• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Rodas carbono disco até 1000€

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR

tuga

O plano? Morrer jovem, o mais tarde possível ;)
SOIGNEUR
Essas válvulas (ou melhor, a falta delas) vai agradar aos pides das fotos que estão sempre a dizer que a válvula, o logo das rodas e dos pneus têm de estar alinhados e sempre na mesma posição.
Vai ser menos um ponto a implicar... :p
… Velominati …
:p

Vai dar borrada essa das válvulas se não te regeres pela regra n°40. Just saying
 
Last edited:

DT199

Member
Se estivesse na posição de precisar de umas rodas novas para bike de disco, as minhas opções seriam (por ordem de preferência):

-Farsports S5
-Lún Hyper
-CRW

Poderia ainda considerar as Elite Drive, mas vejo muita gente a mencionar que são estupidamente rígidas.

Todas abaixo das 1400gr com perfil 50mm.
 

PedroC

Member
Novidade do Decathlon e da Van Rysel:


 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Se se confirmar o peso das 35mm não parece ser um mau preço, especialmente o modelo compatível com shimano.

 

DT199

Member
3 pares de rodas Farsports compradas no último ano - todas elas via o site Wheelsfar deles, todas modelo Hyper, hooked, raios em carbono e cubos deles (RD270 ou algo assim, de memória).

24mm internos, 30/31 externos. Um par 50mm (que entretanto vendi a um amigo que precisava dumas rodas), um par 45mm e um par 50/58mm. Peso varia entre 1210gr das 45 até às 1260gr das 50/58. Custaram todas +/- €1000. Os cubos são basicamente idênticos aos DT Swiss ratchet (pré-EXP), e dá para usar os ratchets DT se for preciso. Tenho um par com tubeless e outro par com câmara. Manutenção é simples, os cubos são como os DT. Trazem 3 raios suplentes caso seja preciso trocar.

Até agora, depois de um ano de uso, zero problemas - só posso dizer bem. Venho de muitos anos com rodas Roval, e ainda tenho Rapide CL e CLX. As Rapide são ligeiramente melhores com muito vento (especialmente ventos cruzados), mas é só isso.
A menos que compre uma bicicleta completa, neste momento não me vejo a comprar outra coisa que não seja Farsports (Wheelsfar). A relação qualidade / preço / performance é, para mim, imbatível.

Contras: o facto de ser "direct from China", para efeitos de garantia e afins (mas o apoio ao cliente é muito rápido e prestável); não "enchem o olho" e perdem pontos nas coffee stops / Instagram posts da vida. Mas eu sei o que tenho montado, e prefiro ter material bom e com specs contemporâneas, a ter material inferior ou com design ultrapassado só para poder mostrar autocolantes.

Estou muito inclinado para comprar umas Hyper em 50mm através da Wheelsfar, mas estou um pouco reticente quanto aos raios de carbono. Estéticamente fica brutal, mas há sempre aquele receio da roda ficar demasiado firme.

Qual o teu feedback neste aspecto? E em termos de calibre das rodas? Continuam afinadas?
 

pamoreira

Well-Known Member
Estou muito inclinado para comprar umas Hyper em 50mm através da Wheelsfar, mas estou um pouco reticente quanto aos raios de carbono. Estéticamente fica brutal, mas há sempre aquele receio da roda ficar demasiado firme.

Qual o teu feedback neste aspecto? E em termos de calibre das rodas? Continuam afinadas?
Eu não as acho demasiado firmes, gosto do feeling que transmitem. Mas isto da rigidez (ou percepção de) depende de muita coisa na bike e não só das rodas - quadro, pneus, pressões, peso... Para mim, e para o setup que tenho, funcionam muito bem - não sinto falta de rigidez, nem que as rodas sejam demasiados rígidas.

Relativamente à afinação, nada a apontar em ambos os pares.
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
A única coisa que me deixa de pé atrás é a extrema rigidez das rodas com raios em carbono (subjetivo e pessoal) e no momento que precises de substituir, afinar ou enraiar, não é toda a gente que mete as mão nisso. Para já, enquanto não estão democratizados, iria sempre para uma montagem com sapim cx-ray. Ganha peso mas com um aro moderno e uns dt180 fica leve e fiável.
Vou, em princípio, para uma montagem à lá carte com aros Duke baccara. Já sei que ficara um pouco mais pesada e cara que mandar vir da Ásia mas também me dá outras garantias e descanso.
 

DT199

Member
A única coisa que me deixa de pé atrás é a extrema rigidez das rodas com raios em carbono (subjetivo e pessoal) e no momento que precises de substituir, afinar ou enraiar, não é toda a gente que mete as mão nisso. Para já, enquanto não estão democratizados, iria sempre para uma montagem com sapim cx-ray. Ganha peso mas com um aro moderno e uns dt180 fica leve e fiável.
Vou, em princípio, para uma montagem à lá carte com aros Duke baccara. Já sei que ficara um pouco mais pesada e cara que mandar vir da Ásia mas também me dá outras garantias e descanso.

Se tiveres um bom mecânico, não acredito que seja um problema mexer em rodas com raios de carbono sinceramente. E por 1000€ entregues em casa, acho que não há grande concorrência.

