Boas pessoal.
Após algum tempo com a bike venho aqui apresentá-la e fazer uma mini review.
A bike:
Cannondale Supersix HiMod Red 2011
Na realidade ela foi adquirida em Setembro passado, mas passado um mês depois tive um acidente e ela ficou completamente destruída... um aro de aço enfiou-se pela roda de trás e partiu as duas escoras superiores! Felizmente as escoras inferiores aguentaram bem o meu peso e não cederam.
Felizmente a história acabou bem e a Cannondale deu-me um quadro ao abrigo da garantia! Nem sempre as marcas são todas iguais... aqui eles nem tinham responsabilidade nenhuma mas mesmo assim chegaram-se à frente e "deram-me" um quadro que custa mesmo uma pipa de massa.... não sei se torno a mudar de marca
Devido a este facto nota-se que o quadro é de 2011 mas os periféricos são os que vinham em 2010 à excepção do selim que agora é o Antares (um selim no mínimo fantástico para quem gosta de selins planos e de mudar de posição muitas vezes) em vez do Arione que veio com a bicicleta.
Continuando a falar dos periféricos, embora sejam todos muito bons e nem muito pesados, principalmente o avanço que deve ser um um dos melhores do mercado, acho que não ficam muito bem com a bicicleta. Estava a magicar umas hipóteses mas ainda não decidi entre uns periféricos Syntace ou Deda (de entre umas dezenas de marcas que já pus de parte). Tenho de pensar muito bem nisso e ver o que fica bem e que seja ao mesmo tempo leve e resistente (o que normalmente significa caro....). Já agora estou aberto a sugestões.
Os pedais são uns da gama baixa da Shimano, pesadíssimos, mas como simplesmente não dão problemas enquanto estiverem bons não sei se os troco ou então passo este pedais para a antiga e então vão vir os Time iClick Carbon em preto e branco pois acho que ficam mesmo a matar nesta bike, mas antes disso de certeza que vêm o avanço e o espigão novo.
A menina vem equipada com SRAM RED. O que dizer sobre este grupo... simplesmente fantástico em tudo excepto num pequeno pormenor... já lá vamos. Primeiro vamos falar da precisão e rapidez que estão num nível muito à frente. Depois de bem afinado é muito agradável de usar este grupo. Muito melhor que o meu Ultegra por uma simples razão: o grupo é "bruto" e adoro o "exact actuation" em que o "lag" entre a mover a manete e o mudar de mudança é zero ao contrário da Shimano em que parece que temos de manter o movimento da manete até a mudança entrar, para além de gostar muito da ergonomia e beleza do grupo (a Shimano parece-me agora, um grupo da pré-história hehehe). Quanto aos travões, nem vale a pena discutir. Os SRAM (por comparação aos Ultegra) são muito melhores (e quando digo muito é mesmo muito), é outro nível, controla-se muito mais facilmente a força de travagem e embora a manete seja mais pequena, como não mexe devido a não ser usada para mudar de mudanças, transmite muito mais segurança. Estou mesmo muito satisfeito neste aspecto até porque considerava os travões Ultegra como sendo bastante bons.
Quanto ao pedaleiro, acho-o mesmo muito bom, em carbono e leve QB. Quanto aos pratos do pedaleiro, são lindíssimos mas fazem-lhe falta mais um par de pinos para facilitar a mudança da corrente do 34 para o 50.
O único ponto negativo a meu ver era o desviador dianteiro que eu dantes achava mau. Ora após ter passado umas 4horas de volta daquilo, depois de ter o cabo esticado e alterando e afinando mm a mm tenho de dizer que penso ter resolvido o problema das mudanças do 34 para o 50 e vice-versa mas tenho de ter cuidado a ir do 50 para o 34 para não me acontecer um momento "Schleck"... já está encomendado um chain catcher que deve chegar para a semana que vem e penso que a partir daí vai ficar tudo impecável e não vou trocar o desviador de Red para Force.
