Tópico dos Pneus

pratoni

Well-Known Member
Gastares dinheiro para trocares o teu material todo para tubeless é uma coisa, o sistema não convencer é outra coisa...
A não ser que compres uma bicicleta/rodas novas e optes logo por algo já tubeless nativo, o resto das situações implica sempre gastar dinheiro para adoptar o sistema tubeless.

Acho que a maior resistência advém desse facto e não de resistência ao sistema em si, porque provavelmente ainda não se usou para se poder ter opinião se convence ou não...
 

gonzaga

Active Member
Obrigado a todos pela partilha.

Com as experiências partilhadas estou mais inclinado para continuar com as boas e velhas cameras de ar.
Houve apenas um comentário que me deixou curioso. "Tubeless é muito mais confortável".
Quais são as diferenças ao nível do conforto? tem a ver com as pressões baixas? Se sim, é assim tão notório se compararmos com cameras de ar mais macias como por exemplo de latex?

Obrigado mais uma vez.
 

ajsn91

Active Member
A não ser que compres uma bicicleta/rodas novas e optes logo por algo já tubeless nativo, o resto das situações implica sempre gastar dinheiro para adoptar o sistema tubeless.

Acho que a maior resistência advém desse facto e não de resistência ao sistema em si, porque provavelmente ainda não se usou para se poder ter opinião se convence ou não...
Mas acho que ninguém falou em custos com rodas/bicicletas novas, se perguntam opiniões relativamente ao tubeless também acho que não faz sentido nenhum estar a apontar isso como justificação de não "convencer".
Se as rodas o permitem e não envolve custos também não vejo nenhuma desvantagem de tubeless, pelo contrário.
Em resistência ao rolamento pelos testes são superiores mesmo comparando com cameras de latex, e resistência ao rolamento é = a watts grátis = ir mais rápido com o mesmo esforço.

Para além de que o permitir pressões mais baixas aumentar também e muito o conforto e a própria segurança.
Quanto aos furos também não percebo muito bem o argumento de "como quase não furo não preciso" , é parecido ao eu dizer como nunca caio não preciso de capacete. Eu sei é uma comparação parva, mas mais uma vez não se pode apontar como argumento para não "convencer" o facto de se furar pouco, até porque como é sabido as vantagens do tubeless vão além disso.

Uma coisa é não compensar para nós, outra coisa é apontar desvantagens por causa disso.
Porque alguém que tenha rodas Tubeless Ready ou simplesmente queira comprar umas rodas novas faz todo o sentido ir para tubeless ou pelo menos ponderar sobre as vantagens que isso lhe vai trazer.
E mesmo que isso envolva custos com rodas/pneus novos.... há tanto dinheiro que se gasta em componentes/partes da bicicleta que fazem muito menos diferença do que o tubeless pode fazer em conforto e RR (os marginal gains, rolamentos cerâmicos, guiadores aero, etc, etc)

Além de que o pneu é a única parte de contacto da bicicleta com o solo, o pneu pode transfomar por completo a experiência/sensação da bicicleta, isto porque me faz alguma confusão por vezes ver tanta gente com bicicletas/rodas de tantos milhares de € mas depois andarem com pneus de gama baixa... tenho a certeza que a experiência seria bem melhor numa bicicleta que custasse menos um pouco e esse dinheiro fosse investido em pneus a sério.
 

gonzaga

Active Member
N me lembro da última vez que efetivamente furei na estrada. Com a bike atual, comprada em Jan 2020, nunca furei. Os únicos furos que tive foram com a bike parada e devido ao desgaste da fita de aro.

Coloquei recentemente os Pirelli P-Zero e estou bastante satisfeito.
@MiGuEl_82 fiquei curioso com estes Pirelli P-Zero (se bem que o preço não convence nada, mais caros que Vittoria e Continental)
Gostava de os experimentar mas reparei que apenas existem nas medidas 26 e 28, o que me deixa de pé atrás. Porquê? Porque actualmente tenho os Vittoria Corsa 25c e já ficam muito justos na escora traseira. De qualquer forma sei que os Vittoria Corsa tem uma medida real um pouco superior à anunciada, por isso até pode dar.
Será que poderias medir qual a largura real que esses Pirelli têm na tua bicicleta, e quais os aros onde estão montados?
Sempre ajuda a ter mais garantias :)
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
@MiGuEl_82 fiquei curioso com estes Pirelli P-Zero (se bem que o preço não convence nada, mais caros que Vittoria e Continental)
Gostava de os experimentar mas reparei que apenas existem nas medidas 26 e 28, o que me deixa de pé atrás. Porquê? Porque actualmente tenho os Vittoria Corsa 25c e já ficam muito justos na escora traseira. De qualquer forma sei que os Vittoria Corsa tem uma medida real um pouco superior à anunciada, por isso até pode dar.
Será que poderias medir qual a largura real que esses Pirelli têm na tua bicicleta, e quais os aros onde estão montados?
Sempre ajuda a ter mais garantias :)
Os P-Zero custaram-me 62€ o par. Não encontrarás muitas opções mais baratas que isto para um pneu com o mínimo de qualidade.

