barato... E é dificil arranjar... Mas já tinha dado uma volta, sim... Mas a questão da estanquecidade e tal, também me faziam recuar.


Ontem, depois de escrever o post anterior, peguei no edge e fiz uma coisa que já tinha ideia de fazer, mas tinha algum receio.

Porém, como nada tinha a perder, avancei.

Conforme tinha descrito anteriormente, colei a orelha com super cola 3, e depois, para reforçar, rematei com um pouco de araldite. Depois de seco, tive que lixar um bocado, pois o edge entra no suporte justo, como sabem... A tolerância é mínima.

A orelha colada fazia sempre alguma coisa, mas com o mete e tira, começou a ceder da parte debaixo.

Ontem, ganhei coragem e o que fiz, foi o seguinte:

Arranjei um arame fininho, moldei-o em "U" de forma a ficar com a largura da orelha, saindo as duas pontas para o centro do Edge. Com o ferro de soldar (de electrónica) e com o araminho no sítio, fui aquecendo o mesmo até ele penetrar no plástico. O seja, ficou a fazer de reforço entre as duas partes.

O aspecto ficou uma cagada, mas vale mais feio e seguro, que meio feio (colado como estava) e inseguro.

Dei uma lixadela, e poderia lixar mais por forma a ficar mais agradável à vista, mas estar a tirar plástico (rigidez) para ficar mais bonito numa parte que não se vê, não faz sentido.

Já testei no suporte, e está bom! Parece ter ficado bem rijo, já fiz alguma força e a coisa não mexe... Vamos ver com o tempo se a coisa se aguenta.

Ficou assim:



Fica a ideia :)
 
Y

yugmota

Guest
Boa noite
Gostaria da Vossa colaboração num problema que tenho no meu Edge 500:
Aquando da ultima actualização do Firmware deixei de conseguir transferir os ficheiros TCX para o aparelho. Normalmente faço download para o PC e depois copio para os courses. Depois quando abro os treinos no EDGE, não me aparece nada. Antes aparecia o ficheiro enviado e depois era convertido
Grato pela atenção
 

Lyp

Active Member
Olá!

Depois passa pelas apresentações, e dá-te a conhecer ao pessoal.

Assim de repente e a falar de cabeça, tenho ideia que de facto nos Primeros firmwares era em courses que se metiam os percursos.

Penso que agora, os firmwares mais recentes, se mete em "new files".

Não estou certo que seja este o nome da pasta, mas vai averiguar.
 

johny32

Member
Confere.

Quando o file é feito na net, terá de ser gravado em "course", depois para ter acesso à volta no garmin, esta terá de ser colocada na pasta "new files". Uma vez ligado o gps ele irá assimilá-lo por forma a ser possivel a sua utilização/visualização e vai também passá-lo automaticamente para outra pasta.
 

grouk

Active Member
ola a todos


precisava da vossa ajuda

quando comprei o 500 tentei carregar um mapa e depois quando tentei usa-lo aquilo não dava nada e depois não gravou o percurso basicamente foi uma treta.desde ai nunca mais usei essa função

amanha vou dar uma volta grande por são macario arada e freita e queria passar por certos sítios e gostava de levar o percurso no garmin
gostava que me dissessem assim por alto como se faz e me esclarecessem as seguintes duvidas

da para estar a seguir percurso e a gravar o trajecto ao mesmo tempo
da para estar a ver o percurso e ter indicações tipo cadencia e velocidade...
da para fazer um percurso desconhecido e confiar nas indicações do 500 ou é melhor não
 
Olá Grouk

"da para estar a seguir percurso e a gravar o trajecto ao mesmo tempo"
Não porque são a mesma coisa. mas tens que fazer duas coisas carregar o mapa e fazer start (vê abaixo)

"da para estar a ver o percurso e ter indicações tipo cadencia e velocidade..."
sim. quando segues o percurso o Garmin adiciona 2 paginas, uma com o mapa do percurso e outro com a altimetria

"da para fazer um percurso desconhecido e confiar nas indicações do 500 ou é melhor não"
Sim, até hoje ainda não me perdi.

eu costumo fazer assim:
A. Vou ao site do GPSies e:
1. Picar "Follow Roads" para quando clicares no mapa ele desenhar o percuso nas estradas
2. desenhar o percurso
3. dar um nome e definir a velocidade média do percurso (esta será a velocidade do Virtual Partner que é um triangulo branco o teu será um preto)
4. definir Track as "Garmin Course CRS"
5. picar "Set points envenly" (ele mete um ponto a cada 60 metros)
6. Download e salvar em algum lugar no PC (neste caso chama-se test.crs)​
gpsies.jpg



B. No Garmin
1. ligo ao PC por USB
2. copio o ficheiro para a pasta F:\Garmin\NewFiles
3. desligo o usb
4. ligo o garmin e vou ao menu Training -> Courses
5. deverá aparecer o ficheiro que copiaste escolhe esse
6. quando escolhes o ficheiro aparece um menu e escolhes "Do Course"
7. já tá podes começar a andar, mas não te esqueças de carregar no Start para contar o tempo HR cadência etc...
8. na página do mapa é melhor retirar o AutoZoom e definir um zoom de 120 mts
8.1 pressionar power button
8.2 aparece um menu que diz AUTO
8.3 pressionar o botão para cima até aos 120 mts​
 
Top