Não percebeste porque não leste bem. Essa frase isolada que referes mostra que efetivamente paguei taxas alfandegárias, duma compra feita na Merlincycles!
Para colocar um ponto final na confusão que vai na tua cabeça a conversa foi assim:
post 7688 do ajsn91: "Já alguém encomendou da Merlin pós brexit? Como foi com IVA/taxas?"
Minha resposta, no post 7689: "Já. Inicialmente era como na Wiggle/CRC em que eles é que pagavam as taxas, mas agora já não. Vendem-te sem iva (ou seja o preço que normalmente vês é libras é o que pagas em Euros já que o cambio está mais ou menos a par com o IVA) e depois tens de desalfandegar. A última encomenda que lá fiz, recebi um mail no dia em que entrou na alfândega a pedir os documentos para desalfandegar. Nesse mesmo dia os apresentei e paguei o valor em causa, mas só passado 1 mês a encomenda saiu da alfândega para ser entregue




"
A minha primeira frase ("já") responde à primeira pergunta do ajsn91. O resto responde à segunda. Nunca em momento algum refiro que paguei taxas alfandegárias na CRC ou Wiggle.
Também não percebeste o "vendem-te sem IVA" porque eventualmente não ouviste falar de algo que se chamou de BREXIT e que levou a que os UK já não estejam no espaço económico Europeu. Por isso, sempre que vendem para fora, vendem-te sem IVA ou pagam eles o IVA (e taxas) através de Incoterms, como fazem CRC e Wiggle.
A mundança de iva que referes acontece de facto sempre que compras num país do espaço europeu pois é aplicado o iva do país de destino. No CRC e Wiggle é semelhante, mas não é bem igual... pois eles pagam o IVA no nosso país, como já disse através de Incoterms. O que eles fazem é apresentarem-te um preço final que já inclui esse IVA que vão pagar e respetivas taxas.