Não tenho ferramenta para medir a largura real. Poderei tentar com fita métrica mas nunca será 100% fiável.
 

SaintRider

Well-Known Member
Mas acho que ninguém falou em custos com rodas/bicicletas novas, se perguntam opiniões relativamente ao tubeless também acho que não faz sentido nenhum estar a apontar isso como justificação de não "convencer".
Se as rodas o permitem e não envolve custos também não vejo nenhuma desvantagem de tubeless, pelo contrário.
Em resistência ao rolamento pelos testes são superiores mesmo comparando com cameras de latex, e resistência ao rolamento é = a watts grátis = ir mais rápido com o mesmo esforço.

Para além de que o permitir pressões mais baixas aumentar também e muito o conforto e a própria segurança.
Quanto aos furos também não percebo muito bem o argumento de "como quase não furo não preciso" , é parecido ao eu dizer como nunca caio não preciso de capacete. Eu sei é uma comparação parva, mas mais uma vez não se pode apontar como argumento para não "convencer" o facto de se furar pouco, até porque como é sabido as vantagens do tubeless vão além disso.

Uma coisa é não compensar para nós, outra coisa é apontar desvantagens por causa disso.
Porque alguém que tenha rodas Tubeless Ready ou simplesmente queira comprar umas rodas novas faz todo o sentido ir para tubeless ou pelo menos ponderar sobre as vantagens que isso lhe vai trazer.
E mesmo que isso envolva custos com rodas/pneus novos.... há tanto dinheiro que se gasta em componentes/partes da bicicleta que fazem muito menos diferença do que o tubeless pode fazer em conforto e RR (os marginal gains, rolamentos cerâmicos, guiadores aero, etc, etc)

Além de que o pneu é a única parte de contacto da bicicleta com o solo, o pneu pode transfomar por completo a experiência/sensação da bicicleta, isto porque me faz alguma confusão por vezes ver tanta gente com bicicletas/rodas de tantos milhares de € mas depois andarem com pneus de gama baixa... tenho a certeza que a experiência seria bem melhor numa bicicleta que custasse menos um pouco e esse dinheiro fosse investido em pneus a sério.

Estamos em 2022 ...é uma discussão já sem sentido.

Nos automóveis também se usavam câmaras de ar........até ali um pouco depois segunda Grande Guerra....entretanto já passaram mais de 50 Anos e já ninguem usa............

Nas bicicletas eu pessoalmente já uso hà pelo menos 14 Anos (BTT) e em estrada à 5.......... Já passou tempo suficiente.... ;).

Let it go......let it go....
 

ajsn91

Active Member
Estamos em 2022 ...é uma discussão já sem sentido.

Nos automóveis também se usavam câmaras de ar........até ali um pouco depois segunda Grande Guerra....entretanto já passaram mais de 50 Anos e já ninguem usa............

Nas bicicletas eu pessoalmente já uso hà pelo menos 14 Anos (BTT) e em estrada à 5.......... Já passou tempo suficiente.... ;).

Let it go......let it go....

Pois é isso, é que supostamente até já passaram muitos anos em que era "novidade".
E é como eu dizer que os grupos eletrónicos não me "convencem" porque as minhas bicicletas não têm e não estou disposto a comprar uma nova por causa dessas "modernices" :D
 

tuga

Well-Known Member
Gastares dinheiro para trocares o teu material todo para tubeless é uma coisa, o sistema não convencer é outra coisa...
… não me convencer!
Não quero nem estou aqui a doutrinar ninguém das minhas convicções. Espero q tb os pró-tubeless tenham a mesma tolerância
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Estamos em 2022 ...é uma discussão já sem sentido.

Nos automóveis também se usavam câmaras de ar........até ali um pouco depois segunda Grande Guerra....entretanto já passaram mais de 50 Anos e já ninguem usa............

Nas bicicletas eu pessoalmente já uso hà pelo menos 14 Anos (BTT) e em estrada à 5.......... Já passou tempo suficiente.... ;).

Let it go......let it go....
Certo mas é indiscutivel a sua muito maior utilidade em BTT que em estrada. E BTT tb uso há bastantes anos mas em estrada ainda não senti a necessidade de investir em pneus mais caros para ter tubeless.

