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A minha "fisga" Trek Madone 4.3

Armando

New Member
Boas rm6, bela volta, boas fotos e excelente relato!...Não tens que te intimidar em relação aos "Moderadores", tens é que continuar a contar-nos as tuas aventuras ciclísticas.

Quanto ao selim e assim à primeira vista, não me parece que esteja muito recuado e poderá ser apenas uma questão de habituação!... É que fazer mais de 70 Kms, é normal que sintas que o selim lá está e que tenhas que ir aliviando um bocadito o rabiosque!...a mim também me acontece.

Boas pedaladas.
 

rm6

Member
Armando - Obrigado, vou dar mais umas voltinhas com este selim e vamos lá ver se começa a ganhar mais calo! :)

Carlos Pedro - Obrigado, e quando passar por mim ou eu passar pelo Pedro é só levantar o braço... :)
 

Medroso#78

Active Member
Olá malta,

...mais um tópico interessante a seguir! :)

Bons relatos, boas fotos, para ajudar à festança, o autor, tal como eu, vem do BTT, e ainda, é meu "visinho", eheheheeh. :D

Pedalo por essas paragens, Felgueiras, Fafe, Cabeceiras, Mondim, Celorico, Amarante, Guimarães, Vizela, etc.. etc.. etc... estou nos meus inícios de roda fina. :)

...já agora se me permite opinar, antes de partir para um novo selim, faça um reajuste no mesmo.... podemos ter o MELHOR selim do mundo mas, não estando bem ajustado, altura, nivelamento, recuo, etc.. etc.. que se lixe.

Assim de longe, pelas fotos atrás, quer-me parecer que está a pedalar com a frente do mesmo muito subida.... aconselho-o a rever isso! De seguida, deve rever-lhe a altura.

Há um teste, entre muitos, muito fácil de fazer, é por exemplo, ao pedalar de costas para o sol, observe com atenção a sua sombra.... repare se vê apenas o movimentos vertical das pernas, ou se vê também o oscilar lateral da anca.. se a anca oscila, o selim está alto.... por melhor carneira que os calções possam ter, as "assaduras" derivadas da constante fricção, são inevitáveis. Infelizmente sei o que isso é. :)


....outra coisa, antes que me passe pela ideia, li atrás, algo referente a um "cancro" nos rolamentos do pedaleiro, mas... isso é só nesse modelo?! Ou é tipo nas Trek´s?! Nunca tive nenhuma Trek, tenho duas de BTT (uma 26 e uma 29er), mas são de outra marca. Tenho agora (estou à espera que o homem me ligue para a ir buscar) uma trek "anorética" para estrear...... :s
 

Morg

Well-Known Member
Quando ando com o chão molhado o pedaleiro fica quase sempre a fazer barulho. Não é nos rolamentos, é sujidade entre a tampa do rolamento e o pedaleiro.
Tiro o pedaleiro, limpo bem esta zona e desaparece quase sempre.
Há vezes em que é mesmo o rolamento mas é raro acontecer.
Acho que é o formato do quadro que propícia esta situação, na minha bike anterior não acontecia.
 

Medroso#78

Active Member
Quando ando com o chão molhado o pedaleiro fica quase sempre a fazer barulho. Não é nos rolamentos, é sujidade entre a tampa do rolamento e o pedaleiro.
Tiro o pedaleiro, limpo bem esta zona e desaparece quase sempre.
Há vezes em que é mesmo o rolamento mas é raro acontecer.
Acho que é o formato do quadro que propícia esta situação, na minha bike anterior não acontecia.

...mas a sua bike anterior era Trek?!

Percebo sim, em dias de chuva há sempre pó, terra, etc.. etc.... que se transforma em lama. A mim não me acontecerá isso, pois com chuva ninguém me agarra a pedalar. :p eheheeheh

Entretanto o homem já me ligou, está a "mota" prontinha a levantar. Será dificílimo para mim ter de aguardar até às 20:00, mas pronto, nunca pior. :D
 

rm6

Member
Medroso#78 - olá vizinho! Obrigado!
Em relação ao ajuste do selim, estou a fazer vários testes, pois do btt para a estrada, a posição é bastante diferente, pelo menos para mim.

