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Topico albertismo/carolismo

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MigC77

Well-Known Member
Olá Miguel,

De facto não tinha olhado para essa questão das medidas. :) Apenas posso atestar pelo rigor das minhas medidas e não pelas dele, mas olhando ao que comentas, é bastante provável que exista algum erro nas medidas.

O propósito das questões é duplo:
- genérico, no sentido em que tenho curiosidade em perceber como chegam ao intervalo de valores (ou valor) a sugerir em função da estatura do ciclista. E não me refiro apenas ao ETT, mas também ao Reach (seja por recuo do selim e/ou avanço) e outras configurações.
- especifico, pois na realidade ambos vamos comprar bicicletas. O meu amigo a curto prazo (Será a sua primeira bicicleta de estrada, tendo já vários anos de btt), eu ainda não tenho prazo certo.

Na realidade a diferença da altura de cavalo entre nós existe, apesar de não saber a diferença exata (pensava que sabia). Dos testes/ experiências que fizemos a minha posição ideal é mais alta que a dele.

E obviamente não estava à espera que através do forum com a informação colocada conseguisse uma configuração à medida! :) Para isso servem os pré-bike fit realizados junto de entidades especializadas para o efeito.

E concreto, após bastante procura o meu amigo está inclinado para uma Cube Agree T56 (ETT 53cm).

Eu estou a equacionar uma Orbea Avant T53 (ETT 54,8), mas esta opção é mais pela oportunidade do que qualquer outra razão.

Obrigado,
RSousa

Ok Ricardo entendi a situação.

Então vamos lá começar por ti. Fui dar uma vista de olhos no site da Orbea e estive a ver a geometria/tamanhos do modelo em questão. Os tamanhos que eu te diria que experimentasses são o 51 e o 53 (que já é o que estás a considerar). Repara que a diferença entre tamanhos em termos de top tube é de cerca de 1,3 cm mas depois de origem há uma diferença de 1cm no avanço (o do 51 é de 100mm e o do 53 de 110mm).

Na minha opinião, num cenário ideal, deverias experimentar os dois tamanhos com possibilidade de trocar as medidas dos avanços e perceber a qual te adaptas melhor. Estando na tua situação, se não tivesse possibilidade de experimentar, eu optaria pelo tamanho 51 (com ETT de 53,5cm) e aumentava o tamanho do avanço se fosse o caso. Já agora também refiro que os espigões também se podem “aumentar” em termos de comprimento. Mas lá está pode dar-se o caso do 53 também te assentar bem com um avanço de 110mm ou de 100mm, tendo em conta que se trata de uma geometria de endurance.

O caso do teu amigo é bastante similar ao teu… se bem que eu acho que no caso da geometria da Cube Agree GTC o tamanho 53 com ETT de 53cm talvez esteja no limite inferior do aceitável e o 56 com ETT de 54,5cm só mesmo experimentando para ver como é que sente. Lá está… aqui é quando entram efectivamente em linha de conta outros aspectos que não se podem aferir por aqui.

Relativamente ao reach e ao stack, vamos lá ver se esclarecemos uma coisa de uma vez por todas… valem o que valem e servem acima de tudo para que leigos possam facilmente comparar diferentes modelos de bicicletas com diferentes geometrias sem ter que estar a olhar com muita atenção para medidas e ângulos. Mas atenção que por vezes o reach pode ser bastante enganador… Eu prefiro continuar a olhar para o ETT, o reach em duas bicicletas do mesmo modelo de tamanhos diferentes vai-te apenas dizer se a diferença do ETT está mais atrás ou à frente do BB… Repito, prefiro olhar sempre para o ETT. O Reach é uma medida que deriva directamente do ETT.

Concluindo… vcs não estão muito desencaminhados em termos de tamanhos. Agora idealmente deviam tentar experimentar os tamanhos das bicicletas antes de comprar.

Abraço
 

DMA

Well-Known Member
Amigos, boa tarde a todos,

O meu sogro (pessoa muito amiga e muito querida por mim, mulher e filhas) esteve muito doente ultimamente e faleceu há 2 semanas...

Daí a minha ausência por cá, ultimamente, tenho andado com bastantes tarefas familiares e pessoais ao que diz respeito...

Não tenho tido grande disposição nem tempo para cá vir, hoje dei uma espreitadela e fiquei feliz por ver que cá continuam e o tópico a andar...

Quero dar um grande abraço a todos, e desejar que continuem com o bom trabalho como sempre o fizeram...

Em breve, quando as marés acalmarem por aqui, voltarei...

Grande abraço...

Quando as pessoas têm valor e nós gostamos delas um processo desses custa bastante :(
Força para ti e para as tuas filhas, mas principalmente para a tua esposa, pois perder um pai ... nem há palavras.

Um abraço muito sincero ...
 
Obrigado Miguel. Vamos experimentar.

Eu atualmente tenho uma Trek SL1000 com 10 anos T56, com um ETT de ~56cm, e apesar de não ter dores, sinto-me um pouco esticado.
Além da idade e vontade de melhorar a bicicleta, o tamanho também uma das razões que leva a procurar uma nova bicicleta.
 
Novidades:
O meu amigo já comprou a Cube Agree, tamanho 56, que tem um ETT de 54,5 (o 53 que tinha referido antes era o TT e não o ETT). Também tive oportunidade de a experimentar e senti-me bastante bem. Eventualmente não se perdia por ter um avanço maior, se fosse para mim. A descer dei por mim a esticar-me e por o rabo para trás.

