• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A minha primeira bike de estrada!

nmt

Well-Known Member
eu bem me parecia. aquele quadro é igual ao da versão masculina, a única coisa que muda é a oferta de cores.

A geometria e dimensões são as mesmas, muda a decoração e o selim (específico para o sexo feminino). Relativamente ao tamanho penso que só mesmo experimentando, pois o comprimento do TT vária com a forma de medição e o sloping do quadro.
A minha Cérvelo R3 é um tamanho 51 e tem 531 mm de TT e um avanço de 80 mm e espigão sem recuo, tenho 1,73m de altura e encaixo-me perfeitamente na bike (mas eu prefiro quadros pequenos). Da Canyon tenho uma BTT tamanho S (16,5") e também me sinto muito à vontade, no entanto tenho amigos que têm Canyons M (de BTT) e também me sinto bem nelas, com o meu tamanho estou mesmo entre os dois tamanhos de bike.
 

Carolina

Well-Known Member
Sim, mas a lira tem 1,63m.

XS foi o tamanho que recomendaram ao meu irmão e ele tem 1,74m.

Além disso o TT que referi é o medido na horizontal.
 

Lira

Member
Acho que não vale a pena meter-me em aventuras porque depois não há tamanho mais pequeno para trocar.
E se recomendaram o tamanho XS para uma pessoa muito mais alta do que eu a Canyon é mesmo para esquecer.

Pensado bem a da Cube tem os mesmos componentes e não fica assim tão mais cara que a Canyon pois ainda tem que se contar com +/- 50 euros para portes.
 

nmt

Well-Known Member
Sim, mas a lira tem 1,63m.

XS foi o tamanho que recomendaram ao meu irmão e ele tem 1,74m.

Além disso o TT que referi é o medido na horizontal.

Engraçado que a mim o PPS dá um S e sou mais baixo que o teu irmão...
Mas sim, na impossibilidade de experimentar, o melhor é não arriscar.
 

Carolina

Well-Known Member
não estou a falar do tamanho recomendado pela canyon. o meu irmão fez pre-bikefit para comprar logo a bicicleta com o tamanho certo. acabou por comprar uma merida, mas a canyon também foi uma das opções e o tamanho que lhe recomendaram era o XS.
 

Lira

Member
Boas!

Depois de alguns dias passados praticamente todo o tempo a pensar em bicicletas e a ler muitas coisas pela net fora acabei por me decidir pela Trek Lexa.

A principal razão prende-se com o facto de a poder comprar numa loja relativamente perto de casa. No fim até comecei a gostar da cor da bicicleta depois de tanto ler reviews e procurar informação!
Tem uns detalhes que achei engraçados e que ajudaram a convencer-me :p

Não tive oportunidade de ir experimentar as outras marcas, o máximo que consegui foi passar numa Decathlon para ver como eram as manetes 105 lol
São sem dúvida mais confortáveis que as Sora e, por tudo o que consegui descobrir sobre o novo Tiagra pelo menos o design é igual. Um dia mais tarde mudo os travões para uns 105 ou Ultrega se forem compativeis.

Sei que devia ter tido a experiência de ir ver outras lojas experimentar os diferentes modelos/tamanhos etc mas sinceramente não tenho paciência até porque como quero tamanhos pequenos e modelos de mulher já sei o que ia acontecer...

Seja como for estou contente com a minha escolha de bicicleta e, foi um alívio ter tomado uma decisão finalmente :D

Agora tenho o problema final... o tamanho do quadro!

Voltei à loja e desta vez mediram-me melhor e afinal tenho 79 cm de inseam (isto com sapatilhas). Voltei a experimentar a Trek 1.2 T47 mas desta vez a altura do selim foi ajustada para a nova medida de inseam e o espigão ficou no limite máximo.
Quando me sentei notei que assim sinto ligeiramente o peso do corpo nas maos, da outra vez não senti isso. A diferença da altura do selim para o guiador fica um bocado alta. Depois de discutir este novo aspecto foi-me sugerido o tamanho 50 na Lexa temendo que no T47 tenha que ter o selim a uma altura demasiado alta e sinta ainda mais o peso nas mãos já que a geometria da Lexa é mais pequena.

