• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

3 meses - 5k... Emagrecimento rápido demais?

elchocollat

Well-Known Member
Boas pessoal!

Decidi abrir este tópico não só por mim mas por todos.
Passa-se que existem muitas pessoas, jovens principalmente que se preocupam em ter os músculos todos definidos e como tal decidem emagrecer ao praticar um desporto excessivo. Quero já afirmar que não sou assim.

Sempre foi um miúdo que gostava de estar em frente à TV e sempre pratiquei muito pouco desporto. O que praticava, e quando praticava, era futebol. Com o passar dos anos comecei a deixar isso para trás e dediquei-me ao estudo (estou a falar no 8º, 9º e 10º ano). Sempre fui um rapaz um pouco sedentarista.
Passa-se que no 10º ano, em Dezembro, pesava 67kg e a jogar basket na escola sofri uma entorse que me deixou parado até Maio 2010. Fiquei privado de E.F., correr, andar de bicicleta, etc. Tudo mesmo! Só vivi para a recuperação que foi feita com fisioterapia.
Cheguei aos 73kg.
Num dia de verão entusiasmei-me demais a ver o Tour e decidi que tinha que contrariar a minha situação: tinha que começar a fazer desposrto! Optei pelo ciclismo. Não só porque me entusiasmei nesse dia, mas porque namorava com uma rapariga cugo irmo é cicloturista (como a maioria de nós) e um primo que é ciclista profissional (Carlos Baltazar). Penso que é perfeitamente normal que o entusiasmo foi longe de mais e comecei a praticar ciclismo.
Contudo continuava sempre a comerem demasia. O tempo passou e estabeleci o objectivo de ir à Serra da Estrela. Conheci um senhor na minha zona (Sr.Cavaca) que me ajudou a atingir este objetivo que foi conseguido em setembro.
Com o intuito de nao parar comprei um rolo e comecei a treinar para estar em forma.
De Outubro a Dezembro foram 5kg à vida e agora peso 65kg. Não me preocupa o peso que perdi mas sim o curto de espaço de tempo em que o fiz.
Olho-me várias vezes ao espelho e vejo que a perca de peso foi feita talvez demasiado rápida. Estou muito magro mesmo.
Agora pergunto-vos:
Será que foi rápida demais? Não estou preocupado com o presente, mas sim com o futuro.

Antes comia mais que o meu pai e fazia 6 refeições ao dia. Hoje faço 7, e como muito menos quantidade do que antes.

O meu horário de desporto é:
2a- E.F.
3a - Rolo
4a- E.F.
5a - Rolo
6a - descanso
sábado - descanso ou rolo
domingo - descanso

Eis o meus aspecto antes e agora
http://img535.imageshack.us/i/6716896grwje.jpg/
http://img153.imageshack.us/i/8079228hmr53.jpg/
 

Figueiredo

Active Member
O tempo passou e estabeleci o objectivo de ir à Serra da Estrela. Conheci um senhor na minha zona (Sr.Cavaca) que me ajudou a atingir este objetivo que foi conseguido em setembro.

:) Eu estive lá e assisti a este momento, penso que eras tu...


Pelas fotos não dá para perceber bem os 5Kg perdidos, importa saber vários factores nomeadamente a tua altura:confused:, o facto de comeres muitas vezes ao dia pouca quantidade é de facto o aconselhável!

Conheço o Sr. Cavaca de vista e tive oportunidade de trocar 2 dedos de conversa com o Fernando o ano passado aquando da Subida á torre em Setembro e pareceram-me pessoas sérias e bastante responsáveis aconselha-te com eles e se possível marca um check-up médico e esclarece todas as tuas duvidas para que tenhas um crescimento saudavel:)

Boas Pedaladas!
 

biza

Member
Boas, em tres meses perdes 5 kilos...eu acho razoavel, dá 1,6kg mês... muito bom!! parabens... tens que ver a tua altura com o peso e depois vês o teu indice de massa corporal(IMC)...(altura x altura) / peso
acho que á um topico por aqui....

força!!
 

tranquilo

Active Member
Só um especialista te pode dizer isso, somos todos diferentes :) A mim quando comecei a andar perdi imediatamente uns 4 ou 5 kg e depois estabilizei completamente... mesmo que perca 3 ou 4 kg numa volta maior, o que acontece às vezes, volto a ganhá-los num instante.