Tenho visto na net, vários calculadores de ajuste de bicicleta e tenho colocado lá as minhas medidas, tiradas com a ajuda e grande insistência da minha parte, pela minha esposa, que achou bastante estranho, diga-se de passagem :) e todos eles com vários resultados diferentes...



Por exemplo : este com o perfil "Competitive fit", o qual não serve para o que procuro, ou seja, o mais confortável possível, e sem perder outras qualidades, como velocidade etc...




Ou este, já com o perfil "the Eddy fit", que é uma posição mais confortável, e o que vou testar na próxima oportunidade...




Vi tambem este site, mas deu-me valores de ajuste, no minimo estranhos, para o meu caso... :)

O que normalmente faço, como base de ajuste de altura, é colocar em cima da bicicleta, e com o calcanhar no pedal, fazer com que este lhe toque, assim quando colocar o sapato no cleat, a perna apresenta uma pequena flexão, que normalmente funciona para mim, embora fique sempre com o bichinho atrás da orelha, pois não sei se estará certo o angulo de flexão...

Em relação aos rolamentos da pedaleira, para já não posso dizer nada, pois a "fisga" é recente e ainda não senti nada de anormal, ou ruidos anormais, a não ser umas valentes cacetadas nas pernas :) ...

Morg - eu também gosto e faço questão, de no final de uma volta, mais "húmida" ou mais "enlameada", retirar tudo, desde pedaleira, caixa de direcção e espigão, etc... para fazer uma limpeza e lubrificação dos mesmos, assim sei que consigo anular possiveis ruídos provocados pelos detritos e consigo aumentar a esperança de vida dos componentes, que face à crise que atravessamos, digamos que dá jeito... :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Os exemplos apresentados, podem ser de bikes, com ângulos totalmente diferentes da nossa não?! Não nos dará erro?! :s

Eu, por exemplo, no que diz respeito à altura do selim, sei que são 72cm (face superior do selim, alinhado pelo espigão, ao centro, do eixo pedaleiro), independentemente da bike (BTT, 26, 29er, ou estrada). Medidas estas tiradas com rigor por um profissional. Se calhar é aí que há um falhanço... outra situação que retira alguma flexibilidade ao movimento correto da pedalada, é o ajuste dos cleat´s... estando estes apertados muito para o meio do pé, dá para lixar o "dito cujo".

Nivelamento, e recuo, ao sentar-me em cima de uma bike, sei imediatamente o que quero/preciso para ter uma pedalada confortável... mas lá está, cada um é como cada qual. :)

Temos que conseguir pedalar, recuar o rabo, ou puxa-lo à frente, sem que se sinta o selim a fazer pressão no corpo! Precisamos sentir agilidade neste tipo de movimento. É uma questão de ir afinando a cada saída. :)
 

rm6

Member
Sim, os exemplos apresentados, são para, digamos, uma regra geral, ou melhor, é um ponto de partida para um ajuste melhor.

Quanto ás medidas de altura do selim, neste caso de bicicleta de estrada, para a bicicleta de BTT, as coisas são um bocadito diferentes, principalmente se for uma suspensão total, como a minha por exemplo, em que tenho de contar com o Sag da suspensão, para poder melhorar a distância do selim em relação ao BB. A distância que tenho entre o selim e o BB, na de Btt, é diferente para a de estrada, devido aos sapatos, por exemplo...

Os cleat´s tenho-os, segundo o que o ortopedista, me disse para fazer, assim de uma forma muito simples, mas que até resulta comigo. Mais ou menos o que ilustra nas imagens. :)



1º - encontra o osso do qual não vou dizer o o nome, pois nem eu sei... :) mas uma rápida consulta na net, vi que se poderá cuneiformes... :) (não é para riscar o pé..) :)



2º - "encontra-o" com a calçado colocado...



3º - Marca o local com uma caneta ou algo do género...