A diferença de top tube horizontal da 1.4 T47 para a Lexa T50 são 5mm. Acham que poderá ser demasiado e que fique esticada na bicicleta? Pelo que apurei a Lexa traz um avanço de 80 não me parece que mudar para um ainda mais pequeno seja lá muito boa ideia.

Pelo que andei a ler este é um problema de pessoas com as pernas compridas relativamente ao corpo, precisam de ter o selim alto e isso faz com que o guiador fique mais longe.
http://bikedynamics.co.uk/bikesizingbd.htm

Vou tentar fazer um pré-bikefit e ver no que dá porque não tenho mesmo maneira de experimentar os diferentes tamanhos :(
 

jpacheco

Well-Known Member
No corte da forqueta eles que a metam o mais alto possivel para imitares uma "testa" de bibicleta mais alta... depois podes ir descendo com o tempo à medida que te sintas mais confortável numa posição mais baixa. A primeira medida da altura do selim é muito importante, e é importante que não esteja demasiado alto e que não sintas a perna demasiado esticada na sua máxima amplitude. A andar tens que ter a certeza que não sentes movimentos na anca.. esta deve estar estavel no pedalar se anca balançar com a pedalada o mais certo é teres o selim muito alto e isso influencia todo resto das sensações em cima da bike.

5mm de diferença de TT não é nada de especial. Não queres dizer 50mm? 5cm? ai sim é muita diferença.
 

Lira

Member
5mm de diferença de TT não é nada de especial. Não queres dizer 50mm? 5cm? ai sim é muita diferença.

Sim são apenas 5mm, a 1.2 tem 513 top tube e a Lexa 518 e em ambas o reach é o mesmo 36.8.

Quando a loja encomenda uma bicicleta ao fornecedor pode pedir para vir sem a forqueta já cortada?
 

jpacheco

Well-Known Member
É melhor perguntares... eu quando comprei as minhas online tive sempre que cortar a forqueta pela medida que pretendia. Deixas isso exageradamente mais alto "dentro do limite de segurança" (eu também não te sei dizer qual é) e com o tempo baixas... ha essa possibilidade tens que falar com o mecânico e na loja que te façam isso.
 

Lira

Member
Parece que a bicicleta vem com a forqueta já cortada... só complica as coisas! :(
Sinceramente estou a pensar no tamanho 50, o tamanho 47 sem ter essa possibilidade de jogar com o tamanho da forqueta não me parece boa ideia não sei que outros ajustes poderia fazer para reduzir o drop já para não falar que a altura do espigão ia estar no limite ou fora dele.

Vou ter que arriscar um bocadinho mas paciência, não há maneira de as experimentar antes!
 

undernardo

Active Member
Exactamente a situação em que me encontro!
Sinceramente acho que para pessoas com pernas altas não há um tamanho certo, no fim qualquer um deles deve precisar de ajustes, seja um avanço mais pequeno ou ter a forqueta maior etc.
Bem não sei, talvez existam quadros com geometrias mais favoraveis mas isso implica logo ficar limitado a uma ou outra marca e ter que escolher algo que talvez não seja do nosso agrado.

Comprar bicicletas devia ser mais fácil :mad:
A Lexa já tem uma geometria agradável. O sloping do quadro também ajuda bastante e mesmo no tamanho 50 a testa tem um valor aceitável.

O facto de teres sentido o peso do corpo nas mãos quando experimentaste a Trek 1.2 é mau sinal. Isso leva, consoante o tempo que passes na bicicleta, a dormência nos dedos e mãos. É um indicador que esse quadro não é para ti ou que tem um avanço demasiado pequeno. Por outro lado, o tamanho 50 da Lexa tem um tubo horizontal relativamente grande para a tua altura. É um pau de dois bicos e nestas situações mais vale experimentar antes.

Não consegues mesmo fazer o pre-bikefit? É um montante que se calhar não se justifica na maioria dos casos mas que no teu pode fazer toda a diferença. Se arriscares e correr mal ou se arriscares e tiveres que fazer bastantes alterações na bicicleta podes gastar bem mais que um bikefit. Ao menos aí ficas logo com uma recomendação de que valores e geometrias deves procurar.
 

Lira

Member
O facto de teres sentido o peso do corpo nas mãos quando experimentaste a Trek 1.2 é mau sinal. Isso leva, consoante o tempo que passes na bicicleta, a dormência nos dedos e mãos. É um indicador que esse quadro não é para ti ou que tem um avanço demasiado pequeno. Por outro lado, o tamanho 50 da Lexa tem um tubo horizontal relativamente grande para a tua altura. É um pau de dois bicos e nestas situações mais vale experimentar antes.

Queres com isso dizer que o quadro da 1.2 T47 é pequeno? Na loja também me disseram que para aquela bicicleta (1.2) o ideal era meter um avanço maior, o avanço que ela tem é de 80. Já agora a única diferença da Lexa T50 para a 1.2 T47 são 5mm de top tube em tudo o resto é mais pequena menos no head tube (é quase 2cm maior) e também vem com um avanço de 80.

Quanto ao pre-bikefit, já contactei pessoal que faz bikefits daqui da zona do Porto a preços aceitáveis mas eles não fazem pre-bikefit. Mesmo assim expliquei a situação toda por telefone e disseram para confiar na loja e ir com o T50.
 

Lira

Member
Boas.

Finalmente tenho a minha bike nova :D No fim optei mesmo pela Lexa no tamanho 50.

Antes de mais obrigada a todos os que me deram dicas e me aconselharam aqui no fórum! Quando vim aqui abrir o tópico foi porque não sabia mesmo o que fazer e o processo de procura da bicicleta estava a ser frustrante, mas a partilha e discussão de ideias ajudou imenso. Obrigada :)

Todo o processo dava uma grande história. No geral devo dizer que foi frustrante para mim a forma como a maioria das lojas me tratou, parece que não gostam muito de vender tamanhos pequenos... de certa forma até compreendo, não será boa ideia para as lojas terem stock de bicicletas de mulher ou de tamanhos pequenos. No entanto não deixou de ser desencorajador o querer experimentar bicicletas e não ter essa hipótese. Felizmente, ao fim de várias tentativas, lá encontrei uma loja que conseguiu arranjar uma trek silque tamanho 50 no fornecedor e pude experimentar pelo menos esse tamanho. A geometria da Silque é igual á da Lexa e apesar de o tamanho 50 ter um top tube com 5mm mais do que a outra bike que tinha experimentado (Trek 1.2 T47) senti que conseguia chegar ao guiador muito mais facilmente e também senti que podia controlar a bicicleta com segurança. Só fiquei com pena de não poder ficar com a Silque... era mesmo linda e super comfortável :eek:

Outro aspecto que me deixou um bocado apreensiva com as lojas foi o facto de muitas nem sequer se interessarem em tentar fazer uma venda, devem ser todos ricos ou só querem vender bikes topo de gama! Enviei pelo menos dois mails para uma grande cadeia de lojas para saber da Scott Contessa e nunca tive nenhuma resposta. Liguei para a mesma loja e disseram que iam ver o que podiam fazer e que depois me ligavam de volta para dizer qualquer coisa, até hoje nada... E ainda tive alguns comentários infelizes como "ahh mas também pareces ser meia maçarica não precisas de melhor" e, quando fui experimentar a Silque mal cheguei a loja e expliquei ao que ia e me perguntaram "mas sabes andar de bicicleta?" :confused:

Quanto à Lexa, ainda não fui dar nenhuma volta nela apenas dentro da garagem e dentro da loja onde a comprei lol mas penso que o tamanho não virá a ser um problema. Espero mesmo que seja assim! Gostava muito de ter experimentado o tamanho 47 mas esse estava fora de questão, algumas lojas até disseram que não havia... enfim. Portanto ainda estou um bocado à mercê da sorte mas logo que dê a primeira volta a sério digo como foi.
O problema que eu pensava que ia ter com as mãos pequenas foi totalmente eliminado com a nova função das manetes Tiagra, muito fixe mesmo! Foi so rodar o parafuso e ficou logo bem, o pessoal da loja já andava com os tais shims para lhe meter mas nem foi preciso. Além disso os travões são muito mais suaves do que os Sora que tinha experimentado portanto acho que já não vou ter problemas para travar. Sinceramente sinto-me mesmo bem na bike e sinto-me segura e isso era o que mais me preocupava.

Deixo aqui uma foto da bike. Mal posso esperar para ir dar a primeira volta... infelizmente ainda não tive tempo :mad:

2ah9kj7.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
E ainda tive alguns comentários infelizes como "ahh mas também pareces ser meia maçarica não precisas de melhor" e, quando fui experimentar a Silque mal cheguei a loja e expliquei ao que ia e me perguntaram "mas sabes andar de bicicleta?" :confused:

WTF?!?!?!?!? :mad:

Gosto muito do aspecto simples e sóbrio da bike, nem todas têm de ser cor-de-rosa só porque são feitas para mulheres...

Muitos e bonc km's com ela! :D
 

GMQ

Well-Known Member
Boa sorte com a bike.É bonita a bicicleta. Espero que te sintas confortável com a mesma. é triste mas a maior parte dos vendedores tem esse espírito de vender a qualquer custo e não ouvir aquilo que são os desejos do comprador, que é quem vai andar com a bike. Se não te encaixares bem pode ser que ainda se consiga fazer alguma coisa com o avanço. Sabes o tamanho desse??
Disfruta da bike e dá-lhe pedaladas.
 

Skyforger

Active Member
Outro aspecto que me deixou um bocado apreensiva com as lojas foi o facto de muitas nem sequer se interessarem em tentar fazer uma venda, devem ser todos ricos ou só querem vender bikes topo de gama! Enviei pelo menos dois mails para uma grande cadeia de lojas para saber da Scott Contessa e nunca tive nenhuma resposta. Liguei para a mesma loja e disseram que iam ver o que podiam fazer e que depois me ligavam de volta para dizer qualquer coisa, até hoje nada... E ainda tive alguns comentários infelizes como "ahh mas também pareces ser meia maçarica não precisas de melhor" e, quando fui experimentar a Silque mal cheguei a loja e expliquei ao que ia e me perguntaram "mas sabes andar de bicicleta?" :confused:

2ah9kj7.jpg


Uiii...como eu te compreendo...há quem diga que é do meu mau feitio, mas não consigo deixar de ser negativamente crítico em relação à esmagadora maioria das lojas portuguesas....e não só no ramo das bicicletas. Já perdi a conta às promessas do "nós depois ligamos" que vou acumulando por essas lojas fora...principalmente de bicicletas. Também me questiono se realmente querem vender e satisfazer o cliente ou se só querem mesmo ter uma loja aberta...sabe-se lá porquê. Enfim, acho que, acima de tudo, é um questão cultural...de mentalidades. Adiante, que isto dava pano para mangas...:rolleyes:

Parabéns pela compra e pela persistência em encontrar algo realmente adaptado a ti. Muitos e bons kms com ela! ;)
 

undernardo

Active Member
É um pouco triste ainda observar situações dessas que relatas, em pleno século XXI. Enfim... Portugal :p

Ao menos já tens a bicicleta e agora é começares a desfrutar dela! Eu mantinha este tópico para continuar a fazer actualizações da bicicleta e novidades das tuas voltas. Muda-se o nome do tópico e move-se para a área respectiva e continua-se a partir daqui. Boas pedaladas!
 

Lira

Member
Olá!

Obrigada pelos comentários! :)

@pratoni
Cor-de-rosa esteve sempre fora de questão para mim eheh a única razão pela qual comprei um modelo de mulher foi porque a geometria normalmente é mais relaxada o que me pareceu adequado para mim já que sou iniciante e também porque já trazem guiadores pequenos e compactos, selins de mulher etc. (se bem que o selin ainda tem que ser posto à prova, dúvido muito que seja comfortável mas é melhor dar-lhe o benefício da dúvida)

@GMQ
O avanço é de 80 mm portanto nesse aspecto penso que não há muito a fazer, um de 70 mm seria muito pequeno talvez.
Não sei, ainda tenho que ir andar para ver... isto de ter uma bicicleta nova na garagem e não ter tempo para a ir experimentar a sério é muito mau :p

@Skyforger
Como eu compreendo o que dizes! Também devo ter mau feitio então lol porque acho que a maioria das lojas em Portugal deixa muito a desejar mas pronto... já tenho bicicleta e isso é o que interessa no fim :)
Pena ter ficado com a ideia de que realmente não me estavam a levar muito a sério, quase como se eu estivesse só a comprar a bicicleta por capricho e vaidade para depois dar umas voltitas e a encostar para o resto da vida num canto.

@undernardo
Gosto dessa ideia :) Mas como é que posso fazer isso de mudar o tópico e o título?
 
Top