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A minha SuperSix HiMod

tranquilo

Active Member
Boas pessoal.

Após algum tempo com a bike venho aqui apresentá-la e fazer uma mini review.

A bike:

Cannondale Supersix HiMod Red 2011

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Na realidade ela foi adquirida em Setembro passado, mas passado um mês depois tive um acidente e ela ficou completamente destruída... um aro de aço enfiou-se pela roda de trás e partiu as duas escoras superiores! Felizmente as escoras inferiores aguentaram bem o meu peso e não cederam.
Felizmente a história acabou bem e a Cannondale deu-me um quadro ao abrigo da garantia! Nem sempre as marcas são todas iguais... aqui eles nem tinham responsabilidade nenhuma mas mesmo assim chegaram-se à frente e "deram-me" um quadro que custa mesmo uma pipa de massa.... não sei se torno a mudar de marca ;)
Devido a este facto nota-se que o quadro é de 2011 mas os periféricos são os que vinham em 2010 à excepção do selim que agora é o Antares (um selim no mínimo fantástico para quem gosta de selins planos e de mudar de posição muitas vezes) em vez do Arione que veio com a bicicleta.
Continuando a falar dos periféricos, embora sejam todos muito bons e nem muito pesados, principalmente o avanço que deve ser um um dos melhores do mercado, acho que não ficam muito bem com a bicicleta. Estava a magicar umas hipóteses mas ainda não decidi entre uns periféricos Syntace ou Deda (de entre umas dezenas de marcas que já pus de parte). Tenho de pensar muito bem nisso e ver o que fica bem e que seja ao mesmo tempo leve e resistente (o que normalmente significa caro....). Já agora estou aberto a sugestões.
Os pedais são uns da gama baixa da Shimano, pesadíssimos, mas como simplesmente não dão problemas enquanto estiverem bons não sei se os troco ou então passo este pedais para a antiga e então vão vir os Time iClick Carbon em preto e branco pois acho que ficam mesmo a matar nesta bike, mas antes disso de certeza que vêm o avanço e o espigão novo.

A menina vem equipada com SRAM RED. O que dizer sobre este grupo... simplesmente fantástico em tudo excepto num pequeno pormenor... já lá vamos. Primeiro vamos falar da precisão e rapidez que estão num nível muito à frente. Depois de bem afinado é muito agradável de usar este grupo. Muito melhor que o meu Ultegra por uma simples razão: o grupo é "bruto" e adoro o "exact actuation" em que o "lag" entre a mover a manete e o mudar de mudança é zero ao contrário da Shimano em que parece que temos de manter o movimento da manete até a mudança entrar, para além de gostar muito da ergonomia e beleza do grupo (a Shimano parece-me agora, um grupo da pré-história hehehe). Quanto aos travões, nem vale a pena discutir. Os SRAM (por comparação aos Ultegra) são muito melhores (e quando digo muito é mesmo muito), é outro nível, controla-se muito mais facilmente a força de travagem e embora a manete seja mais pequena, como não mexe devido a não ser usada para mudar de mudanças, transmite muito mais segurança. Estou mesmo muito satisfeito neste aspecto até porque considerava os travões Ultegra como sendo bastante bons.
Quanto ao pedaleiro, acho-o mesmo muito bom, em carbono e leve QB. Quanto aos pratos do pedaleiro, são lindíssimos mas fazem-lhe falta mais um par de pinos para facilitar a mudança da corrente do 34 para o 50.
O único ponto negativo a meu ver era o desviador dianteiro que eu dantes achava mau. Ora após ter passado umas 4horas de volta daquilo, depois de ter o cabo esticado e alterando e afinando mm a mm tenho de dizer que penso ter resolvido o problema das mudanças do 34 para o 50 e vice-versa mas tenho de ter cuidado a ir do 50 para o 34 para não me acontecer um momento "Schleck"... já está encomendado um chain catcher que deve chegar para a semana que vem e penso que a partir daí vai ficar tudo impecável e não vou trocar o desviador de Red para Force.
Quanto a rodas, toda a gente conhece as Mavic Elite e não vou gastar o meu latim com elas. São razoáveis, nada de especial mas também nada de mal, boas para as estradas daqui.