4º - traça uma linha, para realizar o ajuste base...

Claro que, este método é só uma base para realizar outros ajustes! Por exemplo temos de ter o cuidado de saber se os pés, ao andar normalmente a pé, se "apontam" para dentro, ou se pelo contrário, "apontam" para fora, vulgo " pés de pato" :), e ajustar os cleats para essas situações, assim podemos uma forma básica salvaguardar, possíveis lesões a nivel do joelho...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

as dicas acima parecem-me bem!

Curiosidade, as minhas "meninas" de BTT, são ambas FS, estou com a mesma altura na de estrada... E agora?! :D

...a questão do sag, não tem nada a ver com a altura do selim... por mais baixo que esteja a pressão do amortecedor, a altura do selim/centro eixo pedaleiro, será SEMPRE a mesma.

Este fim de semana, "tumourou", há voltinha?! :)
 

rm6

Member
Ora bem, eu acho que o sag influencia!

Senão repare, quando se senta, com o sag a 10% por exemplo, o selim tem um x % de recuo, e se tiver 35% de sag o recuo ainda será maior, ainda maior dependendo do grau de inclinação do tubo vertical, o que quase de certeza leva a uma altura de selim diferente...acho eu! :)


A geometria varia de quadro para quadro, e os funcionamentos são diferentes, além de depender também da vertente para a qual tem a bicicleta preparada, XC, Enduro, Maratonas, etc...

Eu PESSOALMENTE, mudo a altura do selim, mediante o terreno para onde vou, pode parecer picuinhas, mas a mim resulta bem! :) Lógico que não vou alterar em vários centimentros, mas altero sempre alguma coisita... :)


Já os pedais/sapatos tambem vão influenciar a altura do selim, pois tanto os pedais como os sapatos de estrada são diferentes dos de Btt, a não ser que tanto numa bike como nas outras use os mesmos sapatos/pedais, mas isso, já são outros ajustes.. :)

Se tudo correr bem, este fim de semana a voltinha será por entre raizes, árvores, pedras, lama, pó, gravilha e afins... :)
 

Medroso#78

Active Member
Eheheheh, cada um lá tem a sua maneira de ver a coisa. :D

No fundo, o que importa é dar ao pedal... vamos falando.

Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
o sag influenciar o ângulo do selim até compreendo mas chegar ao ponto de alterar a distância entre os pedais e o selim acho muito...

E sim, quando mudas de sapatos, a altura do selim normalmente tem que ser mexida, logo é normal a distância entre os pedais e o selim na bicicleta de estrada ser diferente da de btt...
 

rm6

Member
Tem razão, a distância é sempre a mesma, estava a pensar no recuo do selim! :) e estive a medir as medidas tanto da fisga como da de Btt e tenho mais ou menos as mesmas medidas... :)
 

rm6

Member
Novo ditado - “Fim de semana sem pedalar, dá tempo para pensar e toca a desmontar...”



Pois é, com a ideia já enraizada a ferro e fogo que, já não iria conseguir pedalar este fim de semana, e ao olhar para a “fisga”, lá me passou pela cabeça desmontar tudoooo...

E assim foi, olhei para ela e disse “ vou-te desmontar! E desmontei...!!! “



Assim também tirava algumas dúvidas que pairavam no ar tal como, o peso do quadro, por exemplo, e aquela sensação de inquietude que temos desde que somos crianças, sabem, aquela vontade enorme de desmontar tudo, só para ver como funcionam as coisas... mas desta vez sem sobrar parafuso ou peças, de perferência... :), estão a ver!!!
E pronto, depois de 15 minutos este foi o resultado de retirar tudo...



Foto de familia...



...e tudo a monte e fé em deus...


e agora por grupos...



Quadro + Forquete:




Quadro
– Madone 4.3, 400 Series OCLV Carbon, KVF, etc... etc... Tamanho 56.

Sinceramente pensei que fosse mais leve, embora o tenha pesado com os rolamentos da pedaleira e respectivos protectores, e também o protector de quadro (no caso da corrente saltar).



