Novo ditado - “Fim de semana sem pedalar, dá tempo para pensar e toca a desmontar...”
Pois é, com a ideia já enraizada a ferro e fogo que, já não iria conseguir pedalar este fim de semana, e ao olhar para a “fisga”, lá me passou pela cabeça desmontar tudoooo...
E assim foi, olhei para ela e disse “ vou-te desmontar! E desmontei...!!! “
Assim também tirava algumas dúvidas que pairavam no ar tal como, o peso do quadro, por exemplo, e aquela sensação de inquietude que temos desde que somos crianças, sabem, aquela vontade enorme de desmontar tudo, só para ver como funcionam as coisas... mas desta vez sem sobrar parafuso ou peças, de perferência...
, estão a ver!!!
E pronto, depois de 15 minutos este foi o resultado de retirar tudo...
Foto de familia...
...e tudo a monte e fé em deus...
e agora por grupos...
Quadro + Forquete:
Quadro – Madone 4.3,
400 Series OCLV Carbon, KVF, etc... etc... Tamanho 56.
Sinceramente pensei que fosse mais leve, embora o tenha pesado com os rolamentos da pedaleira e respectivos protectores, e também o protector de quadro (no caso da corrente saltar).
Forqueta –
Madone KVF carbon, E2, também, etc... etc...
Também estava com a ideia que fosse mais leve, mas... tem um tubo de direcção com 250mm e respectiva aranha...
Transmissão:
Manípulos – Campagnolo Centaur carbon 2x10.
Não sei de que ano são, mas funcionam que é uma maravilha, muito certinhos, e quando “falham” uma entrada é só dar um jeitinho e tunga, já está, sei que desce ou sobe 3 velocidades de cada vez... acho que isso é bom!!!...
Desviador da frente – Campagnolo Centaur braze-on.
Não sei o que dizer sobre este, a não ser que cumpre muito bem aquilo, para o qual foi desenvolvido...e este já é mais recente que os manípulos, penso que é de 2013/2014.
Desviador de trás – Campagnolo Centaur 10 v, caixa curta.
Outro, que simplesmente funciona que é uma maravilha, muito preciso e suave, também data do mesmo ano do desviador da frente...
Pedaleira – Shimano 105 172,5mm e 50/34 (versão OEM ou possivelmente retoma, não sei).
Para já, vou ficar com ela, pois os euros não abundam, mas a intenção é adquirir tambem uma Campagnolo Centaur 50/34, para ficar a fazer pandam com a restante transmissão, e também porque gosto que fique tudo em familia. Embora também funciona muito bem, a passagem de pratos é feita com muita suavidade.
Cassete – Campagnolo Centaur 10v 12/26 (alterada aqui pelo Je).
Componente engraçado este! Já sofreu uma alteração, já que tinha umas relações que não agradava lá muito aos meus musculos, era 12/25 e alterei para 12/26,
a diferença não é muita, mas nas subidas nota-se, e bem... mais uma vez, a passagem de carreto para carreto é feito com muita suavidade e precisão, grande parte devido ao desviador.
Corrente – Não sei a marca nem modelo, mas sei que são para 10v
Componentes:
Selim – Selle Italia SLS
Para já, está em fase de testes e com base no ultimo teste, até aos 70/80 kms, o rabo aguenta bem, apartir daí, começa a querer mudar bastantes vezes de posição...
, já fiz algumas alterações às medidas, e vamos lá ver como se porta na próxima saída...
Espigão – Bontrager XXX Carbon, 27.2mm, 20mm offset (acho eu), 400mm comprimento.
Bem este componente, é o que me está a colocar mais duvidas no miolo. Não sei explicar porquê, mas sinto-me muito recuado na bicicleta, sinto que estou a pedalar a empurrar muito para a frente, se é que me faço entender, ao invés de estar a carregar mais nos cranks, estou à espera de um outro, mas com 5mm de offset, vamos lá ver o que irá fazer sentir...
Guiador – 3T Ergonova Pro 31,8mm, 44cm
Outro componente, a ser alterado num futuro próximo por um Bontrager RXL, lá está, em prol da familia.
Pessoalmente, não gosto da parte mais “achatada” em cima, de resto cumpre o objectivo.
Avanço - Bontrager RXL, 90mm, 31.8mm, 7º
Não estava à espera que fosse tão pesado, mas pronto, como é da familia, para já fica.
Embora neste momento estou a experimentar um de 100mm, ando a achar, que estou um bocadito recuado de braços...não é a mesma sensação de estar ou sentir-me recuado no selim..
Caixa de direcção – FSA Integrada 1-1/8” / 1.5”
Funciona...
Travões – Campagnolo Veloce dual pivot.
Funcionam que é uma maravilha, ainda não me falharam e espero que não falhem!!
Na altura que os comprei, estava com a ideia de que eram os Campagnolo Centaur, estava equivocado, mas pronto para já ficam, serão a ovelha negra da familia Campagnolo...
Rodas :
Roda da frente – Mavic Aksium
É... rolam bem, são fortes, e aguentam que se fartam... personalizadas aqui pelo Je, pintei-lhe dois raios...
e vão receber uns tócolantes novos...
Roda de trás – Mavic Aksium cepo campagnolo 10v
Outra que tal, aguenta que se farta, ainda sem qualquer empeno, também personalizadas e com direito também a tócolantes novos.
Pneus – Vinham com as rodas e acho que são modelo aksium!!!?? (não sei)
Tirei-lhes o lettering, penso que ficavam com mais pinta nas rodas...
Sei que rolam bem, e agarram muiiiito bem, pelo menos a sensação que me dão, são de segurança tanto a curvar como em travagem.
Chavetas – Edge Design
Gostei do aspecto delas, e cumprem a função.
Acessórios :
Pedais – Exustaur EPS-R
Estou a utilizar pela primeira vex, este tipo de encaixe, e para já estou bastante satisfeito com eles, o encaixe é feito muito rápido e o desencaixe, por vezes mais rápido ainda.
Porta-Pipos – Bontrager RXL carbon.
Até ver, estão a aguentar a porrada, já tive outros que se estilhaçaram todos, mal entraram em Pavé Tuga... e são bonitos, digo eu!
Fitas de Guiador – BBB, com tampinhas Bontrager.
O que vos posso dizer, é que já são para aí uns 5 pares que já coloquei, pois como teimoso que sou, quero ser eu a colocar, e para isso já consegui “estragar” duas delas e as outras, ou porque me cansei da cor (muito rápido) ou então, porque não eram lá muito confortáveis, nem se adaptavam lá muito bem ás curvas do guiador, fui trocando e no minimo ganhei alguma experiência a trocar fitas...
As que estão neste momento, gosto bastante do toque e do conforto que dão.
Outros componentes/acessórios :
Aperto de espigão – Bontrager de origem.
Cabos de travão/transmissão – Marca branca.
Espaçadores – Carbono marca branca.
Espirais Travão/transmissão – Marca Branca.
Camaras ar – Marca Chainize.
Autocolantes – Fixolas – digo eu!
e pronto, lá tirei algumas duvidas em relação a pesos e como se desmonta e monta uma bicicleta de estrada, desta vez sem sobrar parafusos ou peças. Está tudo no sitio, velocidades afinadas, corrente oleada, pneus cheiiiiinhos, travões a travar e o melhor é que, tudo montado e afinado aqui pelo Je, o que me dá um certo gozo.
Ficou assim... a qualidade não é lá grande pistola, mas as próximas devem ficar melhores.
boas pedaladas...