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Power Meter

pratoni

Well-Known Member
Sim para muita gente basta serem consistentes agora se um dia mudares de PM, os dados não serão comparáveis...

Essa é que a vantagem de um PM preciso, podes confiar nos valores para comparares...
 

Carolina

Well-Known Member
Se um dia mudar de PM tenho de repetir o teste de FTP. Mas isso é válido para qualquer PM.

As diferenças entre eles também já se tornaram irrisórias, anda tudo ali na casa dos 2-3%. Não vais ver mudanças muito grandes.
 
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Jacc

Active Member
Não percebo nada do assuntos dos PM´s mas parece-me que os pedais são bons para quem tem várias bikes e queira andar a trocar, mas coloca-se na minha opinião aqui outra questão importante: em caso de queda, os pedais sofrem logo impacto, isso é certo. Já o pedaleiro, ou cranck não bate no chão diretamente como bate os pedais.
Não estando para já interessado em adquirir um PM, preferia uma solução tipo FSA em vez de pedais.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Não percebo nada do assuntos dos PM´s mas parece-me que os pedais são bons para quem tem várias bikes e queira andar a trocar, mas coloca-se na minha opinião aqui outra questão importante: em caso de queda, os pedais sofrem logo impacto, isso é certo. Já o pedaleiro, ou cranck não bate no chão diretamente como bate os pedais.
Não estando para já interessado em adquirir um PM, preferia uma solução tipo FSA em vez de pedais.

Ja foi AQUI muita coisa, inclusivae, umas, que eu ando AQUI um tanto Ou Quanto Desconfiado, Mas... Vou investigar!

Se o que eu Estou Desconfiado, for verdade, Entao e que vai ser AQUI um 31 do caraiii...

Mas para dar seguimento Ao teu post!!

Isto AQUI...

Pedais power tap com 2 anos e 5 quedas!! Sempre a andar! Assim de repente diria que em 2 anos cerca de 30000 kilometros, andaram em todas as minhas bicicletas, comigo para todo o lado, a única coisa que tive que trocar foram as pilhas, de inverno e cerca de 1 por mês, mas isso com uma allen key e pilhas destas? Dá um aviso quando está low e troco sempre em casa e caso uma emergência, a meio de uma volta, que graças ao aviso nunca aconteceu, até entro numa bomba de gasolina e até lá eu se quiser compro as put@s!!
De verão e com bom tempo é uma pilha de 3 em 3 meses! Mudar a pilha são 2 minutos! Allen key! E está andar! Não é preciso mais nada!

Estado deles depois da queda de ontem

ixt4wmB.jpg


xOkaokz.jpg


Equipamento assim! É o que é!! Não há mas nem meio mas!

Isto sim!! E estar contente!

Não é ir e vir ali ao café dar dois peidos e digo que estou satisfeito! Lol

Grande abraço...

NAO E IR ALI AO CAFE E DIZER QUE ESTA SATISFEITO, Como fazem ca muitos!

No entanto, tambem sou honesto! Esta experiencia, foi com estes....

Com estes!!!

Com outros?

Ja NAO sei!

Estou para Ver Como vai ser com os bepro!

Logo Posto isto, e vir AQUI um amigo, dizer que Tem uns power tap e que eles Tem um defeito, uma tal folga no pedal?

Tendo em conta Esse amigo! Quem e???

Lol....

Essa e que eu ainda vou investigar amigo @Jacc , NAO Tem nada a Ver contigo, Mas para ti, Esta Ai o testemunho acima!

Tambem tenho power meter de cranck!

Acho que Ambos Sao vantajosos!

Grande abraco...
 

kilo30

Member
Tambem estou a ponderar em comprar um PM mas o uso que vou dar é diferente. Agora que vai chegar a Temporada de Inverno e os dias tornam-se mais curtos e chuvosos vou passar mais tempo nos rolos,tenho uma bicicleta já com PM(rotor inpower) mas como não gosto de colocar-la nos rolos tenho um Ferro só para esse efeito. Podem colocar a questão de o porque de não usar essa bike ja com PM nos rolos ou mesmo tirar o PM e montar,a minha resposta é- Não gosto de usa la nos rolos, a minha ultralight e boa demais para isso,depois tinha que estar sempre a trocar de roda traseira ou mesmo tira la(depende do rolo) e nao estou com vontade para isso,o desgaste das peças é superior e sem falar do suor, para mim só desvantagens.Tirar o PM e montar para mim não é solução porque se quiser andar com a outra bike tinha que fazer sempre essa operação e não gosto de perder tempo talvez se fosse um Stage ate dava-me o trabalho mas ter de tirar todo o conjunto.......na .Para mim a solução que encontrei é comprar um rolo de gama media e investir num PM.

