Dados os muitos posts que se vê no forum sobre rodas, venho aqui partilhar com o fórum a minha experiencia em montar um conjunto de rodas personalizado.
Aqui há uns meses decidi fazer um upgrade à bicicleta, colocar umas rodas novas. Não que as RS-11 que trazia de origem tivessem algum problema (pelo contrário, são umas boas rodas), mas queria experimentar algo mais aero um pouco mais leve.
Fiz na minha cabeça uma lista dos requisitos que queria nas novas rodas, e que são basicamente os mesmos de toda a gente nesta situação:
- Perfil aero (no mínimo uns 38mm)
- Leves
- Bons cubos
- Preço aceitável (leia-se perto dos 1.000 euros)
Após muita, muita pesquisa, a escolha caiu sobre as Dura-Ace c35, mas como a nova gama das Dura-Ace estava quase a sair decidi esperar e adiar a compra.
No entanto, apesar da escolha feita, o que é certo é que não consegui encontrar umas rodas que correspondessem exactamente áquilo que queria. Havia sempre uma característica que umas tinham, mas depois faltava qualquer coisa, que outras já tinham, mas faltava outra coisa qualquer, a menos que estivesse disposto a largar 4.000 ou mais euros por uma Meilenstein ou Corima.
Foi então que comecei a pensar se não seria capaz de construir umas rodas “à medida”, que cumprissem exactamente com aquilo que pretendia. Após muita, muita, mesmo muita pesquisa, muita leitura de fóruns estrangeiros e fichas técnicas, e tentando evitar ir para soluções “made in china”, cheguei a uma configuração que me pareceu muito boa:
- Cubos Carbon-Ti.
Fabrico italiano, baixo peso, versão straight pull (um dos requisitos que eu queria), excelentes reviews por parte dos utilizadores nos vários fóruns, e bom preço na Starbike. Uma qualidade muito similar a uns Hub e um peso perto dos Extralite. Preço; 231,00 euros hub traseiro, 99,00 euros o hub dianteiro (e mais 10 euros de desconto oferecido pela loja devido à demora na expedição);
- Raios Sapim CX-ray.
Fabrico belga, em alumínio, sobejamente conhecidos, versão bladed; preço, 2,69 por raio, 20 para frente, 24 para a traseira;
- Aros Farsports.
Sim, eu sei, são chineses, mas após a muita pesquisa que fiz pareceram-me a solução mais apropriada (e em conta). Além das boas reviews, a Farsports tem loja na Alemanha, o que significa que os produtos têm de ter alguma qualidade e fiabilidade, dado que a sua venda se rege pelas leis da UE. Claro que isto vale o que vale, mas é um sinal de alguma qualidade por parte deste fabricante. Além disso, tenho alguma experiencia em compras na China e em lidar com fornecedores chineses, durante anos fi-lo a nível profissional, conheço bem a conversa, os processos de controlo de qualidade, o que procurar e o que evitar. O contacto foi feito directamente com o fabricante e após várias trocas de email a escolha acabou por cair sobre uns aros em carbono, 38mm para a frente, 50mm para a traseira, 23mm de largura exterior, perfil em “U”, teoricamente melhor para os ventos laterais. Preço: 188,00 euros + alfandega (cerca de 60 euros).
Não é que seja um weight weenie, mas também achei interessante a questão do peso, no total, fiquei com 588g na roda da frente e 748g na traseira (1336g no total). Isto já com os veloplugs, que pesam cerca de 0,5g cada um.
O resultado final foi o que se pode ver na foto abaixo.
Claro que além das rodas levou também calços próprios para carbono e pneus novos (Vitoria Rubino Pro Speed), tendo aproveitado para experimentar uns pneus de 25mm.
Após alguns kms a impressão geral é muito boa. As rodas rolam extremamente bem (os pneus também ajudam), nota-se mais alguma facilidade em manter velocidades acima dos 30 km/h (pode ser efeito placebo, ou pode ser também devido aos pneus, o que é certo que bati o recorde pessoal no strava num segmento logo à saída de casa que já tinha feito 51 vezes (!)). Como sou relativamente leve (70kg), não noto flexões, nem fragilidades, mas também só andei em estrada boa.
Ainda não deu para testar o comportamento com ventos laterais, porque ainda não apanhei vento forte.
Os pneus de 25mm são espectaculares, nunca pensei que 2mm fizessem tanta diferença em termos de conforto.
Como ponto negativo há a salientar o ruido que o cubo traseiro faz. Para quem está habituado ao trabalhar silencioso dos cubos Shimano faz alguma diferença, mas se no princípio incomodava um bocado, agora té começo a gostar do som.
Resumindo, por menos de 700 euros fiquei com umas rodas que considero muito boas, com perfil aero, leves, e que rolam muito bem. Os aros são o elo mais fraco, e espero não vir a ter surpresas, mas os cubos são bastante sólidos e podem sempre ser reaproveitados para outra montagem.