Quanto a rodas, toda a gente conhece as Mavic Elite e não vou gastar o meu latim com elas. São razoáveis, nada de especial mas também nada de mal, boas para as estradas daqui.
A bicicleta:
Andar nesta bicicleta é, para mim, uma experiência fantástica. É realmente uma bike de topo (o ano passado ganhou o Giro e a Vuelta) e pensada para as montanhas.
Quando se sobe e se mete força nos "cranks" sente-se mesmo a bicicleta a acelerar com força, sente-se todas as pedaladas a ajudarem a subir, não há desperdício nenhum, haja pernas para ela, sinceramente. Se o Basso se dá bem com ela.... para isto contribui o BB massivo e as escoras inferiores. Realmente as fotografias não lhe fazem justiça:
É realmente outra coisa quando se quer dar com força nesta bicicleta. Se puderem, experimentem um SSix e vão ficar muito impressionados.
Mas eu tinha dito que esta bicicleta era pensada para as montanhas! E as montanhas incluem descer! E é aqui que as opiniões gerais de reviews que há por aí e a minha (limitada às bicicletas que experimentei, desde Tarmac a Addict's e BH's) convergem. Esta é provavelmente a melhor bicicleta de sempre para se descer a alta velocidade. Não estou a exagerar. O controlo e a docilidade que ela tem mesmo em situações mais complicadas e apertadas é completamente fora. Nunca nos escapa nada e é só apontar. Nem se pensa sobre a trajectória, é inconsciente, como se conhecêssemos qualquer descida há muito tempo e se eventualmente formos obrigados a mudar a linha, é fácil e sem dramas, realmente impressionante. Basta ver o Giro de 2010 com o Nibali e vão perceber o que quero dizer (e o Giro deste ano em Sterrato).
Só vos digo, se estiverem para comprar uma fininha mais séria, têm que experimentar uma SuperSix. De certeza que vos vai por a cabeça à roda.
Mais tarde continuo a review pois acabei de por uns pneus novos. Por agora ficam mais fotos:
Após algum tempo com a bike venho aqui apresentá-la e fazer uma mini review.
A bike:
Cannondale Supersix HiMod Red 2011
Na realidade ela foi adquirida em Setembro passado, mas passado um mês depois tive um acidente e ela ficou completamente destruída... um aro de aço enfiou-se pela roda de trás e partiu as duas escoras superiores! Felizmente as escoras inferiores aguentaram bem o meu peso e não cederam.
Felizmente a história acabou bem e a Cannondale deu-me um quadro ao abrigo da garantia! Nem sempre as marcas são todas iguais... aqui eles nem tinham responsabilidade nenhuma mas mesmo assim chegaram-se à frente e "deram-me" um quadro que custa mesmo uma pipa de massa.... não sei se torno a mudar de marca
Devido a este facto nota-se que o quadro é de 2011 mas os periféricos são os que vinham em 2010 à excepção do selim que agora é o Antares (um selim no mínimo fantástico para quem gosta de selins planos e de mudar de posição muitas vezes) em vez do Arione que veio com a bicicleta.
Continuando a falar dos periféricos, embora sejam todos muito bons e nem muito pesados, principalmente o avanço que deve ser um um dos melhores do mercado, acho que não ficam muito bem com a bicicleta. Estava a magicar umas hipóteses mas ainda não decidi entre uns periféricos Syntace ou Deda (de entre umas dezenas de marcas que já pus de parte). Tenho de pensar muito bem nisso e ver o que fica bem e que seja ao mesmo tempo leve e resistente (o que normalmente significa caro....). Já agora estou aberto a sugestões.
Os pedais são uns da gama baixa da Shimano, pesadíssimos, mas como simplesmente não dão problemas enquanto estiverem bons não sei se os troco ou então passo este pedais para a antiga e então vão vir os Time iClick Carbon em preto e branco pois acho que ficam mesmo a matar nesta bike, mas antes disso de certeza que vêm o avanço e o espigão novo.