O rolo que estou a pensar em adquirir é o ELITE QUBO FLUID, um rolo com um bom preço(218euros), baixo ruido para poder treinar as horas que quiser sem chatear os vizinhos, nada eletrico nao tenho que chatear-me com o aquecimento e falta de energia a ultima vez que tive um rolo eletrico tive azar,comprei um tacx i-vortex e aquilo passado 3meses começou a dar problemas aquecia muito e com isso fazia auto safe e não conseguia fazer um treino em condições a minha sorte foi ter um velhinho elite resistencia manual,como comprei pela net perdi a garantia mas isso é outra historia.
A única desvantagem que encontrei em alguns feedback é em relação ao fluido que faz de resistência, eles utilizam uma roda de inércia imersa em óleo e com isso produz o atrito mas como toda a gente sabe que com o aquecimento o óleo torna-se menos viscoso e com isso produz menos resistência mas isso pelo que consegui ver foi ter passado 30 minutos na mesma mudança e mesma cadencia,o exemplo que ele coloca "3x10mn de força no máximo, giro as pernas às 48rpm nos 53X12 durante o primeiro ensaio e 55rpm no último" ,Como vou treinar na maioria das vezes em series o maior tempo que faço em esforço máx é 5 ou 6m não vejo isso um problema.Algumas vezes posso fazer series de 3x 15m em esforço máx(simular subidas)mas com o tempo de recuperação o óleo baixa de temperatura e mesmo que não baixe coloco uma mudança mais baixa para conseguir os wats que quero.Se alguem tiver este modelo pode deixar o seu feedback.

Agora em relação ao PM estou a pensar entre estes 2 : Favero Assioma UNO | left only e FSA POWERBOX ALUMINIUN 386EVO.
O preço entre eles e mais ou menos igual,a questão de estar a trocar entre bikes não se coloca visto como referi ja tenho uma com PM e este novo PM é exclusivo para usa nos rolos.
Dos poucos reviews que vi em relação ao FAVERO tem algumas questões pertinentes.Primeiro a duração dos rolamentos dos pedais,como qualquer pedal com a utilização vai ganhar folga e com isso perder alguma precisão dos dados.Ja vi que a marca tem kits de reparação como os kits de pedais CRANCKBROTHERS mas o preço é caro,por 40euros encontra-se pedais e quando começarem a ganhar folga troca-se por outros com o mesmo preço,mas isso so com reviews mais longos se pode ver a durabilidade dos rolamentos.Segundo em queda os pedais são os primeiros a bater no chão e caso se partirem ou ficarem inutilizados lá se foram 500euros a vida.TERCEIRO que seja pouco provável mas poderá acontecer, os sapatos fazerem fricção,ou seja, a parte de dentro do sapato roçar no sensor no caso dos Garmin vector 3 ou mesmo dos POWERTAP isso nao acontece,mas mais uma vez duvido que isso aconteça, Só consigo ver estas 3 questões para já.

No FSA POWERBOX so encontro uma, troca de quadro mas isso nem é dificil de resolver,qualquer adaptador resolve o caso e com o tipo de eixo que o FSA utiliza(BB386EVO) da para todo.

Estou mais inclinado para este ultimo,no caso de ter 2 bikes e nao ter nenhum PM nem pensava 2 vezes iria para os Favero mas para mim nao justifica ,poderei mudar de ideias mas para ja vou optar pelo FSA
 

zorza

Well-Known Member
O rolo que estou a pensar em adquirir é o ELITE QUBO FLUID, um rolo com um bom preço(218euros), baixo ruido para poder treinar as horas que quiser sem chatear os vizinhos, nada eletrico nao tenho que chatear-me com o aquecimento e falta de energia a ultima vez que tive um rolo eletrico tive azar,comprei um tacx i-vortex e aquilo passado 3meses começou a dar problemas aquecia muito e com isso fazia auto safe e não conseguia fazer um treino em condições a minha sorte foi ter um velhinho elite resistencia manual,como comprei pela net perdi a garantia mas isso é outra historia.

