Boas..
Alguns dias depois, cá estou a dar o meu feedback.
Acabei por ir fazer o Médiofondo.. 110kms com +2200 de acumulado em 4:49
https://www.strava.com/activities/975553697
A chegada à Régua deu-se bem cedo, às 7 da manhã, o que me fez sair do Porto às 6 da manhã. Primeiro erro. Deitei muito tarde e acabei por dormir perto de 2 horas e pouco...
Depois de receber dorsais e tudo o mais a que obriga a logística destas coisas, às 9 e pouco partia-se em direção ao Pinhão, em pelotão compacto e a rolar bem. Média acima dos 40kms para estes primeiros 20 kms em praticamente plano!
A meio deste plano junto ao rio, noto as pernas duras e a custar-me a pedalar. Com a falta e treino das duas semanas anteriores (que o trabalho não deixou mesmo) , acabei por esticar um pouco na sexta e no sábado fazendo treino em ambos os dias. Com a falta de descanso da noite de sábado, provou-se ser uma tática terrível. (sempre a aprender).
3000 bicicletas em pelotão é impressionante. E rolar a estas velocidades é um som, uma adrenalina que só quem fez compreende. Nesta altura ia a pensar - é por isto que gosto de ciclismo. Que prazer formidável aquela parte.. Incrível!
A subida para S. João da Pesqueira, de 11kms a 4,5% de média fez-se a bom ritmo, mas a esta altura já tinha a certeza que não ia ser um bom dia... Pernas lentas e com dificuldade em "meter lenha na fogueira". Desde cedo percebi que ia ter de gerir com cuidado todo o dia..
Organização 5 estrelas, como costuma ser nos Granfondos da Bike Service. Os postos de abastecimento, cheios de voluntários, com sumos, água, bolos, laranjas, bananas, lanches, etc.. Como não sou muito de comer nestas coisas, em cada abastecimento, pedia apenas para encher o bidon de água ou sais, comia algo e continuava a andar. Se parar mais de 3 ou 4 minutos, custa-me a começar a arrancar novamente!
Chegada ao muro do Cadão. 3kms bem duros com média acima dos 10%, chegando a rampas de 12 ou 13%. Pedalada bem lenta (perto de 60 de cadência), isto apesar de ir a fazer +250w em cranks... A prova de que as pernas estavam off foi aqui. Acabei por fazer mais 1 minuto nesta subida do que na minha volta de reconhecimento à duas semanas atrás.. Os números dos tempos não mentem - nem o strava!!!
Descida técnica até ao Douro, acompanhada por imensos espanhóis e espanholas!! Grande moldura humana sempre.. Máquinas muito muito bonitas e para todos os gostos.
Depois de chegar ao Rio, nova subida de 11kms a 4,9% média até Tabuaço. Subida mais dura que a primeira, e com muito mais calor.. Aqui já seria perto do meio dia.. Já passei por alguns companheiros parados à sombra a descansar, outros a dizerem que chegou o homem da marreta e que ficavam por ali. Fiquei com a sensação de que esta subida matou muita gente: mas se matou muita gente, muitas mais estouraram com a chegada a Tabuaço. As duas rampas à entrada da Cidade (Vila?) eram muito empinadas, uma delas em paralelo e vi muita gente com a bicicleta ao lado e a gastar solas de sapatos... nota: pelas expressões compreendi que subida em calçada com cleats de estrada é muito manhoso!!!
Novo abastecimento, mais água e toca a descer até ao rio por uma estrada rápida e louca... Muito muito divertido.. Chegada à margem, apenas faltava 15kms de plano até à régua.. Coloquei-me a pedalar certinho e esperei que alguém mais forte aparecesse.. Foi o que aconteceu passado pouco tempo.. Consegui entrar num comboio de 2, e colei. Quem ia à frente ia seguramente a fazer +350w para aguentar a velocidade e eu, ia ali atrás, a poupar nos 200w ou 250.. Mesmo assim, o companheiro da frente de vez em quando ainda fazia uns sprints, ao que eu me agarrava com força e força nas pernas.
Passamos muitos companheiros que já tinham passado por mim, mas aquela extensão plana, com vento e sozinhos, é desesperante.. Em pequeno pelotão como ia, conseguíamos andar perto dos 40kms e os outros seguramente perto dos 30. A diferença é abismal!!!
Pela primeira vez, senti que a pedaleira 50 à frente ficou ligeiramente curta. Já ia do dente mais pequeno atrás (11) e mesmo assim ia com uma cadência perto dos +100rpm, o que não me deixava repousar a parte cardíaca. Os companheiros que iam à minha frente, iam ainda no segundo ou terceiro carreto mais pequeno da cassete e a menos cadência do que eu, pelo que a diferença estava na pedaleira da frente. Mas, como tenho 90kg, a pedaleira compacta é mais importante para subir que a roda grande para estes planos! Nesta zona só pensava em não deixar dugir a roda!! E assim, de repente e distraído com a brincadeira, chegamos à Régua.
Aqui fica a imagem para a posteridade.. Sou o simpático do lado esquerdo!
Agora é esperar pelo Gerês e aproveitar as lições aprendidas