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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2022

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Moderador
Staff member
Nos anos anteriores também não foi preciso isso, e sempre fizeram o da sra da graça no fim de semana diferente. Basta quererem.

No fim de semana a seguir têm o UCI em Coimbra, no outro há o Serra da Estrela…

Mais, as datas não dependem apenas do organizador, dependem da aprovação dos municípios, o que neste caso representa a aprovação de 4.

Contudo, e volto a dizer, se tivessem o evento devidamente registado acredito que essa situação não teria acontecido. Dizer que nos outros anos também não o fizeram não é justificação… já poderia ter acontecido antes, não aconteceu, aconteceu agora.
 

António Pereira

Active Member
365 ou 366 dias, 52 fins-de-semana, e acumula-se 5 Granfondos no mês de Junho...
4 Gerês
11 Terras de Basto
11 São Mamede
18 Coimbra
25 Coimbra

É "impossível" física, e principalmente financeiramente poder participar nisto tudo, assim tão próximos uns dos outros.
Perdem todos, ciclistas que gostavam de participar e organizações que têm menos participantes.
 

António Pereira

Active Member
Quais são esses dois em Coimbra ?
Vou retificar o post para não enganar ninguém.

365 ou 366 dias, 52 fins-de-semana, e acumula-se 5 Granfondos no mês de Junho...
4 Gerês
11 Terras de Basto
11 São Mamede
18 Coimbra
25 Serra da Estrela

É "impossível" física, e principalmente financeiramente poder participar nisto tudo, assim tão próximos uns dos outros.
Perdem todos, ciclistas que gostavam de participar e organizações que têm menos participantes.
 

el-solitario

Well-Known Member
365 ou 366 dias, 52 fins-de-semana, e acumula-se 5 Granfondos no mês de Junho...
4 Gerês
11 Terras de Basto
11 São Mamede
18 Coimbra
25 Coimbra

É "impossível" física, e principalmente financeiramente poder participar nisto tudo, assim tão próximos uns dos outros.
Perdem todos, ciclistas que gostavam de participar e organizações que têm menos participantes.
Sou da mesma opinião dos 52 FDS por ano, no entanto, compreendo as organizações preferirem os meses de "verão", pois andar a chuva ninguém gosta. No entanto, Agosto não ha nada (imagino porque esta tudo no algarve), julho também poucos lhe pegam, sem falar que entre novembro e fevereiro não ha nada. A época dos prós é apenas 8/9 meses, mas a nossa, "amadores", são 12 meses.

Acho que há espaço para todos, com estes atropelos todos perdemos. Alem de que a pouco e pouco começamos a deixar a fasquia dos 3X€ e aproximar dos 50€ de inscrição. Em 2019 cheguei a inscrever-me por 34€ nos da bike service, este ano já vai nos 40€. Está a escalar muito rápido. Já não dá para ir a todos, tenho de escolher. Imagino que como eu deva haver mais gente.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Sou da mesma opinião dos 52 FDS por ano, no entanto, compreendo as organizações preferirem os meses de "verão", pois andar a chuva ninguém gosta. No entanto, Agosto não ha nada (imagino porque esta tudo no algarve), julho também poucos lhe pegam, sem falar que entre novembro e fevereiro não ha nada. A época dos prós é apenas 8/9 meses, mas a nossa, "amadores", são 12 meses.

Acho que há espaço para todos, com estes atropelos todos perdemos. Alem de que a pouco e pouco começamos a deixar a fasquia dos 3X€ e aproximar dos 50€ de inscrição. Em 2019 cheguei a inscrever-me por 34€ nos da bike service, este ano já vai nos 40€. Está a escalar muito rápido. Já não dá para ir a todos, tenho de escolher. Imagino que como eu deva haver mais gente.

Compreendo perfeitamente a tua opinião e concordo plenamente.