A bicicleta:
Andar nesta bicicleta é, para mim, uma experiência fantástica. É realmente uma bike de topo (o ano passado ganhou o Giro e a Vuelta) e pensada para as montanhas.
Quando se sobe e se mete força nos "cranks" sente-se mesmo a bicicleta a acelerar com força, sente-se todas as pedaladas a ajudarem a subir, não há desperdício nenhum, haja pernas para ela, sinceramente. Se o Basso se dá bem com ela.... para isto contribui o BB massivo e as escoras inferiores. Realmente as fotografias não lhe fazem justiça:
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É realmente outra coisa quando se quer dar com força nesta bicicleta. Se puderem, experimentem um SSix e vão ficar muito impressionados.

Mas eu tinha dito que esta bicicleta era pensada para as montanhas! E as montanhas incluem descer! E é aqui que as opiniões gerais de reviews que há por aí e a minha (limitada às bicicletas que experimentei, desde Tarmac a Addict's e BH's) convergem. Esta é provavelmente a melhor bicicleta de sempre para se descer a alta velocidade. Não estou a exagerar. O controlo e a docilidade que ela tem mesmo em situações mais complicadas e apertadas é completamente fora. Nunca nos escapa nada e é só apontar. Nem se pensa sobre a trajectória, é inconsciente, como se conhecêssemos qualquer descida há muito tempo e se eventualmente formos obrigados a mudar a linha, é fácil e sem dramas, realmente impressionante. Basta ver o Giro de 2010 com o Nibali e vão perceber o que quero dizer (e o Giro deste ano em Sterrato).

Só vos digo, se estiverem para comprar uma fininha mais séria, têm que experimentar uma SuperSix. De certeza que vos vai por a cabeça à roda.

Mais tarde continuo a review pois acabei de por uns pneus novos. Por agora ficam mais fotos:

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hmbe

New Member
Boa sorte com ela. nunca vi ninguém tao babado cá para mim agora és vendedor da Cannondale... :)

Já agora como está montada está abaixo dos 7 kg?
 

hugorbea

Member
Uma bike simplesmente fantástica a tua. Eu já experimentei uma e acho-a fabulosa.
Eu tenho uma CAAD9 com BB30 de 2010 e adoro andar nela, é muito versátil sem dúvida alguma.

Boa sorte com ela!
Boas pedaladas
 

tranquilo

Active Member
Boas.
A bicicleta com as grades de bidão de alumínio, sem o Garmin e com pedais estava a pesar à volta de 7100g na balança da loja (mais coisa menos coisa)... mudando os pedais passa logo para abaixo dos 7kg :D está para breve. Se mudar o avanço, guiador e espigão mais pedais e grades para o que estou a pensar deve ir mais ou menos para os 6.80kg mais coisa menos coisa. Mas gosto muito destas grades... pesam 40g cada! Se mudar mudo para o mesmo modelo só que em carbono.

Tudo a seu tempo :)
 

Miro

New Member
Uma bike maravilhosa sem dúvida. Se pudesse não pensava 2 vezes. Como o bolso não me permite, espero ansiosamente pela minha CAAD10 grupo 105 que chega já no final deste mês. Já tem BB30 e rigidez qb...Já me vai chegar para encher as medidas. Agora de facto, isso é outra loiça.

Dá-lhe quilómetros nisso :)
 

Helder Pereira

New Member
Tranquilo parabéns pela bonita menina.

Qualquer dia de certeza que vou ter tempo de a ver a pedalar ao lado dela.

Acima de tudo muitos e bons kms em cima dela, e essencialmente boa sorte.

Abraço
Helder Pereira
 

biza

Member
Boa sorte Tranquilo, muito e muitos km´s nessa bina extraordinariamente deliciosa para as nossas vistas... fantastica sempre duvida...
Parabens!!

Aaaaaaaaaaaaaaaabraços de Alverca!!!!!!!
 

Nolimits

Member
Se existe marca que goste,a cannondale é de certeza essa marca,e a supersix então nem se fala...........................só acho uma coisa,e a meu ver,negativa,como é que uma bike de topo como esta da cannondale,ainda não começou a utilizar o ,"internall drive cable"ou em portuga,passagem de cabos por dentro do quadro,na minha opinião um ponto questionável!!!!!!!
 

