• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subida à Serra da Estrela em Fevereiro. A vossa opinião?

Termostato

New Member
Eu e um amigo queremos subir à Torre no dia 20 de Fevereiro. A nossa condição física é mediana, mas sabemos (+/-) o que fazemos em cima da bike.
Temos esta ideia de subir à torre a partir de Gouveia ou mesmo de Manteigas e somente o objectivo é que nos interessa. Se demorarmos 5 ou 6 horas que assim seja.

No entanto, outros amigos avisam-nos que é duro demais sobretudo por causa do frio e perigos inerentes. Amigos esses que consideramos e por isso refriamos a ideia. Gostava de ter a vossa opinião sobre se devemos subir ou se devemos esquecer a maluqueira. Obrigado a todos.
 

Joaopaula9

Active Member
Bom dia Termostato.

Escolhesteis uma altura bem fria para subir ao cume da serra. Tudo se faz! Penso que o único conselho útil é realmente o agasalho, uma vez que durante a descida faz toda a diferença. Se houver clima instável o mais prudente é não chegar à torre, porque para aquelas bandas o tempo muda de cara muito rápido.

De resto é desfrutarem das paisagens, das subidas, do ar frio e seco e da gastronomia local.

Cumps,

João
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Eu e um amigo queremos subir à Torre no dia 20 de Fevereiro. A nossa condição física é mediana, mas sabemos (+/-) o que fazemos em cima da bike.
Temos esta ideia de subir à torre a partir de Gouveia ou mesmo de Manteigas e somente o objectivo é que nos interessa. Se demorarmos 5 ou 6 horas que assim seja.

No entanto, outros amigos avisam-nos que é duro demais sobretudo por causa do frio e perigos inerentes. Amigos esses que consideramos e por isso refriamos a ideia. Gostava de ter a vossa opinião sobre se devemos subir ou se devemos esquecer a maluqueira. Obrigado a todos.

Bom dia,

baptismos na torre ... pelo que percebo ... todos aspiram um dia a conseguir chegar ao pico de portugal continental e até parece ser uma aspiração plausivel ... de resto a altura em que se o faz pode trazer boas/más recordações ...

Na serra há um conjunto de placas que indicam onde se passa ... e se a GNR barrar a passagem ...
17255780_770x433_acf_cropped.jpg


Há muitas subidas para a torre ... e a mais fácil a meu ver até pode ser de Seia ... manteigas será um pouco mais acima e a meu ver o vale glaciar pode valer a pena o esforço ... mas do tempo ... não posso tecer garantias.

Aqui há alguns membros que tal como eu ... estiveram em Seia no dia 19/07/2014 ... chegaram a Loriga ... e tiveram de voltar para trás ... eu ainda fui à lagoa comprida ... tinha de conhecer o adamastor ...

A montanha impõe respeito ... e quem a quiser desafiar ... ao menos que saiba no que se mete ...

Este sabado 23/01 ... eu quero ir à torre ... a meteorologia deve deixar ...
12400511_1015957338427501_8562452883730006385_n.jpg


Sugiro que tentem de Seia ... passem pelo Sabugueiro ... rampas durinhas ... mas há piores ... depois de passar os 3km após o sabugueiro é um planalto ...

20/02? Depende da meteorologia do dia ... mas quase de certeza que nessa altura haverá neve e frio ... talvez o dia esteja aberto ...

E os conselhos do @Joaopaula9 ... devem ser cumpridos ... sandes de presunto ... queijo da serra ... antes durante e após ...
 

Termostato

New Member
Caros amigos,
É mesmo essa vossa experiência que queria ler.
Nós não vamos arriscar sequer se o dia não estiver limpo e que as condições de segurança estejam garantidas.
Creio que podemos até ter um carro de apoio e, nesse caso, se virmos que a descida pode ser complicada também não iremos arriscar.

"Escolhemos" a subida Gouveia-Manteigas-Torre pela paisagem mesmo e também por parecer-nos a que tem uma pendente média menos acentuada. O meu colega não se dá com rampas porque, apesar de estar magro, tem desmultiplicações pesadas e não se dá bem com esse tipo de esforço.
 

Martins

Well-Known Member
@Termostato

Pela experiência de um "nativo" é (cada vez mais) difícil dizer que em X altura do ano vai estar bom para subir lá em cima ou não. Pode haver neve em Abril. Pode haver tempestade em Julho. Fomos em Novembro e estava um dia lindo.

Marcas uma data, 3 dias antes corres tudo o que é previsão de meteorologia e se der vais se não der marcas outra data. O ideal é um dia com temperaturas previstas de 15º máxima e 10º minima, isto para o mês de Fevereiro e Março.

Se saires de Gouveia sais da minha terra natal e nunca se sabe quando não vos acompanho.

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Só mais uma coisa.

