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A minha primeira bike de estrada!

Armando

New Member
@undernardo
Gosto dessa ideia :) Mas como é que posso fazer isso de mudar o tópico e o título?

Avança com a ideia que a moderação se encarregará de efetuar a tarefa.

Quanto à bike!!!

Muito linda e vê-se que está mesmo a pedir kms.

Vai colocando umas fotos com a "piloto" ;););)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Avança com a ideia que a moderação se encarregará de efetuar a tarefa.

Quanto à bike!!!

Muito linda e vê-se que está mesmo a pedir kms.

Vai colocando umas fotos com a "piloto" ;););)

:) +1

Também gostava de ver a " piloto " :) lol

Pelo que leio e inteligente, simpática e de bom gosto...lol

Grande abraço
 

Lira

Member
Olá a todos.

Mais uma vez agradeço os vossos comentários :) No entanto, espero que me desculpem mas não gosto nada dessa ideia de fotos da piloto :p

Hoje fui dar uma voltinha de teste (finalmente!) e acabei a volta com um misto de sensações.

Ao testar os travões aqui à volta de casa pareceu-me mesmo que as minhas mãos pequenas não iam ser problema mas a realidade foi outra. Uma coisa è abrandar a bicicleta em plano outra è lutar contra a gravidade... bem, basicamente foi mesmo muito díficil travar na primeira descida pensei que os meus dedos iam partir e não sentia controlo nenhum sobre a bicicleta. O problema continua a ser nos hoods, os meus dedos não chegam suficientemente baixo na manete para a poder travar de forma mais suave tenho mesmo que fazer imensa força. Se for nos drops consigo travar sem esforço mas ainda tenho um bocado de receio de usar os drops, que posição tão estranha! Parece que se vai quase com a cara na estrada eheheh
Seja como for no decorrer da volta senti que a força necessária para abrandar a bicicleta diminui e lá consegui fazer uma descida de 5 Km (a velocidade de caracol :p), por isso fiquei mais animada. Cheguei a casa com as mãos "partidas" mas não tem mal certamente para a próxima será melhor :)

Quanto ao conforto na bike... não senti dores tirando as mãos e as provocadas pelo selim que basicamente parece um instrumento de tortura lol. No entanto é muito cedo para dizer se terei que fazer alguns ajustes ou não e se o tamanho é o melhor.. o tempo o dirá. Agora passado umas horas é que começo a sentir outras dores lol todos os músculos dos braços e das costas e alguns nas pernas que parecem nunca ter sido usados antes lol Isto de andar na estrada é serious business :eek:

No fim.. adorei! Adorei fazer a subida de 5 Km (apesar de o selim estar a dar cabo de mim) é tão mais conforável e natural do que na bike btt. Também adorei a aceleração da bicicleta, com um esforço mínimo parece que voa. Não sei explicar é uma sensação totalmente diferente da outra bike, a forma como é tão mais responsiva à energia que fornecemos aos pedais.. acho que foi isso que me agradou mais. Senti que o conjunto eu+bike funcionava muito mais eficazmente do que alguma vez funcionou mesmo com todas as limitações de ser a primeira vez que ando a sério numa fininha e do problema dos travões.

Agora só espero é ganhar total confiança para poder andar à vontade e ir subir montanhas, que é o que mais gosto de fazer, e depois poder descer sem medo de não controlar os travões :p
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ola Lira, o nao gostares da ideia das fotos da piloto, e perfeitamente compreensivel ;)

Foi apenas uma mera sugestao a titulo de brincadeira... Nos Somos assim, por ca...;) que nem soldados em um quartel...ahah por vezes....

O que importa realmente na minha opiniao, e que continues, por ca a participar e a dar o teu contributo, com a Tua bicicleta, o teu feedback da forma que tens dado e como tens feito...

Pelo que leio nos teus posts Es um exemplo de alguem que esta a entrar agora na modalidade e de forma correcta, sem vicios e manias... E raro... Mas bonito de se ver...;)

Parabens.... Felicito-Te....