Forqueta
Madone KVF carbon, E2, também, etc... etc...

Também estava com a ideia que fosse mais leve, mas... tem um tubo de direcção com 250mm e respectiva aranha...



Transmissão:



Manípulos –
Campagnolo Centaur carbon 2x10.

Não sei de que ano são, mas funcionam que é uma maravilha, muito certinhos, e quando “falham” uma entrada é só dar um jeitinho e tunga, já está, sei que desce ou sobe 3 velocidades de cada vez... acho que isso é bom!!!...



Desviador da frente
– Campagnolo Centaur braze-on.

Não sei o que dizer sobre este, a não ser que cumpre muito bem aquilo, para o qual foi desenvolvido...e este já é mais recente que os manípulos, penso que é de 2013/2014.



Desviador de trás
– Campagnolo Centaur 10 v, caixa curta.

Outro, que simplesmente funciona que é uma maravilha, muito preciso e suave, também data do mesmo ano do desviador da frente...



Pedaleira
– Shimano 105 172,5mm e 50/34 (versão OEM ou possivelmente retoma, não sei).

Para já, vou ficar com ela, pois os euros não abundam, mas a intenção é adquirir tambem uma Campagnolo Centaur 50/34, para ficar a fazer pandam com a restante transmissão, e também porque gosto que fique tudo em familia. Embora também funciona muito bem, a passagem de pratos é feita com muita suavidade.



Cassete
– Campagnolo Centaur 10v 12/26 (alterada aqui pelo Je).

Componente engraçado este! Já sofreu uma alteração, já que tinha umas relações que não agradava lá muito aos meus musculos, era 12/25 e alterei para 12/26, :) a diferença não é muita, mas nas subidas nota-se, e bem... mais uma vez, a passagem de carreto para carreto é feito com muita suavidade e precisão, grande parte devido ao desviador. :)


Corrente
– Não sei a marca nem modelo, mas sei que são para 10v :)



Componentes:



Selim –
Selle Italia SLS

Para já, está em fase de testes e com base no ultimo teste, até aos 70/80 kms, o rabo aguenta bem, apartir daí, começa a querer mudar bastantes vezes de posição... :), já fiz algumas alterações às medidas, e vamos lá ver como se porta na próxima saída...



Espigão –
Bontrager XXX Carbon, 27.2mm, 20mm offset (acho eu), 400mm comprimento.

Bem este componente, é o que me está a colocar mais duvidas no miolo. Não sei explicar porquê, mas sinto-me muito recuado na bicicleta, sinto que estou a pedalar a empurrar muito para a frente, se é que me faço entender, ao invés de estar a carregar mais nos cranks, estou à espera de um outro, mas com 5mm de offset, vamos lá ver o que irá fazer sentir...



Guiador
– 3T Ergonova Pro 31,8mm, 44cm

Outro componente, a ser alterado num futuro próximo por um Bontrager RXL, lá está, em prol da familia. :)
Pessoalmente, não gosto da parte mais “achatada” em cima, de resto cumpre o objectivo.



Avanço
- Bontrager RXL, 90mm, 31.8mm, 7º

Não estava à espera que fosse tão pesado, mas pronto, como é da familia, para já fica. :) Embora neste momento estou a experimentar um de 100mm, ando a achar, que estou um bocadito recuado de braços...não é a mesma sensação de estar ou sentir-me recuado no selim.. :)



Caixa de direcção
– FSA Integrada 1-1/8” / 1.5”

Funciona... :)



Travões
– Campagnolo Veloce dual pivot.

Funcionam que é uma maravilha, ainda não me falharam e espero que não falhem!! :)
Na altura que os comprei, estava com a ideia de que eram os Campagnolo Centaur, estava equivocado, mas pronto para já ficam, serão a ovelha negra da familia Campagnolo... :)


Rodas :



Roda da frente
– Mavic Aksium

É... rolam bem, são fortes, e aguentam que se fartam... personalizadas aqui pelo Je, pintei-lhe dois raios... :) e vão receber uns tócolantes novos... :)



Roda de trás
– Mavic Aksium cepo campagnolo 10v

Outra que tal, aguenta que se farta, ainda sem qualquer empeno, também personalizadas e com direito também a tócolantes novos.