Diz ao teu amigo que não é vergonha nenhuma ter uma cassete 32 ou 28. E depois de subir á Torre com uma cassete "à homem" ele nunca mais vai querer usá-la e temo ainda que vá ter várias vezes vontade de mandar a bicicleta ribanceira abaixo. Por isso será melhor trocar já a cassete.

Abraço
 

grouk

Active Member
como dizia um membro deste espaço que tem andado desaparecido vestido e alimentado pedalo para sempre, ou seja desde que vão vestidos convenientemente tudo é superável.
eu acho que todas as serras que passam a cota dos 1000m requerem respeito. já relatei uma near death expirience que eu e um amigo tivemos ao passar os 1000m do Montemuro, acreditem que é uma muito má experiencia e sim também tive essa experiencia na serra em 2014 e em nada se comparou.

o meu conselho é se houver chuva ou possibilidade dela não arriscar, se estiver seco a temperatura nunca é um problema, roupa conveniente luvas e a coisa faz se muita atenção na descida porque é mesmo ai que o frio se vai fazer sentir, nada que uns jornais não resolvam. Outra coisa, cheguem lá a cima tirem a foto e venham embora, não há lá nada para ver é tudo caríssimo e não vale a pena estar a arrefecer.

resumindo apenas evitem a chuva
 

JPLopes_73

Well-Known Member
...
"Escolhemos" a subida Gouveia-Manteigas-Torre pela paisagem mesmo e também por parecer-nos a que tem uma pendente média menos acentuada ...

Boas @Termostato

espero que corra bem a vossa conquista da torre ... assim como espero o mesmo para mim já no sabado ... não sendo uma opção fora do normal ... até porque estás na serra da estrela e há que subir e descer ... deixa que te informe ... tens duas subidas pela frente ... depois há um atalho para recuperar o carro em gouveia se o lá deixarem ... deixo uma proposta de traçado (escrevo isto sem saber mesmo o que daqui vai sair ...)

https://www.strava.com/routes/3986422

99.6km 2698D+ ... sugiro que façam mais 401 metros ... para chegarem aos 3 digitos ;)
 

Termostato

New Member
Excelentes respostas. Obrigado a todos os que já deram opinião.

... assim como espero o mesmo para mim já no sabado
JPLopes_73 - Que a força esteja contigo. :D

Grouk - Assim o faremos. Se chover nem saímos. A partir do momento em que chegarmos lá em cima, passamos de imediato ao objectivo gastronómico! ;-) (Que ainda temos de procurar)

Martins - É isso mesmo. Já lhe disse e ele concordou em trocar a cassete por uma em se sinta mais confortável e até lá acho que o vai fazer. Essas foram as temperaturas registadas naquele dia em 2015.

O perigo que nos alertam é a dificuldade de respiração por causa do frio. Isso intrigou-me. Quanto à roupa, não sendo de marcas conceituadas (Decathlon) acho que não vai comprometer.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

nada disso ... a 2000 metros de altitude não conheço problemas de respiração ... pelo menos em desportistas ...

O problema mais evidente é a descida com frio ... para isso podem contribuir a humidade ambiente ... e nessas condições é dificil suportar a parte da descida.

Quanto ao repasto gastronomico inflaccionado na torre não o aconselho ... mais perto há muitas possibilidades ... mas para seguir para Aveiro ... talvez ... Seia, Gouveia , Folgosinho ... e mais não digo!

... bom proveito ... mas em Folgosinho tem de se ter muito tempo para provar todas as iguarias ...
 

Martins

Well-Known Member
... bom proveito ... mas em Folgosinho tem de se ter muito tempo para provar todas as iguarias ...

Como o meu amigo saberá, se não tiver mesa marcada, ao fim-de-semana, vai ter de levar uma boa dose de paciência para esperar por uma mesa livre e depois sim, tempo para saborear
 

andrebela

Member
Em Seia tens o Borges. Fica mesmo junto ao final da descida da Torre.
Perdoem-me porque sei que o restaurante de Folgosinho tem uma grande legião de fãs, mas para mim quantidade não é sinônimo de qualidade e sinceramente nunca achei a comida de lá nada de especial. Se tiverem tempo e quiserem experimentar um restaurante top aconselho uma visita ao Cova da Loba em Linhares da Beira, não é barato mas vale a pena.
Quanto à subida propriamente dita já tudo foi dito, mas gostava de lembrar que se tempo não estiver em condições não se armem em heróis e mais vale adiar para outro dia, portanto muita atenção à meteorologia.
Cumprimentos de um conterrâneo a viver na serra da estrela.
 