SLM

New Member
Grande máquina. Pessoalmente acho que a super six tem esquemas de cores mais bonitos. Mas isso são gostos. Os periféricos até que encaixam bem. Porque não poupar dinheiro para umas rodas? Parece ser o componente que consideras mais "mediano" numa bike que é de fantástica para cima (Não me leves a mal, quem me dera ter umas Ksirium na minha:eek:)

Boas pedaladas!
 

Morg

Well-Known Member
Nolimits,

Mesmo no modelo 2012 a cannondale continua com cabos pelo exterior, a marca afirma que é a melhor forma de passar os cabos.

Viva a cannondale :)
 

tranquilo

Active Member
Boas.

As rodas a seu tempo (breve espero eu) vão ser mudadas... vamos ver o que aí vem :)
Quanto aos cabos, para ser honesto embora reconheça que a bicicleta fica mais "limpa" com cablagem interna, prefiro os cabos por fora por uma razão de manutenção e limpeza e atrito e por outro lado porque desta maneira o quadro fica mais leve.
No modelo da EVO (2012) todos os cabos são externos à excepção do cabo do travão traseiro que vai por dentro do tubo superior.

Quanto à cor eu queria mesmo era o modelo da LIQUIGAS mas essa só mandando vir a bike completa (completamente fora do meu orçamento :))

Abraço
 

Morg

Well-Known Member
Falei com 3 lojas que me disseram que havia o supersix HM cor Team, a versão mais barata é que só vem com bike completa. Havia uma loja que me arranjava o quadro solo, provavelmente retiravam os componentes para vender em separado.
 

Figueiredo

Active Member
tranquilo,

Podes fazer as mil e uma alterações que quiseres a teu gosto, mas na minha opinião já está PERFEITA como está, muito bonita e ao vivo ainda deve saltar mais á vista, parabéns e desejo-te muitos e bons Km em cima dela!

Abraço
 

tranquilo

Active Member
Estranho, na altura em que a garantia me deu este quadro os únicos que haviam em separado (em HI MOD) era o modelo branco e o modelo preto, mas isto foi a Cannondale Europe que me disse, pode ser que depois localmente se consiga arranjar o modelo... mas tinha de esperar tanto tempo pelo preto que fiquei com o branco :D
Mas é possível que localmente se arranje então esse modelo.

De qualquer forma gosto muito deste pois acho que vai sobreviver bem ao passar do tempo por causa da geometria mais clássica com uma cor simples.

Obrigado Figueiredo. Um dia destes vou aí a Sintra, vamos ver como se compõem as coisas.

Abraço
 

paradawt

Moderador
Companheiro,

Está simplesmente abismal. Este é um dos meus quadros favoritos.

Ando a tentar negociar a passagem da minha Pinarello para uma Supersix com SRAM Rival... Algo um bocadinho mais fraco, mas mesmo assim, já só sonho com aquele maquinão!

Espero que lhe espetes com muitos kms e muita dureza em cima.

Quanto às rodas, fazer perfeitamente o seu papel... Fantástica!
 

fogueteiro

Active Member
Tive a oportunidade de a ver ao vivo no PIF*U, e de dar os parabéns ao Tranquilo, porque sem dúvida que ao vivo é bem mais bonita. É dos modelos que por aí andam que eu mais gosto.

Ela que se prepare porque o dono de tranquilo so o Nick...;););)
 

tranquilo

Active Member
Obrigado Fogueteiro.

Olha hoje encomendei um upgrade muito esperado:
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Perguntam vocês se os outros calços travam mal ou já estão gastos? Não. Os calços que a bicicleta tem são também Swisstop mas o modelo em preto e são excelentes a travar. Então qual é o problema? Como o Fogueteiro viu no PIFU os calços pretos deixam a bicicleta toda cagada! E o pior é que pensei que era só à chuva que isto acontecia mas não. Este fim-de-semana constatei que se os calços aquecerem (basicamente descidas compridas) deixa sempre a bicicleta toda suja e não me apetece lavá-la todas as semanas (não é que ela não mereça)... :( Ora com os calços verdes isto não acontece. Para além de que estes calços têm um look todo pró hehehe.

Abraço
 
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