Quanto ao teu ultimo post... Posso-Te dar umas dicas... Acerca da posicao.... Para poderes comecar a ter umas ideias... E ires introduzindo aos poucos nas Tuas voltas com calma e ires obtendo algum feedback da forma como a maquina reage a Tua posicao natural em diversas situacoes...

Se quiseres e se a ideia Te agradar as variaveis que Te peco Sao somente:

A Tua altura

O tamanho do quadro

E se a Tua bicicleta quando experimentas-Te hoje, estava e esta com as mesmas configuracoes que colocas-Te na foto?

Grande abraco...
 

Lira

Member
Agradeço! Todas as dicas são importantes, eu não percebo muito disto, quer dizer... farto-me de ler teoria mas depois na prática as coisas são mais complicadas.

Ora a minha altura 1.63 metros e o quadro é um 50.
A bicicleta ainda está igual, mas a foto não é a melhor porque o chão está inclinado e até parece que o selim tem a ponta virada para baixo mas na realidade está direito.

O tamanho do quadro ainda não sei se será o certo... uma voltinha não chega para perceber. No fundo gostava de ter tido a oportunidade de ter experimentado mais tamanhos, outras marcas etc...
Seja lá como for... no fim ganha-se sempre, mais não seja experiência até porque o número de bikes que uma pessoa deve ter tem que ser sempre n+1 :D
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Nao... ;)

A practica quando bem ditada e igualmente exercida, e muito mais facil que a teoria...

Isto porque aqui tens feedback do teu proprio corpo...

Que nao existe em teoria...;)

A trek lexa no tamanho 50 tem um top tube de 50.8, sendo esta a medida em que tu tens que centrar todas as Tuas bases e adaptar aqui... Assim como quando recorreres de uma proxima ao teu metodo de N+1, ;), ja nao vais Tao as cegas... A medida do top tube, e a medida mais importante, na compra e aquisicao de uma bicicleta, so depois e que se discute a geometria e o restante...

Ou seja, se me perguntares a mim, que quadro eu escolheria para ti aqui e para Tua altura, pessoalmente sou da opiniao que Te sentirias melhor com um quadro de 50.9 de top tube que e o tamanho 47 e com um avanco de 90 ou ate quem sabe 100, mais que isso para ti tambem nao, do que com um quadro 50 e com um avanco de 70 ou 80 MM... Isso Diria eu e evidente que sim...

Isto porque Te iria colocar numa posicao mais natural, menos esticada e com maior manobra para poder regular um Bom angulo nos teus bracos e cotovelos para Te fazer amortecer de forma natural as irregularidades da estrada assim como a Tua forca de core, ao pedalar para poderes absorver atraves dos mesmos "angulo de bracos e cotovelos" e assim matarias e absorvias mais naturalmente essa carga com esse triangular de bracos e cotovelos e impedirias que Te passasse para onde tem tendencia a ir mais regularmente, que e ombros, costas, pescoco e MAOS ;)

Mas...

Nao fiques assustada, o que esta ai, e perfeitamente corrigivel... Com esse quadro para a Tua altura... E posso-Te ajudar...

Principalmente com esse tipo de geometria de senhora ou de homem pequenino, exemplo Richie Porte que tambem a usa, atleta conhecido, antigo Sky, hoje Bmc, Chamada de Easy fit, que permite inumeras alteracoes por isso nao e grave...

Agora primeiro e preciso entender e sentir o que esta em Cima e depois fala-se do resto...

Para ja a minha unica preocupacao e...

Entendido ate aqui? ;) alguma duvida? Le e rele com atencao....

Grande abraco...
 