A minha bike de estrada atual tem 16.215 kms sem qualquer furo. Posso estar a dizer isto agora e logo furar duas vezes, é certo. Mas tb é certo que em BTT, em 16.000 kms já teria furados centenas de vezes.
 

tuga

Well-Known Member
Pois é isso, é que supostamente até já passaram muitos anos em que era "novidade".
E é como eu dizer que os grupos eletrónicos não me "convencem" porque as minhas bicicletas não têm e não estou disposto a comprar uma nova por causa dessas "modernices" :D
Por tu teres um Lamborghini também terei que ter um ? :rolleyes:
Se percebes a ideia…
 

ajsn91

Active Member
Por tu teres um Lamborghini também terei que ter um ? :rolleyes:
Se percebes a ideia…
Claro, por isso mesmo, não é por o meu vizinho ter um Lamborghini e eu andar de Fiat que vou dizer que ando de Fiat porque o Lamborghini não me convence....
Lá está a minha bicicleta não tem grupos eletrónicos porque não posso/quero gastar o dinheiro que isso custa, é essa a questão ninguém aqui falou em custos.
 

gonzaga

Active Member

Tens 24, 26 e 28
ok... já percebi o porquê.

esta é a versão ROAD. Eu estava a ver a versão RACE

assim sendo acho que estou mais inclinado para estes
pelo menos corro menos risco de ficarem a tocar na escora
 

tuga

Well-Known Member
… ninguém aqui falou em custos.
Exatamente! Os custos são o factor que só entrariam na equação se visse utilidade/necessidade.
Na comparação figurativa Lambo/Fiat um e outro só podem andar à velocidade máxima estipulada. Tema calorosamente discutido na Itália, Suíça etc. há décadas :)
Para nós, tifosi do ciclismo o fator limitante é a condição física, mais nenhum.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
ok... já percebi o porquê.

esta é a versão ROAD. Eu estava a ver a versão RACE

assim sendo acho que estou mais inclinado para estes
pelo menos corro menos risco de ficarem a tocar na escora
Bem, eu tinha Continental, no caso os GrandSport, tb em 28. Estes Pirelli em 28 não são mais largos.
 

SaintRider

Well-Known Member
Certo mas é indiscutivel a sua muito maior utilidade em BTT que em estrada. E BTT tb uso há bastantes anos mas em estrada ainda não senti a necessidade de investir em pneus mais caros para ter tubeless.

A minha bike de estrada atual tem 16.215 kms sem qualquer furo. Posso estar a dizer isto agora e logo furar duas vezes, é certo. Mas tb é certo que em BTT, em 16.000 kms já teria furados centenas de vezes.
Certo mas o investimento é relativo pois hoje em dia já se encontram pneus tubeless (dos que dificilmente furam, os mais basicos, leia-se + pesados, com mais borracha)....que sao os que tenho agora em detrimento dos mais racing e light,mais leves mais caros e com menos borracha e que se gastam mais depressa....

De resto cada um com as suas experiencias.....a minha é em voltas de malta com quem ando e 99% do pessoal que fura tem câmaras.....e tipicamente sao reincidentes nos furos.....furam varias vezes....e às vezes várias vezes por volta :cool:

Há excepçoes ....há .....mas são a excepçao, não a regra.

Eu andei meses......com um furo lateral perto da jante. Apenas tinha de colocar liquido de vez em quando para garantir que ficava tapado. Podia ter colocado um remendo interno....podia.....mas para teres noçao do nivel de confiança e preguiça (Ok sorte tb :) ).. Uma das voltas durante esses meses, foi ida e volta a fátima... (240Km).
 

joseruivo

Well-Known Member
Vocês usam pneus tubless no rolo?
Pronto, eu explico: eu não troco de roda/pneu quando vou fazer rolo, uso o mesmo que uso na estrada. A dúvida prende-se com saber se a utilização no rolo prejudica anormalmente um pneu tubless. Agora já faz sentido?
 

cconst

Well-Known Member
Vocês usam pneus tubless no rolo?
Sim.
Sempre sem problemas. O único problema pode ser o "desperdício"... já que um bom tubeless é caro. Mas tendo em conta que em minha caso o espaço não abunda (para ter uma segunda roda com um pneu específico para o rolo) tem andado assim.

Assim como assim, o pneu da frente que tem a mesma idade que o de trás, já apresenta algumas gretas, pelo que mesmo que andasse a trocar de roda, parece-me (e apenas isso, parece-me) que o fim de vida do pneu fosse apenas um pouco maior (o de trás, está agora a necessitar ser trocado... mas para já, fica no rolo até dar as ultimas).
 
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