Mas compreendo as organizações, é um investimento muito grande por isso apostar em meses de "Inverno" é complicado, depois existem meses que está tudo de férias e em "off Season" depois tem a ver com as próprias politicas de investimento das autarquias, em muitos meses já têm muita gente no concelho e visitantes, hoteis cheios, investem em festas e não em trazer um Granfondo

Em relação ao valor, tudo tem subido muito rápido, inflação muito acima dos dois dígitos só no ultimo ano (nunca na vida está nos 9% como dizem) custos gerais a subir, licenças e seguros a subir, etc é normal (infelizmente) que os custos subam

De 2019 a 2023
34 para 40 são cerca de 18% de aumento em 4 anos ( e que 4 anos)

Mas compreendo que é um custo cada vez maior, decisões têm que ser tomadas
 

pratoni

Well-Known Member
Sou da mesma opinião dos 52 FDS por ano, no entanto, compreendo as organizações preferirem os meses de "verão", pois andar a chuva ninguém gosta. No entanto, Agosto não ha nada (imagino porque esta tudo no algarve), julho também poucos lhe pegam, sem falar que entre novembro e fevereiro não ha nada. A época dos prós é apenas 8/9 meses, mas a nossa, "amadores", são 12 meses.

Acho que há espaço para todos, com estes atropelos todos perdemos. Alem de que a pouco e pouco começamos a deixar a fasquia dos 3X€ e aproximar dos 50€ de inscrição. Em 2019 cheguei a inscrever-me por 34€ nos da bike service, este ano já vai nos 40€. Está a escalar muito rápido. Já não dá para ir a todos, tenho de escolher. Imagino que como eu deva haver mais gente.
Pois, Agosto compreendo perfeitamente que não queiram organizar, por causa do calor e de as pessoas genericamente estarem em férias (se bem que os GF's podem ser incluídos nos programas de férias para alguns), mas em Julho parece-me que podia ser uma boa oportunidade, nem que fosse só para diferenciar e o facto de não haver concorrência (pelo menos, por agora)...
 

xtpo

Member
Julho também é um mês muito quente, maioria das vezes até pior que Agosto. Junho é capaz de ser mesmo o melhor mês de ciclismo, feriados, pontes e dias longos.
Mas também qual a percentagem de pessoas que se iriam repetir em dois granfondos tão distantes? Eu sou do Minho e qualquer GF de Coimbra para baixo já considero longe.
 

António Pereira

Active Member
compreendo as organizações preferirem os meses de "verão", pois andar a chuva ninguém gosta. No entanto, Agosto não ha nada (imagino porque esta tudo no algarve), julho também poucos lhe pegam, sem falar que entre novembro e fevereiro não ha nada. A época dos prós é apenas 8/9 meses, mas a nossa, "amadores", são 12 meses.
As organizações preferem o verão, tudo bem, mas a questão é que aí a partir de Abril já começas a ter tempo melhor, com menos frio e chuva.
De abril a final de outubro é a altura mais ciclável do ano, é óbvio que pode-se apanhar chuva, mas isso até em agosto se pode.

Alem de que a pouco e pouco começamos a deixar a fasquia dos 3X€ e aproximar dos 50€ de inscrição. Em 2019 cheguei a inscrever-me por 34€ nos da bike service, este ano já vai nos 40€. Está a escalar muito rápido. Já não dá para ir a todos, tenho de escolher. Imagino que como eu deva haver mais gente.
Agora começa a estar na moda "oferecer" o jersey. Eu prefiro pagar 3x€ pela inscrição, sem jersey, do que 50€ com jersey. Porque roupa de ciclismo, a maior parte do pessoal tem de sobra.

as próprias politicas de investimento das autarquias, em muitos meses já têm muita gente no concelho e visitantes, hoteis cheios, investem em festas e não em trazer um Granfondo
Mais um motivo para não aglomerarem 5 na mesma altura do ano. Se esse localidades em determinada altura já estão lotadas, então porque não o Granfondo numa altura mais fraca, para ajudar a economia local. Um Granfondo leva sempre umas centenas de pessoas, muitas delas pernoitando e alimentando-se no local.

(se bem que os GF's podem ser incluídos nos programas de férias para alguns), mas em Julho parece-me que podia ser uma boa oportunidade, nem que fosse só para diferenciar e o facto de não haver concorrência (pelo menos, por agora)...
Julho, neste momento se não estou em erro, só tem o Granfondo de Bragança, que para quem for de Lisboa, como eu, é um bocado complicado lá ir. Mas lá está, é uma oportunidade de férias em Bragança.
 

el-solitario

Well-Known Member
Compreendo perfeitamente a tua opinião e concordo plenamente.