Felizmente não comprei a Orbea que estive a ver. Essa era usada, pelo que não podia experimentar mais tamanhos. O felizmente deve-se ao facto de a minha garagem ter sido assaltada durante a semana passada. Se a tivesse comprado, em vez de me roubarem uma bicicleta, tinham roubado duas!

Vou tentar ir ver uma Scott usada e Méridas novas hoje e caso não encontre nada, vou tentar ir ver as promoções da Leiribike. Estão com excelentes promoções em Trek e Merida.
 
Entre uma TREK EMONDA S 5 e uma Merida Scultura 4000, ambas com 105 11v, qual escolheriam? Creio que têm características similares, mas gostava de ouvir opiniões.
 

GMQ

Well-Known Member
Se for apenas pela marca era fácil. Se a transmissão e rodas são iguais só podes tomar a decisão com base em duas coisas. O tipo de carbono usado numa e noutra e caso nisso também haja empate qual a que te ficou no olho...Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Escolhe a que te mais encha o olho. Eu ia para a Trek porque não gosto de Mérida.

Preço é o mesmo?
 
Caso se confirme a disponibilidade de stock no tamanho adequado, as opções que estou a equacionar são as seguintes:

- Trek Emonda S5 vs Merida 4000, ambas com 105 11v, por 1250€
- Trek Emonda S6 vs Merida 5000, ambas com Ultegra 11v, por 1400€
 

Zé da Pasteleira

Active Member
Caso se confirme a disponibilidade de stock no tamanho adequado, as opções que estou a equacionar são as seguintes:

- Trek Emonda S5 vs Merida 4000, ambas com 105 11v, por 1250€
- Trek Emonda S6 vs Merida 5000, ambas com Ultegra 11v, por 1400€

Para mim o mal dessas Trek são os cabos externos, numa bicicleta dessas e ter os cabos a passar por fora... paneleirisses eu sei mas acho que não combina.
Por vezes olho para a scultura 5000 e penso "compro a scultura e invisto numas boas rodas e ao preço que a scultura está ainda fica mais barata que a Trek (SL5).
 

Carolina

Well-Known Member
à umas semanas o Mig deixou aqui um video sobre quadros de carbono, deixo aqui a continuação, desta vez sobre rodas em carbono:

[video=youtube;ET1jRVynOBA]https://www.youtube.com/watch?v=ET1jRVynOBA[/video]

o inicio dos vídeos não tem interesse, podem passar à frente.
 

Carolina

Well-Known Member
2ª parte:

[video=youtube;bFdG2NgIc7s]https://www.youtube.com/watch?v=bFdG2NgIc7s[/video]

(o fórum não deixa meter 2 videos no mesmo post :confused:)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bom dia...

A viúva caiu!!!

Ia a passear um bobby!! E ele bateu na minha roda!! Tenho que deixar de passear caezinhos e cadelinhas, estes bobbys que passam a vida a telefonar e dizer assim...

Ahhh e tal coiso e tal!! Pedalar contigo!! Ir na tua roda para treinar velocidade um bocadinho e tal!!

Tenho que me deixar disto! Quando não se conhece bem, não é boa ideia...

No entanto!!!

O piloto, está bem!! Umas arranhadelas e tal, mas tudo bem, já o bobby foi parar as couves, está mais empenado...pois assim que bateu na minha roda eu cai para a frente e ele foi mandado as couves quando olhei parecia mais um cortador de relva descontrolado por lá fora...lol

O quadro está intacto, já foi visto e revisto...

Danos foram, os rails em carbono do selim Aliante R1 e respectivo selim, uma coisa que faço sempre... Sempre que o mesmo acontece uma queda, normalmente mudo sempre o cockpit... Por uma questão de segurança... A bicicleta e toda desmontada, quadro e verificado, único dano desta queda milagrosamente, foi apenas o selim, no entanto, o cockpit mudo sempre...

E agora está assim... Uma de cada nação!! Lol

iO0A4Aa.jpg


Selim Selle DO San marco ;) lol, aspide (versão rara lol ) versão de teste, que tinha aqui que roubei uma vez a um gajo...lol

Avanco Fsa custom made da Willier também roubado!! Assim dou uma de Alessandro Ballan!! BAAAAAALLLLLLAAAAAAAANEEEEEEEE!! lol

Guiador igual ao que tinha fizik Cyrano R1 tinha aqui um novo numa caixa...

Já sei,já sei!! Não faz pandao com nada!! Mas eu cá uso de tudo!!! E para já vai andar assim!! O que conta é a segurança!! Venha mas é o novo gruppo dura ace, que quando chegar eu já tenho aqui outras coisinhas para montar com ele... Lol e já vai ficar tudo a fazer pandao outra vez!! Lol

Ahhhh e mais uma...

Para os especialistas!!

Os pedais!! Sobreviveram!!! :)

Grande abraço...
 

GMQ

Well-Known Member
Tudo está bem quando acaba bem. Antes isso que ires parar ao hospital e ficares como o trepadores da figueira o Fausto Coppi d'Portimone.

Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
Não... Não se bate em ninguém... Tem que se ser diplomático...

Também não quis que me pagasse nada... Ele ofereceu-se eu recusei...

Faz-se é uma cruz e acabou, numa próxima, estou ocupado...

Grande abraço..

Sim estava a brincar. A não ser que se desconfie que foi de propósito não se deve reagir violentamente...

O que interessa é que não te magoaste...

Quanto ao Carlos, vê aí num tópico a dizer Acidente em Algoz (ou algo assim...)
 
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