Lira

Member
Não tinha ideia que o Richie Porte era assim tão pequeno lol se bem que quando vi a foto dele com o equipamento BMC e a bike nova pensei que aquela bike era tão pequenina que até podia dar para mim eheh

De resto percebi tudo, aliás desde o ínicio quando comecei a procurar bicicletas e andei a ler montes de coisas pensei que o principal era ter atenção ao top tube e não comprar nada demasiado grande porque depois não havia mesmo nada a fazer.
No entanto tenho sempre uma dúvida e foi o que me baralhou sempre a escolha... por exemplo, a Cérvelo diz que as medidas mais importantes são o reach e o stack e explicam o porquê neste artigo https://www.cervelo.com/en/engineering-field-notes/sensible-frame-fit.
Tendo atenção a isso e atendendo ao reach do modelo da minha bicicleta em tamanho 50 e 47 a diferença são apenas 4 mm, enquanto a diferença entre o top tube é de 9 mm. Penso que isso acontece por causa dos angulos do seat tube...mas não sei explicar, acho que também está no artigo. Tudo isto foi crítico para a minha escolha...
Pensei: são 4 mm de reach mas 2 cm de diferença no stack, portanto no fim achei mais seguro ter um drop mais pequeno e um reach ligeiramente maior. Também tinha chegado à conclusão que no tamanho 47 ia ter que mudar o espigão logo porque não ia ser suficientemente grande para o meter para a minha altura de pernas, na minha bike o limite máximo está a menos de 1 cm de sair do quadro lol

O factor mais crítico foi mesmo o não poder experimentar o 47... eu li muito e vi muitas medidas e muitos números, mas tudo isso pode significar pouco quando se está mesmo em cima da bicicleta, não sei se calhar até me dava bem com um drop maior... o problema é que eu não sei e não tinha maneira de saber! Procurei outras marcas mas nenhuma loja tinha stock dos modelos ou dos tamanhos... enfim foi complicado. Recomendaram um bike fit e sim talvez tivesse sido a melhor coisa, mas teria ficado muito fora do orçamento que tinha para a bicicleta. Claro está que poderia ter optado por uma bicicleta mais barata e fazer o bike fit mas eu queria mesmo o Tiagra por causa do medo das mãos pequenas (e que mesmo assim continuam a dar problemas lol) e no fim pensei que se nem conseguisse travar e controlar a bicicleta mais valia não ter nenhuma lol.

Com isto não estou a defender a minha escolha como certa ou errada lol apenas a dar um brackground para compreenderem melhor a situação :eek:
Não foi fácil comprometer-me com um tamanho! Pensei nisso dias a fio, às vezes custava-me adormecer só a pensar no assunto lol
Num mundo perfeito podia entrar numa loja e ter os dois tamanhos para experimentar, mas isso não acontece... pelo menos aqui em Portugal :(
 

otnemeM

Member
Outro aspecto que me deixou um bocado apreensiva com as lojas foi o facto de muitas nem sequer se interessarem em tentar fazer uma venda, devem ser todos ricos ou só querem vender bikes topo de gama! Enviei pelo menos dois mails para uma grande cadeia de lojas para saber da Scott Contessa e nunca tive nenhuma resposta. Liguei para a mesma loja e disseram que iam ver o que podiam fazer e que depois me ligavam de volta para dizer qualquer coisa, até hoje nada... E ainda tive alguns comentários infelizes como "ahh mas também pareces ser meia maçarica não precisas de melhor" e, quando fui experimentar a Silque mal cheguei a loja e expliquei ao que ia e me perguntaram "mas sabes andar de bicicleta?"
Parabéns por teres ouvido este tipo de barbaridade e teres sido tratada assim e não teres desistido. Tendo dito isto, acho que era justo dizeres que lojas têm um atendimento tão merecedor do nosso dinheiro :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tendo atenção a isso e atendendo ao reach do modelo da minha bicicleta em tamanho 50 e 47 a diferença são apenas 4 mm, enquanto a diferença entre o top tube é de 9 mm. Penso que isso acontece por causa dos angulos do seat tube...mas não sei explicar, acho que também está no artigo. Tudo isto foi crítico para a minha escolha...
Pensei: são 4 mm de reach mas 2 cm de diferença no stack, portanto no fim achei mais seguro ter um drop mais pequeno e um reach ligeiramente maior. Também tinha chegado à conclusão que no tamanho 47 ia ter que mudar o espigão logo porque não ia ser suficientemente grande para o meter para a minha altura de pernas, na minha bike o limite máximo está a menos de 1 cm de sair do quadro lol

Com isto não estou a defender a minha escolha como certa ou errada lol apenas a dar um brackground para compeenderem melhor:(

Eu compreendo perfeitamente....

