Foi coisa que eu nunca vi grande futuro nas provas de estrada, pelas seguintes razões:
1 - Os travões convencionais são mais do que suficientes, nunca vi ninguém a ficar sem travões.
2 - Se com os convencionais consegue-se meter a bicicleta a derrapar, imagino com travões de disco o fartote que ia ser
3 - Mudanças de rodas mais demoradas, para além de complicar a vida a apoios neutros
4 - Afinação/aliviar a travagem impossível
5 - Se fosse preciso com aquecimento, começam os "txim txim" a roçar nos calços, ou seja, ali meia-duzia de watts perdidos, para os prós é capaz de ser chato
6 - Sprints, em que as rodas sofrem umas forças terriveis, deve existir sempre alguma torção e com ela "txim txim"
7 - Os perigos nas quedas em massa, é que para além de parecerem facas, aquilo se for preciso ainda está a escaldar, cortes e queimaduras...
8 - Comparar ciclismo de estrada com btt/ciclocross nao faz qualquer sentido, provas de estrada 99% da malta circula em pelotão ou em grupos grandes, nas restantes normalmente isso não acontece, para não falar nas velocidades que se atingem no ciclismo de estrada
9 - A questão da protecção do disco,tem contras, aerodinâmica, quando tudo se faz para ganharem segundos, depois dependendo da protecção, eram mais umas gramas extras, para além de que devia ser mais uma coisa a complicar a mudança rápida de roda...