Zeni7

Active Member
Boas,
Durante a semana resido atualmente em Manteigas por isso, uma vez que pedalo diariamente acho que começo a conhecer um pouco.
Se tivesse que escolher uma subida À torre escolhia Manteigas, isso Não quer dizer que seja fácil, tem umas rampas bem duras e são 20 km sempre a dar-lhe. Vi que ainda pensam vir de Gouveia, por isso são outros 20 antes de descer e atacar a torre...não é fácil.
Eu tenho ido para a zona da Torre imensas vezes, nem sempre até ao topo pois não consigo ter luz diurna para regressar, desço sempre com cuidado, ainda não fiz nenhuma descida a abrir, deixo isso para o Verão, acho que com alguma prudência e agasalhos se consegue subir quase sempre, já subi com neve e chuva, mas dessas vezes o bem estar da volta desapareceu por completo na descida enregelada.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boa noite
fica só a experiência deste sabado ... o pelotão era reduzido ... 2 depois 3 ... nas previsões uns apontavam para o diluvio e outro para um dia quase estival acima dos 1500 metros.

IST, meteoblue, etc ... usem-nos todos ... mas mesmo assim se não conhecerem como se comportam as massas de ar em volta do maciço, mesmo assim ainda vão falha nas previsões pessoais.

Começamos céu algo nublado ... fomos subindo e foi abrindo ... algumas nuvens cada vez mais perto da cabeça ... do alto do colcurinho deu para ter uma vista geral da serra e perceber que algumas zonas iam ser mais humidas (nuvens baixas) ... descemos ao piodão e as nuvens acompanhavam a descida ... no entanto olhando para a Torre ... tduo parecia estar "normal" ...

Acho que tivemos sorte ... de Vide subimos por cabeça e depois o adamastor e quando aos 1500m a coisa fica quase com céu limpo estava o dia bem passado ... alguns percalços correntes destas aventuras ... furos, agua, reforços ... e conseguimos chegar mesmo a tempo do inicio do jogo à Ponte das 3 entradas.

Foi mais uma experiência que servirá para analisar a montanha no futuro ... mas quando chegavamos ao piodão e as nuvens quase tapavam a paisagem ...
1909990_1019342004755701_352386990536086029_n.jpg

cheguei a ter receio de continuar a insistir na aventura. Correu optimamente ... mas também podia ter corrido menos bem.

Boa sorte ... recentemente estivemos 2 vezes na torre, 11/2015 e 01/2016, foram dias quase impecaveis ... menos favoravel em Novembro.

Ontem ainda havia alguma neve ... pouca ... para um boneco de neve ...
1780633_1019343361422232_4729678321268713131_n.jpg


Não há dias iguais na serra ... mas conhecendo a forma como os ventos se comportam tem-se uma boa previsão do estado do tempo ... em fevereiro tinhamos estado em Manteigas com um sol radioso ... na torre estava uma tempestade daquelas que a GNR fechava o acesso à torre ... lição importante ... observar o vento na direcção e intensidade.

Já por mais que referido no dia 19/07/2014 dia de verão sem nada o fazer prever apesar do tempo estar quase toleravel no sopé ... na torre a tempestade estava instalada.

Em Fevereiro de 2015 chegaram a ser recolhidos 3 BTTistas na torre devido a hipotermia ... e eu até esse dia não tinha ainda percebido o que isso podia quer dizer ... a descer da torre para a lagoa comprida ... percebi!
 

Termostato

New Member
As dicas neste tópico são preciosas para aquilo que pretendemos fazer.
De antemão já sabemos que ou está céu limpo ou a subida fica adiada, portanto a questão do tempo quase nem se coloca. Vamos ter carro de apoio, pelo que se houver uma mudança súbita do tempo estamos mais seguros. Mas era porreiro haver neve! :)

Aqueles 7kms iniciais após Gouveia parecem-me duros demais para aquecimento! Temos de reflectir sobre o ponto de partida.

Quanto ao almoço... :D não queremos vir embora a rebolar, pelo que Folgosinho fica de parte. As outras duas indicações parecem bem, pelo que vamos explorar essas e outras.

Agora é treinar com este objectivo e meter as K7´s certas! :cool:
 

Martins

Well-Known Member
As dicas neste tópico são preciosas para aquilo que pretendemos fazer.
Aqueles 7kms iniciais após Gouveia parecem-me duros demais para aquecimento! Temos de reflectir sobre o ponto de partida.

Impressão tua. Isso feito devagarinho parece manteiga e os músculos vão adorar o aquecimento
 

Piquet

New Member
Quanto à subida e ao tempo acho que já foi tudo dito, levar um carro de apoio é meio caminho andado para que a coisa Corra bem, quanto ao dar ao dente aconselho o meu tasco favorito de quando ando por aquelas bandas, varanda da estrela, nas penhas da saúde, sempre disposto a receber bem os ciclistas e só comida típica, quanto à roupa da decathlon é tão boa como outra para proteger do frio, tenho umas calças desta marca, que segundo eles aguentam -5 ( neste momento até estão em promoção), se nessa altura eu estiver aí por cima pode ser que vos peça boleia, saio da Covilhã e encontro me com vocês em Manteigas para a subida final, Abraço
 

maust

Well-Known Member
Para o pessoal da zona.

A estrada Manteigas - Piornos já está aberta ao trânsito?? Estava em obras de alargamento.
 
Top