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Prioridade

fogueteiro

Active Member
Ontem tive uma experiência que me arrepiou, porque vi a minha vida a andar para trás.

Circulava já dentro duma rotuna quando aparece do lado direito uma viatura, que entrou pela rotuna sem parar, muito menos dar-me prioridade. Ele tinha sinal de aproximação de estrada com prioridade, mas não o respeitou. Fiquei tão irado com a prepotência do $$%#/&%$ que parei e chamei-o a atenção. Ele com muita prepotência respondeu-me: "Tu circulando de bicicleta perdes toda a prioridade."

Já tirei a minha carta há muitos anos, e posso estar desactualizado, e por isso gostaria de vos perguntar se é mesmo assim.
 

clyde

New Member
infelizmente acho k sim, acho k os velocipedes sem motor perdem a prioridade, mas um pouco de civismo nas pessoas não fazia mal!!! em vez de serem tão egoistas, ao ponto de poderem provocarem um acidente, com consequencias para o ciclista, para não esperar 30segundos!!
 

tranquilo

Active Member
Ele não tem razão. A rotunda é dos poucos sítios onde as bicicletas mantêm a prioridade (a outra é quando os carros saem de caminhos privados ou lugares de estacionamento). De resto estamos sempre lixados.

Abraço
 

duchene

Well-Known Member
Se eu circular dentro de uma rotunda e houver carros para entrar, tenho que parar e deixá-los passar?
Não, quem circula dentro da rotunda (nomeadamente em velocípedes) tem sempre prioridade sob os veículos (a motor ou não) que estão para entrar.

O Artigo 32 em conjugação com o Artigo 31 dizem que «o condutor de um velocípede deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo» quando se trate da entrada numa rotunda, em que o velocípede que lá circule tem prioridade sobre os veículos a motor que estejam para entrar.

Ao entrar numa rotunda o ciclista - tal como os automobilistas - não terá, assim, prioridade de passagem sob nenhum veículo que circule dentro da mesma, tendo que lhes ceder passagem. A infracção é considerada contra-ordenação grave pelo Artigo 145. O Artigo 29 do Regulamento da Sinalização de Trânsito indica uma multa entre €5 e €25.

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A regra geral de prioridade, de cedência de passagem ao veículo que se apresente pela direita, também se aplica aos ciclistas (entre eles e entre eles e os carros)?
Entre ciclistas as regras são como para os veículos a motor entre si: quem se apresenta pela direita em cruzamentos e entroncamentos não sinalizados tem prioridade (Artigo 30). Entre ciclistas e veículos a motor, estes têm sempre prioridade, tendo os ciclistas que lhes ceder a passagem.

Confira: O Artigo 32 diz que «o condutor de um velocípede deve ceder a passagem aos veículos a motor», e a infracção leva a multa entre €120 a €600. As excepções são: os veículos que saiam de edifícios caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar (Artigo 31).

Posto isto, no caso de um cruzamento entre uma estrada e uma ciclovia, apesar de esta ser uma via segregada, não implica que quem nela transite tenha prioridade sobre as outras vias com que se cruza. As regras de cedência de passagem atrás referidas aplicam-se aqui também.

Atenção, o facto de um veículo a motor ter prioridade sobre um velocípede num cruzamento ou entroncamento não significa que tem carta branca para lhe passar por cima... Segundo o Artigo 29 «o condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito (infracção dá multa entre €120 e €600)».

Quanto à sinalização vertical (sinais de STOP, perda de prioridade e semáforos), esta é de aplicação universal, e sobrepõe-se à regra da cedência de prioridade, pelo que os veículos a motor a têm que respeitar mesmo que na estrada em que se preparam para entrar venha um velocípede.

Confira: O Artigo 7 explicita a hierarquia entre prescrições e indica que as resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito. Hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização: 1º sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via; 2º sinais luminosos; 3º sinais verticais; 4º marcas rodoviárias. Acima dos sinais e das regras estão as ordens dos agentes reguladores do trânsito (polícia, trabalhores de obras em curso nas vias,...).

As infracções relacionadas com o desrespeito das regras e sinalização de cedência de passagem são consideradas contra-ordenações graves pelo Artigo 145.

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in FAQ - Massa Crítica, confirmado pelo código da estrada aqui.
 

paradawt

Moderador
Depois da resposta do Duchene não existem dúvidas.