Eu no teu caso faria de outra forma. Já tens um PM na bicicleta que usas mesmo e que é a tua querida do coração e que não queres estragar..
Para quê comprar outro PM e um rolo sem PM?

Pelo mesmo valor que vais gastar, compras um Flux que em termos de rolo é muito mais silencioso, constante, preciso e já tem PM incorporado.
Ficas com um rolo mais à séria que também te vai dar outro gosto e vontade de treinar. Além de que não estás a investir nada numa bicicleta que é um ferro e que já está ultrapassada...

Just my 2 cents..

Zorza
 

Jacc

Active Member
@albertosemcontador apenas quis referir essa parte menos bonita da modalidade que são as quedas. Ter uma queda e correr o risco de estragar um PM é uma situação real, daí ter dado o foco dos pedais vs outras soluções.
Como disse, não tenho interesse em adquirir PM, apenas quis alertar para este facto.
 

kilo30

Member
Eletricidade comigo nao resulta,prefiro investir no PM e saber que nao vou ter stress do que comprar uns rolos caros e acontecer o mesmo outra vez
 

Carolina

Well-Known Member
Eletricidade comigo nao resulta,prefiro investir no PM e saber que nao vou ter stress do que comprar uns rolos caros e acontecer o mesmo outra vez

Se é um PM para usar em casa porque é que estás preocupado com quedas?! A solução do zorza parece fazer muito mais sentido.

A questão do fluido aquecer e a resistência diminuir é verdade. Eu tenho esse elite e já notei nisso, normalmente a partir dos 40-45 minutos de utilização.
 
Ja foi AQUI muita coisa, inclusivae, umas, que eu ando AQUI um tanto Ou Quanto Desconfiado, Mas... Vou investigar!

Se o que eu Estou Desconfiado, for verdade, Entao e que vai ser AQUI um 31 do caraiii...

Mas para dar seguimento Ao teu post!!

Isto AQUI...



NAO E IR ALI AO CAFE E DIZER QUE ESTA SATISFEITO, Como fazem ca muitos!

No entanto, tambem sou honesto! Esta experiencia, foi com estes....

Com estes!!!

Com outros?

Ja NAO sei!

Estou para Ver Como vai ser com os bepro!

Logo Posto isto, e vir AQUI um amigo, dizer que Tem uns power tap e que eles Tem um defeito, uma tal folga no pedal?

Tendo em conta Esse amigo! Quem e???

Lol....

Essa e que eu ainda vou investigar amigo @Jacc , NAO Tem nada a Ver contigo, Mas para ti, Esta Ai o testemunho acima!

Tambem tenho power meter de cranck!

Acho que Ambos Sao vantajosos!

Grande abraco...

Olá Alberto e pessoal,

Eu por acaso tenho uns p1 e de facto vieram com folga no eixo. Foram de volta para troca. Falei nisso uma altura no fórum.
Mais adianto que podia pedir o dinheiro de volta mas não, pedi uns p1 novamente. Tenho outros medidores de potencia da powertap e só quero da powertap. Faço confiança na marca. Aconteceu um azar e pronto...

O problema das folgas já é mais que reconhecido...
 

Rui_

Active Member
A questão do fluido aquecer e a resistência diminuir é verdade. Eu tenho esse elite e já notei nisso, normalmente a partir dos 40-45 minutos de utilização.

Não conheço o teu turbo trainer, mas esclarece-me uma coisa .

O fluido tem manutenção ?
Ou seja podes alterar o fluido que lá está ou é totalmente estanque ?
 

Rui_

Active Member
É totalmente estanque. Nem vejo interesse em poder alterar.

Existem óleos que alteram a viscosidade com a temperatura, e outros que mantêm viscosidade constante mesmo com diferença de temperaturas (dentro de um determinado limite)

Era essa só a ideia.
 
Eu, sinceramente, prefiro medidores de potencia que medem nos crancks, pedais duais, ou eixo da roda, porque medem potência real e não fazem uma estimativa, tal como os single leg.
Creio que toda a gente tenha discrepancia de força nas pernas, seja na esquerda ou direita. No meu caso, essa discrepância baixa à medida que aumento nos watts, específicamente, acima dos 350/400 watts. Baixando o valor dos watts, isto é, treinar em zonas de recuperação, endurance, ou tempo, se utilizar um medidor de single leg, posso estar a subestimar ou sobrevalorizar significativamente o valor de watts que procuro manter, ou seja, achar que estou a treinar numa determinada zona quando de facto não estou, ou, pensar que não estou a treinar numa determinada zona quando de facto estou (falsos positivos e negativos). Esta discrepância também aumenta com a fadiga e com o próprio facto de se saber que se tem uma discrepância e se estar a tentar compensar.
Para além disso, o single leg, não permite fazer determinados treinos com os single leg treinos, e não permite recuperar de lesões graves, tal, como por exemplo, uma que tive, fratura de fémur com encavilhamento...