Uma dúvida, não devias subir o selim uns 3 ou 4 cm?????

Abraço
 

elchocollat

Well-Known Member
Figueiredo
Sou mesmo eu! Epá foi dos dias mais felizes da minha vida. O terço ao pescoço e a minha choramingadela, devem-se ao facto de ter tido um tio e uma avó muito mal... O meu tio chegou mesmo a estar morto 1min30s. Tinha uma miocardiopatia e a única solução foi o transplante de coração. A minha avó teve cancro na mama e claro a unica solução foi quimioterpaia e a remoção de um peito.
Durante a subida lembrei-me de tudo pelo que passei pois são as pessoas que nunca me esqueço e lutei sem parar até ao cimo. O terço simboliza o amor pelo meu falecido avô que nunca conheci. Sou uma pessoa muito emotiva.
Quando ao Sr.Cavaca e ao seu grupo... Nunca conheci ninguém como Esse Homem! Ensinou-me muito, nao só no ciclismo mas deu-me alguma experiencia de vida... Conheci-o no meu Natal mais triste até ao momento e "passeei" a primeira vez com ele no dia em que o meu tio regressou de Coimbra. Acho-o mesmo muito especial.

Quanto ao resto dos comments...
O meu IMC é de 21.2 por isso está bom (altura 1.75m, e peso 65kg).
Eu só estou preocupado porque como nunca emagreci tanto em tao pouco tempo pedi ajuda pois só pratico ciclismo há um ano e pouco e tenho pouca experiencia, ao contrario de muitos de voces que pedalam há anos.

Quanto ao selim... Fiz as contas da altura a que deve de estar e deu-me 70cm e está a 70cm. Eu sinto-me bem, se bem que acho a perna um pouco flectida de mais...
 

Samuel.R

New Member
Boas Daff, Em relação ao peso que perdeste parece-me normal, ao fazeres exercicio fisico regular, o corpo tem tendencia para encontrar um equilibrio em termos de peso e depois, normalmente, estabiliza.
Comigo aconteceu o mesmo, perdi uns 3 quilos ao principio e depois estabilizou nos 67 - 68, meço 1.76.
Em relação ao teu horário de desporto semanal, parece-me bem, não acho que faças exageros em termos de treinos. Na tua idade é importante estruturar os tempos livres entre os treinos e principalmente os estudos.

Força e boas pedaladas!
 

elchocollat

Well-Known Member
É isso que eu faço ver aàs pessoas que dizem que estou mais magro... É que antes nao fazia desporto e comia que nem um bruto e nao tinha regras de alimentação e agora nao. É tudo"programado" de modo a andar saudavel, se bem que os problemas se teem que acontecer acontecem.

Quanto aos treinos... Não fazia nada de especifico. E.F. nem dá para transpirar, e no rolo é cerca de 1h a rolar.

Este emagrecimento prende-se com duas mudanças:
-aumento do exercicio fisico que em mim sempre foi nulo/raro
-regras de alimentação, ou seja, aprendi a comer.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Pois é, aqui está um tópico interessante, pois eu era quase parecido ao Daff93 só que eu já não sou um jovem, a minha esposa já praticava ciclismo e eu praticava com os talheres e o sofá, um dia tentei ir com as raparigas aqui da equipa levei um empeno que vi jeito de não chegar a casa, mas também ia em cima da bike 117 kg pensei tenho que fazer alguma coisa que isto não pode ser.

Alterei a maneira de me alimentar, e tudo o que derivava disso, pequenos almoços lanches etc etc, e muitas horas de bike no asfalto no ano de 2010 fiz mais de 11.000kms este ano já vou com 2700km.


E o meu peso actual é 84.350 kg com tendência para baixar mais.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Amigo daff93, desde que te alimentes bem e descanses bem entre os treinos, não há problema nenhum. É a tua genética !!!

Não é defeito, é feitio !!!
 