Já há algum tempo que foi concedido ao veículos sem motor, as mesmas regras de prioridade que os veículos com. Ou seja, temos que respeitar e somos respeitados da mesma forma.

Cumprimentos.
 

tranquilo

Active Member
Desculpa paradawt mas não é bem assim, claro que se houver sinalização vertical ou de outro tipo, todos temos que respeitar essa mesma sinalização (imagine-se não ter prioridade num semáforo que está verde!) quer sejamos ciclistas ou automobilistas. O que muda, e muito, é quando não há sinalização nenhuma (muitas rotundas e cruzamentos urbanos e não só) e nesse caso os velocípedes perdem toda a prioridade mesmo que se apresentem pela direita excepto em rotundas, parques de estacionamento e caminhos privados.

Abraço
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Obrigado, pessoal pelos esclarecimentos.

Na realidade eu já ia em plena rotunda, quando ele entrou. Eu tive que fazer uma guinada para a esquerda. A minha sorte é que ele ia para onde eu ia. Se ele quisesse contornar a rotunda ter-me-ia passado a ferro.:mad::mad:
 

paradawt

Moderador
fogueteiro,

Na mesma semana, aconteceu-me isso duas vezes e a sensação não é a melhor.

O coração acelera de uma maneira que o pulsómetro parecia o meu despertador a apitar :D

Mas o mais importante é que acabou por correr tudo bem!
 

duchene

Well-Known Member
Quanto à sinalização vertical (sinais de STOP, perda de prioridade e semáforos), esta é de aplicação universal, e sobrepõe-se à regra da cedência de prioridade, pelo que os veículos a motor a têm que respeitar mesmo que na estrada em que se preparam para entrar venha um velocípede.

Confira: O Artigo 7 explicita a hierarquia entre prescrições e indica que as resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito. Hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização: 1º sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via; 2º sinais luminosos; 3º sinais verticais; 4º marcas rodoviárias. Acima dos sinais e das regras estão as ordens dos agentes reguladores do trânsito (polícia, trabalhores de obras em curso nas vias,...).

Aqui tens respondido...
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Curioso que ontem aconteceu-me exactamente isso, circulava dentro de uma rotunda quando me aparece um automóvel pela minha direita, conduzido por uma "gaiata" ao telemóvel e a fumar, que não parou e ainda ficou a olhar-me de lado. É claro que mandei-a para todos os lados e mais alguns, mais à frente apanho-a nuns semáforos mas não lhe disse nada, espetei-lhe uma bela duma escarreta no vidro e segui caminho.

Eu sei que não devia mas estava a FERVER e não consegui evitar.
 

paradawt

Moderador
No Domingo aconteceu-me uma coisa "interessante" por acaso.

Não se tratou bem de uma questão de prioridade.

Mas foi mais do género, a passar próximo dos carros que estavam estacionados na berma da rua e uma senhoreca lembra-se de abrir a porta toda do seu BMW.

Bem meus caros, até senti o ventinho da porta a abrir na minha cara :D

E a senhora até gritou a pedir-me desculpa!
 

briosa85

New Member
Mas foi mais do género, a passar próximo dos carros que estavam estacionados na berma da rua e uma senhoreca lembra-se de abrir a porta toda do seu BMW.

Bem meus caros, até senti o ventinho da porta a abrir na minha cara :D

E a senhora até gritou a pedir-me desculpa!

Olha esta situação aconteçeu-me varias vezes, mas ao menos a senhora pediu-te desculpa.
Algumas pessas ainda ficam a olhar para ti feitos de parvos, como se a culpa fosse tua. "Quem é que te mada passar de bike quando eu abro a porta" lol! Hà cada animal na estrada, e muita falta de respeito é pena...
 

pratoni

Well-Known Member
Atenção que uma rotunda, sem a sinalização devida, não é uma rotunda!!

Não é o facto de ser redonda que a faz uma rotunda.

Tem que ter, no mínimo, este sinal:

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Kloten

New Member
Aqui na Suíça os condutores até são respeitadores. Tirando só hoje que até me arrepiei quando um jipe passou assim muito pertinho de mim.Heheh. Nunca ninguém reclamou comigo e ando em estradas com muito movimento.
Um abraço
 

zorro61

New Member
pior é o que me aconteceu a mim ou seja um palhaço que por acaso até tinha no carro dele um suporte para bike me ter mandado para a valeta sem que nada o fizesse querer portanto malta temos que ter cada vez mais os olhos bem abertos tudo de bom para todos
 
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