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Primeira bicicleta estrada

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
... fita de eletricista, ou mesmo um pneu cortado, haja imaginação e, muitas vezes, mau gosto...
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Cumprimentos,
 

riicardoo

Member
Boa tarde.
Antes de mais agradeço a todos pelas respostas úteis.
Acabei por comprar a bicicleta. Tem corrente, cassete e rolamentos do pedaleiro novos.
Já fiz cerca de 200km's com ela.
Contudo sinto algumas dores nas costas, mais propriamente na parte superior das mesmas. O que poderá ser?
Estou a pensar fazer um bike fit para ajustar melhor a bicicleta.
 

Carolina

Well-Known Member
o ideal é fazeres um bikefit, mas até lá sugiro que baixes um pouco o banco e tenhas atenção à forma como tens os braços. deves andar com os ombros relaxados e braços ligeiramente flectidos.

também pode ser de ires muito esticado, mas isso só vendo como estás sentado na bicicleta.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...Tenho uma bicicleta de BTT com a qual já fiz muitos trilhos e participei em algumas provas amadoras. No ano de 2016 perdi o interesse pelo BTT tendo feito grande parte dos km's em estrada (diria talvez 200km's em btt durante todo o ano).
Posto isto e começando a pensar bem nas minhas decisões, decidi que talvez a escolha certa fosse comprar uma bicicleta de estrada para as minhas voltinhas....
Diria que as dores de costas, nesta fase, se resumem ao seu primeiro post neste artigo, ou seja, a habituação a uma nova forma de pedalar numa bicicleta "nova" e numa nova posição de condução, i.e., a passagem de uma bicla de BTT para uma asfaltica gera sempre algum desconforto, essencialmente porque a segunda tem tendência para ser mais racing, aerodinâmica, etc, e a primeira mais pasteleira, confortável...

Todos os ajustes que possa vir a fazer devem ser mínimos, caso contrário algo (tamanho) não foi bem conseguido...
 

riicardoo

Member
Diria que as dores de costas, nesta fase, se resumem ao seu primeiro post neste artigo, ou seja, a habituação a uma nova forma de pedalar numa bicicleta "nova" e numa nova posição de condução, i.e., a passagem de uma bicla de BTT para uma asfaltica gera sempre algum desconforto, essencialmente porque a segunda tem tendência para ser mais racing, aerodinâmica, etc, e a primeira mais pasteleira, confortável...

Todos os ajustes que possa vir a fazer devem ser mínimos, caso contrário algo (tamanho) não foi bem conseguido...
Quanto ao tamanho do quadro penso ser o recomendado. Aliás até procurei informar-me primeiro no fórum.
Pelo cálculo 72 (medida entre-pernas)x0.66=47.52. A bicicleta que comprei tem de seat tube 47cm. De top tube tem 50.5. Penso que estarei dentro das medidas tal como foi aconselhado aqui no tópico.
Nos ombros não tenho sentido dores, só mesmo na parte superior das costas.
 

Carolina

Well-Known Member
a parte superior das costas corresponde aos deltoides posteriores (aka parte de trás dos ombros). pode acontecer estares a andar com os ombros encolhidos e nem notas. é um problema comum, especialmente para quem está a começar.

da próxima vez que fores andar tem isso em atenção.
 

riicardoo

Member
a parte superior das costas corresponde aos deltoides posteriores (aka parte de trás dos ombros). pode acontecer estares a andar com os ombros encolhidos e nem notas. é um problema comum, especialmente para quem está a começar.

da próxima vez que fores andar tem isso em atenção.
Ou seja achas que poderá ser normal devido à nova posição?
 

