Porquê? Podes elaborar a ideia?Diria que actualmente já não faz sentido comprar rodas de carbono para bicicletas com travões convencionais.
Porquê? Podes elaborar a ideia?Diria que actualmente já não faz sentido comprar rodas de carbono para bicicletas com travões convencionais.
O grande beneficio de ter rodas em aro de carbono não foi ter chegado bikes com travoes de disco? Para quê comprar rodas caras de carbono que se vão estragar com o tempo muito rápido se tivermos travoes de calço? O desgaste, o aquecimento, os aros começam a perder propriededades, rodas perdem qualidade de travagem, entre outras coisas mais marginais se nao acabrem por partir.Porquê? Podes elaborar a ideia?
..........Ok.
Foi a informação que o meu mecânico me passou, e a verdade é que na roda traseira já os tive que substituir duas ou três vezes (as rodas têm 19.000 kms). Em fóruns estrangeiros vê-se algumas queixas dos rolamentos.Também tenho essas e estou contente com elas. Com cerca de 5000 km ainda continuam como novas.
Já levaram muita pancada (buracos / irregularidades da estrada) e continuam impecáveis.
Também as acho resistentes e rígidas.
O peso não compromete, embora podia ser melhor (1690g para perfil 35mm)
Uma dúvida, porque consideras os rolamentos subdimensionados?
Foi a informação que o meu mecânico me passou, e a verdade é que na roda traseira já os tive que substituir duas ou três vezes (as rodas têm 19.000 kms). Em fóruns estrangeiros vê-se algumas queixas dos rolamentos.
Há qualquer coisa na tua explicação que não está bem. Se esse sistema de rolamentos for o que estou a pensar (idêntico ao que tenho nas Zonda), o pré-aperto do cone é feito através de um anel (que até tem um pequeno parafuso de travamento) e só depois é que o eixo é apertado. Se esse ajuste tiver sido bem feito, não é suposto o aperto do eixo travar a roda a ponto de teres que aliviar durante uma volta.Com os rolamentos a única queixa que tenho é em relação ao aperto da roda... (mas também ainda só fiz cerca de 5000kms).
Quando tinha uns 2000 kms reapertei o eixo com a chave dinamométrica (20 N.m indicação do fabricante) e ao andar parece que as rodas prendiam.
Durante a volta tive que aliviar o aperto.
Aos cerca de 4000 kms sentia uma ligeira folga no eixo. Até estava a pensar ir à loja ativar a garantia.
Mas, tentei apertar o eixo e voltou a ficar impecável. Ainda não fui aos 20 N.m recomendados.
Dá a sensação que o rolamento ainda se está a ajustar ao eixo (mas não percebo muito disto).
De resto, estou a gostar bastante das rodas.
Há qualquer coisa na tua explicação que não está bem. Se esse sistema de rolamentos for o que estou a pensar (idêntico ao que tenho nas Zonda), o pré-aperto do cone é feito através de um anel (que até tem um pequeno parafuso de travamento) e só depois é que o eixo é apertado. Se esse ajuste tiver sido bem feito, não é suposto o aperto do eixo travar a roda a ponto de teres que aliviar durante uma volta.
Quando referes "folga no eixo" não estarás a falar de folga nos rolamentos? É que é exactamente aí que entra o tal anel de aperto. Desapertas o eixo do lado oposto à transmissão, ajustas o aperto do cone e depois é que apertas o eixo. Não é suposto andares a apertar/desapertar o eixo para tirar folgas.
Ah ok, referias-te ao eixo passante Pensei que estivesses a falar do eixo central do cubo.O aperto é feito por eixo passante em ambas as rodas.
Não mexi do lado oposto, apenas apertei o "eixo passante".
Senti este fenómeno em ambas as rodas.
A sensação que me deu foi que ao apertar o eixo, as laterais da forqueta e do quadro ficaram a fazer pressão no cubo / rolamento.
Quando verifiquei que estavam a ter folga, era uma ligeira oscilação lateral. Ao reapertar ficaram bem novamente e até hoje.
Mas como referi não percebo muito de cubos.
As minhas ainda são de QR e rim brakes.Ah ok, referias-te ao eixo passante Pensei que estivesses a falar do eixo central do cubo.
Em todo o caso, com a roda fora não deves poder sentir folgas no cubo e tem que rolar sem atrito.
Mas é um perigo porque não trava o suficiente ou é um perigo porque escorrega? É que se for a segunda hipótese, os travões de disco não vão resolver, pode até ser necessário maior cuidado por bloquearem com mais facilidade.
A maior vantagem dos discos é não perderem eficiência de travagem sob chuva, tirando isso o travão de calço é mais do que suficiente (pelo menos dos que tenho usado nunca senti falta de poder de travagem).
Kit de unhas e o facto de não ser comum para nós em Portugal andarmos com pneus de chuva. Falo por mim mas não devo ser caso único.Quanto a isso só mesmo praticando, até porque a travagem melhora com discos, as derrapagens são mais frequentes, mas o piso é o mesmo
Acho que até hoje e por culpa da chuva, foi só uma borradela na pintura, mas em grande parte foi falta de unhas para a guitarra
Também lá tive. E sinceramente acho que para descer melhor é mesmo uma questao de largar o travao e arriscar. O disco trava melhor obvio. Mas sem discos ou com disco, o importante é sabernos descer bem.Estava mesmo a referir ao facto de que com chuva, a travagem fica bastante comprometida e como não gosto de andar a chhuva não vou ganhando grande experiencia nestas condições climatéricas. Dai passar para discos ser uma opção a ser realizada a médio prazo, quando isto dos preços e disponibilidades acalmar.
A titulo de exemplo, mais uma razão pela qual vou fazer a mudança. Segurança. Fiz o GF da Lousã este FDS e infelizmente deu para chover durante a prova , foi sempre a medo. Na descida final então era todos a passar por mim. Não consigo ganhar grande velocidade pois o tempo de travagem também aumenta drasticamente e não conhecendo as descidas, uma curva mal feita, ou apanho um carro de frente ou vou pela valeta abaixo.
Também lá tive. E sinceramente acho que para descer melhor é mesmo uma questao de largar o travao e arriscar. O disco trava melhor obvio. Mas sem discos ou com disco, o importante é sabernos descer bem.
E claro bons pneus. Tenho os 5000 , usei por volta de 4 bar a frente e tras. Portaram-se lindamente. Nenhuma escorregade-la. E eu na ultima descida arrisquei bastante.
Também lá tive. E sinceramente acho que para descer melhor é mesmo uma questao de largar o travao e arriscar. O disco trava melhor obvio. Mas sem discos ou com disco, o importante é sabernos descer bem.
E claro bons pneus. Tenho os 5000 , usei por volta de 4 bar a frente e tras. Portaram-se lindamente. Nenhuma escorregade-la. E eu na ultima descida arrisquei bastante.