Assim como compreendo e Sei que a primeira coisa que se mexe quando se compra uma bicicleta, e Mexer na altura do selim e a tendencia e sempre para aumentar e nunca para diminuir...

O que e um Procedimento... Errado...;)

A altura do selim deve comecar precisamente por baixo....

Quanto ao resto e exactamente isso... Ou seja o reach, pode ser alterado ligeiramente, com a troca de um avanco, medida do top tube + setback do espigao ou nao o tal de ( saddle fore aft ) + medida do avanco e sem contAr com o formato do guiador... Que tambem paga aqui uma parte bastante importante, nomeadamente na Tua situacao... Pois atrevo-me ja a dizer que o teu problema com as maos no cockpit, sobre forma a poderes operar de forma confortavel, pouco ou nada tem a ver com a medida do quadro e muito menos com o gruppo ou manetes... Tem a ver sim, com o formato do guiador, e pela forma como esta afinado ou inserido, angulo do mesmo face ao avanco assim como a posicao e angulo de aperto das manetes...

Mas a isso ja la vamos...

Voltando atras e falando do espigao, ha muita teoria, mas na pratica a altura do espigao so e defenida precisamente de uma so forma...;)

E para esse metodo ideal, nap precisas de nenhuma regua, medir as pernas, cranck ou distancia do selim ao chao, esse metodo e ridiculo, com o evoluir da ciencia do bike fit esta ultrapassado no entanto, nem todos tem instrumentos para o praticar da forma correcta e adaptada para os dias de hoje...

Mas ha uma forma para o fazer em casa, com calma e com precisao, e para ti que gostas de escalar torna-se ainda mais facil...


Pois eis a tal...;)

Para definir a Tua altura ideal de selim, tu mesma e comecar com o selim o mais baixo possivel numa subida, e ir subindo aos 3 MM de cada vez....

Ate sentires nessa mesma escalada que os teus seatbones estao devidamente apoiados, sem saltar, na parte traseira e lateral do selim... Totalmente encaixados... Mesmo como uma concha... Quando chegares ai... Tens a tua altura de selim determinada... Nesse quadro, nessa bicicleta, e nao fiques surpreendida se for muito mais baixo do que o que esta... E Bom sinal...;)

E porque que digo 3 MM de cada vez, para poderes ter a margem de 1 MM de erro, ou seja senpre a aumentar 3 milimetros de cada vez ate achares que foste longe demais... Quando chegares ai, baixas 1 MM de cada vez ate chegares ao ponto ideal, e sim... Bike fit... Bem feito... E tudo ao milimetro...;)

E porque a subir? Porque a subir e sobre tensao toda agente relativamente e independentemente da sua tecnica de pedalar tem tendencia a baixar os calcanhares muito mais do que o normal, devido ao estar sobre tensao... Ao baixar o calcanhar automaticamente da extensao das pernas ;) E ai sim... Quando as ancas estiverem estabilizadas com a extensao de perna nessa posicao sobre tensao, estas a pedalar correctamente e a Tua tecnica de pedalar melhora do dia para a noite...

Depois passamos a afinacao do cockpit...e depois dos cleats... Com calma, vamos la...:) se assim quiseres...