Eu, sinceramente, esquecia os single leg por tudo isto...
 

cenazia

Well-Known Member
Existem óleos que alteram a viscosidade com a temperatura, e outros que mantêm viscosidade constante mesmo com diferença de temperaturas (dentro de um determinado limite)

Era essa só a ideia.

Eu também tenho um e já pensei nisso, mas decidi fazer o seguinte, sempre um aquecimento de +/- 30m antes de fazer trabalho de séries, ou teste de ftp etc... assim mantenho +/- a consistência no trabalho por watts virtuais.

De qualquer maneira para a questão do kilo30 este problema não se coloca, ele vai trabalhar com watts de um PM e esses vão ser sempre consistentes independentemente do aquecimento/arrefecimento do fluido, a única coisa que vai variar é a velocidade alcançada para a potência produzida, mas essa é irrelevante para trabalho no turbo trainer.

Posso dizer que estou muito satisfeito com o meu, resistente, já atravessou um oceano de barco e tem uma boa curva de potência para trabalhar acima do ftp, é bastante silencioso (mas eu uso um pneu para rolo). Para mim para ser perfeito era o fluido não mudar as características com o aquecimento e ser um pouco mais pesado para aguentar melhor pedalar em pé, eu até faço uns sprints em pé às vezes, mas sinto que a máquina não foi feita para isso, tenho de manter o corpo muito direito porque o TT pesa pouco para esse tipo de esforço.
 

pratoni

Well-Known Member
Tambem estou a ponderar em comprar um PM mas o uso que vou dar é diferente. Agora que vai chegar a Temporada de Inverno e os dias tornam-se mais curtos e chuvosos vou passar mais tempo nos rolos,tenho uma bicicleta já com PM(rotor inpower) mas como não gosto de colocar-la nos rolos tenho um Ferro só para esse efeito. Podem colocar a questão de o porque de não usar essa bike ja com PM nos rolos ou mesmo tirar o PM e montar,a minha resposta é- Não gosto de usa la nos rolos, a minha ultralight e boa demais para isso,depois tinha que estar sempre a trocar de roda traseira ou mesmo tira la(depende do rolo) e nao estou com vontade para isso,o desgaste das peças é superior e sem falar do suor, para mim só desvantagens.Tirar o PM e montar para mim não é solução porque se quiser andar com a outra bike tinha que fazer sempre essa operação e não gosto de perder tempo talvez se fosse um Stage ate dava-me o trabalho mas ter de tirar todo o conjunto.......na .Para mim a solução que encontrei é comprar um rolo de gama media e investir num PM.

O rolo que estou a pensar em adquirir é o ELITE QUBO FLUID, um rolo com um bom preço(218euros), baixo ruido para poder treinar as horas que quiser sem chatear os vizinhos, nada eletrico nao tenho que chatear-me com o aquecimento e falta de energia a ultima vez que tive um rolo eletrico tive azar,comprei um tacx i-vortex e aquilo passado 3meses começou a dar problemas aquecia muito e com isso fazia auto safe e não conseguia fazer um treino em condições a minha sorte foi ter um velhinho elite resistencia manual,como comprei pela net perdi a garantia mas isso é outra historia.
A única desvantagem que encontrei em alguns feedback é em relação ao fluido que faz de resistência, eles utilizam uma roda de inércia imersa em óleo e com isso produz o atrito mas como toda a gente sabe que com o aquecimento o óleo torna-se menos viscoso e com isso produz menos resistência mas isso pelo que consegui ver foi ter passado 30 minutos na mesma mudança e mesma cadencia,o exemplo que ele coloca "3x10mn de força no máximo, giro as pernas às 48rpm nos 53X12 durante o primeiro ensaio e 55rpm no último" ,Como vou treinar na maioria das vezes em series o maior tempo que faço em esforço máx é 5 ou 6m não vejo isso um problema.Algumas vezes posso fazer series de 3x 15m em esforço máx(simular subidas)mas com o tempo de recuperação o óleo baixa de temperatura e mesmo que não baixe coloco uma mudança mais baixa para conseguir os wats que quero.Se alguem tiver este modelo pode deixar o seu feedback.