Ainda há dias falei com o Maceiras, e ele confidenciou-me que apesar de adorar a nova BMC com que está a fazer esta época de 2025, uma das maiores decepções foi o facto de não poder usar as Farsports que tem na Ktm. Ele diz que são de longe as melhores rodas que já usou!
 

pamoreira

Well-Known Member
A única coisa que me deixa de pé atrás é a extrema rigidez das rodas com raios em carbono (subjetivo e pessoal) e no momento que precises de substituir, afinar ou enraiar, não é toda a gente que mete as mão nisso. Para já, enquanto não estão democratizados, iria sempre para uma montagem com sapim cx-ray. Ganha peso mas com um aro moderno e uns dt180 fica leve e fiável.
Vou, em princípio, para uma montagem à lá carte com aros Duke baccara. Já sei que ficara um pouco mais pesada e cara que mandar vir da Ásia mas também me dá outras garantias e descanso.
É um facto que com componentes mais tradicionais é teoricamente mais fácil, mas na realidade estes raios em carbono em particular não se montam e afinam de forma muito diferente de uns cx-ray.
Pessoalmente, em tudo o que seja rodas, não confio em qualquer mecânico. Para um desenrasque sim. Para ter a certeza do que ali tenho, só alguém que perceba o que está a fazer. E sendo esse o caso, não é este tipo de raios em carbono que farão a diferença - um bom profissional trabalha com eles sem qualquer problema.

A única coisa que questiono no que disseste é a "extrema rigidez das rodas com raios em carbono" - isso é baseado em experiência pessoal, ou apenas teórico? As Farsports que tenho, no meu setup, não as acho de todo "extremamente" rígidas. Em tempos experimentei a bicicleta de um amigo com Winspace Hyper e não gostei por ser demasiado rígida e "seca" - provavelmente as rodas contribuíam para isso, mas não consigo ter a certeza porque o modelo de bike/quadro em si já tinha reputação de ser um "cavalo de pau".
As CRW, por exemplo, são conhecidas por não seram muito rígidas - mas têm 16 raios na frente/20 atrás.

Os raios fazem parte de um conjunto, não são o que define a roda. Os raios em carbono têm as suas características (peso baixo e rigidez), mas o resultado final é sempre uma combinação de peças (aros, raios, cubos) e técnica de montagem. Nem todas as rodas com raios em carbono são iguais, há que ver as opções disponíveis e como as mesmas encaixam no conjunto, uso pretendido e preferências pessoais.
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
É um facto que com componentes mais tradicionais é teoricamente mais fácil, mas na realidade estes raios em carbono em particular não se montam e afinam de forma muito diferente de uns cx-ray.
Pessoalmente, em tudo o que seja rodas, não confio em qualquer mecânico. Para um desenrasque sim. Para ter a certeza do que ali tenho, só alguém que perceba o que está a fazer. E sendo esse o caso, não é este tipo de raios em carbono que farão a diferença - um bom profissional trabalha com eles sem qualquer problema.

A única coisa que questiono no que disseste é a "extrema rigidez das rodas com raios em carbono" - isso é baseado em experiência pessoal, ou apenas teórico? As Farsports que tenho, no meu setup, não as acho de todo "extremamente" rígidas. Em tempos experimentei a bicicleta de um amigo com Winspace Hyper e não gostei por ser demasiado rígida e "seca" - provavelmente as rodas contribuíam para isso, mas não consigo ter a certeza porque o modelo de bike/quadro em si já tinha reputação de ser um "cavalo de pau".
As CRW, por exemplo, são conhecidas por não seram muito rígidas - mas têm 16 raios na frente/20 atrás.

Os raios fazem parte de um conjunto, não são o que define a roda. Os raios em carbono têm as suas características (peso baixo e rigidez), mas o resultado final é sempre uma combinação de peças (aros, raios, cubos) e técnica de montagem. Nem todas as rodas com raios em carbono são iguais, há que ver as opções disponíveis e como as mesmas encaixam no conjunto, uso pretendido e preferências pessoais.

Não experimentei, infelizmente, mas conheço quem tenha e teve ( mavic e outras já tinham com raios exclusivos) e as opiniões são sempre de maior rigidez. Faz sentido, não têm a elasticidade do aço na compressão. Conheço de perto quem use as cadex ultra 50, recentes, adora as rodas mas reconhece a sua extrema rigidez e é precisamente a característica que aprecia nelas.
Tens toda a razão, a roda é um sistema composto por quatro elementos mas o tipo de raios, seu número e técnica de montagem já de si associados a um aro de carbono mais rigido que alumínio, todo o sistema será sempre mais rígido.
As rodas como as crw têm menos raios para jogarem com o peso, mas para não perderem rigidez esses raios espalmados são mais largos.
Atenção que não sou contra esse tipo de rodas e vou vendo e apreciando essa mudança e democratização de rodas mais leves e preços mais competitivos. Até já há algum tempo, quando pedem opiniões, recomendo sites e marcas asiáticas já com bom histórico no mercado. Isto para quem não se importa de esperar na aquisição e, se porventura necessitar de recorrer a um processo de garantia, também não se importar de...esperar :)
 
Top Bottom