Amigo dempsey,
o facto de uma correia ficar preta, facilmente, nao serve de avaliacao para a qualidade do oleo...
Ha oleos que deixam a corrente sempre transparente, sempre a brilhar...E nao valem nada...
Uma bicicleta tem que levar uma manutencao de limpeza constante seja durante o inverno ou verao...Limpeza da transmissao e pertinente...Ha oleos que colam a transmissao e criam goma, nao saem tao facilmente com o desengordurante, por exemplo, normalmente sao os oleos que aparentam menos sujidade!!
Outra coisa que e preciso saber e ter em conta nao e so que oleo usar...??
Mas como usar...? esse mesmo oleo?
E preciso saber aplicar muito bem o oleo, noto que muita gente nao o sabe aplicar e aplicam quantidades exageradas do mesmo...
Com oleos lubrificantes, lembrem-se...MENOS E MAIS!! quanto menos colocarem!!! Mais resultados obterao...E preciso colocar o suficiente para cobrir toda a corrente e acreditem...Esse suficiente e muitissima pouca quantidade... Sempre antes de ir treinar...isto como? e porque?...
Apos a aplicacao, com um paninho, por exemplo, eu uso um lenco em papel, correr a corrente sobre o mesmo para remover possiveis excessos, o que quando e bem aplicado normalmente, nao existirao...
Depois da volta ao chegar a casa antes de encostar a bicicleta o mesmo papel, corre-se a corrente sobre o mesmo para retirar a sujidade e esta sempre impecavel, corrente, pedaleira e cassete, ou seja transmissao...
Este procedimento e feito diariamente ou ao pegar na bike sob forma de antes e depois...
E o que eu faco todos os dias antes e depois do treino e so lavo as bicicletas 1 vez por semana e as vezes 2 em 2 semanas e treino praticamente todos os dias...
O metodo e processo deve ser feito com qualquer tipo de oleo, seja de verao ou de inverno...
grande abraco...