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Tubular vs Clinchers- Benefícios, custos e manutenção

jlmcabral

Active Member
Boas pessoal!

Gostaria de ouvir as vossa opiniões sobre as diferenças entre clincher e tubulares, vantagens e desvantagens de cada um e custos a curto e a longo prazo de cada tipo de roda.

Crio este tópico pois, como eu certamente existiram outras pessoas com dúvidas relativamente aos dois tipos de rodas.


Começando por atirar a primeira pedra para o charco: qual dos dois tipos é mais prático e traz menos custos envolvidos (aquisição dos pneus, manutenção, etc.)?
 

grouk

Active Member
tubular
prós
mais leve
mais resistente a furos
permite rodas mais leves
menos atrito e muito mais rolante alem de que proporciona uma sensação fantástica devido as pressões altas que usa

contras
por norma mais caros
obrigam a colar/esticar processo que por mais rápido que seja implica sempre um ou dois dias
se partes um raio tens que descolar o pneu
apesar de furarem menos se tiveres um furo grande que não tape com liquido e não levares tubular suplente tens que chamar reboque

pneu
mais barato
mais pratica a montagem e desmontagem
rodas ligeiramente mais pesadas

resumindo
corridas ou dias especiais tubular
treino diário pneu
isto para mim mas conheço gente que treina diariamente com tubular
 

jlmcabral

Active Member
Penso que numa resposta conseguiste resumir quase tudo! :D


Quanto ao facto de se ter de chamar reboque caso se faça um rasgo no tubular, o mesmo acontece no pneu.

Penso que por norma pouca gente anda com pneus suplentes. Pessoalmente só ando câmaras...
 

thebuny

New Member
grouk

Só uma nota, os tubulares por norma são carissimos mas alguns pneus também. Tenho os tuffo s33 de 24mm e são acessiveis (25 euros cada) e rolam maravilhosamente. Ainda não tive furos nem espero ter mas adoro o rolar e encostei as rodas de pneu. Essas ficam para inverno com os dias de tempo mau...
 

jlmcabral

Active Member
Aqui à uns tempos li algures que o tubulares estavam a cair em desuso. Achei uma observação estranha. Rodas mais leves, rolam melhor, menos furos...

Só se for mesmo por motivos económicos. Não vejo outra razão plausível para assim o ser. Mesmo relativamente aos motivos económicos tenho as minhas reservas.
 

grouk

Active Member
Sim tambem uso esses tufo e sao bastante bons pecam na durabilidade. De todos os que usei sem duvida que o melhor foi o gatorskin da continental mas tem 2 defeitos. Sao mais curtos e para meter na roda por veses pode ser um filme de terror e quando aparecer minimo sinal de lonas é arrancá lo. Vai comecar por ali e muito pouco vai furar
 

paradawt

Moderador
Nas acrescentaria nada ao que foi dito, excepto que os tubulares transmitem maior segurança em curva.

Tubulares em desuso??? Só é o que todas as equipas profissionais usam. E as que não usam ou é porque não têm orçamento ou porque não são patrocinados.

Cumprimentos.
 

petrix

Well-Known Member
Realmente nem todas as equipas os usam, o Filipe Cardoso da Efapel fez a volta a Portugal com pneu.
 

grouk

Active Member
volta a portugal nao é bem o melhor exemplo de prós
mas há outro caso a IAM usa tubeless, acho que é a unica world/continental que usa tubeless
 

jlmcabral

Active Member
Mas então o que é que se pode concluir para o uso de um cicloturista, sem nenhuma pretensão a ser profissional, o tubular mesmo assim compensa?
 

Fevereiro

Member
Compensar, não compensa.

Uso tubulares à quase 3 anos, os pneus são mais caros, tenho a impressão que duram menos, dão mais trabalho/tempo a mudar.

No entanto gosto da estética de uma roda toda em carbono, e com pneu ainda não confio, gosto mais do rolar dos tubulares, e neste tempo nunca furei.

Mas, o que me levou realmente a passar a boyaux foi o pneu ter-me saltado duas vezes da jante e pelo menos na segunda vez tenho a certeza que tudo estava 100% bem montado. Com isto tudo decidi vender as minhas rodas clincher e apenas tenho em casa um par de rodas carbono/boyaux, que uso o ano todo, e onde vivo o Inverno é bastante rigoroso.
 

petrix

Well-Known Member
Não percebi a parte de os pneus darem mais trabalho/tempo a mudar, essa é precisamente a vantagem dos pneus em relação aos tubulares. :confused:
 

otnemeM

Member
Em desuso nos amadores, porque nos profissionais devem ser 99,9% a usar...
Isto. Os profissionais não se regem pelas mesmas regras - eles não trocam pneus, eles trocam logo rodas e tá a andar. Depois têm quem lhes arranje tudo.

Já agora, no triatlo, são uma minoria os utilizadores de tubular. Quando não há assistência, furo no tubular = xau laura. Com clincher são os minutos de trocar a câmara e meter o CO2.
 

petrix

Well-Known Member
Um video da GCN sobre o assunto.

[video=youtube;A4dGMDtsq64]http://www.youtube.com/watch?v=A4dGMDtsq64[/video]
 
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