Carolina

Well-Known Member
sim, é como o eric referiu. da próxima vez toma atenção à tua posição na bicicleta. por exemplo, se fores com os ombros muito tensos e os braços presos em vez de flectidos, são as tuas costas que absorvem as irregularidades todas da estrada. daí as dores.

costumas ir com as mãos em que zona do guiador? consegues chegar aos drops sem dificuldade? vais com as costas direitas?

se não encontrares nada de errado na tua posição actual, então deverá ser o setup da bicicleta. podes experimentar alterar a altura do selim e a altura do guiador, mas se tiveres alguém que faça bikefit na tua zona é melhor.
 

riicardoo

Member
sim, é como o eric referiu. da próxima vez toma atenção à tua posição na bicicleta. por exemplo, se fores com os ombros muito tensos e os braços presos em vez de flectidos, são as tuas costas que absorvem as irregularidades todas da estrada. daí as dores.

costumas ir com as mãos em que zona do guiador? consegues chegar aos drops sem dificuldade? vais com as costas direitas?

se não encontrares nada de errado na tua posição actual, então deverá ser o setup da bicicleta. podes experimentar alterar a altura do selim e a altura do guiador, mas se tiveres alguém que faça bikefit na tua zona é melhor.

Costumo pedalar nos drops (julgo que seja a posição mais alta do guiador certo?). Sim chego bem. Quando vou nessa posição os braços vão flectidos diria ai uns 5 graus. Quanto à posição das costas tenho ideia que na parte superior não vão totalmente direitas. Mas irei pedir a alguém que me tire umas fotos em diversas posições.
Vou intercalar a pedalada com o descanso a ver se as dores passam. Caso não passem parto para o bike-fit.
 

Carolina

Well-Known Member
não, os drops é em baixo.

I1GD0.gif


a posição natural deve ser junto às manetes (hoods). junto ao avanço (tops) costuma ser para subir. os drops são em baixo, normalmente para descer ou outras situações em que precises de um maior controlo da bicicleta.
 

riicardoo

Member
não, os drops é em baixo.

I1GD0.gif


a posição natural deve ser junto às manetes (hoods). junto ao avanço (tops) costuma ser para subir. os drops são em baixo, normalmente para descer ou outras situações em que precises de um maior controlo da bicicleta.

Muito obrigado pelo esclarecimento. Então e respondendo agora corretamente: Costumo pedalar nos hoods maior parte do tempo. Também os usava para subir. Quando pedalo nos hoods fico com a tal flexão de 5graus (medidos a olho).
 

Carolina

Well-Known Member
o que devia ter escrito é que os tops só costumam ser usados a subir.

podes experimentar baixar um pouco o selim ou subir o guiador. testa uma das coisas e vê como te sentes. não faças as duas mudanças ao mesmo tempo.

de qualquer forma tira as fotos ou faz um pequeno video. e começa a investigar os bikefiters da tua zona!
 

riicardoo

Member
Boa noite.
Peço desculpa pela minha ausência.
Quanto ao selim está de nível. Após uma análise mais cuidada achei que ia um bocado "fechado" em cima da bicicleta. Recuei o selim 1cm.
O que é certo é que a nível de dores sinto-me melhor. Agora poderá ser mesmo devido ao facto de o corpo ainda não estar totalmente habituado à nova posição. Ainda durante esta semana irei falar com o meu mecânico habitual para ele verificar com mais atenção a posição. Caso as dores persistam irei mesmo fazer um bike fit.

Obrigado a todos.
 

Carolina

Well-Known Member
o recuo do selim deve ser alinhado pelo joelho. se calhar podes é precisar de um avanço maior. a bicicleta deve ter vindo com um avanço curto, é o costume quando são quadros mais pequenos.
 

riicardoo

Member
o recuo do selim deve ser alinhado pelo joelho. se calhar podes é precisar de um avanço maior. a bicicleta deve ter vindo com um avanço curto, é o costume quando são quadros mais pequenos.

O avanço que veio é de 80mm. Acho que vou arranjar um de 90 ou mesmo 100mm e alinhar então o selim pelo joelho.
 

Carolina

Well-Known Member
pergunta ao teu mecânico se não tem para lá algum avanço que te possa emprestar por 1 ou 2 semanas com essas medidas.
 
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