Portanto nao consideres ja que o espigao e pequeno e que nao viras a ter stack suficiente...;)

ate aqui... Entendido? Alguma duvida? ;)

Grande abraco
 

Lira

Member
Tendo dito isto, acho que era justo dizeres que lojas têm um atendimento tão merecedor do nosso dinheiro :)

Compreendo a curiosidade mas não me parece correcto fazer isso. Não seria justo julgar as lojas só por causa disso, um delas foi a que me disponibilizou uma bicicleta para eu testar o tamanho etc. No fundo o problema não é de uma loja em específico mas sim um problema geral que provavelmente se deve a mentalidades e cultura em Portugal.

@albertosemcontador

Certamente irei tentar isso na próxima volta, parece interessante nunca tinha visto essa ideia em lado nenhum. Será que o selim não sendo o melhor ou mais adequado não poderá influenciar o processo? Acho que vou usar o selim que tenho na bike de btt para fazer essa experiência porque com esse não tenho dores a atrapalhar.
Mas agora também fiquei curiosa em relação a afinação do cockpit lol...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@albertosemcontador

Certamente irei tentar isso na próxima volta, parece interessante nunca tinha visto essa ideia em lado nenhum. Será que o selim não sendo o melhor ou mais adequado não poderá influenciar o processo? Acho que vou usar o selim que tenho na bike de btt para fazer essa experiência porque com esse não tenho dores a atrapalhar.
Mas agora também fiquei curiosa em relação a afinação do cockpit lol...

Sim... Podes usar o teu selim de btt... Mas o que recomendo primeiro e com a utilizacao de um nivelador... Nivelar esse selim paralelo ao chao...

E comecar com esse... So consegues realmente apreciar o selim, quando o mesmo esta tambem bem afinado... Esse tipo de selim tem que estar bem nivelado ao chao, depois de estar nivelado, Veras que o teu conforto vai aumentar, Sei que falas-Te que estava e que na foto nao parece, no entanto, nada como ter a Certeza e olhar bem para a bolhinha do nivelador, ate estar no meio e apertar, por isso recomendo-Te que nao desistas, ja desse selim, conheco a marca bontrager muito bem, e uma marca satelite a nivel de componentes sob forma a dar apoio a trek, e Sei que esse modelo Embora nao seja propriamente um topo de gama da marca, tambem Sei que tem algum cuidado, e Nao atiram qualquer coisa ca para fora, pois a trek tem altos standards e e muito exigente ao que diz respeito a bike fit...

Quanto ao cockpit o que podes comecar por fazer Para ja, e colocar o guiador e sim, aqui e ao contrario do selim, la esta o tal triangulo da geometria do quadro espelhado para cima, reproduzido pela Tua expressao corporal na bicicleta, a tal simetria e agora sim, comecas a aprender um pouco de geometrias;) ou seja colocar no topo dos espacadores e invertido, ou seja dar-lhe um flip, o que isto vai permitir e que uses mais as drops, de forma mais confiante e Te vas habituando mais ao cockpit em Seu todo, e que te permita percorrer com mais facilidade e com mais naturalidade, para poderes conhecer bem a bicicleta, a ti mesma e sobretudo o guiador, que eventualmente podera ser trocado, mas para ja estamos a explora-lo... Tal como o selim...

Tenta mais ou menos reproduzir uma situacao identica a esta, como a desta marreta aqui...;)

g1MBkSC.jpg


Lembra-Te sempre que o que realmente conta e como Te sentes, o feedback que vais obter, o teu conforto e o teu rendimento, pois estas a comecar e isso e o que realmente importa e nao o Te julgarem em seres macarica ou se sabes ou nao andar de bicicleta, e ao que me parece Lidas bem com isso...;)

Comeca por ai... Ja tens muita informacao para comecares e sera importante o teu feedback para poder dar uma continuacao...

Mas este primeiro Passo no cockpit tera que ser Feito com a condicao do baixar e nivelar do espigao e selim... e eu Diria baixar significamente, pelo menos ate aonde tem Aquele b de bontraguer e depois fazer o ajuste do mesmo da forma que falei anteriormente...