Agora em relação ao PM estou a pensar entre estes 2 : Favero Assioma UNO | left only e FSA POWERBOX ALUMINIUN 386EVO.
O preço entre eles e mais ou menos igual,a questão de estar a trocar entre bikes não se coloca visto como referi ja tenho uma com PM e este novo PM é exclusivo para usa nos rolos.
Dos poucos reviews que vi em relação ao FAVERO tem algumas questões pertinentes.Primeiro a duração dos rolamentos dos pedais,como qualquer pedal com a utilização vai ganhar folga e com isso perder alguma precisão dos dados.Ja vi que a marca tem kits de reparação como os kits de pedais CRANCKBROTHERS mas o preço é caro,por 40euros encontra-se pedais e quando começarem a ganhar folga troca-se por outros com o mesmo preço,mas isso so com reviews mais longos se pode ver a durabilidade dos rolamentos.Segundo em queda os pedais são os primeiros a bater no chão e caso se partirem ou ficarem inutilizados lá se foram 500euros a vida.TERCEIRO que seja pouco provável mas poderá acontecer, os sapatos fazerem fricção,ou seja, a parte de dentro do sapato roçar no sensor no caso dos Garmin vector 3 ou mesmo dos POWERTAP isso nao acontece,mas mais uma vez duvido que isso aconteça, Só consigo ver estas 3 questões para já.

No FSA POWERBOX so encontro uma, troca de quadro mas isso nem é dificil de resolver,qualquer adaptador resolve o caso e com o tipo de eixo que o FSA utiliza(BB386EVO) da para todo.

Estou mais inclinado para este ultimo,no caso de ter 2 bikes e nao ter nenhum PM nem pensava 2 vezes iria para os Favero mas para mim nao justifica ,poderei mudar de ideias mas para ja vou optar pelo FSA
Estás com medo de cair do rolo abaixo?

Se fosse literalmente um rolo, agora num trainer parece-me improvável que tenhas quedas...
 

kilo30

Member
a questao de ter referido numa possivel queda isso no meu caso e irrelevante porque como é para utilizar em turbo trainer nao tenho esse problema mas se fosse para utilização outdoor ja iria ponderar,os outros 2 casos ja se pode colocar.

cenazia,carolina nota-se assim tanto a perda de viscosidade?No mesmo review que vi o gajo fez um teste e encontrou um intervalo de 100 watts de alta intensidade entre o seu P2M e o software SWIFT em 40mn de esforço nesse produto.Para mim e treta porque como vou trabalhar em watts pelo PM por ai é que tenho de seguir,seja em qualquer mudança o que interessa é os watts que tenho que fazer e nao a velocidade que marca.

Carolina,Zorza, para mim prefiro um PM na bicicleta do que comprar um turbo trainer com PM, toda a gente sabe que os PM nos rolos nao sao de confiar,aquilo da sempre um diferença abismal.Quando eu faço os meus testes de esforço com o meu treinador e com os rolos dele,ele tem um CYCLEOPS e aquilo não e nada de rolos da Decathlon, entre o meu INPOWER e o CYCLEOPS aquilo da um desfasamento de +-50,60 watts de diferença,ou seja, quando o meu INPOWER no Garmin marca 350w no CYCLEOPS marca 400w e isso em testes por patamares faz diferença pensas que estas numa forma brutal e na verdade e mentira lol,é por isso que quando faço os teste sigo o meu INPOWER.Tambem como disse a eletricidade para mim não liga,comprei um I-VORTEX e passado 3meses começou a dar problemas,aquecia muito e por isso fazia autosafe e nunca consegui ligar ao PC para fazer os treinos,aquilo andava sempre aos saltos e isso começa a atrofiar a cabeça.Prefiro investir nuns rolos de gama media e nada eletrico e comprar ai sim um PM para a bike.
Eu referi que tinha um ferro para os rolos mas so pela espressão lol,eu tenho uma bike de carbono com eixo press-fit,comprei barato e chega para o que quero
 

Wawando

Well-Known Member
Andei a ver os dadoa de power do gf da lousa e os bepro sao uma desgraça, 20% a 39% acima dos outros... n sei como serao os assioma...
TODOS os bepro que conheço (5) dão valores altos demais. Mas sao repetiveis... deve ter a ver c a afinacao, ainda n investiguei...
 
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