Acidente em parque pedonal

torui

Well-Known Member
#21
O capacete não é obrigatório portanto não me parece que possam rejeitar a responsabilidade civil por esse argumento
O não uso de capacete poderá refletir negligência, ao não ter medido as consequências da sua conduta por não ter sido vigilante (ter descurado a falta de cuidado que qualquer cidadão comum teria nas mesmas circunstãncias de tempo e local). Relativamente a não ter descrito a curva poderá também manifestar a falta de experiência, técnica, perícia que apenas pode ser imputada ao lesado. Atenção que o ciclismo é uma atividade que envolve perigo, e todos os que o praticam independentemente das circunstâncias, tem um dever especial de cuidado atendo ao risco que esta atividade envolve.
 

jocarreira

Well-Known Member
#23
Como já disseram aí atrás, se tiveres o advogado certo e dinheiro para pagares um processo que com certeza se arrastará, até pode ser que consigas qualquer coisa.
Se o troço não está sinalizado como perigoso e se conseguires juntar testemunhos de outros acidentados no mesmo local por causa da configuração da ciclovia, então pode ser que consigas alguma coisa.

Por exemplo, se danificares um automóvel por causa de um buraco na estrada podes pedir uma indemnização à entidade responsável pela via. Tens é que chamar a polícia no local, levantar o auto, e depois se ficar provado que tens razão podes ser indemnizado (Atenção, nunca passei por isto mas já li relatos que é possível). Pode ser que neste caso seja possível provar a culpa (ou parte dela) da entidade responsável pela ciclovia.

Boa recuperação e para a próxima já sabes, mais juízo (e capacete de preferência)!
 

jocarreira

Well-Known Member
#25
Para referência, e se não estou enganado, a ciclovia em questão é esta que se vê ao centro da imagem (e aqui nem é a descida toda mas só a parte final dela):
 
#27
Obrigado a todos pelas opiniões. Sinalética não há. Nem um único sinal. Quedas já foram, segundo fontes não confirmadas, umas 4. Num dos sinistros o rapaz mergulhou para a Ribeira no final da descida.
E olhem que é uma valente queda. Eu, foi mesmo contra o gradeamento.
 
#31
Uma pessoa que percebeu a intenção do post. E obrigações não tenho. Tenho dever cívico de alertar os outros utilizadores que usam aquele circuito.

Se um miúdo começa aquela descida e para quem conhece. Pode ir parar ao fundo da Ribeira. Até me arrepio todo...
Imprimes uma coisa destas numa folha A4 e mandas plastificar.



Abraço!
 

NULL

Moderador
Staff member
#32
Vou consultar um advogado a ver se tem pernas para andar. Para já estou a recuperar e não posso fazer mais nada.

Obrigado
Refere a questão da percentagem.

Em caso de não teres possibilidades de contratar um advogado eles tratam do processo de requerer um à seg. social.
 

jpacheco

Well-Known Member
#33
Enquanto não houver legislação sobre o que é? quem circula? como se constrói? Etc... Irão haver neste país milhares de "xiclovias" com duvidosas implementações e sem qualquer utilidade viária. Há muitas aberrações e dinheiro mal gasto por este país fora... essa descida pela sua inclinação acentuada deveriam colocar um banco de areia como fazem nas descidas das autoestradas :D
 

torui

Well-Known Member
#36
Se quiser um advogado em específico deve ir ter com ele e falar-lhe sobre isso... eles podem arranjar forma de requerer junto da Seg. Social e serem eles a ficar com o processo...
Sim sim, até o advogado o ajuda a preencher a documentação.
 
#38
Boas,

Não tenho nenhum em concreto, e claro, estou aberto a arranjar um com que aceite com base em percentagem.

Para já como referi, tenho é de me preocupar em ficar bem... isso é imperativo.

Que percebe um pouco da coisa, pelo exame abaixo vê ou imagina os danos.. isto foi antes da operação.

 
#39