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Pinarello Razha - análise de um leigo

bigbossmartins

Active Member
Ora viva caros amigos!

Ora depois de ter adquirido a bicicleta que dá nome a este tópico em Agosto passado e agora que a mesma já fez cerca de 1800 km debaixo deste cu, creio que chegou a altura de fazer uma pequena análise.

Não esperem grandes considerações técnicas, nem um discurso digno de um grande especialista, porque meus amigos, sou um leigo confesso :p

Começando, depois de ter andado a maior parte do tempo a fazer voltas de cerca de 30 km por falta de tempo ( a Maria e a pequenita distam 300 km deste rapaz desde Agosto, por isso agora treinos só à semana porque o fim de semana é para as minhas mulheres), hoje decidi dar uma volta maior para ver como andam as coisas.

Saí do Cartaxo em direcção ao Carregado, de seguida Alenquer, Ota, Alcoentre e regresso ao Cartaxo. Cerca de 76 km que, confesso, me deixaram de rastos, principalmente os últimos 16...

Ora quanto à análise propriamente dita:

Transmissão: full Shimano 105, 11v - um brinquinho! Tem uma suavidade e uma precisão fantástica. Optei na compra por uma pedaleira compacta (50-34), mas acoplada a uma cassette dita "clássica" de 12-25. Creio que para a actividade que desenvolvo é mais do que suficiente. Nunca senti precisar de uma mudança mais leve e sinceramente nos andamentos mais pesados, dificilmente vou ao andamento 12 da cassette.

Travões: full shimano 105 - Travam quanto baste e em segurança, mesmo quando o S. Pedro se lembra de molhar o povo. Para já nada a apontar.

Quadro: Pinarello Razha - Senti uma melhoria em termos de agilidade e desenvoltura em relação ao meu antigo quadro BH L60, esta Razha é mais ágil, mais "viva". No entanto, sinto constantemente que o quadro podia dar mais. Com outro par de pernas podia dar muito mais. Com um novo par de rodas podia dar um pouquinho mais. A energia é transferida de forma eficiente para a roda motora e sinto que tenho um quadro "sólido". Não é dos mais leves, claro, mas creio que a sua geometria fica ali no meio termo entre conforto e aerodinâmica, o que o torna um excelente "all rounder".

Rodas: Mavic Aksium One - Cavalos de guerra, mas muito pesadas e pouco rolantes. A subir, no entanto, considero-as relativamente eficazes, principalmente quando levanto o cu do selim e pedalo como um doido durante 20 segundos (sim é o que aguento :D). Para o ano se o Governo deixar, talvez as substitua por umas Zonda e fica o assunto arrumado.

Pneus: Vittoria Zaffiro - Fracos. Parecem borracha dos chineses. Não me entendam mal, nunca tive nenhum problema de falta de aderência ou de segurança, mas a sensação que me transmitem é de um pneu barato. Parecem muito "duros" na estrada e não gosto nada. Tenho para ali uns Continental GP que assim que os Vittoria mostrem sinais de desgaste, imediatamente serão montados.

Espigão e selim: Most qualquer coisa com um Selle Italia X1 - Apesar de até ter equipado um dos meus melhores calções, não pude deixar de notar que, com o acumular dos quilómetros e das horas em cima da bicicleta, este conjunto espigão-selim torna-se cada vez mais desconfortável e a um ritmo alarmante. Os últimos 16 km foram um verdadeiro martírio. Parecia que já não havia absorção de irregularidades do terreno e o cuzinho parecia que já não tinha forma para o selim. Na Bh cheguei a fazer voltas de 90 km e apesar de sentir algum desconforto mais para o fim das voltas, nunca foi nada deste género.

Impressão final: Tenho uma bike linda de morrer, com um quadro fantástico e uma transmissão à prova de qualquer suspeita. Pneus, rodas, espigão e selim talvez tenham de ser mudados em prol do meu conforto e performance.

Agora é a altura em que os meus amigos perguntam: então e as fotos?

Amigos, com o cu no estado em que estava e com a fome que sentia, nem me lembrei das fotos. Fica aqui o link do Strava e já não é nada mau.

https://www.strava.com/activities/413548917

Agora se me permitem, vou por ali o cu de molho e ligar à minha Maria.

Um forte Abraço.

Ricardo Martins
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sabe bem nao sabe? :)

A parte do sentir que pode dar mais e spot on... E o tal desafio entre homem e maquina, a tal emozione e uma experiencia viva e de feedback total por parte da maquina... Dificil de explicar e entender...:)

E a la passione! :) estas a comecar a sentir e a descobrir a piada e cada dia e uma experiencia nova e uma aventura...

E nao Estou a falar a nivel de rodas ou grupo, tu ja deves ter sentido o que Eu falo...:)

Ela diz-te assim, ate podes meter aqui umas rodas e etc, que Eu melhoro, mas e quando tu me calcas aqui com forca que eu fico louca... E tu peimba!

E ela andaaaa calca so com mais forca um bocadinho...
E tu peimba...

E ela anda calca mais...
E tu peimba...peimba...

E ela mais...mais...

Lol

E ou nao e? No ha mais nada no mundo assim...lol so se for coiso...lol:)

Quanto ao resto ja te disse tudo o que e most e dai para fora...

Grande abraco...

Continua...

Grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
Leigo ou não...excelente post de introdução, com boas descrições.

Só fica mesmo é a faltar as fotos. ;)
 

pratoni

Well-Known Member
QUEREMOS FOTOS!!!!!
QUEREMOS FOTOS!!!!!
QUEREMOS FOTOS!!!!!
QUEREMOS FOTOS!!!!!
QUEREMOS FOTOS!!!!!

hehehehe :p
 

GMQ

Well-Known Member
Vocês são uns chatos o homem tem o cu feito numa romã e vocês insistem com fotos. Não quero dizer nada mas parece que alguém foi pinado pela Pinarello. ;)
 

bigbossmartins

Active Member
Povo, venho aqui anunciar que o cu já recuperou. Segunda, quando voltar ao trabalho e aos treinos (espero eu), já posto aqui umas fotos da bike no fim do treino.

Agradeço as palavras de amizade e incentivo que tenho lido neste tópico. Estão a motivar-me para o transformar num diário... xD

Grande abraço a todos
 

PRocha

New Member
cada dia que vou a minha loja habitual fico mais babado por ela mas tenho que resistir... agora assim que puderes volta a dar umas voltas que o cu vai habituar e já não te vai doer esse processo acho que aconteceu a todos nós.

Agora a malta quer é fotos grande abraço e força nisso
 

Knox

Active Member
Isso leva tempo a habituar, só lá vai com mais voltinhas....eu com uma máquina dessas nem parava em casa :cool:
 

bigbossmartins

Active Member
Sem querer ferir susceptibilidades, mas este ano levo quase 4500km de bicicleta. Não é muito, mas acho que o cu já não se queixa do exercício em si. xD Acho que há ali qualquer coisa com aquela combinação selim-espigão que não está a funcionar muito bem... Até porque, como disse na análise, fiz mais km na BH e nunca senti tanto desconforto como naqueles últimos 16 km...
Enfim, não percam o próximo episódio, porque eu também não! (pudera! É do meu cu que estamos falar! looool)

Forte abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Com o tempo essas dores vão passar. Mas se notares que as mesma permanecem tens que considerar a mudança de banco. Espero que não seja esse o teu problema mas apenas um caso de falta de hábito. Digo isto porque por vezes descobrir o banco mais indicado é dificil é muito pessoal. Eu não tenho esse problema mas há por aqui quem tenha e a coisa é complicada. Nesta matéria tenho conhecimento que a specialized (lojas) providenciam um teste/exame para descobrir qual é o banco mais adequado. Não sei se outras lojas/marcas também o fazem. Se houver outros users o dirão. Boas pedaladas.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Com o tempo essas dores vão passar. Mas se notares que as mesma permanecem tens que considerar a mudança de banco. Espero que não seja esse o teu problema mas apenas um caso de falta de hábito. Digo isto porque por vezes descobrir o banco mais indicado é dificil é muito pessoal. Eu não tenho esse problema mas há por aqui quem tenha e a coisa é complicada. Nesta matéria tenho conhecimento que a specialized (lojas) providenciam um teste/exame para descobrir qual é o banco mais adequado. Não sei se outras lojas/marcas também o fazem. Se houver outros users o dirão. Boas pedaladas.

E do banco e nao so... E sem duvida um quadro que beneficia muito de um espigao em carbono...

Grande abraco...
 

GMQ

Well-Known Member
Alberto,

Deixa lá ver como a coisa evolui. Se calhar ele terá que comprar um espigão em carbono. Pode até ser um ajustamento errado da bike...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto,

Deixa lá ver como a coisa evolui. Se calhar ele terá que comprar um espigão em carbono. Pode até ser um ajustamento errado da bike...

Sim o selim pode nao estar bem ajustado...mas sei de que selim ele esta a falar, e uma autentica Tampa... Mas bem ajustado pode servir perfeitamente a alguem, nao tenho duvidas... Embora a situacao do espigao sei do que falo...Nao e por acaso que Eu Digo sempre, tudo o que for Most, tirar fora...

O espigao e em aluminio, mas aquele aluminio da most e sem duvida um aluminio duro, dificil de partir, mas pessimo a nivel de torsao e absorcao...Isto combinado com aquele selim... Da aquele efeito que o martins esta a falar...

Grande abraco...
 

aduarte66

Member
Boas,

Eu segui o conselho dado pelo Alberto aqui a tempos quando coloquei as fotos da minha e mandei tudo o que era Most a vida na minha FP4. Troquei as rodas por umas shamal ultra, o guiador e avanço foram mudados por um zipp sl 70 aero com o avanço SL sprint, tudo em carbono. Em relação aquilo que interessa mais, a saúde dos fundilhos, primeiro coloquei um selim Astute Skylite VT (muito confortável), mas ainda sentia demasiado, assim que troquei o espigão pelo Zipp SL em carbono e Pfffff, que diferença, muito bom amortecimento e facilmente meto 100 km praticamente sem dores.

Abraços,

A. Duarte

PS: Os conselhos do Alberto saem caros. LOL.

PSS: Queremos fotos!!
 

Knox

Active Member
Sem dúvida que algum material que vem de origem na bicicleta deixa muito a desejar, um selim melhor já faz muita diferença e depois a partir daí é ir melhorando ao substituir os componentes por uns melhores tal como já foi falado.
 
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