Miro

New Member
Eu de 16 Janeiro até hoje (3 meses) foram 10 kg. Tenho 1,85cm e 82kg neste momento. Estava gordo. Retomei os treinos, alimentação equilibrada, 7 horas de sono diárias e tudo esta a voltar ao normal. Alimenta-te convenientemente, treina bem e descansa melhor. Isso está dentro da normalidade ;)
 
O inverso também acontece e infelizmente aconteceu-me a mim,
nos finais de Agosto pesava 85kgs (1,86m) e nos finais de Dezembro pesava 96,7kgs,
ou seja, aumentei 11,7kg em 4 meses.

Neste momento peso 93,8kgs e estou a contar baixar até aos 87kgs nos próximos 3 meses.

Estou a contar lá chegar apenas com exercício (sem químicos) e claro também vou tentar "controlar a boca".
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Há pois também me esqueci de dizer que a minha perda de peso foi sem químicos e sem nutricionista e sem ginásio, só a alimentação e a bike e muita força de vontade em ser saudável.
 

zanzas

New Member
vou dar 1 resposta sem ler as msgs . . . so mesmo ao título . . .

em 3 meses, 5kilos nao esta rapido demais . . . é o ideal para ser 1 emagrecimento como deve ser . . .
anormal é perder 5kilos numa semana como eu ja fiz para ir combater, isso sim, faz mal ao organismo, se tivermos em conta q tive 3 dias a maças e 2 sem comer sempre a treinar . . .

vais no bom caminho :p
 

alpha

New Member
Viva.
Em jeito mais leve, costuma-se dizer que estás com um bom peso quando pessoas amigas, não desportistas, te perguntam se estás bem, pois estás tão magro! ehehehhe

Como já foi dito e pareces fazer: descansa, alimenta-te e treina e acima de tudo, diverte-te.

Boas pedaladas
 

elchocollat

Well-Known Member
Pois é amigos!
É isso tudo que faço: alimento-me bem, faço desporto, divirto-me e descanso pelo menos 8h/noite, o que acho que não é anda mau. Como fritos, mac, pizzas, etc, mas com muita moderação!

E a diferença que sinto nas subidas? Afinal de contas sao menos 5kg! :D
 

FDias

New Member
É normal perder peso a fazer desporto. Se o organismo antes era sedentário e a partir de determinada data começou a ter um esforço acrescido tem de queimar mais calorias (energia), que deixa de ficar armazenada e passa a ser utilizada diariamente.
daff93 descansa que isso é normal! De certeza que até te sentes melhor assim. Qualquer esforço cansas-te menos que antes e peso a mais é sempre mau para a saúde. Convém pelo menos de 2 em 2 anos fazer análises e consultar um médico para ver como estás.
 

jimlizard

Member
Não me parece excessivo nesse período de tempo. :)
Eu tenho 1.74m e em Maio do ano passado pesava 82Kg, que foi o máximo que já atingi. Estive parado o Inverno todo e deu nisso.
Em Agosto já pesava 72.5Kg. No final de Setembro consegui chegar aos 70 e neste momento tenho 65Kg, com tendência para baixar mais um pouco.
Estamos a falar de uma diferença de 17Kg em menos de 1 ano. A diferença na qualidade de vida é enorme.
Saliento que apenas recorri à bicicleta e nem tive cuidados especiais com a alimentação.
 

alpha

New Member
Não me parece excessivo nesse período de tempo.
Eu tenho 1.74m e em Maio do ano passado pesava 82Kg, que foi o máximo que já atingi. Estive parado o Inverno todo e deu nisso.
Em Agosto já pesava 72.5Kg. No final de Setembro consegui chegar aos 70 e neste momento tenho 65Kg, com tendência para baixar mais um pouco.
Estamos a falar de uma diferença de 17Kg em menos de 1 ano. A diferença na qualidade de vida é enorme.
Saliento que apenas recorri à bicicleta e nem tive cuidados especiais com a alimentação.

Viva.
jimlizard ao ler o teu post, parecia que estava a descrever-me a mim!
No meu caso passei de 86kg para os actuais 75kg mais ou menos no mesmo tempo com a mesma receita!
Sentia-me bem com os 85, mas com os 75 sinto-me muito melhor. ehehehe
Convém dizer que meço 1,86mt de altura.

Boas pedaladas
 

luisbiclas

New Member
5kg em 3 meses não é nada.
Eu perdi 25kg em 7 meses...á quase 4 anos atrás pesava 110, em 7 meses desci até aos 85, isto só com as saídas de bike, agora é só manter.
 
Top