Aqui há uns meses decidi fazer um upgrade à bicicleta, colocar umas rodas novas. Não que as RS-11 que trazia de origem tivessem algum problema (pelo contrário, são umas boas rodas), mas queria experimentar algo mais aero um pouco mais leve.
Fiz na minha cabeça uma lista dos requisitos que queria nas novas rodas, e que são basicamente os mesmos de toda a gente nesta situação:
- Perfil aero (no mínimo uns 38mm)
- Leves
- Bons cubos
- Preço aceitável (leia-se perto dos 1.000 euros)
Após muita, muita pesquisa, a escolha caiu sobre as Dura-Ace c35, mas como a nova gama das Dura-Ace estava quase a sair decidi esperar e adiar a compra.
No entanto, apesar da escolha feita, o que é certo é que não consegui encontrar umas rodas que correspondessem exactamente áquilo que queria. Havia sempre uma característica que umas tinham, mas depois faltava qualquer coisa, que outras já tinham, mas faltava outra coisa qualquer, a menos que estivesse disposto a largar 4.000 ou mais euros por uma Meilenstein ou Corima.
Foi então que comecei a pensar se não seria capaz de construir umas rodas “à medida”, que cumprissem exactamente com aquilo que pretendia. Após muita, muita, mesmo muita pesquisa, muita leitura de fóruns estrangeiros e fichas técnicas, e tentando evitar ir para soluções “made in china”, cheguei a uma configuração que me pareceu muito boa:
- Cubos Carbon-Ti.
Fabrico italiano, baixo peso, versão straight pull (um dos requisitos que eu queria), excelentes reviews por parte dos utilizadores nos vários fóruns, e bom preço na Starbike. Uma qualidade muito similar a uns Hub e um peso perto dos Extralite. Preço; 231,00 euros hub traseiro, 99,00 euros o hub dianteiro (e mais 10 euros de desconto oferecido pela loja devido à demora na expedição);
- Raios Sapim CX-ray.
Fabrico belga, em alumínio, sobejamente conhecidos, versão bladed; preço, 2,69 por raio, 20 para frente, 24 para a traseira;
- Aros Farsports.
Sim, eu sei, são chineses, mas após a muita pesquisa que fiz pareceram-me a solução mais apropriada (e em conta). Além das boas reviews, a Farsports tem loja na Alemanha, o que significa que os produtos têm de ter alguma qualidade e fiabilidade, dado que a sua venda se rege pelas leis da UE. Claro que isto vale o que vale, mas é um sinal de alguma qualidade por parte deste fabricante. Além disso, tenho alguma experiencia em compras na China e em lidar com fornecedores chineses, durante anos fi-lo a nível profissional, conheço bem a conversa, os processos de controlo de qualidade, o que procurar e o que evitar. O contacto foi feito directamente com o fabricante e após várias trocas de email a escolha acabou por cair sobre uns aros em carbono, 38mm para a frente, 50mm para a traseira, 23mm de largura exterior, perfil em “U”, teoricamente melhor para os ventos laterais. Preço: 188,00 euros + alfandega (cerca de 60 euros).
Não é que seja um weight weenie, mas também achei interessante a questão do peso, no total, fiquei com 588g na roda da frente e 748g na traseira (1336g no total). Isto já com os veloplugs, que pesam cerca de 0,5g cada um.
O resultado final foi o que se pode ver na foto abaixo.
Claro que além das rodas levou também calços próprios para carbono e pneus novos (Vitoria Rubino Pro Speed), tendo aproveitado para experimentar uns pneus de 25mm.
Após alguns kms a impressão geral é muito boa. As rodas rolam extremamente bem (os pneus também ajudam), nota-se mais alguma facilidade em manter velocidades acima dos 30 km/h (pode ser efeito placebo, ou pode ser também devido aos pneus, o que é certo que bati o recorde pessoal no strava num segmento logo à saída de casa que já tinha feito 51 vezes (!)). Como sou relativamente leve (70kg), não noto flexões, nem fragilidades, mas também só andei em estrada boa.
Ainda não deu para testar o comportamento com ventos laterais, porque ainda não apanhei vento forte.
Os pneus de 25mm são espectaculares, nunca pensei que 2mm fizessem tanta diferença em termos de conforto.
Como ponto negativo há a salientar o ruido que o cubo traseiro faz. Para quem está habituado ao trabalhar silencioso dos cubos Shimano faz alguma diferença, mas se no princípio incomodava um bocado, agora té começo a gostar do som.
Resumindo, por menos de 700 euros fiquei com umas rodas que considero muito boas, com perfil aero, leves, e que rolam muito bem. Os aros são o elo mais fraco, e espero não vir a ter surpresas, mas os cubos são bastante sólidos e podem sempre ser reaproveitados para outra montagem.