Pneus
– Vinham com as rodas e acho que são modelo aksium!!!?? (não sei)

Tirei-lhes o lettering, penso que ficavam com mais pinta nas rodas... :)
Sei que rolam bem, e agarram muiiiito bem, pelo menos a sensação que me dão, são de segurança tanto a curvar como em travagem.



Chavetas
– Edge Design

Gostei do aspecto delas, e cumprem a função.








Acessórios :



Pedais –
Exustaur EPS-R

Estou a utilizar pela primeira vex, este tipo de encaixe, e para já estou bastante satisfeito com eles, o encaixe é feito muito rápido e o desencaixe, por vezes mais rápido ainda. :)



Porta-Pipos
– Bontrager RXL carbon.

Até ver, estão a aguentar a porrada, já tive outros que se estilhaçaram todos, mal entraram em Pavé Tuga... e são bonitos, digo eu!



Fitas de Guiador
– BBB, com tampinhas Bontrager.

O que vos posso dizer, é que já são para aí uns 5 pares que já coloquei, pois como teimoso que sou, quero ser eu a colocar, e para isso já consegui “estragar” duas delas e as outras, ou porque me cansei da cor (muito rápido) ou então, porque não eram lá muito confortáveis, nem se adaptavam lá muito bem ás curvas do guiador, fui trocando e no minimo ganhei alguma experiência a trocar fitas...
As que estão neste momento, gosto bastante do toque e do conforto que dão.



Outros componentes/acessórios
:




Aperto de espigão
– Bontrager de origem.




Cabos de travão/transmissão
– Marca branca.




Espaçadores
– Carbono marca branca.




Espirais Travão/transmissão
– Marca Branca.




Camaras ar
– Marca Chainize. :)




Autocolantes –
Fixolas – digo eu!




e pronto, lá tirei algumas duvidas em relação a pesos e como se desmonta e monta uma bicicleta de estrada, desta vez sem sobrar parafusos ou peças. Está tudo no sitio, velocidades afinadas, corrente oleada, pneus cheiiiiinhos, travões a travar e o melhor é que, tudo montado e afinado aqui pelo Je, o que me dá um certo gozo. :)



Ficou assim... a qualidade não é lá grande pistola, mas as próximas devem ficar melhores. :)







boas pedaladas...
 

pratoni

Well-Known Member
Muito bom!!!

Muito bom mesmo, adorei a iniciativa e de certeza que ficaste com um conhecimento mais profundo da bike e da mecânica...

Só um pequeno aparte, era fixe teres também o peso por escrito o que facilitará mais tarde as pesquisas e, caso alguma das fotos se "perca" no servidor, a informação mantêm-se... :)
 

undernardo

Active Member
Na mouche rm6!!

Fica tão melhor essa fita em preto. :D A questão dos autocolantes também foi bem pensada. Casa bem com a montagem sem se destacar demasiado. Dá outro "brilho" às rodas. Só fica mesmo a faltar um pedaleiro Campy para fazer o tal pandam. Impec..

A listagem dos pesos também é pertinente. Com o passar dos anos a maior parte das fotos vai à vida ao contrário das nossas respostas :) Força!
 
Afinal, aparentemente, não sobraram peças :)

O quadro é o modelo 4.3, a série 5 ou 6 terá concerteza um peso mais comedido um pouco imagino eu.

A questão do espigão foi algo que durante os primeiros tempos de Trek Domane me fazia andar sempre a desapertar e apertar parafusos. A posição nunca estava bem, ou sentia-me baixo, ou alto, ou muito para trás. Nunca estava quieto no meu cantinho!
Um dia perdi o amor a quase 100€ e encomendei um espigão sem recúo, com 5mm diga-se, e desde o dia que o montei nunca mais ajustei a posição. Estou onde eu me sinto bem e com o selim a meio dos carris!
Boas voltas.
 
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