A menina vem equipada com SRAM RED. O que dizer sobre este grupo... simplesmente fantástico em tudo excepto num pequeno pormenor... já lá vamos. Primeiro vamos falar da precisão e rapidez que estão num nível muito à frente. Depois de bem afinado é muito agradável de usar este grupo. Muito melhor que o meu Ultegra por uma simples razão: o grupo é "bruto" e adoro o "exact actuation" em que o "lag" entre a mover a manete e o mudar de mudança é zero ao contrário da Shimano em que parece que temos de manter o movimento da manete até a mudança entrar, para além de gostar muito da ergonomia e beleza do grupo (a Shimano parece-me agora, um grupo da pré-história hehehe). Quanto aos travões, nem vale a pena discutir. Os SRAM (por comparação aos Ultegra) são muito melhores (e quando digo muito é mesmo muito), é outro nível, controla-se muito mais facilmente a força de travagem e embora a manete seja mais pequena, como não mexe devido a não ser usada para mudar de mudanças, transmite muito mais segurança. Estou mesmo muito satisfeito neste aspecto até porque considerava os travões Ultegra como sendo bastante bons.
Quanto ao pedaleiro, acho-o mesmo muito bom, em carbono e leve QB. Quanto aos pratos do pedaleiro, são lindíssimos mas fazem-lhe falta mais um par de pinos para facilitar a mudança da corrente do 34 para o 50.
O único ponto negativo a meu ver era o desviador dianteiro que eu dantes achava mau. Ora após ter passado umas 4horas de volta daquilo, depois de ter o cabo esticado e alterando e afinando mm a mm tenho de dizer que penso ter resolvido o problema das mudanças do 34 para o 50 e vice-versa mas tenho de ter cuidado a ir do 50 para o 34 para não me acontecer um momento "Schleck"... já está encomendado um chain catcher que deve chegar para a semana que vem e penso que a partir daí vai ficar tudo impecável e não vou trocar o desviador de Red para Force.
Quanto a rodas, toda a gente conhece as Mavic Elite e não vou gastar o meu latim com elas. São razoáveis, nada de especial mas também nada de mal, boas para as estradas daqui.
A bicicleta:
Andar nesta bicicleta é, para mim, uma experiência fantástica. É realmente uma bike de topo (o ano passado ganhou o Giro e a Vuelta) e pensada para as montanhas.
Quando se sobe e se mete força nos "cranks" sente-se mesmo a bicicleta a acelerar com força, sente-se todas as pedaladas a ajudarem a subir, não há desperdício nenhum, haja pernas para ela, sinceramente. Se o Basso se dá bem com ela.... para isto contribui o BB massivo e as escoras inferiores. Realmente as fotografias não lhe fazem justiça:
É realmente outra coisa quando se quer dar com força nesta bicicleta. Se puderem, experimentem um SSix e vão ficar muito impressionados.
Mas eu tinha dito que esta bicicleta era pensada para as montanhas! E as montanhas incluem descer! E é aqui que as opiniões gerais de reviews que há por aí e a minha (limitada às bicicletas que experimentei, desde Tarmac a Addict's e BH's) convergem. Esta é provavelmente a melhor bicicleta de sempre para se descer a alta velocidade. Não estou a exagerar. O controlo e a docilidade que ela tem mesmo em situações mais complicadas e apertadas é completamente fora. Nunca nos escapa nada e é só apontar. Nem se pensa sobre a trajectória, é inconsciente, como se conhecêssemos qualquer descida há muito tempo e se eventualmente formos obrigados a mudar a linha, é fácil e sem dramas, realmente impressionante. Basta ver o Giro de 2010 com o Nibali e vão perceber o que quero dizer (e o Giro deste ano em Sterrato).
Só vos digo, se estiverem para comprar uma fininha mais séria, têm que experimentar uma SuperSix. De certeza que vos vai por a cabeça à roda.
Mais tarde continuo a review pois acabei de por uns pneus novos. Por agora ficam mais fotos: