Tendo atenção a isso e atendendo ao reach do modelo da minha bicicleta em tamanho 50 e 47 a diferença são apenas 4 mm, enquanto a diferença entre o top tube é de 9 mm. Penso que isso acontece por causa dos angulos do seat tube...mas não sei explicar, acho que também está no artigo. Tudo isto foi crítico para a minha escolha...
Pensei: são 4 mm de reach mas 2 cm de diferença no stack, portanto no fim achei mais seguro ter um drop mais pequeno e um reach ligeiramente maior. Também tinha chegado à conclusão que no tamanho 47 ia ter que mudar o espigão logo porque não ia ser suficientemente grande para o meter para a minha altura de pernas, na minha bike o limite máximo está a menos de 1 cm de sair do quadro lol
Com isto não estou a defender a minha escolha como certa ou errada lol apenas a dar um brackground para compeenderem melhor
Eu compreendo perfeitamente....
Assim como compreendo e Sei que a primeira coisa que se mexe quando se compra uma bicicleta, e Mexer na altura do selim e a tendencia e sempre para aumentar e nunca para diminuir...
O que e um Procedimento... Errado...
A altura do selim deve comecar precisamente por baixo....
Quanto ao resto e exactamente isso... Ou seja o reach, pode ser alterado ligeiramente, com a troca de um avanco, medida do top tube + setback do espigao ou nao o tal de ( saddle fore aft ) + medida do avanco e sem contAr com o formato do guiador... Que tambem paga aqui uma parte bastante importante, nomeadamente na Tua situacao... Pois atrevo-me ja a dizer que o teu problema com as maos no cockpit, sobre forma a poderes operar de forma confortavel, pouco ou nada tem a ver com a medida do quadro e muito menos com o gruppo ou manetes... Tem a ver sim, com o formato do guiador, e pela forma como esta afinado ou inserido, angulo do mesmo face ao avanco assim como a posicao e angulo de aperto das manetes...
Mas a isso ja la vamos...
Voltando atras e falando do espigao, ha muita teoria, mas na pratica a altura do espigao so e defenida precisamente de uma so forma...
E para esse metodo ideal, nap precisas de nenhuma regua, medir as pernas, cranck ou distancia do selim ao chao, esse metodo e ridiculo, com o evoluir da ciencia do bike fit esta ultrapassado no entanto, nem todos tem instrumentos para o praticar da forma correcta e adaptada para os dias de hoje...
Mas ha uma forma para o fazer em casa, com calma e com precisao, e para ti que gostas de escalar torna-se ainda mais facil...
Pois eis a tal...
Para definir a Tua altura ideal de selim, tu mesma e comecar com o selim o mais baixo possivel numa subida, e ir subindo aos 3 MM de cada vez....
Ate sentires nessa mesma escalada que os teus seatbones estao devidamente apoiados, sem saltar, na parte traseira e lateral do selim... Totalmente encaixados... Mesmo como uma concha... Quando chegares ai... Tens a tua altura de selim determinada... Nesse quadro, nessa bicicleta, e nao fiques surpreendida se for muito mais baixo do que o que esta... E Bom sinal...
E porque que digo 3 MM de cada vez, para poderes ter a margem de 1 MM de erro, ou seja senpre a aumentar 3 milimetros de cada vez ate achares que foste longe demais... Quando chegares ai, baixas 1 MM de cada vez ate chegares ao ponto ideal, e sim... Bike fit... Bem feito... E tudo ao milimetro...
E porque a subir? Porque a subir e sobre tensao toda agente relativamente e independentemente da sua tecnica de pedalar tem tendencia a baixar os calcanhares muito mais do que o normal, devido ao estar sobre tensao... Ao baixar o calcanhar automaticamente da extensao das pernas
E ai sim... Quando as ancas estiverem estabilizadas com a extensao de perna nessa posicao sobre tensao, estas a pedalar correctamente e a Tua tecnica de pedalar melhora do dia para a noite...
Depois passamos a afinacao do cockpit...e depois dos cleats... Com calma, vamos la...
se assim quiseres...
Portanto nao consideres ja que o espigao e pequeno e que nao viras a ter stack suficiente...
ate aqui... Entendido? Alguma duvida?
Grande abraco