Grande
 

Lira

Member
Bem... realmente são muitas coisas em que pensar. Vou mesmo começar pelo selim, mas isso vai esperar até à próxima volta e depois de ter a certeza que tenho isso bem vou tentar fazer as mudanças do guiador. Tentar meter parecido com a bike da foto!

Até estou a achar isto interessante lol não gosto de números mas é impressionante como pequenos ajustes podem fazer tanta diferença e ainda mais impressionante que o nosso corpo os note...

Obrigada por toda a ajuda até agora :)
Eu não sou de desanimar e acho que é sempre possível meter as coisas melhores mas é muito bom ter alguém que nos indique o melhor caminho quando não percebemos nada do assunto.
 

pratoni

Well-Known Member
A trek lexa no tamanho 50 tem um top tube de 50.8, sendo esta a medida em que tu tens que centrar todas as Tuas bases e adaptar aqui... Assim como quando recorreres de uma proxima ao teu metodo de N+1, ;), ja nao vais Tao as cegas... A medida do top tube, e a medida mais importante, na compra e aquisicao de uma bicicleta, so depois e que se discute a geometria e o restante...

Ou seja, se me perguntares a mim, que quadro eu escolheria para ti aqui e para Tua altura, pessoalmente sou da opiniao que Te sentirias melhor com um quadro de 50.9 de top tube que e o tamanho 47 e com um avanco de 90 ou ate quem sabe 100, mais que isso para ti tambem nao, do que com um quadro 50 e com um avanco de 70 ou 80 MM... Isso Diria eu e evidente que sim...

Deixa ver se percebi, o tamanho 50 tem 50.8 de top tube e o tamanho 47 tem 50.9?....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Deixa ver se percebi, o tamanho 50 tem 50.8 de top tube e o tamanho 47 tem 50.9?....

Tens razão...tens razão...

Estava a olhar para a tabela num separador e a escrever no outro....

Corrigindo

O tamanho 50 tem 51.8, o 47 Tem 50.9

E quando Digo....

A trek lexa no tamanho 50 tem um top tube de 50.8, sendo esta a medida em que tu tens que centrar todas as Tuas bases e adaptar aqui... Assim como quando recorreres de uma proxima ao teu metodo de N+1, ;), ja nao vais Tao as cegas... A medida do top tube, e a medida mais importante, na compra e aquisicao de uma bicicleta, so depois e que se discute a geometria e o restante...

Ou seja, se me perguntares a mim, que quadro eu escolheria para ti aqui e para Tua altura, pessoalmente sou da opiniao que Te sentirias melhor com um quadro de 50.9 de top tube que e o tamanho 47 e com um avanco de 90 ou ate quem sabe 100, mais que isso para ti tambem nao, do que com um quadro 50 e com um avanco de 70 ou 80 MM... Isso Diria eu e evidente que sim.

Quero dizer isto mesmo...

A trek lexa no tamanho 50 tem um top tube de 51.8, sendo esta a medida em que tu tens que centrar todas as Tuas bases e adaptar aqui... Assim como quando recorreres de uma proxima ao teu metodo de N+1, ;), ja nao vais Tao as cegas... A medida do top tube, e a medida mais importante, na compra e aquisicao de uma bicicleta, so depois e que se discute a geometria e o restante...

Ou seja, se me perguntares a mim, que quadro eu escolheria para ti aqui e para Tua altura, pessoalmente sou da opiniao que Te sentirias melhor com um quadro de 50.9 de top tube que e o tamanho 47 e com um avanco de 90 ou ate quem sabe 100, mais que isso para ti tambem nao, do que com um quadro 50 e com um avanco de 70 ou 80 MM... Isso Diria eu e evidente que sim.

Obrigado pela correccao...;)

Grande abraco...
 

pratoni

Well-Known Member
Na boa, tinha percebido que tinha havido algum engano e era só mesmo para o texto ser corrigido, nem que seja para consultas futuras por outros...
 
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