Tenho ouvido muitas opiniões diferentes sobre estas medidas de pneu. Originalmente a minha bicicleta deveria vir com pneu 23 à frente e 25 atrás mas eu fui um bocado conservador e pedi para porem 23 nas duas rodas.
A pergunta que eu ponho é: que vantagens reais cada uma destas medidas trás?
já ouvi demasiadas opiniões diferentes sobre este assunto mas queria saber de alguem que na mesma bicicleta tenha alternado entre as duas medidas.
tambem já ouvi dizer que algumas equipas profissionais usam 25. é verdade isto? em todas as condições? ou para algum tipo especifico de estrada ou clima?
(era capaz de dar jeito ao wiggins
)
causará mais arrasto? a lógica parece indicar que sim mas será que é mesmo assim?
Boa tarde João,
tenho um estudo feito pela Vittoria, mas infelicemente é no meu idioma por tanto vou sintetizar o que eu percebí em relação a este assunto:
Arrasto ou resistencia a rolar> por tanto como os factores em jogo tipo pressão e tamanho afectam este parametro;
bem em condiçoes teoricas uma menor.."pegada" a terra do pneu gera menor atrito...mas isso na teoria, osseja em presenza de uma pista completamente lisa como um espelho que não é assim quando entramos nas nossas estradas.
Por tanto em condições reais temos que juntar uma outra caracteristica que é a flexibilidade da carcaça (não sei o termo tecnico portugués..the body of the tire) do pneu e da mistura da borracha deste pneu ( em teoria os pneus para chuva são mais moles). O alcatrão das estradas e a sua tipologia causa micro ou macro impactos no pneu que pode "viver" estes impactos em duas formas..ou absorver ou tranferir esta energia..claro.
Aquí entra em jogo a flexibilidade, logo uma carcaça mais fexivel será mais eficiente em termos de velocidade em quanto não temos vibrações applicada e transferidas ao sistema roda ( aro e raios)..o pneu será mais rapido. Os tubulares mesmo pelo facto de ter uma estruttura mais uniforme a respeito do pneu conseguem absobver em forma melhor estes traumas.
Agora um outro parametro é o
tamanho...23 ou 25 ou mais? Vantajem desvantajem...
Os estudos feitos mostram como um tamanho de 23mm é o compromisso ideal para um ciclista de peso medio ( acho 75Kg) nas nossas estradas. Ciclistas com pesos light podem encontrar no 21 este "ideal". Para os mais pesados o 25 é o ideal e tambem para o uso no Pavé. Nas corridas Gran fondo tipo a Eroica ( toda em estradas brancas da Toscana ) como na Paris-Roubaix o tamanho pode chegar ao 27/28mm....
A
pressão tambem tem influencia; mas não há uma pressão ideal para todos ovviamente...pois, esta é em função do peso do ciclista e das condiçoes meteo....normalmente atras deve-se juntar 0.5 bar...com chuva é aconselhavel baixar um pouco para favorecer a aderencia. Em todos os casos cada um deve provar e ao fazer isso as variações devem ser feita com um range 0.5 bar até encontrar o ideal.
Eu ando agora com 1.5"
)) slick osseja 38 mm a 4 Bar!! e realmente o comfort é brutal....ehehe...mas na minha proxima fininha vou montar minimo 25mm embora seja bastante leve..66kg; acho que em percursos acima dos 100 km a final o comfort é que conta, estamos sempre a falar de cicloturistas. Na pratica penso que a nivel de velocidade não muda mesmo nada entre um 23 e um 25 se calhar em estrada com mau piso o 25 ganha em performance precisando uma pressaõ menor logo maior poder de absorver os micro buracos.
Assunto complexo não é?
abrç
Fabry