Mas compreendo as organizações, é um investimento muito grande por isso apostar em meses de "Inverno" é complicado, depois existem meses que está tudo de férias e em "off Season" depois tem a ver com as próprias politicas de investimento das autarquias, em muitos meses já têm muita gente no concelho e visitantes, hoteis cheios, investem em festas e não em trazer um Granfondo

Em relação ao valor, tudo tem subido muito rápido, inflação muito acima dos dois dígitos só no ultimo ano (nunca na vida está nos 9% como dizem) custos gerais a subir, licenças e seguros a subir, etc é normal (infelizmente) que os custos subam

De 2019 a 2023
34 para 40 são cerca de 18% de aumento em 4 anos ( e que 4 anos)

Mas compreendo que é um custo cada vez maior, decisões têm que ser tomadas
E estou a pegar por baixo, o de coimbra já vai nos 45€ só para o GF. Não sei o preço praticado por todos, mas acabei por generalizar os 40€ pois foi o que vi nos que provavelmente vá fazer.

Dá me pena o de Tavira (s. mamede deve ser igual), fui lá nas ultimas duas edições e é um GF "diferente" dos comerciais cabreira/bikeservice. O envolvimento das populações e a própria organização é diferente, és melhor recebido. Não estou a dizer mal dos outros, apenas a dizer que a receção é diferente. Este ano pensava em voltar, mas depois, aparece o da serra d'ossa na mesma data. O custo da inscrição deve ser idêntica, mas os custos de ir lá é bem menor (portagens, gasóleo). Alem de que, oferecem o jersey como chamariz. Ainda não sei a qual devo ir, mas tenho pena de tavira, provavelmente a maioria do pessoal vai-se ficar pelo mais a "norte".
 

gfrmartins

Well-Known Member
E estou a pegar por baixo, o de coimbra já vai nos 45€ só para o GF. Não sei o preço praticado por todos, mas acabei por generalizar os 40€ pois foi o que vi nos que provavelmente vá fazer.

Dá me pena o de Tavira (s. mamede deve ser igual), fui lá nas ultimas duas edições e é um GF "diferente" dos comerciais cabreira/bikeservice. O envolvimento das populações e a própria organização é diferente, és melhor recebido. Não estou a dizer mal dos outros, apenas a dizer que a receção é diferente. Este ano pensava em voltar, mas depois, aparece o da serra d'ossa na mesma data. O custo da inscrição deve ser idêntica, mas os custos de ir lá é bem menor (portagens, gasóleo). Alem de que, oferecem o jersey como chamariz. Ainda não sei a qual devo ir, mas tenho pena de tavira, provavelmente a maioria do pessoal vai-se ficar pelo mais a "norte".

Sim eu sei que era só um exemplo, uns já eram mais caros ficaram mais, outros subiram mais em termos de %, etc estava também só a dar um exemplo, cada organização tem a sua estrutura, orçamento, custos, etc etc
 

TiagoLopes

Well-Known Member
Vou retificar o post para não enganar ninguém.

365 ou 366 dias, 52 fins-de-semana, e acumula-se 5 Granfondos no mês de Junho...
4 Gerês
11 Terras de Basto
11 São Mamede
18 Coimbra
25 Serra da Estrela

É "impossível" física, e principalmente financeiramente poder participar nisto tudo, assim tão próximos uns dos outros.
Perdem todos, ciclistas que gostavam de participar e organizações que têm menos participantes.

Entendo o que dizes, mas quantas pessoas fazem +5 GF por ano? Muito poucas. Quem acaba por pagar os GF são os domingueiros que só anda aos domingos e não está inscrito aqui, e que vai com os amigos a 1 ou 2 por ano a um GF na zona de residência.
Pode ser uma maneira de atrair mais praticantes e de mais alguma empresa entrar no mercado.
 

Bernalve

Well-Known Member
Nem acho que sejam 2 GF que entram em conflito. São muito longe um do outro e tem participantes diferentes. No máximo tanto um como o outro GF vão perder uns 100 a 200 participantes por ser no mesmo dia. Na minha opinião, nada de significativo.
 
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