• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Volta a Portugal 2021

cou7inho

Well-Known Member
A estratégia saiu furada à W52. Atacaram com os 3 nos últimos km's e acabaram comidos no ultimo km... Parece-me que estavam a correr como se fossem de longe os melhores, mas correu-lhes mal. O Joni estava a atacar e atacar e quebrou daquela forma no ultimo km. Falta-lhes um bocadinho de paciência e não atacar só porque sim.
Seca? Seca era se ganhasse outra vez W52
Mesmo que ganhasse a W52 não via grande problema. Desde que houvesse luta até ao fim.
Que grande seca.
No canal que eu estava a ver a etapa foi bem animada :D
 

Cláudio

Well-Known Member
A estratégia saiu furada à W52. Atacaram com os 3 nos últimos km's e acabaram comidos no ultimo km... Parece-me que estavam a correr como se fossem de longe os melhores, mas correu-lhes mal. O Joni estava a atacar e atacar e quebrou daquela forma no ultimo km. Falta-lhes um bocadinho de paciência e não atacar só porque sim.

É isto mesmo. Estão mal habituados e deu para perceber que nem o Joni nem o Amaro estão em super forma
 

pratoni

Well-Known Member
Os da w52 pareciam os ataques do Quintana, atacam ganham uns metros para serem apanhados logo a seguir.

O problema é que nenhum dos 3 se quis sacrificar a meter ritmo constante para eliminar a concorrência.

Só assim é que garantiam alguma hipótese de sucesso.

Mal abriu para o lado o último gregário da w52, o grupo deixou de ganhar tempo para a frente e aos repelões não foram a lado nenhum...
 

darthacao

Member
Há alguma maneira de saber onde são as zonas de descarte/abastecimento? queria ver se apanhava um bidon, no ano passado aparecia na descrição do percurso...
 

Ricardo93

Active Member
Na minha opinião tanto a W52 como a Efapel estiveram mal tacticamente.

A Efapel tinha o Frederico Figueiredo em excelente forma, mas (se bem me recordo) ele não atacou uma única vez, tendo-se limitado a seguir os ataques da W52. A facilidade com que ele respondeu aos ataques deixa-me a pensar porque é que não contra-atacou, tentando isolar-se. Creio que a atitude da equipa teve a ver com o facto de o António Carvalho não estar a passar bem, mas creio que podiam ter lançado o Frederico Figueiredo ao ataque e ter deixado o Maurício Moreira a seguir com o grupo, para mais tarde fazer diferenças no CR.

A W52 fez vários ataques tendo sempre resposta da Efapel. Deu-me a impressão que assim que eram apanhados pela Efapel levantavam o pé. Isso faz sentido quando na roda estava o Maurício Moreira, mas quando na roda estava o Frederico Figueiredo acho que não fez sentido levantar o pé, uma vez que mesmo que ele ganhasse tempo na montanha, esse tempo poderia ser recuperado no CR.

Bem esteve o Tavira que aproveitou muito bem esta luta entre a W52 e a Efapel.

Noutra vertente, fiquei absolutamente rendido à prestação do Hugo Nunes!!!

Peço desculpa por esta pseudo-análise de treinador de bancada :p
 

Clodamus

Active Member
O Mauricio Moreira da Efapel levou alguma penalização?
Ontem estava em 2º da geral, hoje acaba a etapa em 2º e na classificação geral aparece em 7º ??? a 1.31 do A. Marque.
 

Bruso

Well-Known Member
Etapa de seca não teve nada. Seca era quando a W52 tinha a equipa e o líder mais forte e subia a torre a ritmo e quando o último gregario arrumava já so restava os líderes das equipas rivais.

Hoje o Amaro Antunes atacou a uns 10kms da meta. O Ricardo Mestre aguentou muito pouco tempo na frente e acho que isso barulho as contas da W52. Tendo 3 líderes acho que fizeram o que tinham de fazer. Atacar consecutivamente.
Para mim a pior equipa do dia foi a Efapel mas já estou habituado. Péssima tacticamente ano após ano. Antonio Carvalho andou ali no yo yo mas sempre que estava no grupo estava mal posicionado. O Maurício e o Fred pareciam os melhores naquele grupo. Não percebo porque não colaboraram quando seguiram os ataques do Porto
A Tavira com os dois avôs do pelotão conseguiu dominar contra 6 ciclistas que supostamente são superiores. Nenhum deles foi ao choque, ambos trabalharam na frente do pelotão e acabam o dia muito melhor do que quando começaram.
 

Cláudio

Well-Known Member
Se não houvesse casos em Portugal, não era preciso mencionar isso...

Se há casos é porque o ciclismo é muito bem escrutinado e quem mete o pé fora da poça é apanhado. Além disso é um desporto apertado onde tudo é doping. Só para dar um exemplo, no futebol a cortisona e outros anti-inflamatórios são usados ao desbarato, enquanto no ciclismo é considerado doping. Nem todo o doping é epo, esteróides ou transfusões. Vai ver a lista da UCI do que é considerado doping... Não creio que haja mais alguém desporto assim.

Isto para concluir o quê? Interessa pouco se há casos em Portugal ou onde quer que seja, isso não significa nada. Quantos casos de doping no futebol, desporto mais visto, conheces? Quantos casos conheces na NBA e NFL? Não tantos como no ciclismo com certeza. Isso significa que não há lá doping? Ahah, bom conto de fadas
 
Top